O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 76 Compartilhado 45 Comentários

Sundar Pichai promete mais inovação para a linha Nexus

O CEO do Google, Sundar Pichai, expôs parte dos planos da empresa para os smartphones da linha Nexus. Ele informou que os futuros dispositivos Nexus trarão mais inovações em seus softwares. E eliminou qualquer possibilidade de vermos um dispositivo desenvolvido completamente pelo Google, também conhecido como Pixel-phone.

Sundar Pichai comentou em uma entrevista com Walt Mossberg, no programa Codeconference, sobre os planos do Google para smartphones Nexus e inteligência artificial. Abaixo, você encontra aquilo que de mais interessante surgiu desta conversa.

Sundar Pichai - Estamos mais preocupados com o design dos Nexus

Pichai falou sobre os planos do Google para novos smartphones que são desenvolvidos em colaboração com as fabricantes parceiras, e informou que não há planos de mudança deste processo. Pichai também eliminou a possibilidade de um Pixel-phone. Contudo, o Google quer se esforçar mais no desenvolvimento da linha Nexus, como por exemplo, se tornando parte mais relevante no projeto de design do produto final.

Além disso, os novos aparelhos trarão mais inovações de software. O método usado até agora no Android puro poderia ser modificado em alguns pontos referentes a interface do usuário. Pichai confirmou, no entanto, que o Google só irá intervir onde faz sentido.

Durante a entrevista, Pichai foi indagado sobre o que leva o Google a ter uma diversidade tão estranha de aplicativos mensageiros, como o Hangouts, o Allo, o YouTube Messenger entre outros. Apesar de não falar muito neste sentido, o CEO disse que o Android aposta no RCSe (Rich Communication Suite), o sucessor do SMS padrão. Contudo, este serviço se sustenta e desenvolve em cima de uma plataforma aberta, na qual o Google trabalha em conjunto com as suas parceiras. Mas apesar de ter sido vago, disse que a Google está trabalhando no próprio mensageiro, o Allo.

Pichai diz desejar que os usuários do Android e o do iOS possam trocar mensagens entre si, mas não deixou bem claro qual o problema que impossibilitaria isso agora.

O que você acha dos planos de Sundar Pichai para os futuros Nexus?

Google - Máquinas aprendem a responder perguntas mais rápido

O Google mudou sua abordagem sobre a pesquisa na web: com a ajuda da inteligência artificial e algoritmos de aprendizagem, a empresa está mudando seu produto principal. A mobilidade é o fator principal desta mudança. Fora de casa ou do trabalho, no caminho para algum lugar, as pessoas querem respostas rápidas e concretas. E é isso que o Google quer oferecer.

O Google quer se comunicar diretamente com os usuários da sua plataforma móvel, conversando e respondendo a perguntas. O centro de tudo é o reconhecimento da voz. Nos EUA, uma entre cinco procuras feitas em dispositivos móveis é realizada por comandos de voz e este número só tende a aumentar.

Esta nova estratégia vai continuar levando em consideração a privacidade do usuário. O importante será continuar oferecendo o mesmo serviço de buscas mesmo na pesquisa por voz, mas deixando claro que existirá um processamento de dados como o que já ocorre hoje com o serviço Google Fotos.

Confira a entrevista completa - em inglês:

E você, o que acha do Google continuar investindo em parcerias para oferecer os dispositivos Nexus?

76 Compartilhado

45 Comentários

Escreva um comentário:

  • No que adianta o Google investir no Nexus se produto nunca chega ao Brasil. Até hoje eu estou esperando o Nexus 6.


  • Para a linha Nexus ter sucesso, precisará adotar a política de distribuição e assistência mundial feita pela Apple.
    Enquanto o Nexus for seletivo, continuará sendo medíocre.


  • No pouco tempo em que a Motorola foi do Google, ela mostrou o porquê de desejarmos que a Google produza os próximos Nexus. Transformou totalmente a reputação da empresa. Pena que o Google tem que se preocupar também com o ecossistema Android, e por isso vendeu a Motorola.


  • Seria um tapa na cara da Apple se a Google resolvesse investir mais pesado e construísse um aparelho 100% deles, desde o projeto, o design, as especificações, tudo conversando de forma afinada com o software. Seria lindo.


  • Acho que a Google poderia investir no seu próprio smartphone, com uma maior integração Software x Hardware.


  • Creio que a Google deveria investir cada vez mais numa integração mais fluida do sistema operacional com o hardware do aparelho e incorporar as excelentes funções de algumas fabricantes que eu tenho certeza que alavancariam ainda mais o uso do Android Stock ou o mais próximo possível dele. O Nexus é o "iPhone da Google" e, com uma eventual melhora nele, creio que beneficiaria a todos e incentivaria as empresas a buscarem essa melhor fluidez do sistema operacional com o hardware, coisa que ainda hoje é difícil de acontecer.


  • Eu acho que todas as empresas que usam o Android como sistema.. Deveriam unificar para chegar em 1 sistema só.. Pegando o que cada um tem de melhor.. Nem deixando puro (falta funções básicas e úteis) nem deixando carregada de mais (excesso de coisa que nem se usa no dia a dia) com a Google instruindo.. Porque atualmente existem muitas opções de aparelhos por aí.. E a maioria acaba ficando esquecida pela fabricante de atualizar o Android porque cada celular é diferente e precisa de modificações seletivas.. Pra que isso?? O sistema deveria ser 1 só pra todos.. Saiu atualização.. Cai pra todos.. Tanto smart de 500,00 quanto de 4.000,00.. A atualização seria opcional e caso não ficasse bom.. Podendo regredir pra versão anterior.. É tanta tecnologia em hardware que esquecem do software.


  • Por mim, a próxima linha Nexus tinha que ser produzida pela Oukitel. Smartphones com baterias monstruosas acima de 5.000 mAh. Aí sim, seria a conjugação perfeita.


  • O Google deveria produzir o próprio smartphones.


  • O que se espera são sempre melhorias no sistema operacional móvel, no caso Android, e elas deverão ser espalhadas para o mundo Android.


  • Bom, toda evolução é bem vinda, e é ótimo a google estar pensando mais sobre o design, o 5 era frágil e não tão bem construído, o 6 é um Moto X maior e manteve a mesma câmera porca, o 5X não é tão digno de um Nexus dos tempos atuais, apesar de não acha-lo feio ele peca na construção. Ela deve manter mais as diretrizes.
    Só uma correção, a Google está fazendo o próprio aparelho, no caso o Project Ara é inteiramente dela, construído por ela, feito por ela, será vendido por ela, uma pena que inicialmente não dê para mudar o processador e a ram, mas já é uma ajuda todo o resto, mudar as câmeras, bateria, leds, entre outros como peças e-ink, sem falar que vai diminuir muito o descarte de eletrônicos. Vai planeta!!!!


  • Pelo que eu entendi vão implementar mais funções de software na linha Nexus do que na imagem stock que passarão para as OEMs. O que a Google deveria fazer era incorporar o máximo de função das outras OEMs no Android Stock, diminuindo cada vez mais a necessidade de customizações.


  • cês acham que o Nexus 6 ainda vale a pena em 2016?


  • Fico com a série Note msm. Puro só água, e fds nem isso.


  • Nexus, que nexus? No Brasil não se vende isso!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi