Microsoft investe na empresa desenvolvedora do CyanogenMod

  • Respostas:0
Edson André
  • Posts no fórum: 1

01/04/2015, 18:21:43 via Web

Microsoft investe na empresa desenvolvedora do CyanogenMod, diz jornal
Apesar de ter seu próprio sistema operacional móvel, a Microsoft estaria colocando dinheiro na marca responsável por um concorrente. Segundo fontes ouvidas pelo Wall Street Journal, a empresa liderada por Satya Nadella estaria interessada em investir na Cyanogen, startup que cuida do popular CyanogenMod, versão alternativa ao Android do Google.

No entanto, de acordo com uma das pessoas consultadas pelo WSJ, o dinheiro da MS seria apenas uma pequena parcela de uma grande rodada de investimentos na pequena empresa, que hoje tem 80 funcionários. Esse total giraria em torno dos 70 milhões de dólares, e viria de um grupo de companhias interessadas no rumo que a Cyanogen está decidida a tomar.

Mais para o começo desta semana, a startup revelou que tem planos de criar uma versão do Android realmente aberta, sem a influência do Google. O objetivo é fazer com que outras empresas tirem proveito do código aberto e consigam, por exemplo, desenvolver aplicações como o Google Now, que funcionam totalmente integradas à plataforma.

O CyanogenMod ainda não proporciona esse tipo de liberdade justamente por ainda ter certo suporte da gigante de buscas. Como não é totalmente modificado (ao contrário do sistema da Amazon), o SO móvel ainda oferece acesso à Play Store e a apps como o Gmail e o Drive.

Esses privilégios devem ser perdidos como os novos rumos que a marca pretende tomar. Justamente por isso, a meta ainda envolve lançar uma loja de aplicativos própria e firmar parcerias. E esse possível investimento vindo da Microsoft – que lançou, nas últimas semanas, novas e boas versões do Office e do Outlook para Android – pode muito bem ser um sinal de que esses acordos têm boas chances de acontecer.

Responder