O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 51 Compartilhado 140 Comentários

Saiba quem está roubando seu Wi-Fi e como bloqueá-lo

Sua conexão de internet anda mais lenta? Aquele vídeo de 15 segundos está demorando mais de dez minutos para carregar? É possível que alguém esteja conectado à sua rede, sem você saber ou muito menos permitir. Sim, existem senhas e tudo isso, mas também muitos hackers por aí. Quer saber quem é o intruso e como bloqueá-lo? Basta usar o seu Android.

Quem está usando a sua Wi-Fi?

Como quase tudo no Android, verificar quem está usando a sua rede  Wi-Fi é possível através de um aplicativo. Existem duas ferramentas muito simples e, o melhor, gratuitas, na Play Store:

1ª opção - IP Tools: Network Utilities

 A primeira coisa a ser feita é conectar o seu smartphone ou tablet na rede Wi-Fi afetada. Em seguida, baixe o aplicativo IP Tools: Network utilities.

IP Tools: Network utilities Install on Google Play

Após instalá-lo, clique em "Abrir" e você verá todas as informações sobre a sua rede. Clique no menu na parte superior à esquerda da tela. Em seguida, acesse a opção "Scanner de Rede", clique na seta à direita e todos os usuários/dispositivos que estão conectados a esta rede aparecerão.

wifi betrug finder
A interface do IP Tools e suas configurações / © AndroidPIT

É possível integrar o IP Tools com os dispositivos conectados, ou seja, enviar sinais Ping ou despertar os dispositivos por Wake-on-LAN. Afinal, queremos saber quem está usando a sua rede wi-fi. Basta olhar na lista, e se algum dos aparelhos listados não for seu, é hora de tomar providências.

2ª opção - Fing - Network Tools

Assim como na primeira opção, a primeira coisa a ser feita é conectar o seu smartphone ou tablet a rede Wi-Fi afetada. Logo depois, baixe o aplicativo Fing - Network Tools.

Fing - Ferramentas de rede Install on Google Play

Após a instalação do aplicativo, abra-o e você logo verá o nome da sua rede já na primeira tela, junto com os botões de "atualizar" e "configurações".

Para visualizar todos os dispositivos conectados à sua rede, basta clicar no botão de atualizar. O processo pode demorar alguns minutos, mas, você logo verá a lista de aparelhos conectados a mesma. Na lista, é possível ver o tipo de aparelho e a fabricante do mesmo.

fing wifi
A interface do Fing é bem simples e fácil de ser usada / © AndroidPIT

Ao clicar em qualquer dispositivo da lista, você verá uma diversas opções de interação com o aparelho. Assim como no IP Tools, nela estão incluídos o envio de pings ou despertar os dispositivos por Wake-on-LAN. Você também verá quando os dispositivos se conectam e desconectam da rede.

Bloqueando aparelhos desconhecidos

Se tivermos localizado dispositivos intrusos, podemos acessar a informação NAT e MAC e, ao nos conectarmos ao roteador, impedir que eles voltem a entrar na nossa rede wi-fi. Em seu computador, conectado a mesma rede, escreva o seu endereço de IP na barra do navegador. Serão pedidos a senha e o nome de usuário do seu roteador, que estarão especificados no dispositivo se você não tiver mudado.

A autenticação foi feita. Agora, será exibida a página de início do seu router e ali um menu. Vá até a opção “Segurança” e escreva uma nova senha de acesso (lembre-se de que para se conectar à internet com seu computador ou smartphone, você precisará dessa nova senha).

Se isso não for suficiente, você pode bloquear o acesso de outros dispositivos. Tanto no aplicativo IP Tools, como no Fing, você verá a informação dos dispositivos conectados. Anote seu endereço MAC (ou endereços, dependendo de quantos intrusos estejam conectados).

roterwifiandroidhero
Alguém está usando seu Wi-Fi? Descubra se tem algum intruso na sua rede / © AndroidPIT

Busque na página de configuração aberta em seu computador a opção “Bloquear dispositivos”. Em “Controle de acessos” você pode filtrar o(s) endereço(s) MAC que anotou. Isso bloqueará qualquer intruso. Se escolher esta opção ninguém poderá conectar-se à sua rede Wi-Fi sem voltar a esta opção de controle de acessos.

Por que isso é tão importante?

Você é responsável por tudo que acontece dentro do seu endereço IP. Se alguém decidir usar a sua rede para baixar filmes, músicas ou arquivos ilegalmente, você é considerado o responsável. Ou seja, é essencial proteger a sua rede Wi-Fi.

A sua rede Wi-Fi já foi roubada? Quais os "sintomas" que sua internet sentiu? O que você fez para expulsar o intruso? Comente aqui.

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as dicas para saber como proteger o seu Wi-Fi contra terceiros. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

51 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Roberto Oliveira 30/ago/2016

    Queria dar varios 'likes' nessa matéria e uma massagem nos pés da Lia!

    Apesar de 'todo conhecimento' que a gente adquiri nesses anos de evolução tecnológica, eu realmente não sabia fazer isso!
    Em casa: 4 pessoas, 7 aparelhos moveis... e 8 conectados à minha rede.

    Foi a oportunidade perfeita pra mudar a senha do rooteador!

140 Comentários

Escreva um comentário:

  • Bom artigo, porém poderiam citar meios grátis para exercer de forma completa, pois com esses apps paramos no mesmo lugar, vc descobre até quem está invadindo sua Internet, porém não pode fazer nada. Para bloquear tem que ser o modo pago. Para mapear tem que ser modo pago, então.....


  • Isso é que nem assombração. Só aparece para quem tem medo...


  • Uma frase para evitar todo esse problema:
    Senha forte + controle de MAC.


  • Igual o meu roteador.


  • Dependendo do modelo do seu roteador, basta acessar o mesmo no modo Admin, lá você encontrará todas essas informações sem precisar de um app de terceiro. Mas boas dicas, i iPTools é muito útil para administradores de redes, essa função de identificar os IPs e Mac Address dentro de uma rede é só uma pequena parte do App. Parabéns pela matéria.


  • O nome do meu Wi-Fi é "Internet Grátis"


  • muito bom, baixei os 2 e vou ver qual se sai melhor em identificar quem tá roubando minha rede...


  • Muito boa matéria!


  • Beta LAb 20GB 2000 minutos SMS ilimitado 50 pilas por mês, para nós Wifi é uma tecnologia já morta kkk....


    • Pedro, depende do Wi-Fi! Depois olha a latência de ambas e me fala! rs....
      Já tive 50 GB da Claro, mas gosto mesmo é do Wi-Fi de qualidade que eu tenho em casa e no trabalho!


    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Wifi é tecnologia morta? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Que mundo você vive? Internet das coisas (IOT) está chegando com força agora e você vem me dizer que Wifi é uma tecnologia morta? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    • WiFi não vai ser uma tecnologia morta tão cedo, Internet das coisas, streaming de músicas (áudio), streaming de vídeos, o wifi é muito útil ainda, vc acha que esses 20GB seu carrega uns filme 4K ou Fullhd do Netflix fluido? ou sem estoura a franquia em poucos dias?
      A qualidade de vídeo e de até 3 GB por hora para o HD, e 7 GB por hora para o Ultra HD(4K)!
      A banda larga a cabo junto com o wifi vai durar décadas ainda.


  • Compre um roteador da Xiaomi. Pelo app do roteador dá pra fazer isso é muito mais de forma rápida e fácil


  • Toda as vezes que altero a senha do roteador coloco uma senha complicada, não apenas com letras e números, e com uma configuração bem fechada, afim de dificultar ainda mais até para hacker...


  • A matéria é muito boa para quem ainda não sabe como monitorar ou lidar com intrusos.
    No roteador TP-LINK, na aba reserva de endereço (menu DHCP), criou reservas de endereços para todos os dispositivos de casa, além de negar acesso a outros dispositivos, e frequentemente altero a senha do roteador, e também deixo o aplicativo Wifi Guard monitorando a rede. Assim, fica muito difícil de ser invadido.


  • Gostei do primeiro aplicativo. Quando o abri, vi uns trocentos dispositivos na minha rede. Olhei bem e pensei: Ufa, são só os sanguessugas das minhas tias, primas, sobrinhas, cunhado...


  • "Porra meu!", o prédio inteiro pendurado na minha rede wireless (wifi)...
    Pior: a NET, que me fornece o produto wifi, mesmo que admoestada por mim quase que diariamente em razão da baixa conectividade da rede, NUNCA, e nunca mesmo, tocou nesse assunto comigo como motivo do sinal ruim...


  • Não uso roteador! Uso o cabo de rede ligado direto no celular! ^^

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações