O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 168 Compartilhado 63 Comentários

Saiba quais são as melhores e piores operadoras do Brasil

A Anatel é a responsável por gerenciar as operadoras do país. Agora, a agência divulgou um ranking bem interessante que mostra quais são as melhores e piores operadoras e provedoras de internet do país Confira a seguir.

Antes de começarmos, é válido lembrar que esse ranking da Anatel foi obtido a partir de uma pesquisa de opinião feita entre clientes dessas operadoras em diversos estados. Logo, algumas respostas são subjetivas, e alguns detalhes não foram levados em consideração, como a posição da Porto Seguro conecta em alguns requisitos, visto que a operadora virtual compartilha da mesma estrutura da TIM.

De qualquer forma, o estudo mostra em quais regiões os clientes podem apostar ao procurar pelo serviço de internet banda larga ou móvel. Dentro de alguns meses, por exemplo, a limitação de dados após uso da franquia na banda larga, ou a venda de pacotes com franquia limitada, será definitivamente proibida, o que aumentará a busca pelo serviço.

Abaixo, você confere a nota de satisfação de capa operadora atribuída pelos clientes que participaram da enquete para os seguintes requisitos:

Operadora móvel Velocidade Estabilidade Disponibilidade Atendimento
Porto Seguro 7,82 7,67 7,65 8,66
Nextel 7,22 7,28 7,17 7,88
Vivo 6,56 6,67 6,72 6,98
Algar 6,20 6,24 6,35 6,89
Claro 6,13 6,11 6,08 6,75
TIM 5,98 5,92 6,02 6,74
Oi 5,40 5,45 5,47 6,14

A melhor avaliada em termos de velocidade e estabilidade do sinal é a Porto Seguro (que usa rede da TIM). Essa mesma operadora também obteve a melhor avaliação no que diz respeito a disponibilidade da conexão e atendimento ao cliente, segundo os clientes ouvidos na pesquisa.

Agora, vamos aos dados dos melhores serviços de banda larga por estado:

Estado Povedor de internet banda larga
Acre NET
Alagoas Vivo
Amazonas NET
Ceará NET
Distrito Federal NET
Espírito Santo NET
Goiás Vivo
Maranhão NET
Mato Grosso NET
Mato Grosso do Sul NET
Minas Gerais Algar Telecom
Pará NET
Paraíba NET
Paraná Sercomtel
Pernambuco NET
Piauí NET
Rio de Janeiro TIM
Rio Grande do Norte Cabo Telecom
Rio Grande do Sul NET
Rondônia Blue
Roraima Oi
Santa Catarina Vivo
São Paulo TIM
Sergipe NET
Tocantins NET

Obviamente, nem todos os estados da federação compartilham dos mesmos serviços de internet banda larga e das mesmas operadoras. Contudo, notamos que a NET é líder de mercado e também está bem posicionada de acordo com a avaliação de seus clientes. 

O levantamento completo da Anatel tanto para operadoras quanto para provedoras de serviços pode ser conferido na íntegra através deste link (PDF). Aproximadamente 150 mil pessoas participaram da enquete, através de avaliações feitas por telefone e também levantamos da própria Anatel em sites especializados em atendimento ao cliente, como o Reclame Aqui.

O que você achou do resultado? Concorda com ele?

168 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

63 Comentários

Escreva um comentário:

  • KD a Bahia?


  • Queria ver se essa pesquisa abrangesse a zona oeste de São Paulo, se a Porto Seguro iria manter essas notas... o sinal é um lixo, chove e você fica sem sinal e por aí vai. Não acredito na veracidade dessa pesquisa.


  • Tratando-se de operadora de internet em casa, a GVT vai deixar saudades, pelo menos para mim, aqui no DF. usava 15Mb, e dividia a internet com mais dois apartamentos além do meu: eram um computador em casa, um notebook, dois celulares e um Chromecast; no outro apartamento eram dois celulares, um notebook; no terceiro apto eram dois celulares, um computador, um tablet. Todos estes dispositivos funcionando sempre, a noite, todos conectados e nunca tive problemas com sinal. Baixava arquivos de mais de 2GB tranquilamente e rápido. Aí veio a vivo e comprou a GVT. Depois, disso, não tive tempo para avaliar os serviços da mesma (apesar de os meses, talvez uns 3 que fiquei nada tinha mudado), mudei para outro local que não tem nenhuma operadora, seja Oi, Net ou Vivo. Empreendimento novo do governo do DF, mas sem nenhuma operadora por aqui. E agora tenho que me contentar em usar Internet via rádio de 5Mb, que vive caindo, lenta e travando por vezes. Mas é isso aí. Esperamos que a internet no Brasil venha melhorar e ser mais estável.


  • Tenho a claro no meu celular há mais de 5 anos e não tenho o que reclamar, tendo em vista que os sinais de internet não são bons, de forma a cobrir todo o território nacional.


  • A Claro perdeu mais de 8% do seu alcance em SP, incrível que depois da parceria Claro/Net/Embratel tudo piorou. Os três serviços pioraram visivelmente.


  • Aqui em SP a Tim é a melhor disparado, tanto em internet fixa quanto a móvel, é a q tem os melhores planos. To com Tim Beta Lab, não penso em mudar de operadora de jeito nenhum.


  • Sou Tim beta tb e não vejo nada de extraordinário como alguns aqui afirmam, cobertura e qualidade questionáveis, e o preço na melhor das hipóteses razoável, mas o povo se contenta com migalhas fazer o que?


  • satisfeito com nenhuma, todas cobram caríssimo pelo que nunca entregam, a menos pior na minha região ainda é a porcaria da Claro


  • Passei tanto sufoco com a vivo e a tim por atendimento HORRÍVEL e MENTIRAS pra enganar os clientes que reclamam seus direitos que é ate difícil saber qual realmente é boa


  • Não tenho nada o que reclamar da Tim com seu plano Beta.


  • eu sempre gostei menos da oi... qualidade é sofrível

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi