O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

5 min para ler 20 Compartilhado 56 Comentários

Google Play Services - versão 10.0 será a última a oferecer suporte ao Gingerbread

O Google Play Services garante sempre a última versão de todos os aplicativos no seu dispositivo. Entre suas principais funções estão a autenticação dos serviços do Google, sincronização de contatos e, no geral, garante uma boa experiência com o sistema. Agora, os desenvolvedores do Android resolveram terminar o suporte para as versões Gingerbread e Honeycomb, confira os detalhes abaixo.

Destacar mudanças recentes

Pegue um atalho

Google Play Services v8.1.02 Google Play Services v8.1.03
Google Play Services v10.0  

Google Play Services - Atualização para versão 10.0

É oficial, o Google já não vai mais oferecer suporte ao Play Services no Gingerbread e Honeycomb depois da versão 10.0 do seu serviço de suporte à atualização de apps. A informação chegou a partir de uma publicação oficial no blog Android Developers.

Isso significa que, assim que a versão 10.1 do Google Play Services for lançada pela gigante das buscas, apenas modelos rodando com versão mais recentes do SO poderão tirar proveito das novidades. Além disso, caso um desenvolvedor pretenda manter o suporte ao Gingerbread em seu aplicativo, terá que oferecer um pacote diferente, usando a versão 10.0 do Play Services.

Vale lembrar que essa decisão não deve afetar um grande número de usuários, pois mesmo que os dados sobre smartphones rodando com Android Gingerbread mensalmente indiquem uma porcentagem de uso de 1,7%, muitos desenvolvedores já não oferecem suporte às versões 2.3.3-2.3.7.

Google Play Services - Atualização para versão 8.7.03

A atualização dos serviços do Google para a versão 8.7.03 tinha o tamanho de 44,54 MB e foi liberada para dispositivos com o sistema Android 5.0 ou superior. Os desenvolvedores raramente compartilham um changelog para este app sempre que ele recebe atualização, por isso, não sabemos claramente quais foram as novidades que esta atualização trouxe.

Entretanto, como sempre, qualquer pequena atualização traz mais estabilidade e melhorias na velocidade de execução dos aplicativos, assim como correção de bugs. Por isso, mesmo que este update não traga novas funções ao dispositivo ele com certeza melhora a experiência do usuário.

Google Play Services - Atualização para a versão 8.7.02

A atualização para Google Play Services para a versão 8.7.02 permitiu a customização de abas no aplicativo do Google. Com as abas customizadas, o Android facilita o uso dos cartões do Google Now cards e permite ao app de pesquisa do Google oferecer uma versão condensada de conteúdo no Chrome através do Google Now em vez do redirecionamento do usuário para o navegador.

Esta melhoria aumentou a velocidade com que o conteúdo é carregado, pois estas abas customizadas não requerem o mesmo uso de RAM e CPU que o aplicativo do Chrome.

AndroidPIT Google chrome tips 1
Agora você pode ter abas customizadas no Android / © ANDROIDPIT

O que é o Google Play Services?

Como mencionado na introdução, o Google Play Services é um sistema de aplicativos do Android que faz com que você tenha facilmente todos os aplicativos do Google sempre atualizados.

As principais funções do Google Play Services são a autenticação dos serviços, sincronização de contatos, acesso as configurações de privacidade mais recentes e serviços baseados na localização do usuário com qualidade mais alta e menor consumo de recursos. 

Os serviços do Google também visam aprimorar a experiência dos usuários com os aplicativos, acelerar pesquisas offline, aprimorar experiência de jogos e fornecer mapas mais imersivos.

Além disso, manter o Google Play Services é extremamente necessário, pois alguns apps - principalmente os aplicativos do Google - podem não funcionar se você desinstalar este sistema de aplicativos ou não tiver a versão mais recente do mesmo.

Como baixar a última versão do Google Play Services

Para ter a última versão do Google Play Services é fácil. Acessando Configurações > Apps (ou aplicativos) > Google Play Services e verifique a versão que está instalada no seu dispositivo.

play services app
Encontre os três últimos números da versão do seu Google Play Services / © AndroidPIT

Depois, o mais fácil é atualizar o Google Play Services através da Google Play Store. Para tanto, clique no botão abaixo e verifique se um update está disponível:

Serviços do Google Play Install on Google Play

Update manual

Se você não quiser esperar pelo update automático, sempre existe uma segunda opção. Existem diferentes versões do Google Play Services para as diversas versões do sistema operacional Android, então se você quiser a última versão siga os passos abaixo:

  • Encontre a versão do seu Android indo em Configurações > Sobre o telefone > Versão do Android;
  • Você vai fazer o download do pacote do app em sites alternativos, logo, vai precisar permitir o acesso de fontes desconhecidas ao seu dispositivo. Para isso vá em Configurações > Segurança > Fontes desconhecidas;
fontes desconhecidas
Dê permissão a fontes desconhecidas / © AndroidPIT
  • Agora você precisa saber qual a versão do Google Play Services é a certa para o seu dispositivo. É aqui que a versão do Android entra. Cada versão da Google Play Services tem três números no final, seguindo esta estrutura:
    • Versão do Android (X) > Arquitectura do CPU (Y) > Pontos por polegada (DPI) (Z). Para este passo vá até Configurações > Apps (ou aplicativos) > Google Play Services e verifique a versão que está instalada no seu dispositivo - Como você pode ver na primeira imagem deste artigo.
  • Versão do Android (X)

0 = Android 4.4.4 ou mais antigos

2 = Android 5.0 e 5.1 (começando com o Google Play Services v8)

4 = Android 6.0 e superior (Nota: 4 = Android 5.0 e 5.1 para versões do Google Play Services anteriores ao v8)

7 = Android 5.0

8 = Android TV

  • Arquitetura do CPU (Y)

1 = armeabi

3 = armeabi-v7a

4 = arm64-v8a

7 = x86

  • Densidade de pixels por polegada (DPI) (Z)

0 = universal

2 = 160 dpi

4 = 240 dpi

6 = 320 dpi

8 = 480 dpi

Agora que você já sabe como encontrar a versão do Google Play Services que se encaixa perfeitamente ao seu dispositivo basta fazer o download do APK baseado nesta informação. Você encontra as últimas versões do Google Play Services no APK Mirror. Lembre-se de que este é um site alternativo, logo, baixar tais pacotes deve ser feitos por sua conta e risco.

E aí, você será afetado por essa decisão do Google de parar o Play Services para o Gingerbread? 

20 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

56 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações