O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 147 Comentários

Android P terá suporte às telas com notch, o entalhe superior

É no primeiro semestre que os desenvolvedores costumam receber a versão Alpha do próximo Android, para desenvolverem e adaptarem seus apps para a mais nova variante do sistema. Mas ainda estamos em um estágio tão inicial que a única certeza é a de que ele começará com a letra P, e apesar dos palpites, não sabemos que sobremesa essa versão homenageará.

De qualquer forma, começam a aparecer os primeiros recursos e novas funções que devem figurar no Android P, e estamos reunindo aqui tudo o que devemos ver em 8 de maio de 2018, na Califórnia, quando a versão beta for apresentada no Google I/O. Além das gravações nativas de ligações, o novo Android deve contar com suporte às notch screens. Confira.

Android P deve contar com suporte às telas notch

Popularizado pelos aparelhos Essential PH-1 e iPhone X, as telas com notch não agradam muitas pessoas. O "notch" é aquele entalhe, aquela peça preta que invade as telas de smartphones com bordas quase nulas. Ainda sem tecnologias que coloquem as câmeras e sensores em outros locais, um entalhe dentro da tela ainda é a solução mais usada.

E, de acordo com a Bloomberg, foram citadas alusões a esse tipo de recurso por pessoas que conhecedoras da situação atual do sistema. Isso seria benvindo para as fabricantes que pretendem aderir a essa moda, uma vez que o time de desenvolvimento da Essential relatou que teve que mudar coisas manualmente no sistema para garantir que sua câmera interagisse com o sistema como um todo.

Melhoria na bateria, suporte a novos designs e visual mais atraente

As mesmas pessoas que passaram a informação sobre o suporte ao notch nas telas também deram mais alguns detalhes sobre o Android P que, embora genéricos, talvez apontem em direções interessantes para o sistema do robô.

Segundo eles, o Android deve ficar ainda mais integrado com o Google Assistant, melhorar a duração da bateria nos smartphones e dar suporte a novos tipos de smartphones, como aqueles com múltiplas telas ou com telas dobráveis.

Um dos focos dessa próxima versão também estaria em uma melhoria geral no visual do sistema, a fim de atrair usuários do iPhone que curtem mais o design aparentemente mais caprichado do iOS.

Função de gravar ligações chegará em breve ao Android

Um dos primeiros recursos que temos conhecimento é a possibilidade de gravar ligações nativamente. Muitas interfaces proprietárias contam com essa função, que também pode ser usada através de apps de terceiros. A grande diferença aqui é que esse tipo de recurso estaria ao alcance de usuários que utilizam versões mais simples do Android, como as que rodam nos smartphones da Motorola, por exemplo.

Até agora, contudo, não está claro de forma essa função irá funcionar, se a mesma estará disponível apenas para chamadas convencionais por voz, ou então VoLTE e VoIP (Wi-Fi). Em todo caso, o Android 9 deve ser uma versão com foco em otimizações pontuais, e a gravação de chamadas é um desses recursos que deve chegar no maior estilo "antes tarde do que nunca".

O que você está esperando para essa próxima versão do Android?

Fonte: Bloomberg

14 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Leo DG há 4 dias

    Sinceramente, não há nada que justifique o notch num smartphone. Acho um retrocesso de design. A Samsung fez muito bem no s8 e note 8, com bordas bem reduzidas, e penso que dá pra reduzir ainda mais, principalmente embaixo. Uma alternativa seria, penso eu, com a câmera por trás da tela, desativar aquele espaço da tela temporariamente enquanto a câmera estiver em uso, ao terminar, ativa-se novamente.

  • Guilherme há 4 dias

    Aí você mentiu também, hein? Aqui na minha TouchWiz nunca ultrapassou 2GB ocupados. E esse "pure stock" da Motorola consumiu metade da memória interna do Moto X4. Sempre fico com 1GB de RAM oscilando aqui, então 6 não é necessário. Vou manter meu S7, a câmera é o que eu mais uso aqui, e não vi a mesma qualidade lá. E o Z2 Force nem à prova d'água é.

  • Vinicius Guerra há 4 dias

    Esperamos sempre que haja novidades impactantes, mas ultimamente, só tem recebido polimentos mesmo, sem justificar mudança de versão.

  • AC&MM há 4 dias

    Vai ficar ridículo qualquer aparelho com um entalhe na tela, ainda mais, que eu já imagino, que cada fabricante não vai acompanhar um padrão de tamanho e com isso vamos ver aparelhos com um tamanho de entalhe maior que outros.
    E esse detalhe de melhor gerenciamento da bateria, não seria apenas uma forma de "capar" o desempenho de aparelhos mais antigos e, claro, até funcionaria de fato novos?
    Só usando pra ter certeza. Pois essas "inovações" quando vêm, chegam, às vezes, cheias de bugs.

  • Pedro Henrique há 4 dias

    Você acha realmente que o Android usa quase toda a RAM sem nenhum propósito? Quanto mais coisas do sistema alocadas na RAM, mais rápido será, menos tempo pra carregar, diminui o acesso ao armazenamento. Não tem sentido isso que vc citou, tem que parar de achar q o Android é estático, o sistema é altamente dinâmico cara. As pessoas querem ter uma Ferrari e quer q não passe de 2mil RPM. Ai ai viu

147 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações