O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.706 Compartilhado 250 Comentários

Review do Sony Xperia Z3+: Preço, lançamento e especificações

Atualizado: Onde Comprar

Quando o Xperia Z4 foi anunciado no Japão em abril, ninguém achou que o dispositivo fosse a revolução de que a Sony tanto precisa. Agora, o Xperia Z4 foi renomeado Z3+ para o mercado mundial, um nome bem mais apropriado para um dispositivo que parece mais uma repetição do que uma revolução. Confira o nosso review completo do Xperia Z3+ para ver se o mais recente lançamento da Sony otimizou os pontos fracos do Z3.

Destacar mudanças recentes

Avaliação

Prós

  • Design e acabamento
  • Certificações IP65 e IP68
  • Performance
  • Dual SIM

Contras

  • Superaquecimento em relação com a câmera
  • Tela um tanto pálida

Sony Xperia Z3+ – Data de lançamento e preço

O Xperia Z3+ foi lançado mundialmente em junho de 2015 e chegou ao Brasil na versão Dual-SIM (2G/4G). O aparelho está disponível nos principais canais de varejo nacionais com preços a partir de R$2.199,00.

Confira na seção "Onde comprar", no último tópico do nosso review, os menores preços e lojas para comprar o Xperia Z3+ agora mesmo.

A Sony também oferece aos usuários do Xperia Z3+ o serviço Xperia Lounge Ouro, um aplicativo que dá acesso VIP aos conteúdos exclusivos da marca, como filmes e séries de sucesso, produzidos pela Sony Pictures.

Sony Xperia Z3+ – Desenho & Qualidade de Construção

Sempre gostamos da linha de design OmniBalance da linha Xperia da Sony. O visual de ângulos acentuados, combinado com a finura dos dispositivos, sempre lhes conferiu um visual elegante.

Essa filosofia volta a ser empregada pela Sony no Xperia Z3+. Isso também já era de se esperar de um dispositivo cujo nome sugere um pequeno upgrade. Suas laterais são feitas de alumínio opaco com quatro amortecedores nos cantos, para uma proteção extra no caso de quedas.

sony xperia z3 plus final test 16
Os amortecedores de plástico protegem os cantos do Sony Xperia Z3+. / © ANDROIDPIT

A parte traseira de vidro do Xperia Z3+ é em verde-água e tem um visual fantástico. Sua única desvantagem é o fato de refletir como um espelho, sujando-se de digitais facilmente. Esperamos que as outras cores do dispositivo (branca e preta) não reflitam tanto. Eu mesmo me peguei várias vezes limpando a traseira do dispositivo com a camisa.

sony xperia z3 plus final test 3
Típico da Sony: o botão de energia redondo e os botões de volume. / © ANDROIDPIT

A parte frontal do Xperia Z3 diferencia-se muito pouco do painel de outros smartphones Xperia. Os alto-falantes estéreo são bem discretos e foram integrados à parte frontal do dispositivo, sendo percebidos apenas quando olhamos com atenção.

sony xperia z3 plus final test 5
Quase invisível: o alto falante no alto do painel.  / © ANDROIDPIT

Uma coisa de que não gostei no design do Xperia Z3 foram as tampas cobrindo as entradas de microSD/SIM e de carregamento - um mal necessário para a certificação IP65 e IP68 de resistência à água e à poeira. Ficamos felizes em ver que o Xperia Z3+ removeu a tampa do micro USB, mas o dispositivo permaneceu resistente à água (com a mesma tecnologia do Xperia M4 Aqua). Uma tampa para a entrada de microSD e SIM foi inevitável, mas ao menos ela foi melhor incorporada ao design do dispositivo. Outra diferença digna de nota é que o Xperia Z3+ é 0,4 mm mais fino, com 6,9 mm.

sony xperia z3 plus final test 4
A entrada para micro USB do Xperia Z3+ agora é aberta. / © ANDROIDPIT

Também digno de nota é o fato de o Sony Xperia Z3+ ser 0,4 mm mais fino do que o Z3 (espessura total de 6,9 mm). De maneira geral, as mudanças no design são pequenas mas certeiras, aperfeiçoando e refinando a filosofia OmniBalance sem se distanciar dos seus antecessores.

sony xperia z3 plus final test 7
Fino e refinado: o Sony Xperia Z3+. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia Z3+ – Tela

A tela do Xperia Z3+ é feita com a tecnologia IPS LCD e tem resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels). Ela inclui as mesmas tecnologias usuais TRILUMINOS, X-Reality e Live Color LED. Na prática, estamos falando aqui do mesmo display integrado ao Xperia Z3.

sony xperia z3 plus final test hero
Um display com 5,2 polegadas com resolução Full HD e cores relativamente pálidas. / © ANDROIDPIT

Durante o meu tempo com o dispositivo, tive a impressão de uma tela um tanto pálida se comparada ao Galaxy S6 e ao LG G4, não apenas devido à sua baixa resolução se comparada aos outros, mas também em termos de reprodução de cores e brilho. A visibilidade em ângulos inclinados é impecável, mas nem mesmo as fotos de teste nativas do dispositivo impressionaram no display. Trata-se de uma tela boa, mas de forma alguma a melhor do momento. Como se trata da Sony, esperávamos mais. Tudo bem que a companhia não tenha entrado na corrida por resoluções monstruosas em telas de smartphones, mas nos quesitos brilho e contraste o display do seu último carro-chefe podia ser melhor.

Sony Xperia Z3+ – Características Especiais

Uma das melhores características dos smartphones Xperia atuais é o PS4 Remote Play, com a qual podemos conectar o dispositivo via Wi-Fi ao um PlayStation 4 e jogar remotamente os games do console no dispositivo móvel. A função, obviamente, também foi integrada ao Xperia Z3+.

sony xperia z3 plus final test 14
O Xperia Z3+ pode ser melrgulhado por trinta minutos em até um metro de água. / © ANDROIDPIT

Como já mencionamos acima, o Sony Xperia Z3+ possui as certificações IP65 e IP68. Isso significa que o dispositivo é resistente à água e poeira e, segundo a companhia japonesa, pode ser mergulhado em até um metro de água por meia hora sem que se danifique.

Sony Xperia Z3+ – Software

A Xperia UI combina bem com o Lollipop, como já pudemos ver em dispositivos como o Xperia Z3 e o Xperia M4 Aqua. A Sony usa muitos elementos do Android stock, como a tela de bloqueio, as configurações rápidas e a tela de aplicativos recentes. A Xperia UI é uma das interfaces mais fiéis ao Android stock, e por isso uma das mais bem-sucedidas. O Xperia Z3+ chega de fábrica com o Android 5.0.2 Lollipop .

xperiaz3plusinterface
A Xperia UI usa o melhor do stock Android, como o menu de configurações rápidas. / © ANDROIDPIT

O Xperia Z3+, contudo, chega com a sua cota de bloatware, e teria sido melhor que esses apps chegassem num só ícone, em que os usuários poderiam escolher quais baixar. Aplicativos como o PSN (PlayStation Network), o Xperia Lounge e o “What’s New” serão usadas por poucas pessoas. Por outro lado, um aplicativo felizmente reintegrado foi o popular Walkman.

Sony Xperia Z3+ – Performance

O Sony Xperia Z3+ vem embalado pelo processador Snapdragon 810 Octa-Core, como o Xiaomi Mi Note Pro. Nos testes de Benchmark, o dispositivo apresentou bons resultados mesmo depois de algumas repetições. Em comparação com o HTC One M9 ou o LG G Flex 2, o Z3+ não apresenta uma queda de performance tão grande, indicando que a Sony pode ter realizado a segunda revisão do processador. Em combinação com 3GB de memória RAM e a GPU Adreno 430 o Xperia Z3+ marcou pouco mais de 52.000 pontos. Não é uma pontuação tão grande quanto a obtida por um processador Exynos de oito núcleos da Samsung integrado ao Galaxy S6 e S6 Edge, mas ainda assim bate o Snapdragon 801 do Sony Xperia Z3.

xperia z3 plus benchmark
O Snapdragon 810 em sua nova versão não perde tanto em performance depois de repetidos testes de Benchmark. / © ANDROIDPIT

Infelizmente, apesar da eventual revisão no Snapdragon 810, constatei no teste que o Sony Xperia Z3+ superaquece bem rápido. O centro do aquecimento se encontra bem na altura do logotipo de NFC e próximo à câmera na parte traseira.

O aquecimento que percebi durante o teste com o Sony Xperia Z3+ não influenciou a velocidade do dispositivo em seu uso cotidiano (escrever emails, SMS, telefonar, etc.). Apenas quando o dispositivo realiza tarefas pesadas como rodar jogos de gráficos exigentes temos um problema com a performance. Em 10 minutos jogando Real Racing 3 percebi atrasos no dispositivo e um aquecimento intenso da parte traseira.

Sony Xperia Z3+ – Áudio

No quesito qualidade de som nas ligações, o Sony Xperia Z3+ não dá margem a críticas. Nenhum dos meus interlocutores reclamou de falhas no som ou problemas no volume.

O Sony Xperia Z3+ também se destaca quando o assunto é reprodução sonora. A qualidade dos alto-falantes estéreo está acima da média para smartphones, podendo entreter um pequeno grupo de pessoas. Claro, ainda não estamos falando de uma qualidade equivalente a um alto-falante externo.

Sony Xperia Z3+ – Câmera

A câmera do Xperia Z3+ tem os mesmos 20,7 megapixels vistos no Xperia Z3. Ela possui uma lente grande-angular de 25 mm e a capacidade de gravar vídeos em 4K. Contudo, em combinação com o Snapdragon 810 da Qualcomm, essa função causou o superaquecimento na época do lançamento do aparelho. Entretanto, a Sony conseguiu liberar um update do sistema operacional do dispositivo que corrigiu este problema.

androidpit sony xperia z3 plus 3
A câmera traseira do Xperia Z3+ tem a mesma resolução da do Z3 . / © ANDROIDPIT

A câmera frontal de 5 megapixels também merece menção. O upgrade de 2 para 5 MP fará a alegria dos fãs de selfies. Ela não fica a dever às câmeras frontais de outros caros-chefe lançados neste ano.

Sony Xperia Z3+ – Bateria

No quesito bateria, o Xperia Z3+ regrediu. Em vez dos 3.100 mAh do Xperia Z3, seu sucessor conta com 2.900 mAh. Ela ainda resiste a um dia inteiro de uso normal, com emails, mensagens do WhatsApp, navegação pela internet e jogos eventuais. Contudo, como no caso de quase todos os tops de linha atuais, ele não se destaca pela autonomia.

Tenho a impressão de que as fabricantes decidiram garantir um dia de autonomia e nada mais. Também no caso do Sony Xperia Z3+, ao menos uma vez por dia o dispositivo deve ser recarregado. Por sorte, o dispositivo oferece suporte para o Quick Charge 2.0, de maneira que a bateria se recarrega quase completamente dentro de 45 minutos.

Sony Xperia Z3+ – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Modelo:
    • Xperia Z3+
    • Fabricante:
    • Sony
    • Dimensões:
    • 146 x 72 x 6,9 mm
    • Peso:
    • 144 g
    • Tamanho da bateria:
    • 2930 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,2 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
    • Câmera frontal
    • 5 megapixels
    • Câmera traseira
    • 20,7 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 5.0 - Lollipop
    • Interface:
    • Xperia UI
    • RAM:
    • 3 GB
    • Memória interna:
    • 32 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 810
    • Número de núcleos:
    • 8
    • Velocidade máx.
    • 2 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito preliminar

O Sony Xperia Z3+ não é apenas uma cópia do Z3. Foram feitas melhorias importantes no design, como os amortecedores nos cantos e a retirada da tampa protetora da entrada de micro USB. As mudanças maiores, no entanto, se encontram no interior, na forma do novo processador Snapdragon 810.

Depois da atualização corretiva, os proprietários já não precisam mais conviver com a insegurança de que o app da câmera ou algum jogo mais pesado possa parar de funcionar de repente para evitar o superaquecimento.

sony xperia z3 plus final test 13
Deixar o Xperia Z3+ na água não é a melhor maneira de resolver o problema de superaquecimento. / © ANDROIDPIT

Os comentários favoritos dos leitores

  • Thiago Rodrigues 10/ago/2015

    R$ 2.999 em um grill? não obrigado.

  • klods dell 10/ago/2015

    Meu limite num celular é 1500 reais... Infelizmente ganhou menos que gostaria

  • Leonardo Alves 11/ago/2015

    Esse sabe bem do que fala.
    Processador: Xperia Z1 (Snapdragon 800), Xperia Z Ultra (Snapdragon 800), Xperia Z1C (Snapdragon 800), Xperia Z2 (Snapdragon 801), Xperia Z2 Tablet (Snapdragon 801), Xperia Z3 (Snapdragon 801), Xperia Z3C (Snapdragon 801), Xperia Z3 Tablet Compact (Snapdragon 801).
    Tela (desconsideremos os tablets, pois logicamente possuem resolução e tamanho maiores): Xperia Z1 (5", TFT, Full HD), Xperia Z Ultra (6.4", TFT, Full HD), Xperia Z1C (4.3", TFT, HD), Xperia Z2 (5.2", IPS, Full HD), Xperia Z2 Tablet (10.1", TFT, WUXGA), Xperia Z3 (5.2", IPS, Full HD), Xperia Z3C (4.6", IPS, HD), Xperia Z3 Tablet Compact (8", IPS, WUXGA).

    E depois de "interface defasada", acho que nem preciso falar mais nada...

  • Leonardo Alves 10/ago/2015

    Exato, Thiago.
    Nesse mercado, George Foreman domina, e o custo x benefício é bem melhor!
    Sony não tem chance!

  • Cabeça_de_ovo 11/ago/2015

    Nunca um forno elétrico custou tão caro.

250 Comentários

Escreva um comentário:
  • Qual é melhor Xperia M5 ou Xperia Z3+ ?

  •   45

    Tenho um e adoro ele....

  • Muito caro e esquentado, assim não vale.

  • Eu realmente preciso que alguém me responda. O superaquecimento dele é só em relação a câmera? no uso do dia a dia ele é de boa ou por qualquer coisa ele esquenta? pois já tive um celular com esse problema não assim mas tive que mandar p/ assistência técnica, enfim hoje esse problema dele foi corrigido e vale realmente a compra dele.
    Sim estou interessado em um aparelho top da sony e preciso muito dessas informações :/

  • Pq ele tá aquecendo e desliga a câmera o q fazer com esse problema vai ficar assim um aparelho tão caro

  • Não entendo, todo review da linha da Sony fala que o aparelho aquece, ou usado pra tirar fotos ou simplesmente para jogar. Até quando a Sony vai permitir este problema em seus aparelhos e resolvê-los?

  • esse superaquecimento do snapdragon 810 ta fogo viu

  • Alguém sabe me dizer como trocar a cor do menu no Z2, porque o meu só fica azul. Obrigado

  • Eba, pelo visto posso da um banho nele toda vez que superaquecer!

  • Gostaria de saber se o problema do superaquecimento do z3+ foi resolvido, pois acabei comprando um nesta promoção de sexta sem saber deste problema?

  • Gente, vcs podem me ajudar? Acabei comprando nesta sexta de promoção um Z3+ e agora vejo por aqui que tem o problema do super aquecimento, porém a Sony já lançou a atualização de melhoria. Isto já aconteceu? Meu celular só irá chegar daqui a 20 dias pela transportadora. O que vcs dizem? Acabei me arrependendo a compra.

  • Tinha um z3 gostava muito dele, comprei o z3+ e até agora gostei muito e sim ele é superior ao z3 mais veloz e a câmera melhor, realmente ele esquenta sim tanto quanto meu s5 da Samsung porém isso não me incomoda, pra mim a Sony tem a melhor derivação do Android, quando o assunto é som e câmera, que é o que eu uso mais a Sony é maravilhosa e surpreendente, eu recomendo

  • Aquela assistentençia tecnico da sony em valinhos e uns bandos de ladrões. Mandei meu xperia z3 com aquecimento ♨ e eles roubaram foi as peças do telefone 📞 .aí o que eu fiz .eu botei a sony na justiça e eles me deram um xperia z3 novo zero. Obs-mandei o celular 📱 3 vezex pelo o correio 📬 para valinho cidade do interior de SP não deram jeito no aquecimento ♨ do celular 📱 e ainda roubaram as peças do celular 📱

  •   7

    Pedi um, só que ainda não paguei com medo desse aquecimento. Alguém sabe me informar se isto é um problema, se vale a pena comprar? ou se o aparelho é bom?

Mostrar todos os comentários
1.706 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi