Motorola Moto E — Sem Cartão SIM / IMEI DESCONHECIDO

  • Respostas:0
Kaus Borealis
  • Posts no fórum: 1

11/01/2016, 18:05:55 via Web

Olá, boa tarde!
Galera, tive vários problemas de repente com meu aparelho MOTO E 1st gen single chip sem tv. (XT 1021).
Meu aparelho nunca foi rootado, a única coisa q tinha nele foi a atualização para o lolipop feita pelo próprio sistema "Atualização de Software".
Ontem ao pegar o celular percebi que estava sem rede e como aviso de que estava sem o cartão SIM. Tb percebi que o teclado do google não funcionava (não aparecia). Tentei diversos métodos, limpar o cache, limpar dados, forçar parada e reiniciar... e múltiplos resets (tanto o factory quanto o hard reset). Nenhum deles solucionou o problema.
O que resolveu foi retirar a senha do meu modem wifi para poder conectar por ele e na pesquisa por voz pesquisar por GOOGLE KEYBOARD APK e por sorte consegui instalar através do google (sim, sem o playstore, pois sem teclado não podia logar na minha conta google do playstore e baixar o teclado por lá).
Resolvido o problema do teclado fui a pesquisa para fazer o cartão SIM voltar a funcionar. Como os 2 problemas ocorreram juntos, eu realmente acredito q seja um problema de software. O aparelho não sofreu nenhuma queda nem foi exposto a humidade ou calor excessivo. Fiz alguns procedimentos como reinstalar a ROM stock (mas acredito q fosse essa q já tinha) como é sugerido por alguns vídeos e tópicos na web. Fiz isso com o USB e uns comandos a partir do PC. Ao voltar o telefone parecia ter passado por um novo reset e apresentou NOVAMENTE o problema do teclado, que agora, como já sei resolver, foi moleza, mas o problema do não reconhecimento do cartão SIM persiste.
Importante frisar que :

1- Já testei o SIM em outro celular e ele funciona.
2- Já testei outro SIM neste celular e ele não reconhece, da mesma forma.
3- Antes de fazer essas mudanças com a ROM eu fui nas informações "Sobre o TELEFONE" e via IMEI Desconhecido nas 2 opções. No entanto o IMEI era mostrado quando consultava pelo discador. Depois das mudanças da ROM o discador trava, não mostra o IMEI e no SOBRE O TELEFONE ele permanece como desconhecido.

Como disse, não acredito q seja um problema físico ou mecânico pois não houve queda e nem troca de cartão recente, tampouco fico tirando ou colocando o SIM muitas vezes (tirando agora com este problema eu só o coloquei uma vez quando comecei a usar o telefone).
E infelizmente ele não está na garantia, então estou tentando escapar de soluções como assistência técnica, muito embora eu vá ter q fazê-lo se não conseguir uma solução aqui com vcs.

Grato a todos pelo auxílio.

— alterado em 11/01/2016, 18:07:48

Responder