Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

Sem serviço de dados? Veja como resolver este problema no seu Android

Sem serviço de dados? Veja como resolver este problema no seu Android

Vários leitores tem recorrido ao nosso fórum em busca da solução para um problema pra lá de irritante: em alguns aparelhos atualizados para o Android 8 (Oreo) uma notificação aparece insistentemente com a mensagem "Sem serviço de dados: serviço temporariamente bloqueado pela rede".

O problema parece ser especialmente comum no Galaxy S8/S8+, mas também pode afetar outros modelos. E além do incômodo da mensagem na tela ele pode causar um aumento no consumo de bateria do smartphone, já que a maioria dos aparelhos emite um som e/ou vibra ao receber uma notificação. E haja paciência para aturar um “ping” a cada 20 ou 30 segundos…

Que tal esconder a notificação?

Alguns leitores sugerem simplesmente esconder a notificação: quando ela surgir na tela, deslize-a para a esquerda, clique na engrenagem e selecione a opção Bloquear todas as notificações. Assim o aviso sobre o serviço de dados não aparecerá mais.

notificacao sem servico
Esta mensagem pode aparecer várias vezes por minuto / © AndroidPIT Brasil

O problema é que assim você está tratando o sintoma, e não a doença. A notificação não irá aparecer, mas seja lá o que for que está fazendo com que ela seja disparada continuamente continuará acontecendo. O melhor é cortar o mal “pela raiz”.

Uma “faxina” resolve

Para resolver o problema de uma vez por todas, é preciso ir um pouco mais fundo, como fez o leitor Maicon Marcello. Abra o app Configurar ou Configuração e clique em Apps (ou Aplicativos). Uma lista com todos os apps instalados em seu smartphone irá aparecer na tela. Clique nos três pontos no canto superior direito da tela, e em Mostrar Sistema para ver também os aplicativos que fazem parte do sistema operacional.

telefone limpar dados
Para resolver o problema, limpe os Dados e Cache do app Telefone / © AndroidPIT Brasil

Role a lista até encontrar o app Telefone. Toque nele, e na tela seguinte toque em Armazenamento. Agora toque nos botões Limpar dados e Limpar cache. Com isso você irá apagar dados da versão antiga do sistema operacional que podem estar causando o problema. Em alguns aparelhos da Samsung é possível encontrar três apps chamados “Telefone”, só é necessário fazer o procedimento no primeiro deles.

Esta dica funcionou para você? Você teve algum problema após atualizar o sistema de seu smartphone Android? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Artigos recomendados

8 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.