Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

2 min para ler 50 Comentários

Preço dos smartphones nas alturas: de quem é a culpa? (spoiler: sua e da Apple)

Muitos devem se perguntar porque os preços dos smartphones subiram tanto ultimamente e quando isso vai parar. Talvez nunca parem e sim, cada vez mais eles tendem a subir de preço, como é o caso do recém lançado ASUS ROG Phone, que chegou no mercado europeu pelo valor de 999 euros, que convertido diretamente para o real custa mais de 4 mil. 

Mas a pergunta que fica, contudo, é a seguinte: de quem é a culpa por esses valores altos e cada vez mais frequentes? Segundo analistas, a Apple é uma grande culpada por isso estar acontecendo, pois quando ela lançou seu iPhone X, custando 999 dólares, muita gente se assustou com o preço. Entretanto, esse alto valor não inibiu as ótimas vendas do dispositivo.

É claro que inúmeras marcas perceberam isso e, consequentemente, começaram a lançar seus smartphones com preços elevados também. Um exemplo disso foi o Galaxy S9, que chegou ao mercado custando 839 dólares, sendo que o modelo é uma espécie de atualização incremental do Galaxy S8. Ainda segundo os analistas, a tendência deve continuar, pois ficou comprovado que as pessoas estão dispostas a pagar caro por smartphones Premium.

AndroidPIT iPhone X 6028
iPhone X / © AndroidPIT by Irina Efremova

Ou seja, a Apple mais uma vez ditou as regras, pois não foi apenas o notch do iPhone X que as empresas copiaram, mas também seu preço elevado. Espero que isso possa ser freado um dia, principalmente pelas empresas chinesas, pois se cada vez mais tivermos preços absurdos, aqui no Brasil os intermediários serão os mais vendidos para sempre.

E você, acha que a Apple tem culpa pelos altos preços?   

Via Cnet

Os comentários favoritos dos leitores

  • Felipe de Carvalho há 4 meses

    Acredito que a culpa é única e exclusiva dos consumidores! A Apple pode ter sido a primeira a alcançar a barreira dos 999 dólares, mas a finalidade da empresa é e sempre foi o acúmulo de riquezas, então não tem como imputar à mesma uma "culpa" em sentido negativo.

    Por outro lado, da mesma forma que a empresa busca o que entende ser melhor para si, devemos nós consumidores priorizarmos o melhor para nós. Mas enquanto a maioria entender que o melhor é "ostentar" algo desnecessário, seguiremos nesse padrão de exploração financeira.

  • Maiky Braga há 4 meses

    Vc não leu a matéria? O iPhone 4 era $999,00 dólares?

  • Mário há 4 meses

    Lucro = Faturamento - Despesas .
    Toda, e qualquer, empresa que se digne a chamar-se assim e que pretenda permanecer ativa por muito tempo tem por objetivo gerar lucro. Quem decide se a empresa terá ou não sucesso cumprindo esse objetivo é o consumidor.
    Se tenho um parafuso e decido vende-lo a 1,00 com lucro de 99,99% só o farei se alguém o comprar. Enquanto houver quem pague o preço que peço pelo parafuso terei lucro de quase 100% por peça vendida.
    Não existe um lógica única para enquadrar quem paga valor, notadamente, exagerado por uma peça, um parafuso ou um smartphone. A pessoa compra para 'ostentar', para satisfazer um desejo, por impulso, por achar que está adquirindo o melhor, após ser enganada ou mesmo por ter sido manipulada pelo marketing da empresa.
    O fato residual único é a base de todo e qualquer negócio:
    -Enquanto houver alguém disposto a pagar o que peço pelo parafuso meu preço retornará o lucro que eu desejar.

    E não se esqueça de seu sócio oculto que te cobra a parte dele via impostos, muitas vezes abusivos.

50 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Não tenho culpa nessa parada não.

    Pago no máximo R$1200,00 num smartphone.


  • Desculpa aí quem curte... mas pagar 3, 4, 5 mil num celular é loucura.
    Só tive um iPhone 4 porque que ganhei na época. Nunca vou ter essa coragem ahahaha!!


  • O varejo brasileiro e singular ,poucas marcas preços altos e consumidores com pouca ou nenhuma informação sobre o aparelho que está comprando. Mas ninguém deve ser criticado pelo horizonte que enxerga neste ato da compra , uma grande fatia não tem opção , as vezes o cartão do parcelamento e de algum amigo ou parente , que certamente não vai colocar seus dados numa loja chinesa da vida ( caso o comprador saiba de sua existência ) , além de sofrer taxação que irá encarecer um pouco mais o aparelho. outras tentativa seria comprar em lojas na 25 de março , lá de fato os melhores preços são regra mas e tudo a vista e em dinheiro. se o consumidor puder esperar certamente vai fazer uma boa compra de marcas renomadas " chinesas" ( como se o Brasil fabricasse alguma coisa) . A constatação e que o varejo não vai mudar , pra isso teria de haver uma reforma fiscal,,
    / tributária desonerando ou aplicando menos impostos , mas isto não ocorrerá tão cedo . portanto segue o jogo
    ....


  • Estava decidido em comprar um zen 5,mas dependendo do preco,vou partir para um chines custo beneficio mesmo..


  • A coisa nunca é tão simples quanto parece. Os impostos são altos? Sim. As fabricantes metem a faca? Sim. O consumidor aceita? Sim, mas essa é a nossa triste realidade. Nós consumidores não ditamos as regras do mercado, a lógica aqui é simples, quando não for mais viável, a empresa encerra as suas operações aqui, levando tbm os intermediários e os de entrada. Não dá para culpar unicamente o consumidor.


  • Por isso que eu compro celular em promoção na Banggood ou GearBest. Tenho um Oneplus 5 e na época paguei 1.600,00 em nove vezes no cartão. Celular top, ultra rápido (8gb de ram). Melhor que Samsung e Apple disparado! Não compro mais celular no brasil tão pouco da samsung, motoentola ou LG. Atualizações constantes na OnePlus. Quem tem não sai mais da marca e quem compra o primeiro se surpreende! Fica a dica pessoal


    • Dica anotada!!
      O colega sabe me dizer se essa marca tem algum celular bom, mas tela 4,5 ou 4,7"?
      Encontramos capinhas para comprar?
      Desculpe as perguntas toscas, não tenho muita experiência ahahaaaa!!


  • Culpa da "principalmente" da Apple como? Isso é prepotência.

    A Apple tem tanta culpa quanto a Prada, ou a Gucci. Mas não to vendo a Renner ou a C&A vender camiseta a 800 reais, e você? É tudo roupa e veste igual.

    A CULPA É TOTAL E 100% DO CONSUMIDOR.

    Se tem quem pague tem quem venda, se ninguém comprar, ninguém vai cobra isso.

    A APPLE É, SEMPRE FOI, E SEMPRE VAI SER UMA GRIFE. Ela não vende celular, ela vende iPhone.
    E cobra por isso. Igual a Prada, a Ferrari, e todas as outras.

    Essas empresas, Samsung, LG, Sony, que imitam os preços do iPhone mas não oferecem o ecossistema que a Apple faz. A qualidade e controle que ela tem sobre todos os aspectos, da experiencia em loja, ao abrir a caixa, ao atender o usuário, o pós venda. E nunca vão, porque são empresas que vendem coisas. Não são grifes. Nunca vão ser.


    • Vivi para chegar o dia onde eu comentária "fanboy detected". Putz! Experiência ao abrir a caixa???


      • Ele está totalmente correto. A experiência de abrir um caixa de um Iphone é única. As pessoas que compraram (não eu) dizem que a maneira como vem embalado não te dá chances de embalar o produto novamente, claro que vai além de tirar e por no plástico, mas ele foi preciso.

        A Apple é sim uma grife e as pessoas gostam de grife.


  • A questão é, se é pra englobar matérias envolvendo Apple, que não sejam direcionadas apenas pra um lado da moeda. Que tenham matérias de análises, sobre lançamentos e novidades, não apenas mostrando esse parcialidade péssima em querer defender os erros do Android com base na concorrência.


  • Mais uma matéria contra Apple. Nome do blog é ANDROIDPit mas vocês não perdem uma pra cutucar a rival. Que porre, cara.


  • O fato de termos aparelhos que ultrapassam 4, 5 ou 6 salários minimos é devido aos altos impostos. Numa pesquisa rápida eu encontrei que "39,8% do preço do gadget são formados por taxas tributárias", ou seja, 1/3 do que gastamos num aparelho vai pro governo. A culpa é do consumidor quando ele se propõe a pagar uma fortuna num aparelho.


  • A culpa é exclusivamente do consumidor que paga, ninguém mais(Sim, estou incluso)


  • Valor máximo que pago no smartphone é 1.500


  • Sim, a Apple deu uma grande ajuda na possibilidade de turbinar os preços dos aparelhos do topo, mas já antes do Iphone X já era bem comum serem precificados acima dos 800 dólares. Acho muito difícil essa tendência se reverter, principalmente em relação a Apple, que além do seu topo, tem uma boa retaguarda com os modelos anteriores a valores "mais em conta". Já no mundo Android, tenho sérias dúvidas se os consumidores vão aceitar os concorrentes elevar seus preços junto ao topo de linha da Apple.

Mostrar todos os comentários

Artigos recomendados