O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 48 Comentários

Qual a diferença entre os processadores Exynos e Snapdragon nos aparelhos Samsung?

Desde o Galaxy S2 a Samsung lança duas versões de seus smartphones flagship, uma com processador próprio, o Exynos, e outra com o Snapdragon, da Qualcomm. Mas por que a Sammy faz isso? Qual a diferença entre os dois processadores?

snapdragon 800 back extreme closeup teaser
O processador de um smartphone tem muitas funções. / © ANDROIDPIT

Por que a Samsung usa dois processadores diferentes?

Para quem não sabe, os processadores Exynos são produzidos pela Samsung, e os Snapdragon, pela Qualcomm. A Samsung leva em conta os custos mais baixos da produção in house do Exynos, mas também os mercados e o suporte oferecido. Normalmente, os Galaxy com chips Exynos ficam na Ásia, e os com Snapdragon vão para a América do Norte e Europa; no Brasil, isso varia. 

Como a Samsung é a maior fabricante de smartphones e tablets do mundo, ela precisa ter uma rede de fornecedores confiável e que consiga atender à demanda. Além disso, se um fornecedor apresenta problemas em suprir a cadeia, a fabricante pode realocar suas compras para outra empresa, isso é, se a Qualcomm tiver problemas com a fabricação dos Snapdragon, a Samsung pode aumentar sua produção de Exynos para colocar em seus Galaxy.

qualcomm snapdragon w
Chipsets da Qualcomm são quase onipresentes no universo Android. / © Qualcomm

Essa divisão também permite à Samsung escolher qual chip vai em qual modelo, permitindo ajustes por mercados e funções. Não obstante, há relatos de um contrato entre a Samsung e a Qualcomm. Outro ponto a se considerar é que dificilmente a Sammy conseguiria produzir e dar suporte a chips Exynos o suficiente para abastercer sua própria cadeia. 

samsungexynosocta5420
O Exynos da Samsung. / © Samsung

A diferença entre Exynos e Snapdragon

A diferença mais óbvia entre os dois processadores é o número de núcleos: os Exynos têm oito e os Snapdragon, quatro. Com um número maior de núcleos e com a arquitetura big.LITTLE da ARM, a Samsung consegue produzir processadores com 4 núcleos "maiores" para atividades mais pesadas e 4 núcleos "menores", para funções mais leves. A Samsung também utiliza o Heterogeneous Multi-Processing (HMP), que permite que atividades simples sejam manejadas por até 1 núcleo e que funções pesadas possam "ligar" até os 8 núcleos de uma só vez.

A grande vantagem da arquitetura big.LITTLE é o consumo de energia, já que é possível ligar e desligar os núcleos do processador para que somente o necessário gaste bateria, sem desperdício. Outra diferença é o processador gráfico, enquanto os Snapdragon utilizam GPU Adreno, os Exynos utilizam ARM Mali. 

Samsung 64 bit processor slide
A estratégia de usar os dois chips se manterá com os de 64-bit. / © Samsung

A velocidade de RAM também é diferente entre os processadores. Utilizando como exemplo o Snapdragon 801 e o Exynos 5430 (dois dos mais populares de 2014), temos as seguintes condições: enquanto a velocidade máxima de RAM do Snapdragon é de 933 MHz, a do Exynos chega a 2133 MHz. A velocidade de dados também é maior no Exynos pelo tamanho do semi-condutor, 20nm contra 28nm do Snapdragon. 

O processador da Qualcomm leva vantagem em outro campo: ele tem LTE integrado e capacidade de gravar vídeos a 4K, enquanto o Exynos 5430, não. Além das diferenças apontadas, há algumas outras, por exemplo, a disponibilidade de insfraestrutura LTE, o licenciamento de frequências 3G que a Qualcomm tem feito em alguns mercados; mas cobrimos aqui os principais pontos. A comparação indica que o Exynos se sai melhor que o Snapdragon, só que infelizmente isso importa pouco, já que em poucas situações é possível fazer uma escolha, a não ser que você decida importar um aparelho desbloqueado de outro mercado.

snapdragon 800 back closeup portrait
O processador pode ser pequeno, mas a sua importância é gigantesca. / © ANDROIDPIT

Não podemos esquecer que existem outros processadores no mercado, como o Tegra 4, Intel Atom e, futuramente, o NUCLUN, da LG; também lembre-se que a Samsung é quem fabrica os chips dos iPhones, apesar de a arquitetura ser diferente.

Qual é o melhor dos dois? Seria interessante se a Samsung oferecesse a possibilidade de escolha na hora da compra?

46 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • renan souza 1/nov/2014

    Nunca imaginei q o exynos fosse levar a melhor o.O

    Boa materia, bem interessante... parabéns.

  • Caio Perez 1/nov/2014

    Me desculpe amigo, mas tem sim. Se não sabe o android não suporta processadores 64 bits, esse suporte está vindo com o Android lollipop. Se pesquisar encontrará sobre o que eu estou falando.

  • Deathdoor 1/nov/2014

    A principal diferença entre os dois e que dá vantagem para a Qualcomm são os modens. O mercado ainda é dependente dos modens fabricados e integrados pela Qualcomm, foi por isso que a Samsung teve problemas de produção no passado. Se pudesse a Samsung usaria mais SoC próprios mas ela escolhe dependendo das necessidades (de banda de rádio) de cada mercado.

    Antigamente a Samsung fazia CPUs próprias baseadas no design da ARM para uso dela e da Apple, mas parou. A partir do Galaxy S2 e Note 2 passou a usar design genérico de CPU em seus SoC e praticamente parou de usar GPU PowerVR, o que é uma pena pois elas são as melhores do mercado. Na época do Note 3 que começou a usar em definitivo o esquema big.LITTLE de combinar CPU maior com menor. Esse SoC da LG também é assim. A Qualcomm sempre fabricou suas próprias CPUs com design próprio, no entanto os primeiros chips 64bits deverão usar o design genérico da AMR, como já o usa o último modelo Exynos.

    Tem um erro. Exynos tem capacidades 4K também e quem é responsável por isso são os circuitos de imagem e vídeo integrados no SoC, não é bem a CPU nem a GPU. Mali também tem seus DSP e ISP capaz de processar e gerar imagens em 4K, só não lembro se tem nome próprio. A GPU Adreno usa o Hexagon, que na maioria dos casos já é antiga e bastante recauchutado (acho que a série 400 vem com uma atualização dele). Existe pouca diferença de performance entre eles mas pelo menos a Qualcomm atualiza suporte para novas tecnologias como decodificação parcial para H265 mesmo nos modelos mais básicos.

  • Jonas D. 1/nov/2014

    funs?

  • Junior Pereira 1/nov/2014

    Melhor processador é aquele que tem mais suporte na comunidade de desenvolvimento... um bom exemplo é: nao vemos muitas customs roms pra o Razr I pq ele usa um processador "Intel Atom". Enquanto processadores snapdragon continuar populares, serao a melhor opcao, pois oq salva muita gente sao as customs roms, e sem elas o smart fica defasado mais rapido!
    Ps: viva a obsolência programada das empresas 😒

48 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • E os processador ente Exynos e snapdragon gostei muito do Exynos
    Muita diferença amei não sei explicar muito por que snapdagon no s7 edge saio 2.6 ghz no máximo ai ficou agora reduzio menos 2.3 ghz no Exynos e achei muito mais rápido sistema no s8 eles são muito foda 😂😂😍🤗❤👏🏻👏🏻👏🏻


  • Muito interessante essa matéria me tirou muitas dúvidas sobre os chips da Samsung.


  • Baixe no play store app> (CPU-Z) SAIBA MAIS SOBRE SEU CELULAR . ●Android.
    Curta nossa página no Facebook.
    Globo das utilidades.


  •   24

    ░█▀░░░░░░░░░░░▀▀███████░░░░
    ░░█▌░░░░░░░░░░░░░░░▀██████░░░
    ░█▌░░░░░░░░░░░░░░░░███████▌░░
    ░█░░░░░░░░░░░░░░░░░████████░░
    ▐▌░░░░░░░░░░░░░░░░░▀██████▌░░
    ░▌▄███▌░░░░▀████▄░░░░▀████▌░░
    ▐▀▀▄█▄░▌░░░▄██▄▄▄▀░░░░████▄▄░
    ▐░▀░░═▐░░░░░░══░░▀░░░░▐▀░▄▀▌▌
    ▐░░░░░▌░░░░░░░░░░░░░░░▀░▀░░▌▌
    ▐░░░▄▀░░░▀░▌░░░░░░░░░░░░▌█░▌▌
    ░▌░░▀▀▄▄▀▀▄▌▌░░░░░░░░░░▐░▀▐▐░
    ░▌░░▌░▄▄▄▄░░░▌░░░░░░░░▐░░▀▐░░
    ░█░▐▄██████▄░▐░░░░░░░░█▀▄▄▀░░
    ░▐░▌▌░░░░░░▀▀▄▐░░░░░░█▌░░░░░░
    ░░█░░▄▀▀▀▀▄░▄═╝▄░░░▄▀░▌░░░░░░
    ░░░▌▐░░░░░░▌░▀▀░░▄▀░░▐░░░░░░░
    ░░░▀▄░░░░░░░░░▄▀▀░░░░█░░░░░░░
    ░░░▄█▄▄▄▄▄▄▄▀▀░░░░░░░▌▌░░░░░░
    ░░▄▀▌▀▌░░░░░░░░░░░░░▄▀▀▄░░░░░
    ▄▀░░▌░▀▄░░░░░░░░░░▄▀░░▌░▀▄░░░
    ░░░░▌█▄▄▀▄░░░░░░▄▀░░░░▌░░░▌▄▄
    ░░░▄▐██████▄▄░▄▀░░▄▄▄▄▌░░░░▄░
    ░░▄▌████████▄▄▄███████▌░░░░░▄
    ░▄▀░██████████████████▌▀▄░░░░
    ▀░░░█████▀▀░░░▀███████░░░▀▄░░
    ░░░░▐█▀░░░▐░░░░░▀████▌░░░░▀▄░
    ░░░░░░▌░░░▐░░░░▐░░▀▀█░░░░░░░▀
    ░░░░░░▐░░░░▌░░░▐░░░░░▌░░░░░░░
    ░╔╗║░╔═╗░═╦═░░░░░╔╗░░╔═╗░╦═╗░
    ░║║║░║░║░░║░░░░░░╠╩╗░╠═╣░║░║░
    ░║╚╝░╚═╝░░║░░░░░░╚═╝░║░║░╩═╝░


    achava que os exynos era podre


  • Lembrando que os novos processadores da Apple, como o A8, não são fabricados pela Samsung.


  • Afinal de contas, qual processador é o melhor?
    Mais potente?


  • Parabéns AndroidPit. Matéria ótima!!


  •   28

    matéria boa pra dar um tempo com as matérias de rumor disso e daquilo


  • Esqueceram de mencionar que o exynos eh usa arquitetura 64bits. O exynos 5433 do note 4 eh 64bits, mas essa caracteristica ainda se encontra desativada pois o android kitkat n suporta 64bits, mas logo isso ira mudar com a chegada do android L


  • Muito boa a matéria. Se querem saber, pra mim a Apple e Samsung são parceiras. Na mais crítica desconfiança, digo que a Apple é dona da divisão mobile da Samsung. Toda essa "briga" que rola entre as duas, colocam elas em evidencia, atraindo mais os consumidores. Não é possível que se processe de um lado, por causa de patentes, e se abra a produção de componentes, principalmente entre produtos rivais. Alguma coisa há ai!


  • Excelente post, bastante esclarecedor!
    Eu estava pesquisando exatamente sobre esse assunto já que pretendo adquirir o note 4 que em sua variante nacional conta com o exynos 5433 que apesar de se sair melhor em testes de benchmark do que o snapdragon 805 eu ainda tinha algumas dúvidas, tipo essa versão usa realmente os 8 núcleos ao mesmo tempo? e no caso da versão 5430 tinha a desvantagem de não ser compatível com o LTE e o 4K mais sei que o exynos 5433 é compatível com o LTE mas e com o 4K?


  • O exynos sé peca por não ter suporte ao LTE até poque filmagem em 4K é bem desnecessário pelo fato de quase ninguém ter aparelhos que reproduzem essa resolução
    pra min, se eu for comprar um aparelho vou preferir o snapdragon pelo suporte ao 4G


  • Eu tenho um S5 com processador Exynos e meu amigo tem um com Snapdragon. A maior diferença que percebemos é que o Snapdragon dele tem 4G e meu Exynos não. Fora isso, o meu Exynos tem uma duração de bateria muito maior. E o Snapdragon dele se sai levemente melhor em jogos. Nos aplicativos em geral não se nota muita diferença.


  • Você errou o nome empresa aí na matéria.


  • Excelente matéria!


  • Já conversei com pessoas que já tiveram em mãos por exemplo o Galaxy S4 com processador Snapdragon e também com Exynos, e o que me foi relatado é o seguinte, além da falta de custom roms para os Exynos, também foi relatado um maior aquecimento dos Exynos e também vários engasgos, algo que já não houve no S4 equipado com o Snapdragon! Particularmente eu não pegaria um Samsung com Exynos, até porque sabemos que TW além de ser pesada, a falta de atualizações nos dispositivos da Samsung é bizarro!


    • Geralmente a GPU no Snapdragon é melhor que a GPU do Exynos, o problema vem daí. Se fosse aqueles modelos de antigamente que as vezes vinham com GPU da PowerVR seria o melhor desempenho, mas parece que a Samsung não quer mais usar essa GPU.


  • Francisco , está errado O Exynos 5430 suporta LTE e filmagem em 4k ; Tanto que o Alpha suporta 4G Cat6 e Filmagem 4K

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações