O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

6 min para ler 52 Compartilhado 95 Comentários

Telegram: 11 dicas essenciais para você turbinar suas conversas

O Telegram é um dos melhores mensageiros da atualidade. Neste artigo você irá encontrar uma compilação com as melhores dicas e truques para você dominar o app. Acabou de baixar o Telegram ou está com algumas dúvidas sobre suas funções? Continue lendo este artigo e saiba como explorar todos os seus recursos. Saiba também que as dicas para "edição de imagens" e "Convide amigos para um grupo usando links" foram recém adicionadas.

1. Edite imagens com desenhos à mão e figuras

Você pode personalizar as imagens que são trocadas entre seus contatos de diferentes formas no Telegram. Desenho à mão, figuras e textos são alguns deles. Contudo, existe um pequeno editor de imagens embutido no app, que vem com recursos para ajustar o brilho, o contraste e outros aspectos da imagem. Muita praticidade, não?

Selecione uma imagem ou vídeo para envio, como você faz normalmente, e clique no ícone de edição para dar início a customização.

editor image whatsapp strack
Editor de imagens do Telegram / © AndroidPIT

2. Convide amigos para um grupo usando links

Sabia que você pode enviar um link como convite para contatos seus entrarem em determinado grupo? Pois bem, isso torna a vida de quem usa o Telegram em várias plataformas móveis ou em sistemas de computadores mais fácil. Para isso, entre no grupo, clique no nome do mesmo e vá até o ícone de configurações no canto superior para copiar o link que servirá como convite.

É válido destacar que o WhatsApp também oferece esse e outros recursos semelhantes. Já falamos dessas semelhanças que existem entre ambos no artigo abaixo:

link group telegram whatsapp
Convide contatos usando links para grupos / © AndroidPIT

3. Navegar e buscar por links nos chats

Além de reunir imagens e vídeos compartilhados entre os usuários, o Telegram agrupa todos as páginas de internet que foram compartilhadas durante suas conversas. Para isso, basta acessar uma conversa e realizar uma pesquisa com um trecho da palavra desejada clicando na opção "busca". Pronto! Todos os links compartilhados estarão disponíveis.

telegram search tags tips
Faça buscas entre conversas / © AndroidPIT

4. Usando os bots do Telegram

O Telegram usa bots há algum tempo, mas agora eles estão muito mais práticos e fáceis de acessar, apenas digite no campo de texto o bot e algumas palavras-chave e pronto, sugestões aparecerão e para enviar é só tocar nelas. Alguns bots que podem ser utilizados são: @gif, @vid, @imdb, @bing, @wiki e @bold.

Os bots não leem as suas mensagens, então a privacidade prometida pelo aplicativo se mantém. Como já é costume do Telegram, qualquer desenvolvedor pode utilizar os bots, ou seja, além de consultar artigos ou realizar funções, recentemente o app ganhou bots que executam jogos multiplayer. Saiba como jogar no Telegram acessando o artigo abaixo:

bots telegram tips
Use os bots para diversas coisas/ © AndroidPIT

5. Stickers e GIFs animados

Não estou falando aqui de simples emojis, mas de verdadeiras imagens que podem ser usadas para exprimir os mais diversos sentimentos, distinguindo-se pelos gráficos mais elaborados. Os Stickers são uma espécie de figuras em desenhos, que podem ser baixados em pacotes completos com temas diferentes ou individualmente. 

Os GIFs animados, muito solicitados pelos usuários do WhatsApp, podem ser pesquisados e enviados entre contatos do Telegram através de um diretório dentro do próprio app. Assim, você não precisará pesquisar no Google e enviar uma imagem estática para brincar com um contato, basta anexar um GIF animado fornecido pelo próprio Telegram.

gifs telegram new article tips
Envie GIFs e figuras animadas para contatos / © AndroidPIT

6. Citar as mensagens

Essa função é ideal para usuários que mandam mensagens avulsas durante uma conversa tumultuada num grupo. Para responder uma mensagem diretamente para um contato, basta pressionar o pop up correspondente e clicar em "responder".

Com isso, a mensagem será direcionada para aquele remetente, esteja ele no grupo ou não. Além disso, o usuário recebe uma notificação informando que sua mensagem foi respondida. Muito prático!

7. Mencionar os contatos

Podemos dizer que esta função é a versão moderna daquele recurso de "chamar atenção" do MSN. Em um diálogo num grupo ou individual, é possível mencionar o nome do contato para que ele seja notificado imediatamente.

Por exemplo: estou em uma conversa num grupo onde a Camila Rinaldi participa, se eu quiser chamar sua atenção, basta escrever @CamilaRinaldi. Pronto! Ela será notificada à respeito da minha mensagem.

tag user mention telegram
Mencione um contato para alertá-lo individualmente / © AndroidPIT

8. Hashtags

Como no Twitter, o Telegram também permite a utilização da hashtag (#) para criar seções virtuais em que são reagrupadas todas as mensagens referentes a um assunto. Para usar essa função, basta digitar # e escrever o tema para criar uma nova hashtag, ou então selecionar uma pré-existente entre as que aparecem na prévia (logo depois de inserido o #).

Todas as hashtags são agrupadas no diretório de cada usuário, assim, é possível localizá-las fazendo uma pesquisa dentro do histórico de conversação.

hastag telegram new article tips
Pesquise por hashtags / © AndroidPIT

9. Chats secretos e auto-destruição

O recurso de chat secreto protege todas as conversas por criptografia, ou seja, tudo o que é conversado dentro do grupo ou chat secreto não é registrado nos servidores do Telegram. Além disso, é possível definir um prazo para auto-destruição do chat secreto, assim, nenhum rastro será deixado para trás de suas conversas. 

O Telegram possui a opção de criptografar e auto-destruir conversas secretas!

Outra função muito útil: qualquer operação efetuada num chat secreto será mostrada ao destinatário, por exemplo: o outro contato irá saber se você fez uma captura de tela da conversa ou se mudou o tempo de auto-destruição.

10. Envio de documentos

O Telegram é compatível com vários formatos de arquivos, como PDFs, arquivos do Office, pastas zipadas, imagens e entre outros. Para enviá-los, clique no ícone ao lado do botão de enviar mensagens e selecione o tipo de arquivo e onde o mesmo se encontra, seja no armazenamento interno ou externo do seu dispositivo.

send files telegram tips
Envie arquivos de vários formatos pelo Telegram / © AndroidPIT

11. Usando a criptografia

Se você carrega conversas ultra-secretas no seu WhatsApp, já deve ter sentido a necessidade de proteger o app com uma senha bem forte, não é mesmo?  O Telegram, além do chat secreto com criptografia e auto-destruição pré-programada, possui uma opção que adiciona um código PIN ou ativa o processo de verificação em duas etapas quando o app é aberto ou alguma conversa específica.

Diga adeus aos apps que colocam aquela senha de desenho para bloquear seu WhatsApp! Para usar este recurso, vá até: Configurações> Conversas> Segurança> Definir PIN.

Como baixar o Telegram para Android

O Telegram está disponível através da Play Store, e você pode baixá-lo através do botão abaixo. Se você gosta de experimentar recursos preliminares, pode se inscrever na comunidade do Telegram no Google+ e receber versões betas do app. Acesse a comunidade beta do Telegram por este link.

Telegram Install on Google Play

O que acha dessas funções? Conhece outros truques do Telegram?

52 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Phelipe B. 23/mar/2016

    Esqueceram de citar as plataformas Web, que é bem melhor que a da concorrência, e o app para computadores.

  • André Sampaio 15/out/2016

    Só mais um detalhe. Celulares que possuem sensor de impressão digital, podem usar esse recurso como bloqueio do app.

  • Paulo Monti 23/mar/2016

    Boa tarde. Dica. O Telegram possibilita ter o app com um numero em mais de um celular.(tenho em três). Para quem utiliza mais de um aparelho é uma mão na roda!

  • Eduardo R. 23/mar/2016

    Para quem fala que não usa o Telegram porque não tem contatos pode começar a usar o aplicativo para outra finalidade, como por exemplo, entrar em canais sobre assuntos de seu interesse, baixar vídeos do YouTube, baixar músicas, adicionar lembretes ao seu Evernote, ver a previsão do tempo em sua cidade, traduzir textos e entre uma infinidade de outras coisas no qual é possível com os bots!
    Logo, você pode convidar os seus amigos para conhecer o app e mostrar suas funcionalidades, pois os seus amigos não sabem o que é o Telegram, assim como você não sabia o que era o WhatsApp nos meados de 2009!

  • Marcelo Reis 15/out/2016

    Então os ensine, simples!

95 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações