Como renomear a partição SD no Android?

  • Respostas:9
Conta desativada
  • Posts no fórum: 31

26/08/2017, 21:54:18 via Web

Lembro que no Symbian essa era uma função nativa do OS mas não encontro nada parecido no Android. Fui tentar renomear através do gerenciador de arquivos(ES File Explorer) e não foi possível. Também não há essa opção em configurações. Procurei por artigos à respeito mas são escassos e não resolvidos.image

— alterado em 26/08/2017, 21:56:20

Léo Walk

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

27/08/2017, 12:18:18 via App

W. Link Sad

Lembro que no Symbian essa era uma função nativa do OS mas não encontro nada parecido no Android. Fui tentar renomear através do gerenciador de arquivos(ES File Explorer) e não foi possível. Também não há essa opção em configurações. Procurei por artigos à respeito mas são escassos e não resolvidos.![image][1]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7508007/image/forum/Screenshot_2017-08-26-16-55-45.png

Essas pastas são de sistema, você não vai conseguir mudar o nome delas e se mudar com root talvez você tenha problemas graves

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 31

27/08/2017, 13:40:06 via Web

Obrigado pela resposta, mas acho que você não entendeu Ader. Eu quero apenas renomear o cartãoSD, não altera em nada no sistema. Posso até fazer isso facilmente pelo PC, e já era possível fazer isso antes, com dispositivos rodando Symbian. O que eu quero saber: é possível fazer no Android?

— alterado em 27/08/2017, 13:43:13

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

27/08/2017, 16:14:39 via App

W. Link Sad

Obrigado pela resposta, mas acho que você não entendeu Ader. Eu quero apenas renomear o cartãoSD, não altera em nada no sistema. Posso até fazer isso facilmente pelo PC, e já era possível fazer isso antes, com dispositivos rodando Symbian. O que eu quero saber: é possível fazer no Android?

Segundo as pastas que você mostrou na print não é possível, por isso o meu comentário, o fato de poder no Symbian é uma coisa, Android é outra.

Já tentou ir em Configurações → Armazenamento e ao tocar no cartão SD renomear?

Apesar que essa mudança vai ficar apenas a nível de Android, na tela de armazenamento, os gerenciadores de arquivos não devem conseguir ler esse nome, os nomes que eles vêem são da print, logo, não tem como renomear essas pastas pois elas são do sistema, com root você conseguiria mas volto a dizer, daria problema!

— alterado em 27/08/2017, 16:15:54

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 31

27/08/2017, 16:36:07 via Web

"Segundo as pastas que você mostrou na print não é possível, por isso o meu comentário" As pastas que eu mostrei são apenas os diretórios, o que quero alterar é o nome do cartão em si(do device, físico).

"o fato de poder no Symbian é uma coisa, Android é outra." Esse é o ponto que quero chegar, e você não respondeu. Provavelmente há um meio de se fazer isso, que nem você e eu sabemos, mas procurando em fóruns Linux achei uns artigos interessantes sobre como renomear dispositivos SDD, HD e SD, talvez funcione no Android, já que o mesmo é uma distribuição GNU/Linux.

"Já tentou ir em Configurações → Armazenamento e ao tocar no cartão SD renomear?" Eu já mencionei, você não leu o tópico?

"não tem como renomear essas pastas pois elas são do sistema" Onde você leu que não é possível renomear arquivos e diretórios do sistema? Acho que mentiram para você amigo, eu faço isso direto, acrescento módulos, altero valores, renomeio hosts.

"com root você conseguiria mas volto a dizer, daria problema!" Meu dispositivo já está rooteado jovem, não conseguiria acessar o system se não estivesse haha e não, só daria problema se fizesse algo errado.

Conclusão: creio que como eu, você também não saiba. Vou deixar o tópico em aberto para que um membro que tenha o conhecimento no assunto responda a questão.

Responder
AC&MM
  • Posts no fórum: 1 155

27/08/2017, 17:14:23 via Web

W. Link Sad

Lembro que no Symbian essa era uma função nativa do OS mas não encontro nada parecido no Android. Fui tentar renomear através do gerenciador de arquivos(ES File Explorer) e não foi possível. Também não há essa opção em configurações. Procurei por artigos à respeito mas são escassos e não resolvidos.![image][1]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7508007/image/forum/Screenshot_2017-08-26-16-55-45.png

Pelo que eu pude ver, parece que você está usando a versão Pro do ES File Explorer ou eu estou enganado? Pergunto isso porque eu li esse tópico e me chamou a atenção também ao fato de renomear o cartão de memória pelo próprio Android e tentei fazer o mesmo usando o ES File Explorer Pro, eu o marquei e depois escolhi a opção de renomear, renomeei o cartão, apareceu a mensagem que o ato de renomear o cartão foi bem sucedido e na aba superior o nome que eu coloquei só que não apareceu o conteúdo do cartão. Reiniciei o aparelho e fui olhar de novo, lá estavam os mesmos números de antes. Ou seja, como o Ader mencionou, tem como renomear o cartão, mas tem que mexer mais a nível de sistema mesmo. Eu vou dar uma olhada aqui, mas parece que no build.prop tem umas opções relativas a memória externa do aparelho, não estou afirmando. Se eu descobrir algo eu posto aqui porque esse negócio de renomear me deixou curioso.

AC&MM
Galaxy J7 Pro
Moto X Force
Galaxy Tab S3

Conta desativada

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 31

27/08/2017, 17:24:41 via Web

Sim brother AC, o mesmo explorador. Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, o nome não salva, deve ser porque estamos apenas renomeando o caminho em si, o diretório, e não o device físico. Vou procurar mais também, talvez encontre algo relacionado, vi em alguns fóruns que talvez deva-se baixar alguns pacotes contendo scripts para se fazer essa alteração. E outro meio de fazer isso pode ser via OTG conectando o cartão em um adaptador USB e conectando esse adaptador via OTG no smartphone, assim talvez dê para alterar como se estivesse usando o computador para renomear um pendrive(porém o tipo de armazenamento escolhido deve ser FAT32 ou NTFS).

AC&MM

Responder
AC&MM
  • Posts no fórum: 1 155

27/08/2017, 17:38:02 via Web

W. Link Sad

Sim brother AC, o mesmo explorador. Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, o nome não salva, deve ser porque estamos apenas renomeando o caminho em si, o diretório, e não o device físico. Vou procurar mais também, talvez encontre algo relacionado, vi em alguns fóruns que talvez deva-se baixar alguns pacotes contendo scripts para se fazer essa alteração. E outro meio de fazer isso pode ser via OTG conectando o cartão em um adaptador USB e conectando esse adaptador via OTG no smartphone, assim talvez dê para alterar como se estivesse usando o computador para renomear um pendrive(porém o tipo de armazenamento escolhido deve ser FAT32 ou NTFS).

Isso é verdade. Apenas modifica-se o nome do diretório e não o dispositivo em si. Agora eu creio que o fato de conectá-lo pelo OTG pra renomeá-lo ainda não traga o resultado que esperamos pois estaríamos fazendo a mesma coisa que fazemos pelo próprio aparelho, usando apenas um meio diferente. Se eu estiver errado, por favor, me corrija.

AC&MM
Galaxy J7 Pro
Moto X Force
Galaxy Tab S3

Conta desativada

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

27/08/2017, 22:36:13 via App

AC&MM

W. Link Sad

Sim brother AC, o mesmo explorador. Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, o nome não salva, deve ser porque estamos apenas renomeando o caminho em si, o diretório, e não o device físico. Vou procurar mais também, talvez encontre algo relacionado, vi em alguns fóruns que talvez deva-se baixar alguns pacotes contendo scripts para se fazer essa alteração. E outro meio de fazer isso pode ser via OTG conectando o cartão em um adaptador USB e conectando esse adaptador via OTG no smartphone, assim talvez dê para alterar como se estivesse usando o computador para renomear um pendrive(porém o tipo de armazenamento escolhido deve ser FAT32 ou NTFS).

Isso é verdade. Apenas modifica-se o nome do diretório e não o dispositivo em si. Agora eu creio que o fato de conectá-lo pelo OTG pra renomeá-lo ainda não traga o resultado que esperamos pois estaríamos fazendo a mesma coisa que fazemos pelo próprio aparelho, usando apenas um meio diferente. Se eu estiver errado, por favor, me corrija.

Só completando, quando eu comentei sobre o assunto eu estava justamente pensando no caminho como o AC&MM falou. Sobre o complemento o Android aceita exFat também, e muito melhor que o NTFS por sinal, pois permite leitura e escrita com arquivos acima de 4GB

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 31

27/08/2017, 23:07:22 via Web

"Só completando, quando eu comentei sobre o assunto eu estava justamente pensando no caminho como o AC&MM falou" E eu também, tanto que eu frisei que queria saber como alterar o nome do dispositivo físico(device).

"Sobre o complemento o Android aceita exFat também, e muito melhor que o NTFS por sinal, pois permite leitura e escrita com arquivos acima de 4GB" O Android suporta vários tipos(incluindo FAT16 e FAT32), porém para se realizar essa tarefa especifica de acordo com o artigo que li pede-se que formate ele entre aqueles que citei, no entanto já que você mencionou aproveito para complementar, o exFAT tem gravação rápida, ambos suportam formatação acima de 32GB, o exFAT suporta um arquivo único com mais de 4GB, essa é a diferença pois com NTFS você teria que dividir esse arquivo, mas o que não é vantagem para o exFAT pois o leva a ter segurança e criptografia pobre(além de não ter sistema de backup "journaling") o que leva a preferência do NTFS.

— alterado em 27/08/2017, 23:28:24

Responder