O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 8 Compartilhado 157 Comentários

A maldição dos smartphones continuou em 2016

O ano de 2015 também rendeu um pouco para os fabricantes, principalmente com os problemas que envolviam o processador Snapdragon 810, que aquecia. Neste ano, acompanhamos algumas coisas relacionadas a Qualcomm também, mas, de modo geral, as coisas foram mais calmas no mundo dos processadores. Em 2016, os problemas foram com os smartphones propriamente ditos.

O escândalo do Galaxy Note7

Difícil nao começar a lista de problemas de 2016 sem mencionar o mais famoso, ou seja, o fiasco do Note 7. Se não fosse isso, 2016 teria sido um ano mais tranquilo, diga-se de passagem. Podemos dizer que este caso o maior problema que a Samsung Mobile enfrentou. Líder no interesse dos usuários no segundo semestre, o dispositivo sofria de um problema sério, que o fazia explodir de forma aleatória.

Note 7: o maior problema que a Samsung Mobile enfrentou

Depois de alguns comunicados e novas ações de marketing, a Samsung teve que abrir mão do phablet, que, até então, era o melhor produto já criado pela marca. Segundo alguns analistas, a empresa teve um prejuízo de aproximadamente 15,3 milhões de Euros. Só para você ter uma noção do prejuízo, esperava-se que o Note 7 vendesse 19 milhões de Euros em todo seu ciclo de vida. Fora isso, a empresa perdeu 1,4 bilhão de Euros, que são referentes aos smartphones fabricados e que não foram vendidos.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7589 off white flag
Note 7 / © AndroidPIT

A calibração de cor do OnePlus 3

Quando lançado, um dos pontos fracos do OnePlus 3 era o perfil de cores da tela. A calibração de cores do monitor era agressiva e estava longe de entregar um resultado com cores naturais ou vívidas. As fabricantes sempre tornam as telas mais saturadas para chamar a atenção dos usuários. Mas, a OnePlus foi longe demais.

Muitos usuários reclamaram e se queixavam da compra. A empresa liberou uma atualização para o modo de tela sRGB, que resolveu o problema. Contudo, outras atualizações estavam na fila para serem liberadas para o dispositivo, que tinha sérios problemas de superaquecimento.

AndroidPIT oneplus 3 6685
OnePlus 3 / © AndroidPIT

iOS 10.1.1 sugando a autonomia do iPhone

Os fabricantes que usam Android em seus dispositivos não foram os únicos que tiveram preocupações este ano. A Apple também teve sua rodada de problemas. Além daqueles que envolviam o iPhone 6S, que passou por um recall de bateria, a empresa da maçã mordida enfrentou problemas com a atualização do iOS 10.1.1 para vários modelos. Usuários de iPhone relatam falhas no carregamento e desligamentos espontâneos.

AndroidPIT iPhone 7 review 2896
iPhone 7  / © AndroidPIT

2016: fica a lição

É claro que o maior problema do ano foi com o Note 7, mas que renderá preocupações e cuidados extras para a Samsung em seus próximos dispositivos. O Galaxy S8, por exemplo, é esperado por muitos como um grande lançamento para o próximo ano e, sobretudo, será o responsável por enterrar de vez os problemas que a marca passou em 2016.

Opinion by Pierre Vitré
2016, de modo geral, não foi um ano muito ruim para os fabricantes
O que você acha?
50
50
485 participantes

Qual é o balanço que você faz sobre 2016?

8 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Andreu Vasconcelos há 9 meses

    O ano foi atípico realmente, pois depois de quatro Notes seguidos, retornei aos S. Nem pensei que isso fosse acontecer um dia, ainda mais da forma que foi. Espero que 2017 traga mais surpresas agradáveis que seu antecessor, sem erros de projeto da Samsung, sem os capados da LG, sem o design estranho da Lenovo, sem ter que importar Pixel e sem exagero nos preços da Sony. Este último até que vale para todas... Eu quero um Note 8!...

  • Giordano Santiago há 9 meses

    Comprei um z play, que apesar de bastante caro na minha opinião, pelo menos entrega funcionamento, acabamento, performance, usabilidade e uma bateria sem igual. Sem pontos negativos relevantes (como por exemplo a traseira em vidro que deixa mtas marcas de dedo).

  • Thalles Henrique há 9 meses

    "2016, de modo geral, não foi um ano muito ruim para os fabricantes"... Bom, depende da fabricante. Analisando individualmente, minhas conclusões são as seguintes: Para a Samsung, apesar do fiasco do Note 7, creio que não, não foi ruim. A mesma continua sendo a melhor fabricante de smartphones quando o assunto é o sistema do robozinho verde (não acho nenhum aparelho a venda no Brasil que consiga balancear design e especificações tão bem quanto o S7 Edge). Na Asus, as coisas ficaram turbulentas. A atualização do Zenfone 2 demorou, e quando saiu ainda estava bugada! Mas aí veio o Zenfone 3 e esculhambou com os outros intermediários premium. Nesse segmento, a taiwanesa tá sambando na cara da concorrência. A Xiaomi deixou de copiar pra ser copiada. Depois do sucesso frenético do Xiaomi Mi Mix, a Huawei anunciou um aparelho parecido, e apareceram mockups de um suposto Sony com design edgeless. Por falar em Sony, 2016 não foi muito legal pra chinesa. O Xperia XZ não se destaca nem de longe em relação ao Z5/Z5 Premium. A LG viu a "inovação" do design modular do G5/G5 SE se esfacelar ante à pouca vantagem oferecida pelo aparelho aos olhos dos consumidores (sinceramente, se for pra continuar trazendo aparelhos capados ao país, podia encerrar logo as operações como a HTC fez). A Motorola animou com o Moto Z, que aliás ainda rende. Das outras, creio que só a HTC e a OnePlus merecem destaque, àquela mais que esta, porque a câmera do HTC 10 é um colosso! Também fabricou os Pixel, que aliás achei um insulto aos designers da HTC. Uma empresa tão legal, toda essa estrutura... e o resultado final é uma cópia do iPhone! Esperava mais, Mountain View!

  • Rogerio Droid Tec há 9 meses

    pouquissimos aparelhos se salvaram esse ano, ao meu ver somente a linha Z da motola e a linha S7

  • Claudio R. há 9 meses

    Dizem que o Moto Z é um ótimo aparelho!

157 Comentários

Escreva um comentário:

  • Tive o OP3 recentemente e não presenciei nenhum problema com aquecimento, nem em jogos ou enquanto carregava.


  • Essa matéria me fez lembrar o Ranking de reclamações contra as fabricantes. Divulga o Ranking desse ano Androitpit.


  • Kd a LG com burn e BootLoop?


  • Precisamos entender que lidamos com máquinas e portanto existe o fator falhas !!! O note 7 era a perfeição de uma marca que atingira ao topo da cadeia "mobile "atingindo seu principal rival dentro do seu próprio território ,com uma margem enorme em vendas e maior ainda em seu lucro, com o sucesso pleno da linha S trazendo seu top de linha o galaxy S7 um aparelho da forma que o seu cliente pedira na linha anterior recursos aprimorados e refinamento da linha confirmara em definitivo a linha S como o melhor smartphone entre as três maiores plataformas desafiando a Apple a trazer inovação a sua linha, e que não bastava mais o simples ícone da maçã para vender seus aparelhos bem construídos mas porém limitados de inovação ,sendo assim a Samsung em sua tentativa de uma cartada definitiva apostou tudo na linha Note com apenas um propósito ,dar o golpe de misericórdia em seu concorrente antes da vinda do seu próximo aparelho ,uma aposta ousada em um mercado cada vez mais concorrido e competitivo pois ambos começam a enxergar emergentes chineses evoluírem em desenvolvimento em suas linhas! Porém a ansiedade e a gana para afundar seu maior rival deu espaço para algo incomum na fabricação de aparelhos top de linha algo que seus engenheiros não imaginariam pois as vezes a ganância e prepotência mostram que juntas podem derrubar um gigante e foi assim que a linha Note caiu como um castelo de cartas !!!
    Mas gigantes de tamanha grandeza conseguem se reinventar e não será diferente em 2017 a linha A 2017 está chegando fazendo a mesma chegar muito próxima dos top de linha da marca Sul coreana trazendo consigo um público fiel e com isso aumentando a expectativa do seu carro chefe que promete tecnologia , sistema de som e tela muito além da qualidade amoled portanto linhas premium da Samsung com certeza movimentarão o segmento mobile em 2017 e que comecem as apostas !!!
    Feliz ano novo a todos amantes de tecnologia!


  • Pq o Android Pit não postou sobre o burn in do LG G4 e G5 + G5se... E as trocas do LGG4 feita pela LG pelo LGG5 se para os clientes que sofreram de burn in?


  • 2016 foi ruim pra todo o mundo!
    Perder Carrie Fischer foi o pior soco no estômago.


  •   75

    Faltou bastante coisa. A matéria listou só o básico, mas esqueceu de problemas como o LG G5 que veio com processador inferior, como se o brasileiro fosse lixo para eles. Também esqueceu da falta de respeito da Apple com o consumidor cobrando para consertar um defeito que é um vício oculto e esqueceu do mico que foi o Moto G4+ com todos os seus defeitos.


  • Mais uma vez não quiseram criticar a Lenvorola por entregar aparelhos defeituosos como é a linha Moto G, com Burn-In, Ghost Touch, Superaquecimento entre outros diversos problemas que tiveram.


  • O problema não foi o ano de 2016, e sim a pressa... Lançar um protótipo sem a total correção tanto na segurança como no uso do dia a dia...


  • Acredito que os Nexus 5x e 6p não foram mencionados por serem aparelhos de 2015, porém os problemas deles vieram após o lançamento do Nougat então deveria ser citado pelo menos.


  • Foi ruim para as grandes marcas populares é verdade mas para as chinesas as coisas foram só crescendo, este ano vi muitos aparelhos realmente bonitos e com especificações pra bater de frente com as grandes,e o melhor, com um preço sensacional.
    Uma pena não venderem em todos os mercados (especialmente o nosso) porque teríamos muitas opções fantásticas.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi