O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

27 Compartilhado 39 Comentários

Saiba como encontrar o seu celular perdido usando os serviços do Google

Perder um smartphone é uma das situações mais desagradáveis que estamos sujeitos. Muitas vezes, achamos que o aparelho foi roubado ou deixado em algum lugar que passamos recentemente, mas, em alguns casos, o celular está em alguma mochila ou gaveta dentro de casa. Continue lendo este artigo e saiba como encontrar o seu Android perdido independente da situação.

Como encontrar um celular perdido

O segredo para encontrar um celular perdido pode se resumido em apenas uma palavra: Google. O dono do SO mais utilizado no mundo oferece duas ferramentas que possibilitam a localização de aparelhos que rodam com Android, são elas: a busca do Google e o Gerenciador de Dispositivos.

Ambas as ferramentas funcionam tanto na web quanto no smartphone. Para utilizá-las, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Confira quais são no tópico a seguir.

Como funciona a localização de celulares perdidos

Antes de recorrer a estes serviços, saiba que alguns cuidados básicos são necessários para que ambos funcionem conforme o esperado. O funcionamento dessas plataformas de localização dependem de alguns serviços ativos no celular. Assim, procure seguir as recomendações abaixo para que tudo funcione da maneira correta:

  • Os serviços de localização precisam estar ativados
  • É favorável que o GPS esteja ativado
  • Mantenha a internet móvel ou W-Fi do celular ativados

Como localizar o seu smartphone usando o Gerenciador de Dispositivos

Agora que você já sabe quais serviços precisam estar ativados no seu celular para que tudo funcione bem, vamos ao passo a passo. Antes de mais nada, é necessário ativar o gerenciador de dispositivos no seu smartphone e associá-lo à sua Conta do Google (Gmail). 

Se você utiliza múltiplas contas, escolha o e-mail que você classifica como primordial. Agora, se você possui mais de um proprietário logado no aparelho, saiba que apenas o perfil do administrador pode ser vinculado e associado. Entenda a diferença entre múltiplas contas e proprietário no artigo abaixo:

Para associar a conta com o Gerenciador de dispositivos Android, vá até: Configurações do sistema> Segurança> Administração do dispositivos e marque o Gerenciador de Dispositivos Android. Se você preferir, poderá baixar o aplicativo oficial do gerenciador direto no Google Play.

localizadorsmartphonesgoogle
Associe o Gerenciador de Dispositivos à sua conta do Google / © ANDROIDPIT
Gestor de Dispositivos Android Install on Google Play

Para localizar o dispositivo, acesse: google.com/android/devicemanager. Automaticamente será exibida a localização do seu aparelho num mapa. É possível utilizar as opções de bloqueio do aparelho, remover o conteúdo interno e, inclusive, tocar um som de alarme.

localizadorsmartphonegerenciador
Painel do Gerenciador de Dispositivos Android na web / © ANDROIDPIT

Como localizar o seu smartphone usando a busca do Google

Para localizar um smartphone usando a busca do Google, algumas modificações precisam ser feitas no idioma padrão de pesquisa, que deve ser alterado do português para o inglês. Se isso não é um problema para você, acesse: myaccount.google.com a partir do Chrome e mude o idioma padrão de pesquisa.

Feito isso, basta abrir o navegador a partir de qualquer aparelho e dizer a frase "Find my phone". Entretanto, é necessário que seu Gmail esteja logado no aparelho que está sendo utilizado como localizador.

findmyphonechrome
O recurso Find My Phone localiza celulares Android perdidos direto do navegador/ © ANDROIDPIT

Posso confiar no localizador de celulares do Google?

Sim, desde que que os serviços de localização e a internet estejam ativados, como mencionamos no início deste artigo. Se você foi furtado, por exemplo, o ladrão pode muito bem desligar o aparelho, remover a bateria ou o chip-SIM. Assim, nessas condições, nenhum serviço de localização, incluindo os do Google, podem funcionar.

Você já perdeu seu celular? Como fez para localizá-lo?

27 Compartilhado

39 Comentários

Escreva um comentário:

  • Minha dúvida é(Cerberus)....se o celular ficar sem bateria e desligar....ou se eu mesma desligar o aparelho e ele for perdido....mesmo assim vou conseguir localizar?


  • Minha dúvida é(Cerberus)....se o celular ficar sem bateria e desligar....ou se eu mesma desligar o aparelho e ele for perdido(desligado)....mesmo assim vou conseguir localizar pelo App?


  • já perdi meu celular na rua mas graças ao www.brunoespiao.com.br eu consegui encontrar


  • eu consegui encontrar meu celular que sumiu na rua com o www.brunoespiao.com.br


  • Acabei de sofrer um "quase assalto". Quando percebi que tava rolando um assalto na parte de trás do ônibus, escondi o meu embaixo do pé. Por sorte o ladrão não insistiu comigo e foi embora. Agora estou dando mais atenção à esse tipo de recurso. Se algum dia eu não tiver a mesma sorte, já sei onde procurar ajuda.


  • Vale ressaltar que cada marca pode ter um app sobre para perda e roubo. Fui assaltado ano passado, usava o Xperia M2, e consegui localizar meu aparelho pelo My Xperia (app antirroubo para os Androids da Sony). Minha sorte foi que eu estava com os dados móveis ligados e o azar que não tinha rede naquele momento. Poucas horas depois recebi a localização do celular. Pra minha desgraça, fui fazer o BO e não tinha delegado e a delegacia estava fechada sem motivo. rs Dos males o menor, o app disponibiliza funções, tais dela bloquear o aparelho e apagar todos os dados. Minha saída foi ter que apagar os dados, pois bloquear não estava funcionando. Perdi meu celular, porém, o mais importante era não deixar cair informações nas mãos daqueles lixos.


  • Aconselho todos a comprar o app cerberus,pois tem a opção de o smart desligar somente se colocar a senha. Ele desativa o desligamento com a tela bloqueada só desliga se voçê colocar sua senha e desbloquear a tela, e tirar o modo avião da barra de notificações. Pronto é só deixar o 4g/3g ligado junto com o GPS !


    • Minha dúvida é(Cerberus)....se o celular ficar sem bateria e desligar....ou se eu mesma desligar o aparelho e ele for perdido....mesmo assim vou conseguir localizar?


    • Minha dúvida é(Cerberus)....se o celular ficar sem bateria e desligar....ou se eu mesma desligar o aparelho e ele for perdido....mesmo assim vou conseguir localizar?


  • Muito boa a matéria e tbm as dicas!


  • Meu parente foi roubado dentro da escola pública. Era um Samsung J7 com menos de 2 meses de uso e ainda está pagando o celular. Bloquiei o IMEI, liguei na Polícia mas as chances são remotas. Só depois dessas situações que para pra pensar nisso.


  • Infelizmente aqui não foi criada (e nem vai ser) uma força tarefa contra esse comércio de celulares roubados (se roubam, é pq tem quem compre). Pois é possível tbm rastrear os aparelhos pelo imei.


  • o da apple é verdade que funciona mesmo sem chip ou Internet?


  •   45

    A Sony fornece de fábrica uma função chamada MY XPERIA...
    Localização por satélite acho


  • Ótima dica mesmo, porém são pouquíssimas pessoas que sabem disso! Deveriam se informar mais sobre isso.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações