Motorola Moto G (2015) — Moto G3 só carrega às vezes

  • Respostas:14
Renan Cavalcante
  • Posts no fórum: 4

11/06/2016, 08:04:34 via Web

Até agora já testei algumas coisas algumas vezes: Meu Moto G3 só carrega algumas vezes e praticamente somente desligado (apesar de ontem à noite ter carregado ligado). Se eu tirar o USB enquanto ele tá carregando, aparece como se ele ainda estivesse carragando por algum tempo até sumir o ícone (desligado ou ligado). Ultima vez que despluguei o USB com ele desligado, ficou aparecendo que estava carregando, porém não estava realmente.

O celular caiu meio metro ontem e, apesar de usar capinha, ele deu esse problema. Eu tenho quase certeza de que essa foi a causa do problema, pois ele tava carregando e o pino do carregador ficou meio entortado dps (já testei com outros carregadores dps do ocorrido).

O que pode ser?

— alterado em 11/06/2016, 16:24:23

Responder
Filipe Fifo
  • Posts no fórum: 1

19/07/2016, 18:02:34 via Web

Estou com o mesmo problema

Responder
Fernando Eiras
  • Posts no fórum: 9

12/08/2016, 00:13:27 via Web

Estou com o mesmo problema!!

Responder
Tobias
  • Posts no fórum: 24

12/08/2016, 15:50:14 via Web

Estou com o mesmo problema!!!

No meu caso, resolvi que o melhor seria usar a garantia. Como havia o risco de ficar um mês sem celular, primeiro comprei outro aparelho (Vibe K5, no fim de julho). E, por incrível que pareça, o G3 aparentemente sarou. (Ciúme?) Mas ontem levei assim mesmo, porque a garantia do meu vai só até hoje (12/8/2016, comprei no lançamento) e, conhecendo minha sorte, aposto que, se eu não levasse, amanhã o problema ia voltar pra ficar.

E tem mais gente com o mesmo problema!!!!
Vejam (com tempo) este tópico no fórum G3 oficial da Motorola:
[EDIT: link atualizado, em meados de agosto mudaram os fóruns do site da Motorola pro da Lenovo] https://forums.lenovo.com/t5/Moto-G-3%C2%AA-gera%C3%A7%C3%A3o/Bateria-Moto-G-3%C2%AA-Ger-s%C3%B3-carrega-desligado/td-p/3404810/page/12

O fabricante pede relatório de bugs dos aparelhos afetados. (Então eles admitem a possibilidade de algum bug de software.) Tem usuário p/ quem um reset resolveu. (Mas dei um de baixo nível, pelo recovery mode, e nada.) Tem usuários botando a culpa na atualização pro Marshmallow. (Duvido; p/ mim é coincidência.) Tem assistências técnicas dizendo que é mau contato / oxidação no conector USB. (Aí trocam o conector e depois de uns dias o defeito reaparece.) Sei que não é mau contato —num caso ou outro pode ser, mas são muitos casos—, porque testei c/ o aparelho imóvel, o cabo imóvel (esticado na mesa c/ um baita livro em cima) e, mexendo só na ponta do carregador, o problema não mudava: carregar só muito de vez em quando. Eu mesmo acredito que é um problema interno de hardware, nos circuitos que controlam a porta USB e o carregamento da bateria.

Alguém mais...?!!!!

— alterado em 03/09/2016, 14:57:02

Responder
Fernando Eiras
  • Posts no fórum: 9

12/08/2016, 16:22:07 via Web

É, meu amigo... O negócio tá complicado. Raramente consigo carregar e já desisti de fazer backup e salvar meus dados do telefone, porque ele simplesmente não reconhece no PC... já troquei cabo USB, já troquei carregador... já testei em vários computadores diferentes e adivinha: NADA. O problema é com o celular MESMO.

E aí, Motorola??????

Responder
Tobias
  • Posts no fórum: 24

12/08/2016, 16:45:11 via Web

"E aí, Motorola??????"
Que tal se vc postasse também nesse tópico oficial que eu linkei, Fernando? Um pouco de pressão sempre ajuda. Se quiser, use à vontade qquer coisa que eu disse aqui.
(Não postei lá ainda porque 1º quero ver o que a assistência técnica vai me dizer.)

— alterado em 12/08/2016, 17:02:31

Responder
Rafael !
  • Posts no fórum: 1

27/08/2016, 03:55:40 via Web

Amigo, você conseguiu resolver o problema ? é que o meu está exatamente assim.. obrigado

Responder
Tobias
  • Posts no fórum: 24

04/09/2016, 17:50:18 via Web

Retomando meu post anterior (https://www.nextpit.com.br/forum/713417/motorola-moto-g-2015-moto-g3-so-carrega-as-vezes#2877717 ):

Peguei meu temperamental Moto G3 de volta na autorizada, c/ o serviço pronto em, surpreendemente, um dia e meio. O que não foi surpresa nenhuma é terem dito que o conserto foi "trocar o conector". E fiquei observando o comportamento da bateria até que teve um dia que o problema "só carrega desligado/ às vezes" VOLTOU. Então primeiro tentei um hard reset, aquele em modo recovery, e não mudou nada (a não ser dar a canseira de reinstalar tudo depois). Aí tentei isto e funcionou:

Quando a bateria baixar até o talo e o aparelho desligar automaticamente, vc tenta ligar de novo, sem o carregador. O aparelho não liga, claro, e mostra o iconezão da pilha c/ 0%. Se vc teima e insiste, no lugar da porcentagem vem o desenho de um plug de tomada (seria um "abaixo de zero"). Nessa hora vc conecta o carregador, e o aparelho o reconhece (volta a pilha c/ o raiozinho) e vai até os 100%.

De lá p/ cá o meu tá normal (por enquanto).

— alterado em 05/09/2016, 14:30:52

Walace Hugo

Responder
Walace Hugo
  • Posts no fórum: 2

10/09/2016, 04:05:28 via Web

Tobias, eai o meu aconteceu isso agora, dia 09/09 4 dias dps do seu tópico, eai cara, o seu ainda tá funcionando? To pensando em fazer isso.

Responder
Walace Hugo
  • Posts no fórum: 2

10/09/2016, 04:06:29 via Web

Tobias

Retomando meu post anterior (https://www.nextpit.com.br/forum/713417/motorola-moto-g-2015-moto-g3-so-carrega-as-vezes#2877717 ):

Peguei meu temperamental Moto G3 de volta na autorizada, c/ o serviço pronto em, surpreendemente, um dia e meio. O que não foi surpresa nenhuma é terem dito que o conserto foi "trocar o conector". E fiquei observando o comportamento da bateria até que teve um dia que o problema "só carrega desligado/ às vezes" VOLTOU. Então primeiro tentei um hard reset, aquele em modo recovery, e não mudou nada (a não ser dar a canseira de reinstalar tudo depois). Aí tentei isto e funcionou:

Quando a bateria baixar até o talo e o aparelho desligar automaticamente, vc tenta ligar de novo, sem o carregador. O aparelho não liga, claro, e mostra o iconezão da pilha c/ 0%. Se vc teima e insiste, no lugar da porcentagem vem o desenho de um plug de tomada (seria um "abaixo de zero"). Nessa hora vc conecta o carregador, e o aparelho o reconhece (volta a pilha c/ o raiozinho) e vai até os 100%.

De lá p/ cá o meu tá normal (por enquanto).

Tobias, eai o meu aconteceu isso agora, dia 09/09 4 dias dps do seu tópico, eai cara, o seu ainda tá funcionando? To pensando em fazer isso.

Responder
Tobias
  • Posts no fórum: 24

10/09/2016, 04:55:45 via Web

Sim, ainda tá funcionando e o pau não voltou mais. Tente.

Se no seu não funcionar, só sugiro que vc NÃO tente medidas desesperadas tipo alguns, no fórum oficial que citei, que trocam o conector por conta própria (a não ser que vc tenha uma pistola de ar quente p/ soltar a cola da plaquinha do conector). O seu G3 provavelmente ainda está na garantia, e a garantia é... pra ser usada.

Responder
Mauro
  • Posts no fórum: 1

17/10/2016, 12:27:42 via Web

Opa beleza, eu estou tendo o mesmo problema, acredito que não defeito de hardware, e sim de software porém já tentei de tudo menos essa de descarregar o celular por completo e depois da carga 100%, estou querendo tentar fazer isso, mas não posso ficar sem ele muito tempo, realmente funcionou? ja faz quanto tempo que você tentou isso ? Estou desesperado por uma solução definitiva

Responder
Rogerio Paliosa
  • Posts no fórum: 1

21/10/2016, 13:44:02 via Web

Bom dia pessoal.

Tentando procurar uma solução para o mesmo problema, cheguei até aqui.

Vi o post do Tobias e não querendo preocupá-lo...logo o problema vai voltar.

Digo isso pois já zerei a bateria um tempo atrás, recarreguei do zero e ficou bom por uns dias. Agora o problema voltou.

Já tentei "N" carregadores diferentes. Aliás, não tentem fazer isso direto com carregadores com amperagem maior. Pode danificar ainda mais a bateria.

Tudo leva a crer que é um Bug no hardware mesmo. Alguma coisa está fazendo com que ele não converse direito com o software.

Estou dizendo isso por já ter feito Downgrade para o 5.1 e também não resolveu. Agora voltei para o 6.0.

Outra sintoma importante a se notar é que, como o meu moto G3 é de apenas 8GB de armazenamento, comprei um cartão de memória categoria 10 de 32GB e o coloquei como armazenamento interno e assim aumentar o espaço do meu aparelho. Quase sempre, ele desmonta o cartão automaticamente fazendo com que eu ficasse sem o armazenamento interno. Caracterizando novamente outro problema relacionado ao do carregamento, já que também com esse sintoma, eu perco a conexão USB com o PC.

Notem em seus aparelhos uma coisa: toda vez que conectarem ele no PC, rapidamente aparece e some na parte superior da tela, aquele ícone do android de seleção de armazenamento (onde você escolhe apenas carregamento, MTP, etc).

Se vocês puxarem para abaixo somente uma parte do menu e conectar o celular no PC, ele vai mostrar a opção de armazenamento (a opção que você tem que escolher o que quer fazer com o armazenamento). E se antes dele sumir, você tocar duas vezes nele rapidamente, a opção MTP, PTP etc vai aparecer.

Nessa parte, só vai ficar na opção "Apenas carregamento". Se tentar tocar em PTP, MIDI etc, ele vai bugar e não vai sair sa opção "Apenas carregamento", se tocar na opção MTP, ele vai parar de carregar e simplesmente não acontece mais nada. Nem carrega e nem te deixa ver o conteúdo do PC.

Resumindo a coisa toda:

Ao mesmo tempo que o Moto G3 é um bom aparelho, ele também é uma bosta. E a Motorola aparentemente não sabe o que fazer, ou simplesmente "abandonaram" o aparelho mesmo e que se dane quem o tem. Querem mesmo que você compre seus G4.

Sinto dizer, mas de tudo que já tentei, não achei a solução.

Responder
Fábio Riyuichi Hide Tomita
  • Posts no fórum: 1

24/10/2016, 04:38:59 via Web

Olá Rogério,
Depois de ler em muitos outros fórums, resolvi tentar salvar as minhas informações no computador e vi que, realmente a tabela de escolha do USB de carregamento aparece rapidamente e depois some, eu retirei e coloquei o USB no celular várias vezes até conseguir clicar no botão que aparece. Depois apareceu a tela normalmente e eu cliquei em "Transferir arquivos (MTP)" e, pelo incrível que pareça, abriu a pasta do meu aparelho e ele está carregando normalmente. Eu acho que eu realmente dei muita sorte, mas espero que funcione com todos também.

Thiago Rott

Responder
Edivaldo Kennedy
  • Posts no fórum: 2

13/01/2017, 00:16:28 via Web

O meu moto G3 está com o mesmo problema, e só começou depois de uma dolorosa queda de meio metro também rsrs, vou testar esse procedimento que você realizou e ver no que da, porque no demais já fiz de tudo, restaurei padrões de fábrica 2 vezes, e 2 hard reset também e nada, minha última esperança está sendo o seu método kkk

Responder