Instalando stock rom original no Moto X1 bricado sem o RSD Lite

  • Respostas:3
Daniel Lavenere
  • Posts no fórum: 3

14/12/2017, 15:09:37 via Web

Antecedentes

Meu celular da Motorola, Moto X 2013 (1ª geração XT1058), estava lento demais, e acabei
forçando o desligamento dele. Depois disso ele ficava com a imagem da motorola na tela e não ligava. Caí na besteira e dei um wipe em tudo do aparelho, ele ficou “formatado”. Funcionou para o meu Moto x 2013, talvez funcione para outros modelos.

Procurei diversos tutoriais e nenhum resolveu meu caso. Conto aqui como resolvi meu problema para ver se ajudo alguém com um problema similar.

Softwares e drivers utilizados

Usando ADB fastboot para instalar o TWRP, uma stock rom flashavel. Sem o RSD Lite, que não reconheceu meu aparelho, talvez porque uso o Windows 10.

O bootloader do aparelho tem que estar desbloqueado. Tem uma página da Motorola para desboquear.

Downloads e instalações necessárias

1 - Motorola USB drivers - É um executável que deve ser instalado
2 - ADB and Fastboot - É um executável que instala um software
3 - Arquivo twrp.img para o seu modelo de aparelho
4 - Super SU para o modelo do seu aparelho - É um arquivo .zip
5 - Stock Rom flashaveli - É um arquivo .zip que não pode conter arquivos grandes que geralmente são enviados ao aparelho pelo RSD lite. O ADB fastboot tem um limite de tamanho de arquivo e acaba dando erro. Então ela é um arquivo .zip com pastas e arquivos dentro.
6 - Um recovery.img de alguma outra stock rom para o mesmo aparelho e mesma versão do android (a rom que usamos na instalação não contém arquivos .img).

Eu salvei todos os downloads na mesma pasta do ADB and Fastboot.

Instalando o TWRP

Eu usei um tutorial para fazer, como não posso publicar o link busca pelo título e domínio no google: "How to root and install TWRP recovery on Moto X 2013" droidthunder.com

Aqui o resumo dos passos

1 - Iniciar o celular no modo Fastboot. Para isso você primeiro desliga o celular. Depois de desligado você deve apertar o botão de ligar mais o volume - durante 5 segundos. Ele vai ligar com uma tela preta e algumas opções em texto.

2 - Conectar o cabo USB entre o celular e o PC.

3 - Abrir uma janela de comando na pasta do ADB and Fastboot, a mesma onde estão salvos os outros downloads.

4 - Executar os seguintes linhas de comando:
fastboot devices
fastboot flash recovery twrp.img

5 - Depois disso aperte o volume menos do aparelho até chegar em recovery e aperto o volume mais para selecionar. O celular já vai iniciar com o twrp.

6 - Com o celular conectado via USB no PC use o windows explorer para copiar o arquivo UPDATE-SuperSU-v2.46.zip para dentro da pasta twrp que está na memória interna do celular.

7 - Na tela inicial do TWRP do celular clique em instalar, ache o arquivo UPDATE-SuperSU-v2.46.zip e prossiga com a instalação.

Instalando a Stock Rom original com o TWRP

Agora com o twrp instalado é possível instalar uma rom original. Eu demorei muito para achar essa rom, que tem que ser flashavel. Eu usei a “XT1058 Retail Brazil (Version: 222.21.15.ghost_row.Brasil.en.BR)” disponível no artigo "Flashable Stock 5.1.1 Lollipop Rom For Moto X" do blogspot motorola-updates.

1 - Com o celular conectado via USB no PC use o windows explorer para copiar o arquivo . zip da rom para a pasta twrp na memória interna do celular.

2 - Na tela inicial do TWRP do celular clique em instalar, ache o arquivo da rom e prossiga com a instalação.

O celular vai reiniciar já com o Android. Esse boot deve demorar mais pq é o primeiro. Dessa forma quando você reiniciar o celular ele voltará para o twrp, para resolver a questão temos que substituir o recovery do TWRP pelo do android da mesma versão que vc instalou.

Reinstalando o recovery do android

1 - Certifique-se que você tem o arquivo recovery.img da mesma versão do android que que você acabou de instalar na pasta do ADB and Fastboot.

2 - Iniciar o celular no modo Fastboot. Para isso você primeiro desliga o celular. Depois de desligado você deve apertar o botão de ligar mais o volume - durante 5 segundos. Ele vai ligar com uma tela preta e algumas opções em texto.

3 - Conectar o cabo USB entre o celular e o PC.

4 - Abrir uma janela de comando na pasta do ADB and Fastboot, a mesma onde estão salvos os outros downloads.

5 - Executar os seguintes linhas de comando:
fastboot devices
fastboot flash recovery recovery.img

Depois disso use os botões de volume para religar o celular. Ele vai sempre iniciar no android. O problema é que ele não faz as atualizações do android, ele notifica sobre a atualização, baixa ela e na hora de reiniciar para instalar dá erro e ele volta para a versão atual do android. Eu não sei como resolver isso ainda, se alguém souber por favor me conte.

Responder
Marcos Antonio
  • Posts no fórum: 391

01/04/2018, 15:48:06 via Web

Talvez seja devido a variante, ele funcionou em todas funções?
Wifi, rede, etc.
Essa rom que instalou "ghost_row"
Verifica a variante do seu aparelho se coincide com a ROM.

MAG
Moto G-XT1032.
Moto G4 Plus XT1640.
Moto G5 Plus.

Responder
Marcos Antonio
  • Posts no fórum: 391

01/04/2018, 15:57:16 via Web

Instale um app chamado castro que vai lhe informar especificações do telefone.

MAG
Moto G-XT1032.
Moto G4 Plus XT1640.
Moto G5 Plus.

Responder