O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 7 Compartilhado 41 Comentários

Google pede que desenvolvedores adaptem seus apps para as telas 18:9

Depois do leitor de digitais e das câmeras duplas, a tendência mais recente de mercado são as proporções de telas diferenciadas. A LG introduziu o G6 com tela de aspecto 18:9, enquanto a Samsung investiu num painel de 18,5:9 nos novos Galaxy S8. Outras marcas devem fazer o mesmo em seus próximos lançamentos, então o Google já resolveu agir junto aos desenvolvedores para que eles possam adaptar seus apps.

Telas com proporção 18:9: a tendência de 2017?

Após a LG e a Samsung, muitas outras fabricantes devem incorporar esse aspecto de tela em seus próximos lançamentos, principalmente em modelos topo de linha. A Sammy chama o painel dos novos S8 de Univisium, devido ao aspecto, proporção e também as bordas curvas, que fazem parecer que o dispositivo quase não tem bordas.

Cada empresa dará um nome diferente ou mudará alguma especificação, como 18,5:9 ao invés de 18:9, mas, de modo geral, o que veremos este ano serão telas maiores, só que mais estreitas e alongadas.

AndroidPIT lg g6 display sky dancer
18:9 abaixo e 16:9 acima  / © Screenshots: AndroidPIT

O problema com a chegada esse padrão está no formato dos aplicativos que utilizamos atualmente, que são projetados para rodar no aspecto 16:9. Não só aplicativos, mas jogos também são desenvolvidos pensados nessa proporção de tela. Quando não adaptado, são exibidas barras pretas nas laterais do painel.

Google pede a desenvolvedores que adaptem seus apps

Para contornar essa problema nesses novos aparelhos, e previnir que os futuros não passem por essa situação, o Google resolveu agir. A empresa emitiu um cominado aos desenvolvedores para que os mesmos façam as adaptações necessárias para o novo formato. A nota abaixo foi publicada pelo Big G no blog Android Developers:

Com o objetivo de obter toda a vantagem gerada pelos formatos de display maiores nesses smartphones, vocês devem considerar aumentar a proporção de tela máxima suportada por seus aplicativos. Recomendamos que vocês desenvolvam seus aplicativos para suportar proporções de tela de 2:1 (18:9) ou maior.

Além do tamanho, seria interessante que houvesse uma adaptação no conteúdo que é exibido por cada aplicativo, visto que eles poderiam passam a exibir mais informações e comandos numa proporção maior. Essa mudança pouco existe em tablets, mas esperamos que ela avance a partir da chegada dessas novas telas ao mercado global.

O que você achou desse novo padrão de tela? Acredito que abrirá novas possibilidades aos fabricantes?

 

Este artigo foi escrito em parceria com o editor Bruno Salutes, do AndroidPIT Brasil

7 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

41 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi