Motorola RAZR D3 — Review Câmera Razr D3

  • Respostas:1
Marcus Vinicius Kayser Smiderle
  • Posts no fórum: 8

13/06/2013, 06:54:36 via Web

Olá pessoal boa noite, ou melhor dizendo boa madrugada, sou membro novo no fórum e quero deixar aqui minha contribuição a respeito da Câmera do Motorola Razr D3.

Recentemente adquiri o Razr D3 e desde então tenho feitos vários testes com sua câmera tanto em bater fotos como na gravação de videos. Tudo que estarei falando a seguir foi resultado de varias pesquisas e testes realizados por mim.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FILMADORA

Bom vamos começar com a filmadora, quando adquiri o produto levei um choque ao perceber que sua filmadora grava apenas no formato 3gp, e não no formato padrão de vários celulares (mp4).

Para quem não sabe 3gp é um formato utilizado que realiza melhores compressões de vídeo e áudio porem diminui sua qualidade.

A maior crítica de vários usuários em relação a câmera do Razr D3 é em relação ao áudio que a filmadora capta, muitos falando que é terrível e de péssima qualidade. Bom vamos aos fatos.

Realizei diversas gravações de vídeos com sua câmera padrão, achei a qualidade de imagem boa e satisfatória, a filmadora grava em 30 fps, mas tomem cuidado, isso não garante que o celular consiga captar frames de imagens rápidas muito bem. Em um teste realizado por mim, gravando uma partida de tênis de mesa ficou claro e nítido o "rastro" da bolinha, não conseguindo assim pegar o movimento limpo e suave.

Agora se você vai gravar algo do cotidiano como ambientes, paisagens, pessoas andando e até carros, fique tranquilo pois o celular proporciona uma qualidade de imagem muito boa!

Mas e o Áudio que é gravado em 3gp é ruim?

Sim o áudio é ruim, mas irei mostrar mais pra frente que não tem muito o que mudar em relação a isso, nem mesmo gravando em MP4.

Mas ruim como? bem deixa eu explicar melhor.

Quando gravado um determinado vídeo que possui barulhos mais afastados da câmera, como por exemplo pessoas falando longe da câmera, o áudio não consegue ser muito bom, é apenas "escutável" porém quando a pessoa que esta gravando fala, ou pessoas ao seu redor em curta distancia de você falam, o áudio captado é nítido e satisfatório, você consegue entender bem o som captado.
Uma coisa que reparei é que o áudio captado atras de você é muito melhor que o áudio captado a frente de você, acredito que isso seja pelo fato do microfone estar na frente.

Buscando solução para melhorar a câmera do aparelho, achei 2 programas o lgcamera pro e o câmera JB+

lgcamera pro -> Consegue gravar videos em MP4, possui uma ampla variedade de configurações, inclusive de áudio. No primeiro momento achei que este software seria perfeito e resolveria todos meus problemas só que não foi isso que aconteceu.

Bem, gravando na qualidade máxima tanto de vídeo como de áudio no formato MP4, você consegue sim reparar uma melhora no áudio captado pela câmera, a melhora é muito pouca mas é bem vinda.

E a qualidade de vídeo?

Infelizmente a qualidade de vídeo foi inferior ao software padrão, sim mesmo gravando em mp4 a qualidade foi inferior, mas inferior em que aspecto?

Se você comparar uma gravação comum no lgcamera pro e no software da câmera, dificilmente conseguira notar alguma diferença se não reparar mais a fundo, a diferença mesmo esta na captação de movimentos rápidos, Uma simples gravação de uma estrada com carros passando você nota que o movimento não é fluido, coisa que não ocorre na câmera padrão. Como eu havia dito la em cima a respeito da gravação do jogo de tênis de mesa, com o software de câmera padrão fica rastros no movimento da bolinha, porem com o lgcamera a situação piora! acreditem.

A explicação para isso ao meu ver é simples, cada celular comprado possui seu software de câmera já aprimorado e configurado da melhor maneira possível para o melhor desempenho que o celular possa oferecer. Ponto em que a Motorola falhou em relação ao áudio, mas em compensação a imagem está muito bem otimizada.

Câmera JB+ -> não grava em MP4 apenas em 3gp, Porem tem promessa de melhorar o áudio da câmera padrão, o que de fato faz! a qualidade de áudio melhora, mesmo sendo em 3gp mais uma prova que a Motorola não otimizou suficiente o recurso de áudio.

Porém no quesito imagem acontece exatamente como no lgcamera, por ambos serem um software que precisam focar não em um, mas em uma gama enorme de celulares diferentes no mercado o mesmo não consegue fazer milagre em todos os todos os aparelhos, deixando assim uma pequena piora nas imagens comuns, e grande piora em imagens em movimento rápido em relação ao software padrão.

Veredito Final

Por enquanto ainda não temos um software para poder substituir totalmente a câmera padrão.

Todos os programas testados conseguiram melhorar um pouco a qualidade de áudio, mas analisando mais a fundo gravação por gravação a qualidade de imagem é inferior a do software padrão.

Minha opinião, continuem utilizando a câmera padrão do aparelho, a mesma esta otimizada para captar imagens da melhor maneira possível, que dificilmente algum programa ira conseguir copiar, pois não tem foco apenas em um celular específico mas sim em vários.
Já o software padrão já vem otimizado para seu melhor uso.

Lembrando que isso pode ser facilmente corrigido com uma possível futura atualização por parte da Motorola, sabendo que é mais um problema de Software do que de hardware.

Então dependemos da boa vontade da Motorola em disponibilizar uma atualização para melhorar o áudio da câmera =)

Nota final para a filmadora eu daria em torno de 7/10.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FOTOS

Até então foi falado somente da filmadora, agora vamos falar um pouco das fotografias.

Dentre as tecnologias da câmera temos auto focus, detector de rostos, modo HDR e a tecnologia BSI que melhora muito as fotos em ambiente escuro.

Não tem muito o que dizer em relação as fotografias, as fotos saem com brilho, contraste e tom de cores perfeitas impressionando por se tratar de um celular que esta custando na faixa de R$650,00.

A noite as fotografias continuam ótimas graças ao LED flash e a tecnologia BSI, iluminando muito bem o ambiente antes da foto ser tirada. e proporcionando uma imagem super nítida e de boa qualidade.

Veredito Final

As fotos são ótimas dando show em muitos celulares com preços mais elevados, mesmo em ambientes escuro o celular não deixa a desejar e faz seu papel muito bem.

Nota final para as fotos eu daria em torno de 9/10.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu posso ter sido meio duro com relação a filmadora do aparelho, tendo em vista que os celulares concorrentes e na mesma faixa de preço não consegue ter o mesmo desempenho da filmadora do Razr D3, mesmo com sua deficiência de qualidade de áudio.

E acredito que HOJE o Razr D3 seja o melhor custo x beneficio de celular disponível no mercado.

EDIT

Descobri o motivo pelo qual o lgcamera pro e o camera JB+ gravam a imagem em movimento horrível.

É porque ambos os apps ignoram a taxa de quadros por segundo que você coloca pra gravar e SEMPRE setam para 15fps, (software padrão grava em 30fps) é por isso que os videos gravados com estes aplicativos não são bons.

É uma pena os programas possuir esse "BUG" porque eles realmente ajudam na qualidade do som.

— alterado em 14/06/2013, 03:21:12

Conta desativada

Responder
Rafael Felix
  • Posts no fórum: 2

18/07/2013, 22:05:28 via Web

Parabens pelo review....muito bom...

eu já ia instalar esse JB+ mas estava com dó de gastar R$5,00 mas vou testar para ver se sinto melhora no audio, pois considero mesmo muito ruim

Responder