O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 137 Compartilhado 29 Comentários

Cyanogen OS agora traz a assistente virtual Cortana integrada ao OnePlus One

O pessoal da Cyanogen nunca escondeu que querem cada vez mais se desvincular dos serviços do Google. Assim, eles deram mais um passo: a nova versão da ROM Cyanogen OS 12.1.1 para o OnePlus One traz a assistente Cortana da Microsoft pré-instalada no sistema. Eles já haviam prometido isso anteriormente, mas é a primeira vez que uma ROM traz a assistente oficialmente em um aparelho.

A Cortana chegou à Google Play em Agosto de 2015 para ser instalada em qualquer aparelho. Obviamente, em se tratando de um aplicativo de terceiro, não há a possibilidade se integrar totalmente ao aparelho como acontece com o Google Now. Desse modo, a assistente da Microsoft é bem limitada se comparada com a versão para Windows Phone.

Claro que o Google nunca irá permitir isso; afinal, eles já possuem o assistente Google Now e não querem outro integrado ao Android, muito menos da rival Microsoft.

cortana android
Cortana da Microsoft é integrada ao Android na ROM Cyanogen OS! / © Cyanogen

A Cortana no OnePlus One funciona agora integrada ao sistema, sendo que até terá a hotword "Hey Cortana" para acessar a assistente. Inicialmente, há o suporte para alarmes, modo silencioso e configurações acionadas por comandos de voz. Mas isso é só o começo, segundo a  Cyanogen Inc., graças à profunda integração com o sistema operacional. No futuro, a Cortana conseguirá fazer ainda mais no OS, algo semelhante ao que já faz no Windows Phone.

cortana cards menu ENG w782
Cards e menu lateral da Cortana no Android. / © ANDROIDPIT

Se você é um feliz usuário do OnePlus One, a atualização está disponível no menu do sistema, mas esteja ciente de que o "12" na versão indica que isto ainda é Lollipop e não o Marshmallow. E como nem tudo são flores, a Cortana será limitada para os EUA por enquanto, mas você pode testar perguntando em inglês. A Cyanogen também não quer obrigar você a usá-la: a Cortana pode ser desinstalada como outro app qualquer.

Para instalar a versão normal em seu Android, basta clicar aqui. Como é uma versão de teste, primeiro você precisa se cadastrar como testador, sendo que depois o link é liberado.

E vocês, já usaram a Cortana através do app? O que acharam dela?

137 Compartilhado

29 Comentários

Escreva um comentário:

  • Eu não consigo entender onde a Cyanogen quer chegar... Antes eu acreditava no discurso da personalização, liberdade, controle total do sistema.
    Mas instalando um assistente da concorrente da Google que sempre monopolizou os sistemas de PCs por décadas, não me parece o mais adequado para o usuário.
    Desvincular o Android da Google é uma coisa, necessitar de APP de outros para retirar um dos serviços da Google, é diferente...
    Cyanogen desenvolvam um assistente pessoal próprio!
    Android não é Windows e a Microsoft não cordeiro, é lobo!


    • Achei meio infeliz seu comentário, se for assim, teria que retirar todo produto microsoft da play store? A pessoa tem a opção de qual ROM instalar, se não gosta, basta apenas usar outra custom.


  • Nada contra a cyaogen tentar se desvincular da google, mas ela priorizar isso ao invés do "usuário " já fica estranho, a cyaogen devia entender que alguns serviços do google são extremamente úteis e já estão integrados ao sistema.
    Ou seja a meta dela está sendo tirar o google do android, quando deveria estar sendo fazer o android melhor substituindo serviços da google por outras empresas.


  • Assim como o Google Now com a Cortana não é diferente, no inicio você pode até gostar de ficar falando com teu celular depois isso se torna uma função desnecessária, pra fazer algo no celular com mais rapidez é usando o jeito tradicional, e tenho certeza que ninguém vai sair por aí falando com o celular para as pessoas ao redor não te achar um doido de pedra.


  • Curioso que, já faz um tempo que a Cortana foi lançada oficialmente no Android, e não houve nem traço de matéria por aqui (o que cairia bem por ter sido na época de fim de ano, quando houve aquela "repostagem" de matérias antigas).


  • Imagina vc em um lugar publico com bastante gente ao redor, dai vc pega o celular e fala: Hey Cortana!!
    Todo mundo vai olhar pra vc e pensar: Olha o retardado!


  • Voltei de uma das famosas custom ROM para a versão stock somente para testar a famosa integração. Mas, confesso que depois de ins dois dias, já desisti. Primeiramente que eu também não uso muito esse assistente de voz, e para o que eu preciso o google now já me atende. Segundo que o CyanogenOS (como já disseram antes, não confundir com CyanogenMod) é pesadona, vem com aplicativos redundantes e desnecessários (a maior parte da para apagar, vá lá, mas o stock de SMS por exemplo não tem como) e o meu consumo de bateria disparou. Além do celular esquentar muito mais facilmente.

    Há versões do MM e do próprio LP muito mais estáveis, sólidas e limpas. Legal o esforço da Cyanogen em trazer algo novo, mas achei desnecessário. E concordo com quem comentou: se livrar da google para abraçar a Microsoft para ser "livre" é f...


  • É muita sacanagem, pregam a liberdade, querem se distanciar do google e se vendem para a Microsoft. E os bobos caem.


  • Eu com meu Moto G 2 já uso e abuso do "Ok! Google.", com a Cortana me daria muito bem. Eu acho o assistente de voz é muito útil.


  • eu prefiro ter nenhum, não quero parecer um retardado falando com o celular u_u''


    • Eu penso o mesmo, porém tem horas que é útil o assistente de voz, por exemplo quando estou dirigindo e consigo saber quem está ligando, consigo responder mensagens e saber as atualizações sem deixar prestar atenção no trânsito... Mas fora isso não tem utilidade (pelo menos pra mim).


  • Pelo jeito , realmente tio Bill está pagando um bom jabá ao pessoal do CyanogenOS .....deste jeito é moleza.


  • pessoal parece que só ler o tema, é cyanogen OS não é cyanogenMod entendam isso.


  • usei cyanogen uma vez no LG G2, era boa quase não tinha bugs, mas a câmera era um lixo..


  • Kra, tenho muita vontade de experimentar dps que intalei o CyanogenMod no meu antigo SIII, deve ser mto daora me livrar 1 poko do google!...


  • Boa droga. Prefiro a CyanogenMod mesmo.


  • O pessoal da cyanogen quer ficar fora das garras do Google e ficar na da MS agora.
    Se venderam pra lançar App da MS no dispositivo deles.. Quero ver até quando isso vai ser interessante pra eles.


  • uso cyanogen 13 em dois celulares meu e é super estável e atualizada, nunca usei outras ROMs mas comparada a stock acho muito melhor.


    • Kra, vc usa CyanogenMod (fork do AndroidOS) , ñ Cyanogen OS (fork do AOSP) !! ;)


      • Lucas, acho que ambos são fork do AOSP. A diferença, pelo que entendo, é que a CyanogenMod é open source podendo seu código ser usado por qualquer um. O CyanogenOS por sua vez tem algumas coisas proprietárias da Cyanogen. Pessoal mais instruído pode esclarecer melhor. :)

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi