O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 21 Compartilhado 146 Comentários

Transforme o seu smartphone em um Google Pixel com essas dicas

O grande diferencial de um smartphone Android é que você possui várias opções de personalização. Tanto é que grande parte das funções exclusivas do Google Pixel podem ser usadas no seu smartphone. Hoje vou mostrar como ter o Assistente do Google, o modo noturno e outros recursos dos dispositivos da Google.

Pegue um atalho:

Modo noturno

Se você gosta de usar o seu smartphone à noite, este recurso do Google Pixel, que também chegou de forma nativa com o Android Nougat, pode ser excelente para você. Com o modo noturno no seu smartphone é possível usar um filtro que deixa a tela com cores mais quentes e menos azuis.

Existem muitas opções de aplicativos que oferecem este recurso, aliás, dispositivos da Samsung e da LG atualizados para a última versão do SO também trazem tal função. Infelizmente, os dispositivos da Sony não trouxeram tal recurso. Se o seu Android não tem o modo noturno, indico o uso do Twilight ou do Lux Lite. Você pode baixá-los na Play Store através dos links abaixo:

Lux Lite Install on Google Play Twilight Install on Google Play

Usando estes aplicativos, você vai até mais longe do que apenas ter o modo noturno, poderá configurar outros filtros.

Assistente do Google

Aos poucos o Assistente do Google vai sendo integrado a outros dispositivos, através da atualização do aplicativo de buscas da Google ou mesmo pelo uso contínuo do Google Allo, que já possui o suporte para português. Aliás, já é possível inscrever-se para ser um beta tester do app do Google, a partir da Play Store, poderá começar a usá-lo. Contudo, o recurso é limitado para um pequeno grupo de dispositivos, como os Nexus.

Google Install on Google Play

Se você modificar o seu smartphone, você poderá recorrer a opções seguras de instalação do Google Assistente. Uma destas formas exige a instalação da Custom Recovery TWRP. Depois de realizar um system wipe e instalar uma Custom ROM baseada no Nougat, escolha a variante dos OpenGApps para o seu dispositivo. O próprio sistema irá oferecer a opção de instalar o Assistente da Google.

Se você possui acesso root do seu dispositivo, também recomendo o uso do Google Assistant através do Xposed:

  • Você irá precisar de acesso root liberado e o módulo Xposed instalado (framework Xposed);
  • Baixe o módulo para o Xposed do Google Assistant aqui;
  • Reinicie o dispositivo;
  • Ative o módulo dentro do aplicativo do Xposed.

Plano de fundo animado

Para usar os papéis de parede animados do Google Pixel, são necessários alguns pré-requisitos, infelizmente. A nossa equipe instalou o plano de fundo animado em três aparelhos até o momento: no Galaxy S7, Xperia X e Huawei Mate 9. Em teoria, este recurso deveria funcionar em qualquer aparelho rodando com Android 6.0+ e com processador ARM64. Para saber qual é o seu processador, recomendo o uso do app AIDA.

Para passar a usar o plano de fundo animado do Google Pixel, primeiro baixe e instale o APK do papel de parede animado do Pixel; depois baixe o aplicativo do Google chamado "Planos de Fundo". 

Imagens de fundo Install on Google Play

Uma vez que os aplicativos estiverem instalados, acesse a sua gaveta de apps e lance o "Planos de Fundo". Vá até "Planos de fundo interativos" e escolha entre as opções disponíveis. Tanto no Xperia X quanto no Galaxy S7, pude selecionar o plano de fundo sem necessidade de usar um launcher alternativo, como o Google Now ou o Nova, mas se você tiver problemas para passar a usá-los, tente um lançador de terceiros.

plano fundo animado
Galaxy S7 (esquerda); Xperia X (direita) / © AndroidPIT

Pixel Launcher

O Pixel Launcher é fácil de baixar e instalar via APKMirror. Para tanto, você só tem que permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas e baixar o arquivo APK do Pixel Launcher. Contudo, apesar de ser similar ao lançador em suas características visuais, o app não é muito estável quando o assunto é a sua execução. Instalei o lançador no Xperia X rodando com Android Nougat e, até o momento, não tive problemas graves ao usar o app.

AndroidPIt google pixel XL 9797
Usar o Pixel Launcher com Android 7.0 não deve ser um problema com um APK / © AndroidPIT

Porém, se o seu Android é inferior à versão 7.0, pode sempre tentar outras soluções. Para isso, acesse o artigo abaixo:

Botões de navegação

Se você chegou até aqui e já tem o launcher da linha Pixel e o plano de fundo animado, então você vai precisar dos botões de navegação para ter uma experiência completa com este a seu mais nova customização Google Pixel. Como? Existe um aplicativo na Play Store chamado Pixbar, que torna possível fazer isso sem a necessidade de acesso root e através de sobreposição.

Nexus 5x pixel comparison
Pixel XL (esquerda); Nexus 5X (direita) / © AndroidPIT

O app é precisa de alguns ajustes para suportar algumas skins como da Sony, por exemplo, mas deve ser questão de tempo até termos uma melhor experiência com a interface de usuário de outras fabricantes. Porém, como o aplicativo é pago, custa R$3,09, você pode testar por algumas horas e pedir o seu dinheiro de volta caso não tenha gostado do Pixbar.

Gestos para o sensor biométrico

Para quem ainda não está familiarizado com a linha Google Pixel, existe uma opção nas configurações do sistema que habilita alguns gestos extras para o sensor biométrico. Quanto ativado esse recurso transforma o sensor numa espécie de trackpad, passando a reconhecer gestos que ativam funções específicas. É possível deslizar para baixo para acessar notificações ou então clicar rapidamente para entrar no modo de selfie com a câmera frontal.

Fingerprint Quick Action Install on Google Play

Nós já falamos sobre o aplicativo Fingerprint Quick Action, que foi desenvolvido por um membro do Fórum do XDA. Se o seu smartphone possui um leitor de digitais, você pode instalar o APK no seu Android para ter uma prévia dessas funções do Google Pixel no seu Android. Todos os detalhes sobre o app e seu funcionamento estão no artigo abaixo:

AndroidPIt google pixel 9899
Se o seu smartphone possui um sensor biométrico, tente tirar mais proveito dele / © AndroidPIT

E aí, você gosta de transformar o seu Android? Quais destes recursos você gostou mais?

 


Este artigo foi desenvolvido em conjunto com o editor Eric Herrmann, do AndroidPIT.de.

21 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    há 8 meses

    Jackson, o que você considera útil?

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    há 8 meses

    Desculpe Jackson, mas você precisa conhecer mais aplicativos para Android e recursos extras.

  • Andreu Vasconcelos há 8 meses

    Para mim a melhor opção seria vender meu aparelho e comprar logo um Pixel, só que não gosto. Mas acho as sugestões da Camila bastante válidas. Interessante é ver a galerinha que fala tanto em customização no Android, considerando-a como um ponto positivo, chamar essa mesma customização de gambiarra. Android é isso aí msm, liberdade! Espero que depois não venham contradições nos próximos comentários, criticando outros sistemas que não permitem tal nível de personalização.

  • Roger S. há 8 meses

    Dá pra baixar o sensor biométrico? O meu não tem, kkkkkkkkkk

  • Claudio R. há 8 meses

    Belo comentário Magnata!
    Mas não gosto de usar tantos aplicativos para customização do Android...
    Nada contra para quem gosta ;-)

146 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi