O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 85 Compartilhado 42 Comentários

O que fazer quando seu celular começa a esquentar?

Quando você junta um monte de pequenos componentes eletrônicos de última geração em um pequeno gadget, o aquecimento vai chegar. E se esse gadget for o smartphone que você tem em mãos, vai te incomodar bastante, podendo até machucar sua mão.

São inúmeros os motivos pelos quais um smartphone esquenta mais do que o normal, e através das soluções abaixo, vamos falar sobre as causas mais comuns para esse problema. Arrume seu aparelho já!

AndroidPIT elephone p9000 1164
Deixe seu aparelho quieto durante a recarga  / © ANDROIDPIT

Pare de usar o aparelho enquanto está recarregando

Essa é a dica básica, aposto que você já fez isso. A bateria do seu smartphone estava no talo e você precisou botar ele na tomada, conectado ao cabo. Porém, ficou curioso com alguma notificação e foi mexer no aparelho recarregando.

Usar o smartphone na recarga é provavelmente a causa número um das reclamações de superaquecimento, e não há o que fazer a não ser evitar usar o celular nesse período. Enquanto está recarregando, a bateria está executando reações químicas, e essas geralmente geram mais calor do que o normal.

Não deixe o smartphone em locais quentes

Se você estiver sob sol forte, vai ser mais fácil de o seu aparelho esquentar, isso é fácil de imaginar. Porém, a recomendação aqui é que você também evite mexer em seu celular com ele no seu colo, em cima da cama, do travesseiro, da almofada ou de qualquer superfície quente ou macia, que atrapalhe o arrefecimento do produto.

Usar o smartphone na mão é a melhor pedida.

AndroidPIT samsung gear vr 2017 8990
O uso dos óculos VR esquenta demais o aparelho / © AndroidPIT

Evite usar jogos pesados, câmera e VR por muito tempo

É fato que os smartphones estão muito melhor otimizados em relação a como o processador lida com calor e o seu uso para as tarefas cotidianas, mas ele ainda não faz milagres.

Usar o VR por mais de 10 minutos certamente vai causar um aquecimento anormal do smartphone, mas passar muito tempo em jogos comuns e exigentes e na câmera também vão fazer o aparelho esquentar.

Se o seu estiver passando por esse problema, largue um pouco do seu gadget e vá fazer outra coisa, como ler um livro, limpar um cômodo e conhecer o mundo lá fora.

Não use muitas coisas ao mesmo tempo

Por mais multitarefa que você ache que é, não vai utilizar mais do que 7 ou 8 apps ao mesmo tempo, e por isso não há motivo para deixar tanta coisa aberta, sobrecarregando o processador. Passe pela multitarefa e desligue o maior número de apps que conseguir.

Conexões também são um problema. Apps que utilizam o serviço de localização, um hotspot que estava compartilhando a internet com seu notebook, aquele Bluetooth esquecido ligado e conectado a um fone de ouvido. Sem uso, estão esquentando seu aparelho à toa, e mesmo em uso podem ser desligadas.

AndroidPIT honor 9 vs oneplus 5 1441
Os acessórios que você usa estão em bom estado? / © AndroidPIT

Limpe seu aparelho

No sentido físico da palavra, que tal passar um pano seco e uma escova nas conexões expostas e até nos conectores da bateria, caso a do seu aparelho seja removível? Sujeiras no aparelho podem causar mau contato e isso é praticamente sinônimo de superaquecimento.

Confira os acessórios

O problema também pode estar nos acessórios. Confira se o cabo e o carregador do seu aparelho estão em boas condições, se não estão descascados, partidos, sujos ou emaranhados. Confira também a bateria do seu aparelho caso ela seja removível. Se estiver estufada, pode ser o problema.

Limpe seu aparelho por dentro

Não é só por fora que seu aparelho merece uma limpeza. Se ele está esquentando, que tal passar a limpo todos os apps que você tem instalado nele? Muitas vezes, instalamos apps e jogos para testes, e depois nem os utilizamos.

Eles podem estar usando parte do processamento mesmo sem você ter usado ele nos últimos tempos. Para conferir quais apps estão gastando mais, vá em Configurações > Bateria e veja quais aplicativos estão consumindo mais bateria.

battery memory use
Confira o que pode estar aquecendo demais seu aparelho / © AndroidPIT

Você também pode ir em Configurações > Memória > Memória usada por apps e conferir os apps que mais comeram memória RAM nos últimos tempos. Com essa lista em mãos, veja o que você não usa e está mais perto do topo e o que você usa, mas que poderia trocar por um app menos gastão.

O celular também pode estar infectado com um malware ou vírus. Nesse caso, use os artigos abaixo para se livrar desse problema.

Reinicie

Se nada mais der certo, tente reiniciar o aparelho. Quando você executa esse procedimento, alguns processos que estavam rodando em background são desligados e se renovam. Talvez algum processo mal executado reinicie e seu aparelho volte à temperatura normal.

Seu smartphone aquece mais do que o normal? Alguma das dicas acima te ajudou?

85 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Eliseu Ferreira Dias há 3 semanas

    Se o celular for a prova d'agua, basta coloca-lo de baixo de uma torneira! kkkkk

  • DogNinja há 3 semanas

    Eu fecho os apps e ponho no modo avião.
    Esfria rápido.
    Também ponho no chão frio do apto... Celular com corpo de alumínio perde calor rápido.
    Mas, as vezes estou com pressa e ponho no congelador da geladeira por 2 min! 😬
    Snapdragon não tem "dragão"🔥no nome por acaso!
    🙂

  • Soterio Salles há 3 semanas

    Se esquentar demais eu grito "Tá pegando fogo bicho!!" Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Tinha problemas de super aquecimento com meu tablet, um Galaxy Note 10.1 2014 Edition com processador Exynos... No Kit Kat ele começava a esquentar de forma descontrolada e a bateria ia embora em poucas horas... Quando atualizaram pro Lollipop até deu uma amenizada no problema mas agora com Custom ROM (Resurrection Remix) não tem mais isso não... Ele esquenta mas de forma normal quando se exige mais desempenho dele e a duração de bateria melhorou muito.

  • André Ribeiro há 3 semanas

    Acho que no caso do force é o processador. O SD 810 é meio esquentadinho.

  • Stella Dauer
    • Equipe
    há 3 semanas

    Ah, que amor quando chegarmos nesse ponto <3

42 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi