LG Optimus L5 — [PROJECT] Pack Português Brasil para o L5 com Android Jelly Bean [Closed]

  • Respostas:160
  • Sticky
Carlos
  • Posts no fórum: 64

10/12/2013, 15:54:13 via Web

Bom, primeiramente peço desculpa por estar perguntando algo fora do assunto do tópico, mas vcs sabem se tem algum tópico pelo fórum explicando pra que serve alguns processos nativos do sistema e qual consequência traria caso venha a ser fechado? Pq eu to doido pra sair "congelando" alguns processos com o Titanium Backup mas como não manjo muito, to meio com receio.

Responder
hugo.gabriel999
  • Posts no fórum: 947

10/12/2013, 15:57:34 via App

Carlos
Bom, primeiramente peço desculpa por estar perguntando algo fora do assunto do tópico, mas vcs sabem se tem algum tópico pelo fórum explicando pra que serve alguns processos nativos do sistema e qual consequência traria caso venha a ser fechado? Pq eu to doido pra sair "congelando" alguns processos com o Titanium Backup mas como não manjo muito, to meio com receio.
Se for pra congelar por que não desisntala logo?

Responder
Carlos
  • Posts no fórum: 64

10/12/2013, 16:29:11 via Web

Hugo Gabriel
Carlos
Bom, primeiramente peço desculpa por estar perguntando algo fora do assunto do tópico, mas vcs sabem se tem algum tópico pelo fórum explicando pra que serve alguns processos nativos do sistema e qual consequência traria caso venha a ser fechado? Pq eu to doido pra sair "congelando" alguns processos com o Titanium Backup mas como não manjo muito, to meio com receio.
Se for pra congelar por que não desisntala logo?

Alguns que eu sei que não vou usar como Rádio eu to desinstalando, o negócio é que tem uns que gasta bastante RAM como por exemplo o Toolkit SIM e não sei pra que serve, Google Partner Setup tmb.

Responder
Fredney R. Moronari
  • Posts no fórum: 7

22/01/2014, 13:30:05 via Web

Ola, bom dia;

Eu tenho um E615F (dual chip) e estou baixando a rom 20D para
atualizar meu aparelho, posso (devo) usar esse pack para traduzir
depois do update?

Estou afim de testes e poder ajudar.

Responder
Fredney R. Moronari
  • Posts no fórum: 7

22/01/2014, 14:45:57 via Web

Fredney R. Moronari
Ola, bom dia;

Eu tenho um E615F (dual chip) e estou baixando a rom 20D para
atualizar meu aparelho, posso (devo) usar esse pack para traduzir
depois do update?

Estou afim de testes e poder ajudar.

É normal quando eu clico em "launch software update" o programa KDZ
dar uma travada durante uns minutos?

Responder
hugo.gabriel999
  • Posts no fórum: 947

22/01/2014, 16:41:46 via Web

Fredney R. Moronari
Fredney R. Moronari
Ola, bom dia;

Eu tenho um E615F (dual chip) e estou baixando a rom 20D para
atualizar meu aparelho, posso (devo) usar esse pack para traduzir
depois do update?

Estou afim de testes e poder ajudar.

É normal quando eu clico em "launch software update" o programa KDZ
dar uma travada durante uns minutos?

Sim, aconteça o que acontecer, não feixe e nem retire do cabo..

Responder
Luciano lopes
  • Posts no fórum: 26

01/02/2014, 12:16:11 via Web

Ficou muito bom, instalei no meu L5 e está quase todo portuguê-BR, valeu mesmo por esse pack que é muito bom.

L. Schefer

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

01/02/2014, 16:52:55 via Web

Luciano lopes
Ficou muito bom, instalei no meu L5 e está quase todo portuguê-BR, valeu mesmo por esse pack que é muito bom.
Por nada Lucinano, precisado de alguma caisa é só falar! :D

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 111

02/02/2014, 17:57:54 via Web

laíre,nao seria melhor instalar os arquivos pelo recovery?,bem no meu l5 dava alguns erros ao tentar colocar os apps dai preferi fazer pelo recovery q na minha opinião é mais simples,a unica coisa q nao coloquei foi Locale & Language
tradução via recovery

— alterado em 02/02/2014, 18:08:23

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

02/02/2014, 18:13:23 via Web

Vinicius Dell Osbel de F.
laíre,nao seria melhor instalar os arquivos pelo recovery?,bem no meu l5 dava alguns erros ao tentar colocar os apps dai preferi fazer pelo recovery q na minha opinião é mais simples,a unica coisa q nao coloquei foi Locale & Language
tradução via recovery
Opa meu querido, mais era isso que tava tentando uai, rs, só não sabia como por isso o projeto, para todos cooperarem e fazer uma coisa mais simples, mais parece que você conseguiu . Como foi que tu fez, traduziu um a um?

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 111

02/02/2014, 18:22:49 via Web

Opa meu querido, mais era isso que tava tentando uai, rs, só não sabia como por isso o projeto, para todos cooperarem e fazer uma coisa mais simples, mais parece que você conseguiu . Como foi que tu fez, traduziu um a um?
criei uma pasta META-INF usando esse tutorial do XDA ,depois adicionei os arquivos do seu pack e a meta-inf em um zip,os arquivos da meta-inf dao as "coodernadas" e substituem os arquivos ,foi basicamente isso shashu,so uma dica faz a instalação pelo recovery antes de traduzir pelo locale & language, quando fiz primeiro o l&l ele voltou ao idioma anterior.

alterei o updater-script para
1ui_print("iniciando traducao");
2ui_print("vamos traduzir ");
3run_program("/sbin/mount", "/system");
4package_extract_dir("system", "/system");
5run_program("/sbin/umount", "/system");
6ui_print("Traduzido :)");
demorei mais pra descobrir q tinha q desmontar e montar a system do q pra fazer o resto asuhauhs

— alterado em 02/02/2014, 21:46:59

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

03/02/2014, 11:22:03 via Web

Hugo Gabriel
Outro, rs, que bom, só me resta a dúvida se ambos foram testados e se pegam no L5 Dual. Há e Hugo, tu pós o atalho para o Local e Idioma dentro das configurações? foi fazer assim, vou agrupar por versões, o ,meu já é o v1, o do Vinícius vai se o v2 e o teu vai ser o v2.1 ou v3, dependendo das mudanças. vamos continuar com esse projeto que sabe consigamos um pack 100% Pt-Br para ambos os modelos. :D

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 111

03/02/2014, 17:37:10 via Web

Outro, rs, que bom, só me resta a dúvida se ambos foram testados e se pegam no L5 Dual. Há e Hugo, tu pós o atalho para o Local e Idioma dentro das configurações? foi fazer assim, vou agrupar por versões, o ,meu já é o v1, o do Vinícius vai se o v2 e o teu vai ser o v2.1 ou v3, dependendo das mudanças. vamos continuar com esse projeto que sabe consigamos um pack 100% Pt-Br para ambos os modelos. :D
laire,acho q pra funcionar no e615 teria q ser um pack diferente,pois imagino q o LGSettings3_​2.apk do single nao tem as configurares do dual,acredito q os outros apks se manteriam os mesmos so o LGSettings3_2 teria q ser trocado pelo o do dual

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

03/02/2014, 18:41:24 via App

se vcs quiserem eu posso usar o do e615 .

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 111

03/02/2014, 20:10:05 via Web

Vitor Marques
se vcs quiserem eu posso usar o do e615 .
eu nao sei se o hugo testou asuhau,bem pode testar o Pack+Pt-Br signed.zip mais nao garanto q vai funcionar,se nao funcionar faça o kdz novamente :)

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

03/02/2014, 22:47:52 via Web

Vinicius Dell Osbel de F.
Vitor Marques
se vcs quiserem eu posso usar o do e615 .
eu nao sei se o hugo testou asuhau,bem pode testar o Pack+Pt-Br signed.zip mais nao garanto q vai funcionar,se nao funcionar faça o kdz novamente :)
kkkkkkk na verdade eu ia perguntar se eu poderia upar o LGSettings3_​2.apk do 615 para fazer as traduções do 612 e 615 separadas para não dar conflito.

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

03/02/2014, 22:51:40 via Web

Vitor Marques
Vinicius Dell Osbel de F.
Vitor Marques
se vcs quiserem eu posso usar o do e615 .
eu nao sei se o hugo testou asuhau,bem pode testar o Pack+Pt-Br signed.zip mais nao garanto q vai funcionar,se nao funcionar faça o kdz novamente :)
kkkkkkk na verdade eu ia perguntar se eu poderia upar o LGSettings3_​2.apk do 615 para fazer as traduções do 612 e 615 separadas para não dar conflito.
Upa aí que o Vinicius traduz, rsrs :grin:

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

03/02/2014, 23:46:18 via Web

Tai ó o LGSettings3_​2.apk do 615 http://www.4shared.com/mobile/gk6Xdjrpce/LGSettings3_2.html
Se quiserem outro app ou precisarem de um testador é só pedir.:D

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 111

04/02/2014, 15:27:48 via Web

Vitor Marques
Tai ó o LGSettings3_​2.apk do 615 http://www.4shared.com/mobile/gk6Xdjrpce/LGSettings3_2.html
Se quiserem outro app ou precisarem de um testador é só pedir.:D
la vamos,preciso na pasta app do LGFotaClient.apk,LGSystemUI.apk,LockScreen3.apk e LockScreenSettings.apk na framework o com.lge.app.floating.res.apk,framework-res.apk e lge-res.apk,sao todos os apps q sao diferentes no dual

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

04/02/2014, 20:03:04 via App

só vi agora,pera que eu upo tudo.

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

04/02/2014, 21:28:05 via Web

Vitor se tiver como me manda essas 6 Prints, tipo com se tiver algum app na tela tu tira ou oculta para ficar como na hora que atualizar, de uma forma que fique como vem de fabrica. Desculpe pelas exigências, se for possível ficarei muito grato. :grin:

— alterado em 04/02/2014, 21:44:58

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

04/02/2014, 21:50:45 via Web





Serve assim ou quer outras?

— alterado em 04/02/2014, 21:51:19

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

04/02/2014, 21:56:33 via Web

E Aqui http://www.4shared.com/rar/pHKPEFm2ba/lG_E615.html o pack que o Vinicius pediu, compactado em RAR.

— alterado em 04/02/2014, 21:58:16

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

04/02/2014, 22:04:50 via Web

Opa Vitor tão ótimas, muito obrigado, é pra o outro negocio, rs,

Edite: Tu não tá usando uma Stock? Era legal se fosse duma stock como a v20a que tem português 8o

— alterado em 04/02/2014, 22:07:39

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 111

05/02/2014, 14:47:59 via Web

laíre, quando nao tem a values-pt eu crio ou altero a de outra linguá ?

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

05/02/2014, 16:11:36 via Web

Vinicius Dell Osbel de F.
laíre, quando nao tem a values-pt eu crio ou altero a de outra linguá ?
Eu fiz da seguinte forma, peguei duas ROMs e instalei no meu L5, uma foi a 20A do México, que contem a o Português Brasileiro, e a segunda foi uma da Cisjordânia, que tem apenas inglês, copiei a pasta App presente em System de ambas para o meu PC. Dessa forma fiquei com apps inglês e apps português, dai substitui os langs, não sei bem se renomeei, mais sei que deu certo. :D

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

05/02/2014, 20:19:12 via Web

Laíre desculpe a demora da resposta,estou usando uma stock sim mas deodexada que facilita modificar os apps,não uso a V20A pois não tem root nela
e impossibilita de usar o root Explorer.

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

06/02/2014, 14:45:19 via Web

Vitor Marques
Laíre desculpe a demora da resposta,estou usando uma stock sim mas deodexada que facilita modificar os apps,não uso a V20A pois não tem root nela
e impossibilita de usar o root Explorer.
Opa, entendi, consegui fazer, em breve voce verá o resultado, obrigado pela prints. :D

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Jonas C.
  • Posts no fórum: 289

06/02/2014, 22:53:14 via Web

Vinicius Dell Osbel de F.
laíre,nao seria melhor instalar os arquivos pelo recovery?,bem no meu l5 dava alguns erros ao tentar colocar os apps dai preferi fazer pelo recovery q na minha opinião é mais simples,a unica coisa q nao coloquei foi Locale & Language
tradução via recovery
Fico muito bom o zip Vinicios PARABENS

Antes de fazer qualquer alteração de software em seu smartphone faça o backup.

Conta desativadaL. Schefer

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

07/02/2014, 00:57:59 via Web

Topic Update:
  • Adicionado duas novas versões instáveis via recovery. (Graças ao Hugo Gabriel e ao Vinicius Dell)
  • Tópico atualizado para melhor compreensão dos novos usuários. (Mais ajustes no tópico em breve)

— alterado em 07/02/2014, 00:58:46

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Conta desativada

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 111

07/02/2014, 18:07:19 via Web

laire,preciso assinar alguns dos apks ou é so recompilar ?

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

07/02/2014, 18:28:13 via Web

Vinicius Dell Osbel de F.
laire,preciso assinar alguns dos apks ou é so recompilar ?
Vinicius,não sou o Laíre hehehe,mas apks do sistema não precisam ser assinados.

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 111

07/02/2014, 18:34:51 via Web

Vitor Marques
Vinicius Dell Osbel de F.
laire,preciso assinar alguns dos apks ou é so recompilar ?
Vinicius,não sou o Laíre hehehe,mas apks do sistema não precisam ser assinados.
vlw,hoje ou amanha eu termino a tradução hehe

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

07/02/2014, 18:42:34 via Web

Opa, eu agradeço aos dois, muito bom poder ter o idioma Pt-Br numa ROM Stock do L5, só tirando uma dúvida do Vinicius, alguns apps como a Câmera precisa ser assinados, nas primeiras paginas desse tutorial o Hugo me ensinou uma forma bem legal e simples de assinar os apps, peço que voce, Vinicius, der uma olhada entre a pagina 1-4, lá tem muita informação importante lá, o método de assinar é feito com o próprio Winrar. Boa sorte!

— alterado em 07/02/2014, 18:43:57

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 111

07/02/2014, 18:47:36 via Web

Laíre S.
Opa, eu agradeço aos dois, muito bom poder ter o idioma Pt-Br numa ROM Stock do L5, só tirando uma dúvida do Vinicius, alguns apps como a Câmera precisa ser assinados, nas primeiras paginas desse tutorial o Hugo me ensinou uma forma bem legal e simples de assinar os apps, peço que voce, Vinicius, der uma olhada entre a pagina 1-4, lá tem muita informação importante lá, o método de assinar é feito com o próprio Winrar. Boa sorte!
acho que nao sera necessário a camera dos L5 sao todas iguais so muda os apps de configuração :)

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 111

07/02/2014, 20:40:40 via Web

alguém pode me ajudar com esse erro

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

07/02/2014, 21:04:55 via Web

Qual procedimento voce tentou, e como chegou a esse erro, é que faz tempo que não uso essa ferramenta.

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 111

08/02/2014, 01:27:53 via Web

Laíre S.
Qual procedimento voce tentou, e como chegou a esse erro, é que faz tempo que não uso essa ferramenta.
fui recompilar o framework,e deu isso

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

08/02/2014, 01:32:10 via Web

Vinicius Dell Osbel de F.
Laíre S.
Qual procedimento voce tentou, e como chegou a esse erro, é que faz tempo que não uso essa ferramenta.
fui recompilar o framework,e deu isso
Vixe, pior que nem lembro mais como que faz esse negocio, recomendo que voce leia o meu dialogo com o Hugo, lá tem muita informação.

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Rafael L.
  • Posts no fórum: 265

16/02/2014, 06:22:04 via Web

Gente será que a V20 do Chile ou México já não vem com pt-BR?

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

16/02/2014, 19:33:37 via Web

Mas esse projeto abrange mais os usuários do E615 que não tem nenhuma rom em PT-BR.

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
Rafael L.
  • Posts no fórum: 265

16/02/2014, 22:18:08 via Web

Vitor Marques
Mas esse projeto abrange mais os usuários do E615 que não tem nenhuma rom em PT-BR.
Ah a do México ou Chile não pega no P615f?
Porque no caso do L7 dá pra usar ROM do P700 no P705 sem problema por exemplo bastando que seja feita restauração aos dados de fábrica pra não ficar reiniciando em loop...

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

17/02/2014, 01:17:27 via Web

Rafael L.
Vitor Marques
Mas esse projeto abrange mais os usuários do E615 que não tem nenhuma rom em PT-BR.
Ah a do México ou Chile não pega no P615f?
Porque no caso do L7 dá pra usar ROM do P700 no P705 sem problema por exemplo bastando que seja feita restauração aos dados de fábrica pra não ficar reiniciando em loop...
Não,pois no caso do L5 o 615 é dual chip,e as Roms do single não funcionam no dual,e como o L7 e o L9 não tem dual chip pode instalar qualquer rom que vai funcionar.

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Rafael L.

Responder
Rafael L.
  • Posts no fórum: 265

17/02/2014, 01:22:56 via Web

Vitor Marques
Rafael L.
Vitor Marques
Mas esse projeto abrange mais os usuários do E615 que não tem nenhuma rom em PT-BR.
Ah a do México ou Chile não pega no P615f?
Porque no caso do L7 dá pra usar ROM do P700 no P705 sem problema por exemplo bastando que seja feita restauração aos dados de fábrica pra não ficar reiniciando em loop...
Não,pois no caso do L5 o 615 é dual chip,e as Roms do single não funcionam no dual,e como o L7 e o L9 não tem dual chip pode instalar qualquer rom que vai funcionar.
Ah! É claro, me esqueci disso...
Muito obrigado!

Responder
Cristovan Guido Camilo
  • Posts no fórum: 1

12/03/2014, 20:47:26 via Web

Olá, instalei o Pack Pt-Br v2.1

O meu Dialler está em Inglês ainda, tem algo que eu possa fazer para ajudar a Traduzir?

Este Dialler é enquanto a chamada está em execução.

Atte.

— alterado em 12/03/2014, 20:49:02

Responder