Como ativar alimentação (5volts) do micro usb do celular

  • Respostas:6
Junio Lima
  • Posts no fórum: 4

01/05/2016, 03:25:55 via Web

Olá galera,
Estou com uma duvida a respeito do funcionamento da alimentação do usb do celular.
Estou fazendo um projeto na qual tenho que enviar dados via micro usb do celular para um circuito externo. Porem, o circuito precisa
ser alimentado pelos 5 volts que o celular fornecerá. Assim como é feito para utilizar mouse, usb e outros periféricos no celular. Ja ativei
o modo de depuração do celular, já instalei app de root e mesmo assim em nenhuma das tentativas consegui a alimentação do celular.
Fiz os testes em um samsung grand Due.

Se alguém puder me dar uma luz agradeço.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

01/05/2016, 06:52:34 via App

Junio Lima

Olá galera,
Estou com uma duvida a respeito do funcionamento da alimentação do usb do celular.
Estou fazendo um projeto na qual tenho que enviar dados via micro usb do celular para um circuito externo. Porem, o circuito precisa
ser alimentado pelos 5 volts que o celular fornecerá. Assim como é feito para utilizar mouse, usb e outros periféricos no celular. Ja ativei
o modo de depuração do celular, já instalei app de root e mesmo assim em nenhuma das tentativas consegui a alimentação do celular.
Fiz os testes em um samsung grand Due.

Se alguém puder me dar uma luz agradeço.

Até onde eu sei, só aparelhos compatíveis com o OTG seriam capazes de alimentar um dispositivo externo como teclados, controles, mouses, pendrives etc.
Aparelhos compatíveis com OTG:
Moto G (1,2 e 3)
Moto X (1, 2014, Play e Style)
Samsung Galaxy Note (Se não me engano todos)
Galaxy S3,4,5,6 e 7
LG G3, G4
Nexus 5,6, 5X, 6P, 7 (2012 e 2013)
Nexus Player
enfim, sugiro você pesquisar no site phone arena se o aparelho que você tem ou quer usar tem suporte ao OTG para tentar usar o que você quer.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Junio Lima
  • Posts no fórum: 4

19/05/2016, 19:26:47 via Web

Então Eder, testei com um moto X também. Porem, o os Smartphone da Motorola especificamente só comunicam com algum periférico se tiver alimentação externa. Tanto que nesses casos se utiliza um cabo "Y" onde tem dois USB um para comunicação outro para aliemtnação, que vai ligado no carregador de celular.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

19/05/2016, 19:37:14 via App

Junio Lima

Então Eder, testei com um moto X também. Porem, o os Smartphone da Motorola especificamente só comunicam com algum periférico se tiver alimentação externa. Tanto que nesses casos se utiliza um cabo "Y" onde tem dois USB um para comunicação outro para aliemtnação, que vai ligado no carregador de celular.

  1. Primeiro jovem, o meu nome é Ader, não Éder.

  2. Até onde eu sei o único aparelho que precisa de cabo Y é o que não tem suporte nativo, como o Nexus 4 que precisa de um Kernel modificado e o tal cabo.

  3. Testei Moto X, G, G2 e G3 (Moto E não tem suporte a OTG) e no meu teste foi plugado, teclado, mouse, controle, hd de notebook em case de 512gb, hd externo 3.0 1TB, pendrive de 16 e 32gb e tudo funcionou sem precisar de cabo Y, pois ele já tem 5V do OTG, o Nexus 4 possui menos de 5V por isso precisa do Y, ele é usado no OTG (como eu disse acima) e no slimport.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Junio Lima
  • Posts no fórum: 4

19/05/2016, 19:47:54 via Web

Desculpe, Ader!

Para que o celular alimente os 5v é preciso somente ativar a depuração USB? Porque já testei com um moto G htx 4010 e ele não alimentou os 5v.

Uma duvida... Quando o celular alimenta os 5v é de forma constante igual o usb do computador, ou só quando inseri o periférico no micro usb do celular?

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

19/05/2016, 19:58:15 via App

Junio Lima

Desculpe, Ader!

Para que o celular alimente os 5v é preciso somente ativar a depuração USB? Porque já testei com um moto G htx 4010 e ele não alimentou os 5v.

Uma duvida... Quando o celular alimenta os 5v é de forma constante igual o usb do computador, ou só quando inseri o periférico no micro usb do celular?

Todas as vezes que uso, nunca precisei, plugou pegou, sobre ser constante eu acho que não, só quando pluga algo, tenta o seguinte jovem, procura como fazer o cabo Y e checa se a ligação do cabo Y está igual no seu dispositivo que queres plugar.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Junio Lima
  • Posts no fórum: 4

19/05/2016, 20:08:51 via Web

Show, vou verificar! vlw

Responder