O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

144 Compartilhado 103 Comentários

Cinco coisas para você fazer depois de comprar seu novo smartphone

Aquele momento maravilhoso. Seu smartphone novo acabou de ser entregue, ou você acabou de sair com ele da loja. Novinho, cheiroso, rápido, sem porcarias instaladas, nenhum risco ou sujeira. Lindo. Mas e agora? O que você pode fazer para ter a melhor experiência com seu novo aparelho? Vamos dar algumas dicas.

Kit do usuário feliz

Apesar de você já ter gasto dinheiro comprando seu novo smartphone, indico aqui um kit de acessórios extras que vão melhorar sua experiência de uso com o aparelho. Acredito que com menos de 150 reais você já consiga esse kit:

  • Case e película: nem todos gostam de usar, mas a verdade é que esses dois itens ajudam a preservar o aparelho e garantem que ele dure mais tempo e tenha melhor valor de revenda. Películas de vidro entregam a mesma experiência do vidro do aparelho e uma case protegerá de riscos e até de quedas. O investimento é baixo e vale a pena.
  • Cartão de memória: se o seu novo aparelho tem menos de 64 GB de espaço anunciados na caixa, um cartão de memória do tipo microSD pode fazer a diferença. Procure um que seja, no mínimo, classe 10 e de 32 GB, para que ele não atrapalhe o desempenho do hardware. Assim, você pode armazenar muito mais fotos e arquivos, inclusive alguns apps.
  • Bateria externa: por mais caro que seja um smartphone, praticamente nenhum consegue uma duração decente de bateria, e isso significa talvez ficar na mão no meio do dia. Uma bateria discreta, de 5000 mAh, já pode ajudar, mas o ideal é uma de 10000 mAh.
Akkupacks 03.02.2017 3
Uma powerbank pode te tirar de um sufoco / © AndroidPIT

Transferir os dados do outro aparelho

Traga tudo o que você tinha no outro celular para sua nova compra (ou presente), assim não terá o trabalho de lembrar quais apps tinha antigamente. Você também não precisa passar, manualmente, fotos e vídeos para o novo smartphone.

O sistema Android já tem recursos ótimos para passar todas os seus dados e informações sem muito esforço. Confira abaixo nossos tutoriais que explicam isso passo-a-passo.

Aproveite a faça uma boa limpeza. Jogue fora as imagens e vídeos inúteis que você recebe em seus grupos no WhatsApp, delete fotos que ficaram desfocadas ou que sejam repetidas. Não instale apps que você já não estava mais usando e recomece com o pé direito e mais espaço interno.

AndroidPIT Samsung Galaxy S7 edge data transfer 2
Transfira suas informações de um aparelho para outro / © AndroidPIT

Configure o bloqueio de tela

Para proteger suas informações, é essencial configurar um bloqueio de tela. Você pode até pensar que suas informações não são muito valiosas para os outros, mas pense nos contatos que tem, conversas íntimas que podem ser expostas a conhecidos ou colegas de trabalho e até fotos comprometedoras.

Com o objetivo de não ter dor de cabeça, configure essa função. É certo que vai ser mais demorado destravar seu aparelho sempre que for usar, mas vale o esforço. Se quiser gastar o menor tempo possível, obtenha um aparelho com sensor biométrico, assim basta encostar seu dedo no sensor e o aparelho estará livre para o seu uso.

Caso não tenha essa opção, o bloqueio através de padrão na tela pode ser prático, mas você ainda pode contar com o PIN (quatro números) ou ainda com uma senha comum, com letras e números. Smartphones mais modernos contam com desbloqueio facial ou por íris.

AndroidPIT huawei p10 fingerprint 9361
Sensor biométrico é viciante, use sem pensar / © AndroidPIT

Guarde o IMEI e a nota fiscal

Nunca se sabe quando você pode ter problemas em relação ao seu novo aparelho, e por isso é melhor se prevenir com uma pequena dica. Guarde o número do IMEI do seu aparelho. Esse é o número de identificação global único para cada telefone celular.

Você pode pegar o número do seu aparelho na etiqueta disponível na caixa. Se ele for Dual SIM, guarde os dois números. Caso não tenha a caixa, geralmente digitar *#06# no app de telefone do seu aparelho faz com que o número seja mostrado.

Com ele, você pode bloquear o aparelho para futuro uso, caso ele seja roubado. Sim, sabemos que há maneiras de burlar isso, mas pessoas mal intencionadas com menos conhecimento terão problemas.

A nota fiscal também é um item muito importante. Guarde a versão física da sua enquanto possuir o aparelho e, se possível, mantenha uma versão digital também. Ou tire uma foto ou guarde a que o site enviar. Nota fiscal tem bom peso na venda do aparelho e também pode servir em problemas relacionados a roubo.

AndroidPIT stolen smartphone 1608
Ter a nota fiscal guardada pode ajudar nesses casos / © AndroidPIT

Configure o Gerenciador de Dispositivos Android

Mais uma das primeiras coisas que você deve fazer ao pegar seu aparelho em mãos. O Gerenciador de Dispositivos serve para diversas coisas, e a principal delas é encontrar seu smartphone perdido. Ele pode ser sido roubado ou furtado, mas também pode ter se perdido pela casa ou você pode ter esquecido ele na casa dos amigos.

Com um acesso ao site da Google, você encontra a localização do aparelho, faz ele tocar em volume alto e até mesmo pode travá-lo, apagá-lo ou deixar uma mensagem para quem o encontrar. Mais uma solução simples para evitar dores de cabeça.

Configure o básico do sistema

Na gaveta de aplicativos, procure por Configurações ou Ajustes, e passe por cada uma das opções para deixar o funcionamento básico do aparelho do seu jeito.

Entre as coisas mais importantes, podemos citar a seção Tela, onde você escolherá por quanto tempo quer deixar o display ativo e o nível de brilho. Isso influencia muito na bateria. Em Notificações você escolhe quais apps poderão enviar avisos a você, e alguns são bem chatos quanto a isso.

AndroidPIT on the phone 0421
Passe pelas configurações com atenção / © AndroidPIT

Na seção de Bateria, você configura as funções de economia de bateria, em qual nível serão ativadas e qual o comportamento do aparelho nessas situações. Idiomas e entrada também vale uma olhada, pois lá estão as configurações do teclado, com dicionários, corretores, altura do teclado e muito mais.

Com esses pequenos detalhes, você já está pronto para aproveitar seu celular com muito menos dor de cabeça. Ele vai estar no ponto para que você instale seus apps preferidos e saia tirando fotos legais. Aproveite e faça o melhor com seu aparelho.

Quais são suas dicas para uma pessoa que acabou de comprar um smartphone?

144 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Stella Dauer
    • Equipe
    há 1 semana

    No ML também vendem essas películas curvas. Mas o que leio por aí é que é quase impossível usar essas películas com a case....

  • Leandro Marques há 1 semana

    Essa película líquida é pura enganação, já vi testes sobre ela. Agora no aliexpress tem películas de vidro curvas para telas Edge, só não sei se são boas...

  • Stella Dauer
    • Equipe
    há 1 semana

    Muito bom ver que os leitores do AndroidPIT são adeptos dessa religião da case e película, rs!

  • Sidney Piesco há 1 semana

    Película eu dispenso, mas case faz parte do aparelho. Os aparelhos da Samsung (edge) tem o defeito de não aceitar satisfatoriamente uma película de vidro, então não uso nada. Quanto às configurações, como tenho trocado sempre de Samsung para Samsung, os últimos foram muito fáceis de configurar. Basta conectar o aparelho antigo no novo através do cabo USB e responder sim à pergunta que aparece. Ele faz todo o resto e seu aparelho novo fica com todas as configurações e apps do antigo, incluindo as informações de agenda e contatos.

  • Sidney Piesco há 1 semana

    As películas curvas são muito ruins. Elas prejudicam muito o toque, principalmente próximo às bordas.

103 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações