O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 8 Compartilhado 25 Comentários

O Google pode ser a solução para cidades onde não há internet no país

Quem nunca passou por um problema com a operadora ou provedor de internet? Seja por falta de sinal, de estrutura ou de serviços básicos. A questão é que muitos de nós podemos mudar de contrato ou de produto e testar novas conexões, seja na rede móvel ou fixo, como a banda larga. Acontece que em muitas cidades do país essa flexibilidade não existe, visto que muitas pessoas sequer tem acesso à internet.

Os serviços prestados pelas operadoras nem sempre rendem elogios aos seus clientes. A falta de infraestrutura é algo bastante conhecido por todos nós, pois mesmo com incentivos e investimentos do governo, as operadoras nem sempre conseguem expandir sua cobertura para mais cidade com qualidade, principalmente as mais afastadas do centro do país.

Cortes em franquias de consumo e mudanças em planos são sempre usados como uma forma de nos convencer de que esses serviços podem ser ampliados, mesmo que com atraso. A cobertura do 4G prevista antes do início da Copa do Mundo, em 2014, passou por inúmeros contratempos, e nem quero imaginar como será a reutilização da estrutura das antenas para a TV analógica, estas já desligadas.

11,6 milhões de domicílios no país podem pagar, mas não contam com internet disponível em suas localidades

Resolvi escrever este artigo devido a uma informação divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, no qual diz que 11,6 milhões de domicílios no país poderiam pagar para ter acesso à banda larga fixa ou móvel, mas não contam com o serviço disponível em suas localidades. Isso corrobora com com a questão que levantei no início do texto, pois sempre estamos a procura de mais internet, enquanto muitos sequer tem acesso a mesma.

google loon project loon
O Google Loon é o projeto que pode resolver o dilema das cidades sem internet / © Google

Segundo o estudo, essas regiões poderiam ser beneficiadas por municípios maiores, que estão ao redor, visto que nem sempre as empresas estão dispostas a investir em pequenas cidades. Nestes locais, o mais apropriado seria um estudo que levasse em conta o tamanho da população e a capacidade financeira, visto que assim as operadoras seriam capazes de oferecer uma estrutura adequada. O contrário disso foi feito com o setor de telefonia fixa, que cresceu desproporcionalmente, aponta Igor de Freitas, conselheiro da Anatel.

Opinion by Bruno Salutes
O Google Loon deixou de ser um conceito e já é visto como solução.
O que você acha?
50
50
129 participantes

Todo esse cenário de demanda reprimida me fez lembrar de um serviço que o Google vem testando há alguns anos, que é o Google Loon. Ele ficou conhecido devido a sua dinâmica de funcionamento simples e que se provou eficiente. Em testes desde 2013, o Loon conseguiu melhorar em diversos pontos, inclusive na estrutura dos materiais que compõem a cúpula dos balões, que estão mais resistentes.

A ideia do Big G é levar internet a lugares onde o serviço não existe, sejam pequenas cidades ou metrópoles. Os balões ficam a 20km da superfície da terra e formam um grande círculo, que pode cobrir um estado inteiro com conexão 3G ou 4G. O próprio Google monitora o trajeto desses balões, que se movimentam de acordo com a direção das correntes de ar.

O Loon, inclusive, foi testado no Piauí em 2014, e também esteve próximo da região do Amazonas no ano passado, por causa de um teste feito no Peru. A questão mais importante aqui, é que o Loon funciona em parceria com operadoras locais, e estas não precisam criar estruturas específicas para os balões, visto que essa tecnologia é desenvolvida pelo Google.

Os balões conseguem espalhar o sinal de torres de telefonia existentes, ou seja, o sinal de terminada estrutura no interior de São Paulo pode ser espalhado para outras regiões do sudeste, como no sul de Minas. O Google Loon deixou de ser um conceito e já é visto uma solução, principalmente em cidades não contam com nenhuma alternativa à banda larga.

Fica aí uma dica para as operadoras que estão sempre limitando o usuário, e que recuam quando o assunto é a expansão ou a melhoria de seus serviços. Falem com o Google!

Na sua opinião, como as operadoras poderiam levar internet a lugares sem opções? Você acredita no sucesso do Google Loon no Brasil?

8 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Phelipe B. há 5 meses

    Triste é ver um país de proporções como o Brasil dependendo de soluções de empresas estrangeiras para levar internet a todo o território. Penso que além da corrupção a falta de interesse também é extraordinariamente grande.

  • Luiz Henrique há 5 meses

    Não posso dizer muito porque não conheço o projeto ao vivo, mas um balão não parece muito confiável. Acho que a solução definitiva seria quando conseguirem transmitir internet por satélite.

  • Victor Lima há 5 meses

    isso só na prática...mas a ideia é legal

  • Phelipe B. há 5 meses

    O Brasil já lançou um satélite com esse intuito, vamos ver quando ele será entregue às teles para que elas possam nos usurpar...

  •   62
    Agnaldo C. há 5 meses

    Eu vi uma banda larga via satélite aqui na minha região 10MB por 250 reais mensais.

    Fiquei tentando calcular quanto tempo poderia pagar antes de ir a falência.

25 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações