O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 20 Compartilhado 78 Comentários

Como calibrar os sensores do seu smartphone

Os sensores são pequenos componentes e parte importante dos nossos smartphones. Eles possibilitam que funções exploram ainda mais o potencial de cada celular. Neste artigo você irá aprender a calibrar os sensor do seu Android para mantê-los em bom estado.

Em alguns jogos os sensores de movimento são os personagens principais, como no Asphalt 8 ou no Real Racing, por exemplo. O sensor de proximidade poupa nossa bateria reconhecendo o momento certo para manter a tela desligada, quando falamos ao telefone, por exemplo, ou até mesmo nos ajuda a calibrar o brilho de acordo com as condições do ambiente.

Ocasionalmente, um sensor pode parar de funcionar por várias razões, portanto, o ideal é que o mesmo seja calibrado periodicamente pelo usuário como precaução ou como uma forma de solucionar um problema.

AndroidPIT fingerprint sensor xperia z5 compact
Smartphones da Sony contam com uma ferramenta de diagnóstico nativa  / © ANDROIDPIT

Verifique se os sensores estão funcionando

Como disse mais acima, os sensores são a base de muitas funções do dispositivo, logo, eles devem funcionar perfeitamente. Em alguns casos, o aplicativo não consegue interpretar corretamente os dados do sensor. Neste caso, você deve baixar um aplicativo semelhante para ver se o problema é o aplicativo ou o sensor. Por exemplo, se o problema acontece no Asphalt, baixe o Real Racing que também usa o sensor de movimento (giroscópio).

Nem sempre essas comparações ajudam, visto que em alguns casos precisamos de um diagnóstico dos sensores para tomarmos algumas medidas. Esses apps podem ajudar:

Sensores Multitool Install on Google Play Sensors test Install on Google Play

Em alguna aparelhos, como os Sony Xperia, existe uma ferramenta embutida no sistema que pode ajudar bastante o usuário. Neste aparelhos, você pode tentar o seguinte caminho para encontrá-la: Configurações> Sobre o telefone> Diagnóstico. Esse teste executa uma análise do funcionamento de cada uma das funções dos sensores e oferece um relatório completo.

xperia diagnostico tips
Diagnóstico nativo da Sony / © AndroidPIT

Em outros aparelhos é possível verificar o funcionamento dos sensores através de alguns menus. Existem inúmeros códigos no Android que abrem ferramentas e recursos específicos a partir do discador telefônico. Algumas combinações mudam de acordo com o fabricante, mas você pode descobrir uma gama de opções no artigo abaixo:

O código * # * # 4636 # * # * acessa inúmeros componentes do dispositivo e exibe o status de funcionamento de cada através de um relatório. Em aparelhos Xperia o código é o * # * # 7378423 # * # *, onde um menu semelhante com testes específicos é aberto.

Secret number
Menu de funções / © ANDROIDPIT

Como calibrar sensores

Pode ser necessário calibrar os sensores em algum momento para garantir que os mesmos estejam funcionando corretamente. Independente do motivo, esse procedimento dependerá do dispositivo. Em modelos da LG, como o G2, existe uma opção que calibra os sensores nas configurações: Configurações> Geral> Movimento. Neste caso, você só precisa seguir algumas instruções e aguardar.

Nem todas as fabricantes oferecem um recurso nativo que calibre os sensores, como a Sony. Neste caso, o melhor a fazer é ir até a Play Store e encontrar um aplicativo que possa fazer isso. Uma solução mais dramática, mas que sempre funciona, é resetar o dispositivo para os ajustes de fábrica. Isso irá recalibrar todos os sensores.

Usuários de root e ROMs customizadas podem contar com módulos do Xposed e outras ferramentas que possam calibrar sensores mais facilmente. Se você conhece algum módulo ou método eficiente, por favor, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

20 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

78 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi