Motorola Moto G — Moto G 1ª geração - problema de desligamento e dúvida sobre reinstalação do Android

  • Respostas:14
Fabio
  • Posts no fórum: 20

12/09/2015, 01:48:46 via Web

Boa noite,

Após atualizar meu Android 5.0.2 para o 5.1 comecei a ter problemas com desligamento, quando vou verificar a tela por notificações percebo que o aparelho está desligado, acontece diversas vezes ao dia. Rodei o Google para testar soluções desde hard reset, modo de segurança, fuso horário e afins. Percebi 3 problemas que não achei informações no Google:

1- Quando por exemplo se eu abrir vários aplicativos e depois fechar eles e reiniciar ou ele desligar sozinho quando inicia e aperto o quadrado vejo que os mesmos aplicativos que tinha aberto antes e fechado voltaram a estar no gerenciador de aplicativos (o botão quadrado).

2- Estava conversando com uma pessoa no WhatsApp ai acabou desligando, quando liguei a mensagem tinha sumido, não ficou na tela de conversas do WhatsApp!

3- Configurei um desenho para desbloqueio de tela, quando reinicio o sistema (ou ele desliga) a tela de bloqueio se destrava com qualquer desenho, e nas configurações para desbloquear como 'deslizar'.

Agora vem minhas dúvidas quanto a reinstalação (evitando deixar na assistência, está fora da garantia, não sei quanto me cobrariam para reinstalar isso e quanto tempo demoraria).

O processo de instalar uma ROM oficial (onde acho a 5.0.2 ou 5.1 oficial do X1033?) é o mesmo processo usado em assistência técnica? Não pesquisei a fundo as informações, mas tem um tal de bootloader tem que desbloquear e parece que o aparelho fica vulnerável a modificação com isso, tem o esquema de root e tal, bom o que quero na verdade é instalar o sistema original novamente como se fosse assistência técnica e no final não ter nenhuma dessas vamos chamar de "hackeadas", gostaria de fazer um processo que no final eu fui o técnico que arrumou meu próprio aparelho. Gostaria de saber quais os riscos dessas técnicas (já sei dos riscos de dar algo errado no processo) de bootloader, root e etc? Posso voltar ao que era antes depois de mexer com isso?

Obrigado.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 2 742

12/09/2015, 14:44:03 via Web

  1. Creio que o processo da assistência seja o mesmo que utilizamos por conta própria.
  2. Sim. Para fazer a reinstalação do firmware é necessário estar com o bootloader desbloqueado. E não é que o aparelho fica vulnerável, ele apenas fica desbloqueado caso queira fazer root, ou instalar um custom recovery.
  3. Os riscos são os de sempre, rsrs. Caso faça algo errado, pode dar brick no seu aparelho, que no caso, ninguém deseja isso pra ninguém, por que é bastante chato. Mais se você seguir o tutorial certinho de como reinstalar a ROM, não terá problemas. Mais só faça depois de ter total certeza que entendeu tudo, e muita paciência.
  4. Não entendi muito bem o que você quis dizer com, "Posso voltar ao que era antes depois de mexer com isso?". E eu te digo, se o aparelho não está mais na garantia, você só terá que desbloquear o bootloader pra reinstalar a rom. Mais pra isso, não necessita root ou custom recovery. E no caso. Não tem o que voltar, já que o sistema vai ser o stock, e de qualquer forma, tudo pode ser desfeito. Agora se o aparelho estiver na garantia e você desbloquear o bootloader, não tem mais como recuperar a garantia, pois o IMEI do aparelho fica registrado no sistema da Motorola.

Caso você queira seguir o processo de reinstalar a ROM stock, da uma olhada nesses dois tutoriais.

Motorola Moto G — [Guia] Como Reinstalar a ROM Stock no Moto G e/ou trocar por uma ROM com o bootloader desbloqueável.

Motorola Moto G — [Tutorial][STOCK] Reinstalação do firmware stock e como instalar atualizações [XT1032 e XT1033]

Espero ter te ajudado. (cool)

⤵️ Dispositivo!
📱 Smartphone: Honor V10
💽 Rom: EMUI
🗜 Android: Oreo 8.0
⚙ Recovery: Stock
🔐 Root: Não
━━━━━━━
⤵️ Inscreva-se!
🎥 Youtube:
━━━━━━━

Responder
Fabio
  • Posts no fórum: 20

12/09/2015, 17:53:25 via Web

Legal vou ler esses tutoriais. Mas se eu colocar o kit kat consigo atualizar via OTA p 5.1?

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 2 742

12/09/2015, 18:12:25 via App

Fabio

Legal vou ler esses tutoriais. Mas se eu colocar o kit kat consigo atualizar via OTA p 5.1?

Sim sim, porém no lugar de instalar o KitKat, você pode baixar a versão 5.0.2 e trocar na hora da instalação.

E muita atenção! Se você for reinstalar a versão KitKat, volte apenas para a 4.4.4 apenas essa. Se voltar pra 4.4.2 ou 4.4.3 e depois atualizar, vai ocorrer hard brick.

Apenas 4.4.4

⤵️ Dispositivo!
📱 Smartphone: Honor V10
💽 Rom: EMUI
🗜 Android: Oreo 8.0
⚙ Recovery: Stock
🔐 Root: Não
━━━━━━━
⤵️ Inscreva-se!
🎥 Youtube:
━━━━━━━

Responder
Fabio
  • Posts no fórum: 20

13/09/2015, 01:16:02 via Web

Onde encontro a 5.0.2 oficial? Aqui no fórum tem um tutorial p instalar o 5.1 porem pelo print da tela não parece ser igual ao meu, fiquei com receio de ser modificada.

Responder
ronaldo ramos
  • Posts no fórum: 1 095

14/09/2015, 11:42:13 via App

Fabio

Onde encontro a 5.0.2 oficial? Aqui no fórum tem um tutorial p instalar o 5.1 porem pelo print da tela não parece ser igual ao meu, fiquei com receio de ser modificada.

Tem um aviso lá no tópico dizendo que é modificada?

Responder
Fabio
  • Posts no fórum: 20

16/09/2015, 17:19:15 via Web

Bom estou tentando voltar para a 4.4.4, depois vou ver se consigo atualizar direto pra 5.1 com esse arquivo.

Responder
ronaldo ramos
  • Posts no fórum: 1 095

16/09/2015, 18:12:36 via App

Fabio

Bom estou tentando voltar para a 4.4.4, depois vou ver se consigo atualizar direto pra 5.1 com esse arquivo.

Seria melhor instalar 5.0.2, amigo.

Responder
Koshigawa (Peterson Santos)
  • Posts no fórum: 1 051

16/09/2015, 20:38:32 via Web

Não há como pular uma atualização é necessário fazer por partes já que está sendo feito manualmente.

Sony Xperia E3
Nitrogen 4.1 based 4.4.4
SuperSU: SuperSu 2.4.6
Superuser Mod
TWRP Recovery
Nova Launcher Prime #materinova

New Device: Samsung J2 Prime
Rom: Stock 6.0 Final Version
Unrooted

LG G Pad 7.0 v400
Rom: Cm13 Build 01/12
Rooted
Theme: s6 Thor

Suporte Motorola - Não sou sabe tudo mais o que sei tento ajudar. Pressione no Obrigado se de alguma forma te ajudei.

Responder
Fabio
  • Posts no fórum: 20

16/09/2015, 23:30:35 via Web

tem um tutorial que tem desde a 5.0 até a 5.1 uma a uma p me passar?

Responder
Fabio
  • Posts no fórum: 20

18/09/2015, 01:40:08 via Web

Cara, não sei o que acontece com esse Moto G, meu irmão tem um XT1033 só que este tem 16GB de memória, ao atualizar para o 5.1 deu o mesmo bug!!! Que bug é esse da Motorola?!

O que mais me incomoda é o bug do desbloqueio de tela, configuro um desenho pra desbloquear, quando reinicio o aparelho coloco qualquer desenho de tela que ele desbloqueia e nas configurações está definido como deslizar novamente!

Ninguém percebeu esse bug?!!!

Decepção, pior que matei meu aparelho tentando instalar a stock ROM que agora nem liga mais e no fim era um problema da própria Motorola.

— alterado em 18/09/2015, 01:40:41

Responder
ronaldo ramos
  • Posts no fórum: 1 095

19/09/2015, 02:12:34 via App

Fabio

Cara, não sei o que acontece com esse Moto G, meu irmão tem um XT1033 só que este tem 16GB de memória, ao atualizar para o 5.1 deu o mesmo bug!!! Que bug é esse da Motorola?!

O que mais me incomoda é o bug do desbloqueio de tela, configuro um desenho pra desbloquear, quando reinicio o aparelho coloco qualquer desenho de tela que ele desbloqueia e nas configurações está definido como deslizar novamente!

Ninguém percebeu esse bug?!!!

Decepção, pior que matei meu aparelho tentando instalar a stock ROM que agora nem liga mais e no fim era um problema da própria Motorola.

Fizeste um downgrade no bootloader?

Responder
Fabio
  • Posts no fórum: 20

19/09/2015, 02:17:51 via Web

Como assim?

Fiz o procedimento normal que são idênticos em vários sites, depois de ter o 4.4 atualizei normalmente em configurações, atualização do sistema, quando voltei o aparelho estava apagado e não ligou mais

Responder