O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

5 min para ler 149 Compartilhado 187 Comentários

7 razões pelas quais o KitKat é melhor do que o Lollipop

A atualização do Android Lollipop está chegando a cada vez mais dispositivos, mas nem sempre está recebendo boas críticas. Muitos usuários se deparam com uma versão carregada de erros que os deixam saudosos do rendimento e performance dos dispositivos  que rodavam com o KitKat. Estas são algumas razões pelas quais, na visão de muitos usuários Android, o KitKat é melhor do que o Lollipop.

Esta não é uma simples comparação entre o KitKat e o Lollipop. Minha intenção aqui é recompilar uma série de reclamações que tenho escutado de usuários, bem como aqueles que eu mesma tive em algum ponto com o Lollipop.

AndroidPIT Galaxy S5 Lollipop KitKat
Android KitKat ou Lollipop? / © ANDROIDPIT

1. Duração da bateria

Com o Lollipop chegou o Project Volta, um projeto que assegurava longa vida para as nossas baterias, mas que na hora da verdade não cumpriu de todo as expectativas. Muitos testes demonstraram que, por exemplo, o Nexus 5 ou o LG G3 (para citar alguns deles) tiveram um rendimento da bateria pior do que quando rodavam com o KitKat. Dessa maneira, antes de atualizar o seu dispositivo informe-se bem a respeito do comportamento da bateria dele com o Android Lollipop.

2. Simplificação da tela de bloqueio

Sei que essa razão é um tanto subjetiva, mas prefiro a tela de bloqueio do KitKat. É certo que com o Android Lollipop chegaram as notificações à tela de bloqueio, uma novidade muito interessante, mas que tem como contrapartida o fato de que qualquer pessoa que pegue o nosso smartphone pode ver as notificações apenas ligando o dispositivo.

lollipop tela bloqueio icone inteligente
Qualquer pessoa pode ler nossas notificações com o Android Lollipop. / © ANDROIDPIT

Felizmente, existe uma forma de desativar as notificações na tela de bloqueio, mas ainda assim prefiro o estilo e a simplicidade da tela de bloqueio do KitKat.

3. Multitarefa melhor

A partir da multitarefas do Android Lollipop temos acesso também às janelas que temos abertas no navegador, assim como aos documentos. Isso faz com que as multitarefas se sobrecarreguem mais cedo do que com o KitKat, versão que só acumula os aplicativos recentes. Além disso, devo adicionar que muitos dos aplicativos se mantêm abertos mesmo depois de os termos fechado nas multitarefas.

Por outro lado, o novo design pode até ser muito bonito, mas não o considero prático. Na forma de lista se podiam ver bem melhor os últimos quatro aplicativos abertos.

4. Modo silencioso

Algo que não entenderei nunca. Por que o Google decidiu remover o acesso direto ao modo silencioso? Como vocês já devem saber, quando diminuímos o volume ao máximo no Lollipop, ficamos em vibração, nada de silêncio. Existe uma forma de silenciar o nosso dispositivo com o Lollipop, mas é um tanto incômodo se comparamos com o simples gesto de baixar o volume.

androidpit nexus 5 lollipop priority mode
Dessa maneira configuramos o modo silencioso no Android Lollipop. / © ANDROIDPIT

5. Interface de usuário

O Material Design se encaixa perfeitamente no conceito que se poderia ter de algo chamado Lollipop, ou seja, como se estivéssemos no país dos pirulitos. Tudo bem diferente do design minimalista do KitKat.

Não me entenda mal, existem aspectos do Material Design que me agradam muito, sobretudo quanto ao design de alguns aplicativos; também gosto dos novos botões de navegação do Lollipop, mas me irrita o fato de que a gaveta de aplicativos tenha recebido um fundo branco, o qual não podemos mudar a não ser que instalemos um launcher alternativo.

Android L lollipop interface 2
Gosta do fundo branco? / © ANDROIDPIT

6. Widgets na tela de bloqueio

Aviso: se você é um fã dos widgets na tela de bloqueio, não atualize seu dispositivo para o Android Lollipop!

Uma pena, mas a realidade é esta: o Android Lollipop não oferece suporte para os widgets na tela de bloqueio. Um motivo poderia ser o fato de que tenham adicionado as notificações na mesma tela, mas se eu pudesse escolher, ficaria com os widgets. E você?

7. (In)Compatibilidade de aplicativos

Desenvolvedores de renome e, claro, o Google, não tiveram problemas ao adaptar seus aplicativos para o Android Lollipop, mas existem muitos outros apps que não puderam acompanhar o ritmo, e ao ser usados no Lollipop, provocam uma grande quantidade de erros. Se a grande maioria dos seus aplicativos favoritos não foram bem convertidas para o Lollipop, então convém permancer no KitKat por enquanto.

android lollipop bad
O Android Lollipop ainda tem muitos bugs. / © ANDROIDPIT

Termino com um último motivo: a grande quantidade de erros que se produziram com essa versão. O usuário que atualiza e encontra problemas com o rendimento e a bateria, bem como com vários aplicativos e funções, fica entre a cruz de voltar a instalar o KitKat ou a caldeirinha de esperar até que saia uma nova versão mais estável do Lollipop (ou quem sabe o Android M).

O que você acha? Atualizou seu dispositivo para o Android Lollipop e encontrou mais problemas do que vantagens?

Este artigo foi baseado numa ideia original de David Nield para AndroidPIT.com. 

149 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Mateus Barbosa 24/mai/2015

    Discordo com tudo 😵

    O desempenho da bateria melhorou no meu celular.

    A tela de bloqueio tá mais limpa e prática e se o problema for o conteúdo das notificações, tem como desativa-los ou desativar as notificações por completo.

    Se for problema, tem como desativa as abas. Depois que atualizei pro lollipop, nem tenho mais aquela vontade que tinha no kitkat de fechar tudo depois de usar.

    O modo silencioso não é nenhum problema, depois que se acostuma faz nem falta da forma que era anteriormente.

    Sério que essa gaveta branca emotivo pra não atualizar? Tá de brincadeira né?

    Nem sabia que dava pra por widgets na tela de bloqueio. Na verdade, nunca vi alguém usar ou reclamar por não ter mais essa função.

    Quando eu ver um aplicativo que não funcione no lollipop é me fizer falta eu edito aqui.

  • Rafael L. 24/mai/2015

    1. Duvidoso, pode citar fontes?
    2. Inválido, você tem a opção de desativar.
    3. Subjetivo.
    4. Concordo.
    5. Subjetivo.
    6. Foi retirado porque quase ninguém usava. Mas entendo...
    7. Inválido, acontece com todo sistema operacional.
    Bugs. Concordo...

  • dener santos 24/mai/2015

    amo o lollipop 💗😍 são argumentos pessoais ..... não concordo com nada talvez com 1ou 2 argumentos 💔 😨

187 Comentários

Escreva um comentário:

  • o que eu gostava no kitkat era que dava para salvar tudo os apps no sd direto ele salvava as pastas e tudo meu celular tinha 8 gb interno só tinha 2 usando e o cartao tinha 16 e estava quase cheio sem ter que salvar os lixos no aparelho indo direto ja para o cartao


  • A bateria no meu sony z2 piorou com marshmelow e o pior foi a função de usb armazenamento em massa que simplesmente não existe mais... não tenho mais como ouvir musicas do meu celular como se fosse pendrive...


  • Concordo com tudo. Pior não tem como fazer downgrade sem desinstalador instalações genéticas que podem brickar o apatelho.
    Mesmo em aparelhos mais novos como o k5 Lenovo tem item que não curti, além do aviso do poupap da caixa postal, pelo menos no meu aparelho tive que ligar na operadora para desativar.
    Tenho um outro aparelho, que cai a conexão e apresenta falhas de encerramento de app do nada.


  • O Android KitKat roda melhor e sobra mais ram. Para agente jogar e mexer no que quiser entao não trava nunca. O Android lolipoop não gostei e muito menos o Android M.


  • eu prefiro o lolipop, q eu usava no meu moto g3 antes de atualizar pro marshmallow, podem reclamar de qualquer coisa do lolipop, menos do desing, o kitkat é muito feio.


  • atualizei pro Lollipop na maior ansiedade até ficar decepcionado e em uma semana reinstalar a versão de fabrica do meu celular lg g2 o android jelly bean 4.0, a bateria triplicou o rendimento e a camera ainda ficou incomparávelmente melhor.


  • Lolipop é a pior versão do Android que já usei, tente fazer o despertador funcionar no modo não perturbe, simplesmente o despertador não toca. Esses caras da Google estão viajando. Desligar os popups na tela inicial só funciona de desativar completamente as notificações.


  •   1

  • Atualizei o meu Galaxy S4 mini e gostei dessa versão 5.1.1 porém perdi a função IR de controle remoto. Alguém pode me dizer se ocorreu isso também com quem atualizou?


  • POR FAVOR ME AJUDEM... Se eu comprar um aparelho já com o android 5.1 e não gostar, tenho como regressar para o 4.4???


  • POR FAVOR ME AJUDEM... Estou prestes a comprar um aparelho já com o android 5.1. E se eu não gostar, tenho como regressar para o 4.4???


  • Não gostei do Lollipopi , tinha o Jilly beans e dava de 10 a zero muitas funções uteis que tinha não tem no lolli popi tais como deixar o video rodando em quanto mexe em outra funçao a minha bateria esta comendo toda com essa versão e a interface feia parece desenho animado não tem definiçao.


  • Acho tudo muito pessoal! Segundo, a maioria que fazem estas reportagens não são especialistas, então são apenas opiniões pessoais, sem validade alguma profissional. Como sempre digo, cada macaco no seu galho! Todos os sistemas tem suas falhas, grande vilão são as customizações feitas pelas fabricantes, isto torna o O.S pesado e recheado de funções muitas vezes inúteis.


  • Boa tarde!!!!! Sou a Michelle... Gostaria de saber como trocar o Android do moto g 2 para o Kikat 4.4.4. Agradeço desde já


  • Comecei com um moto g e fiz Root e voltei para o kit kat, depois disso melhorou muito o aparelho em todos os sentidos como: melhor rendimento em bateria e desempenho e o aparelho passou a esquentar menos. Ae passei para o x play e depois para o moto x 2014, Atualmente e o que escolhi e tô com ele e tbm já instalei o kitkat e tá muito show!!!

    Agora bobeira da motorola criar essas atualizações e não trazer melhoras e sim pioras, medem a política de vocês pq se for para criar algo que seja melhor do que o antecessor !!!


  • Não presta, todos os aparelhos apresentando problemas. Motorola, LG, Samsung, Sony Xperia entre outros.


  • Tenho um L90 que foi atualizado para o lollipop e veio carregado de bugs, após uma nova atualização continuo com o bug dele reiniciar sempre que conecto ou desconecto do carregador para carregar a bateria, por exemplo: coloco ele para fazer a recarga e se precisar usar ele trava e reinicia e muitas vezes demora o processo de reinicialização.
    Alguém tem ou teve o mesmo problema? Alguém que teve esse problema conseguiu solucionar? Como?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações