Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

3 min para ler 32 Comentários

O Google mostra como fazer publicidade mobile sem ser invasivo

Uma das brigas mais a antigas entre internet e usuários é a publicidade. De um lado, sites e redes sociais dizem que essa é a sua mais importante fonte de receita e não podem abrir mão delas. Do outro, internautas reclamam que elas podiam ser menos invasivas e que muitas atrapalham a experiência de uso da página. Mas eis que o Google – um dos principais interessados no debate – desenvolveu um formato interessante que pode ditar a tendência da publicidade online nos próximos anos.

Trata-se de um formato que a empresa desenvolveu para o Google Maps e cujo o grande destaque é não ser invasivo.  A publicidade aparecerá diretamente no mapa, com o logo das anunciantes localizadas em seus respectivos endereços, claro.

A grande sacada deste tipo de publicidade é que, ao clicar no ícone da empresa, um card é aberto. E nele encontramos - além do endereço, horário de funcionamento, etc - anúncios do estabelecimento, com ofertas diversas de produtos e até descontos de ocasião. E dentro deste mesmo card é possível ainda buscar por itens do seu interesse, sem precisar ir até o site.  

GOOGLEMAPSDEF
O novo formato de publicidade do Google Maps: menos invasivo e com possibilidade de descontos / © Google

Além disso, o ícone facilita a identificação do estabelecimento, já que sempre é mais fácil lembrar de um logo do que de um endereço, não? Ficará algo parecido com o que temos no Waze, mas com uma aparência que não lembra tanto um desenho do Cartoon Network.

Ou seja, temos aí um tipo de publicidade que não invade o espaço do usuário e, ainda assim, se faz presente a partir de outras representações que não apenas aquele anúncio que fica estatelando em nossos olhos. Ou aqueles vídeos com auto-play constrangedores. 

Responsivo é a palavra de ordem

Sabendo que o mundo mobile é o caminho para manter sua gorda receita em publicidade online, o Google quer mudar de vez a forma como interagimos com os anúncios em nossos smartphones ou tablets. E um dos grandes passos da empresa foi a criação de formatos responsivos, que de adaptam à tela do aparelho, sendo reproduzidos em tamanhos diversos. 

Com isso, em breve, não teremos mais aqueles anúncios em forma de pop ups, que explodem nas páginas e atrapalham demais a navegação por elas e, muitas vezes, acabam criando uma reação de cadeia, com “zilhões” de outras propagandas invadindo o nosso telefone. 

GOOGLEADSDEF
Os novos anúncios responsivos do Google: mais orgânicos aos sites / © Google

Além disso, o layout desses novos anúncios está mais agradável de visualizar. E essas mudanças passam até mesmo pelo maior número de caracteres que os anunciantes poderão inserir em cada peça, além de customizar a URL. 

Em resumo: com essas mudanças do Google pode ser que, muito em breve, nós possamos ficar livres da publicidade invasiva que tanto nos atormenta atualmente. Teremos peças mais orgânicas aos sites e ferramentas e que podem até mesmo nos ajudar achar aquilo que procuramos a um ou dois cliques de distância. Afinal, esse é o objetivo da publicidade online, não?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Phelipe B. 10/08/2016

    Só acho que publicidade devia virar um padrão. Odeio quando estou usando o navegador e abre uma propaganda sobre a página. Se eu pudesse, nunca mais voltaria nesses sites.

  • Victor Lima 10/08/2016

    o pior é vc jogando de boa e aparecem aquelas nojentas em cima da tela do game...foda

  • Dyego Santos 10/08/2016

    E ainda tem aqueles apps que só de você clicar pra abrir as configurações por exemplo, já pula um anúncio selvagem na sua cara .

  • Junior D. 10/08/2016

    No celular hoje tem umas propagandas que bloqueia a página, vibram o celular e ainda tocam um "piiii piiiii piiii" avisando de vírus, dá tanta raiva que eu mudei de browser só pra usar adblock, se não tivesse esse exagero que até atrapalha, eu desligaria meu bloqueador sem problemas...

  •   86
    Conta desativada 10/08/2016

    O AndroidPit adverte, Não usem Drogas.....

32 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Mostrar todos os comentários

Artigos recomendados