O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 8 Compartilhado 37 Comentários

Hugo Barra agora é líder da divisão de realidade virtual do Facebook

No começo dessa semana nós fomos surpreendidos com a notícia da saída do Hugo Barra da Xiaomi. Segundo o executivo, seu trabalho seria transferido para os Estados Unidos, marcando o retorno do ex-chefão do Android ao Vale do Silício. Agora, tivemos uma novidade bem interessante sobre os rumos do executivo, que será líder do segmento de realidade virtual do Facebook.

O anúncio do novo cargo foi feito pelo próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, através de um post em seu perfil. Como o Hugo Barra está resolvendo detalhes de sua saída na China, a informação foi ilustrada com uma imagem que mostra ambos os executivos feitos em bonecos 3D. A publicação diz o seguinte:

Estou animado por Hugo Barra se juntar ao Facebook para liderar todos os nossos esforços de realidade virtual, incluindo a equipe da Oculus. Hugo está na China agora, então estamos juntos por meio da realidade virtual. Parece oportuno. Conheço Hugo há muito tempo, desde quando ele ajudou a desenvolver o Android. Nos últimos anos ele trabalhou na Xiaomi em Pequim levando dispositivos inovadores para milhões de pessoas.

Hugo compartilha a minha convicção de que a realidade virtual e a realidade aumentada serão a próxima grande plataforma de computação. Elas nos permitirão experimentar coisas totalmente novas e sermos mais criativos do que nunca. Hugo vai ajudar a construir esse futuro, e eu estou ansioso para tê-lo em nossa equipe.

Os rumos da Xiaomi sem Hugo Barra

De fato, a saída do executivo irá gerar algum tipo de reestruturação e mudança no foco dos negócios da empresa chinesa. A primeira mudança que nós já temos conhecimento é que a Mi não estará presente no MWC 2017, em Barcelona, evento que a marca chinesa costuma marcar presença. A Mi esteve na última edição da CES, mas não revelou nenhum lançamento significativo, além de alguns eletroportáteis e uma nova versão do Mi MIX.

AndroidPIT Xiaomi mi mix 2122
Este é o Mi MIX / © AndroidPIT

É esperado, segundo analistas de mercado, que a Xiaomi entre num período de "stand by", onde nenhum lançamento grande será feito e também nenhum investimento ou movimentação de mercado considerável. O próximo grande lançamento da marca deve ser o Mi 6, que ainda segue sem previsão de lançamento.

O CEO da Xiaomi, Jun Lei, disse recentemente que a empresa estava investindo num processo de ampliação da sua presença global muito acelerado, e acabou perdendo a oportunidade de se estabelecer em mercados importantes, como é o caso do Brasil.

O que vem por aí com Barra no Facebook

Saindo da Xiaomi, Hugo Barra assumirá uma área importante e muito promissora dentro do Facebook, de realidade virtual, sobretudo, da divisão Oculus. Barra já comandou o desenvolvimento e o lançamento do Mi VR, que é o óculos de realidade virtual da Xiaomi. Além disso, o executivo já liderou algumas frentes de projetos similares ainda quando estava no Google, embora não tenha participado de nenhum lançamento importante desse gênero no Big G.

O Facebook, por sua vez, aposta que o futuro da comunicação, inclusive nas redes sociais, está na realidade virtual. A empresa acredita que essa tecnologia irá transformar a forma de relacionamento das pessoas, que passará a ser mais imersivo. Essa divisão do Facebook recebe investimentos enormes, que devem bater a marca dos 3 bilhões de dólares nos próximos dez anos.

A Oculus VR foi fundada em 2012 e lançou o Oculus Rift, que foi um sucesso de vendas naquela época. Mais tarde, em 2014, a empresa foi comprada pelo Facebook, que manteve seu foco no desenvolvimento de produtos semelhantes.

Uma prévia sobre a plataforma VR que está sendo desenvolvida pelo Facebook já foi demostrada publicamente por Mark Zuckerberg, e ela é baseada em bonecos 3D e comandos de voz. Assista uma prévia do Facebook Social VR no vídeo abaixo (legendas em porquês disponíveis):

Agora, nos resta aguardar para descobrir quais rumos essa divisão terá nas mãos de Hugo Barra dentro do Facebook. Vale dizer que outras empresas tem investido nessa área da realidade virtual, como a Samsung, o Google e a Alcatel.

8 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

37 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações