Quebra de segurança no "OK Google"

  • Respostas:1
Vinícius Nascimento
  • Posts no fórum: 1

21/06/2017, 03:40:37 via Web

O famoso recurso de voz dos aparelhos Android,ok Google, atualizado recentemente, trouxe consigo uma que pra mim,pode ser considerada uma falha grossa na segurança de seu aparelho...Á partir dessa última atualização,pode se desbloquear o aparelho através da voz do usuário,que particularmente falando eu não gostei nada.Porque?...Bem,seu aparelho provavelmente é criptografado e só você sabe a senha,com esse novo recurso,você pode desbloquear o celular utilizando a voz,caso alguma pessoa mal intensionada conseguir furtar seu celular,ou alguém de sua confiança pegar seu aparelho sem lhe comunicar,pode desbloquear o aparelho utilizando uma simples gravação nítida da voz do usuário (ou seja,a sua).Se pudéssemos opinar nas atualizações da Google para o Android,eu, particularmente solicitaria que essa função (útil,por sinal)desbloqueasse apenas a pesquisa por voz,mantendo o aparelho bloqueado,evitando assim a quebra de privacidade e um eventual roubo de dados.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

21/06/2017, 12:07:50 via App

Vinícius Nascimento

O famoso recurso de voz dos aparelhos Android,ok Google, atualizado recentemente, trouxe consigo uma que pra mim,pode ser considerada uma falha grossa na segurança de seu aparelho...Á partir dessa última atualização,pode se desbloquear o aparelho através da voz do usuário,que particularmente falando eu não gostei nada.Porque?...Bem,seu aparelho provavelmente é criptografado e só você sabe a senha,com esse novo recurso,você pode desbloquear o celular utilizando a voz,caso alguma pessoa mal intensionada conseguir furtar seu celular,ou alguém de sua confiança pegar seu aparelho sem lhe comunicar,pode desbloquear o aparelho utilizando uma simples gravação nítida da voz do usuário (ou seja,a sua).Se pudéssemos opinar nas atualizações da Google para o Android,eu, particularmente solicitaria que essa função (útil,por sinal)desbloqueasse apenas a pesquisa por voz,mantendo o aparelho bloqueado,evitando assim a quebra de privacidade e um eventual roubo de dados.

Então jovem, já tem tempo que existe essa opção e apesar dela ser uma opção apenas, ela não vem por padrão e o Google avisa que ela não é tão segura quando você usa.

Aqui possuo um Moto X Style e no app Moto antigamente ao usar a frase de inicialização você conseguia com alguns comandos ter o smartphone desbloqueado e pronto pra uso, mas aí em algumas atualizações, na última do app Moto especificamente, foi colocado um bloqueio, ou seja, você faz o comando e ele te diz, responde alguma coisa que você pediu, mas outras ele simplesmente pede pra você desbloquear pra continuar e teve muita gente que chiou por conta disso, eu particularmente acho bom e iria complementar com o recurso SmartLock onde o dispositivo permanece desbloqueado com dispositivos ou lugares de confiança.

Sobre a opção que você comentou, concordo contigo que não é segura mas usa quem quiser e ao configurar você verá o aviso que não é um desbloqueio seguro, tal qual o desbloqueio facial, desbloqueio quando o dispositivo está no seu corpo entre outros.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder