O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 18 Compartilhado 30 Comentários

Como o Android Instant Apps funcionará e por que isso será bom para você

Apresentado no final do Google I/O 2016, o Google Instant Apps passou meio despercebido do grande público. Mas essa nova funcionalidade da Big G vai mudar a forma como utilizamos aplicativos no nosso smartphone e trará vantagens interessantes. Confira abaixo como ele vai funcionar. 

O que é o Google Instant Apps?

Basicamente, trata-se de uma tecnologia desenvolvida pelo Google que permite ao usuário acessar aplicativos no seu Android sem a necessidade instalá-los. Ele poderá fazer isso a partir do seu navegador, já que os desenvolvedores poderão converter seus aplicativos a um endereço web.

GOOGLEINSTANTAPPSDEF
Com o Android Instant Apps, você não precisa baixar os apps para utilizá-los/ © Developer.Android.com

Como efeito prático, o Instant Apps fará com que o usuário economize espaço na memória interna do smartphone – o que ajudará muito aqueles que usam smartphones de entrada ou não têm cartões microSD -   até mesmo no pacote de dados, caso ele não esteja em um ambiente Wi-Fi. 

Acesse apenas a parte desejada do app

A experiência será semelhante a de navegar por um site no Chrome, mas, ao invés de uma página web, você acessará as funcionalidades de um aplicativo de forma nativa. 

Os aplicativos serão divididos em módulos para download e executados separadamente. Isso permitirá que o usuário acesse apenas a seção do app que ele precisa a partir do Chrome. Caso ele queira utilizar o programa em seu modo full, aí sim, terá de fazer o download. 

Confira no vídeo abaixo como ele funcionará. Ele usa os módulos do BuzzFeed e do e-commerce B&H Photo e Vídeo, como exemplo:

Para ter legendas em português, ative o Close Caption (CC) e, em seguida, clique no símbolo de Configurações (a pequena engrenagem ao lado do "CC"), clique em Subtitles > Auto-translate e escolha a opção "Português".

O Instant Apps será democrático

E essa é uma das grandes sacadas da tecnologia. Ela será compatível a partir do Android Jelly Bean 4.2 em diante, atingindo quase a totalidade dos usuários Android  - 95,7% por cento, para ser mais exato - , como você pode ver no gráfico abaixo. 

androifragmentacao
O Instant Apps atingirá a quase totalidade dos smartphone Android / © Google

Nas mãos dos desenvolvedores

A má notícia sobre o Android Instant App é que ele não será algo obrigatório. A decisão de implementar o recurso ficará a cargo dos desenvolvedores dos aplicativos, que podem restringir ou não a novidade.

Segundo o Google, o Instant Apps não é um aplicativo à parte. Os desenvolvedores continuarão utilizando as mesmas APIs do Android, o mesmo código-fonte e o projeto já existente do Android Studio.

androidpit complete game developers course deal 1
A decisão de adaptar os aplicativos ao Instant Apps será dos desenvolvedores/ © Mammoth Interactive

De acordo com a empresa, sua implementação pode levar menos de um dia, dependendo de como o app foi construído. E o desenvolvedor continuará no controle total da experiência do usuário, mesmo que o app seja dividido em módulos. 

E quando poderemos usar o Android Instant Apps?

O Google não divulgou uma data de lançamento do Android Instant Apps ao grande público, mas afirmou que ele estará disponível ainda este ano, muito provavelmente mais para o fim do segundo semestre. A empresa divulgou que a plataforma será aberta de forma gradual já nos próximos meses. 

E o que você achou do Android Instant Apps?

18 Compartilhado

30 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi