O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 176 Compartilhado 81 Comentários

Três melhorias do iOS 10 que o Android deveria adotar

Nesta segunda-feira (13/6) aconteceu a WWDC 2016, evento voltado aos desenvolvedores do ecossistema Apple. E, entre as novidades, foi apresentado o iOS 10, nova versão do sistema operacional mobile que equipa os iPhones e iPads. E entre as melhorias, destacamos três novidades interessantes que o também Android poderia adotar. E outras duas onde a Maçã, digamos, se inspirou no nosso "Robô Verde". 

Widgets mais integrado com o sistema

Se o Android deixou os widgets um tanto quanto de lado, a Apple fez o caminho inverso e os deixou mais integrados ao sistema.  A partir deles, será possível assistir a vídeos, responder mensagens – via widgets de mensagens - e até mesmo encaminhar e-mails. E tudo isso mesmo com a tela de bloqueio ativada. 

androidpit wwdc 2016 screenshot 12
Os widgets agora podem ser acessados mesmo na tela de bloqueio/ © ANDROIDPIT

Só não ficou muito claro o quanto essa interação com os widgets vai impactar no consumo de bateria, algo que já não é exatamente o ponto forte dos iPhones. 

Notificações bem mais interativas

O Android recebe notificações de uma série de apps, mas não permite que o usuário interaja com elas sem debloquear a tela – o que só será possível a partir do Android N. Já o iOS 10 permitirá uma maior interação com esse tipo de alerta. 

Nele, o usuário poderá acompanhar por onde anda o motorista do Uber que ele solicitou, responder a uma mensagem do WhatsApp e até aceitar ou recusar um compromisso. 

androidpit wwdc 2016 screenshot 14
O iOS 10 permitirá maior interação com as notificações / © ANDROIDPIT

 

A possibilidade de reservar e pagar dentro do Apple Mapas

Se por um lado o Mapas integrou uma série de recursos que o Google Maps já contava (como encontrar estabelecimentos próximos ao usuário), por outro, a Apple inseriu uma funcionalidade interessante: a partir do próprio serviço de geolocalização, será possível fazer reservas em restaurantes, bares, cinemas, entre outros locais e até mesmo efetuar o pagamento. 

androidpit wwdc 2016 screenshot 08
Reserve e pague diretamente no Apple Mapas/ © ANDROIDPIT

Isso será possível graças a uma integração do Apple Mapas com o Apple Pay, sistema de pagamento que utiliza o iPhone como uma “carteira digital”.

O problema é que o serviço está disponível apenas nos EUA e alguns outros países como Canadá, Austrália e Reino Unido. No Brasil, não há previsão de chegada. Logo, o Google pode sair na frente se resolver lançar o Android Pay antes por aqui. 

E quem disse que a Apple não copia o Android?

O Siri copiou o Google Now a Um Toque

O famoso assistente de voz do iPhone ganhou poderes especiais, bem parecidos com o Now a Um Toque, diga-se de passagem. Agora, a Siri possui o mesmo sistema de busca contextualizada com base nas informações encontradas na tela do celular.

Se você digitar, por exemplo, "vamos ao cinema", a Siri exibirá sugestões de cinemas e para compra de ingressos, assim como horários de filmes e opções de transporte. Qualquer semelhança com o que já foi feito no Now a Um Toque é mera coincidência. Ou não.

O Apple Fotos finalmente tem os mesmos recursos do Google Fotos

Já o aplicativo Fotos, do iOS, inseriu quase todos os recursos que o Google Fotos, do Android, já tinha há algum tempo. Agora, o app de galeria de fotos da Apple ganhou mais integração com a nuvem, álbuns que fazem pequenos slides de imagens do usuário, ordem cronológica e geolocalização.

androidpit wwdc 2016 screenshot 09
O Fotos, da Apple, adotou recursos que o Google Fotos já tem há algum tempo / © ANDROIDPIT

O recurso que é mais parecido com o do SO do Google é o reconhecimento de objetos, rostos e lugares, que anteriormente não existia no app da Apple. Você poderá fazer no Fotos do iOS buscas de imagens utilizando nomes de lugares, animais ou rostos. Bom, todos nós já conhecemos esses recursos há algum tempo!

E que outros recursos do iOS você gostaria de ver no seu Android?

176 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Shunsui 14/jun/2016

    Entendi, quando o autor da matéria fala que o Android deveria ter isso, ele fala nativamente falando, o problema do povo é: Já existe isso na Samsung, já existe isso no LG, já existe isso nesta ROM. Gente, existe, existe, mas não é nativo, quando é nativo o sistema funciona melhor, pois foi colocado lá na raiz do sistema, nos códigos do sistema, e irá conversar muito melhor com o sistema e o Hardware. Então, não adianta dizer que já tem em interface tal e qual, quando é no Android Puro, funciona melhor. Por isso a Apple com seus Smartphones com processador Dual Core e com menor memória RAM consegue o feito de rodar mais rápido que muitos Tops da Samsung, LG, até Motorola.

  • Pamella Scramin F. 14/jun/2016

    Da tela de bloqueio, tem tantas por ai, até mesmo o good lock da samsung , se não me engano, já faz isso. Mas né, eu não deixo aparecer nada na tela, gosto de privacidade. Mas de todos os recursos que a Apple lançou o que mais gostei foi aquele que não foi anunciado na apresentação: A possibilidade de desinstalar apps de fabrica. Que a samsung que tanto copia a Apple, aprenda, isso é liberdade que queria no meu android.

81 Comentários

Escreva um comentário:

  • Eu desejo que os aplicativos se empenhem para serem otimizados ao Android, pois com isso, o mesmo ia ser mais valorizado.


  • o android deveria copiar o iOS. sempre que lança versão nova é só trocando apresentação gráfica das coisas. agora icones flat, agora icones 3D, agora puxa com o dedinho e faz zupt ... uhhhhhh que legal


  • Ops, site errado... Pensei que estava no AndroidPit, mas estou no iOSPit.


  • A matéria se perdeu no meio do caminho. Do que deveria ser para o que um cópia do outro, mais foco Rui.


    • De fato, se perdeu, mas se fosse dividir em duas matérias, geraria muita reclamação (e a segunda - referente à segunda metade da matéria - seria desnecessária como uma matéria "única").

      Acho que foi só uma ressalva do que a Apple também viu no Android e adotou no iOS (situação oposta à do título).


  • É a barra de alumínio com frente de vidro já deixou de ser novidade há muito tempo, o iPhone nem pra tirar onda dá mais... Conheci pessoas que compravam só pra ter o privilégio de ser adimirados ao sair com um iPhone nas ruas com um, e quem o adimirasse falava: "noooosssssa... o cara tá de iPhone.... ta podendo mesmo...." E o idiota mau sabia usar os recursos do aparelho, hoje a maioria dos smartphones são de alumínio e vidro e até resistente à água. Ou seja, nem diferença no design e no valor os iPhones podem mais competir, e com o sistema horrível que o faz funcionar, piorou.


  • Bom, pelo visto, as duas se copiam e melhoram!
    Bom pra nós, consumidores!
    E que continuem assim.


  • amei


  • O Android da Sony já oferece esta opção de responder direto da tela de bloqueio sem precisar desbloquear.


  • se eu quisesse acesso à todos esses recursos na tela de bloqueio pra quê eu ia querer bloquear o telefone justamente pra ninguém sem permissão acessar meus apps?! (opinião minha)


  • Entendi, quando o autor da matéria fala que o Android deveria ter isso, ele fala nativamente falando, o problema do povo é: Já existe isso na Samsung, já existe isso no LG, já existe isso nesta ROM. Gente, existe, existe, mas não é nativo, quando é nativo o sistema funciona melhor, pois foi colocado lá na raiz do sistema, nos códigos do sistema, e irá conversar muito melhor com o sistema e o Hardware. Então, não adianta dizer que já tem em interface tal e qual, quando é no Android Puro, funciona melhor. Por isso a Apple com seus Smartphones com processador Dual Core e com menor memória RAM consegue o feito de rodar mais rápido que muitos Tops da Samsung, LG, até Motorola.


    • Falou tudo!


    • No Android da Sony é nativo. E fica na raiz. E você tem a opção, inclusive, de permitir qual App você quer que apareça na tela de bloqueio. Eu quando estou na rua, eu respondo as mensagens com a tela bloqueada por senha. Pois se um delinquente me roubar, o telefone estará bloqueado.


    • Concordo, em partes.
      "quando é nativo o sistema funciona melhor, pois foi colocado lá na raiz do sistema"; nem sempre. Olha quanto tempo demorou pro Android Stock receber um gerenciador de bateria que preste; por exemplo.
      Antes, a Sony contava com o ótimo STAMINA (que foi, ou será reintegrado aos Xperias), que funcionava perfeitamente bem. O gerenciador de energia da Samsung no S5 em diante também era ótimo.
      Isso foi apenas um exemplo, mas, no geral, o que disse procede, mesmo.


    • Sistema Pobre e tela porca
      Obrigação é rodar liso mesmo


  • Da tela de bloqueio, tem tantas por ai, até mesmo o good lock da samsung , se não me engano, já faz isso. Mas né, eu não deixo aparecer nada na tela, gosto de privacidade. Mas de todos os recursos que a Apple lançou o que mais gostei foi aquele que não foi anunciado na apresentação: A possibilidade de desinstalar apps de fabrica. Que a samsung que tanto copia a Apple, aprenda, isso é liberdade que queria no meu android.


  • São tantas as opções na tela de bloqueio que fico até perdido. Não vejo muita segurança em poder fazer mais coisas na tela de bloqueio. Se a tela ta bloqueada, ela não poderia deixar eu fazer muitas coisas, é questão de segurança. Nem sempre estamos perto de nossos telefones. Como não uso senha no meu celular, já vejo mais vantagem. Apagar email na tela de bloqueio é uma mão na roda. A função mais na cara dura que a Apple copiou do Android foi a barra de notificação e que foi super bem vinda.


  • Esse foi o iOS mais "Androidificado" que eu já vi. Quando vi a tela de bloqueio, as sugestões a esquerda e a câmera a direita, me senti no Google Now Launcher. Aprendeu bem Apple.


  • #melhoraAndroid

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi