O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 1.233 Compartilhado 105 Comentários

Novos Nokias virão. E chegarão rodando Android!

Os celulares Nokia sempre foram sinônimo de qualidade, resistência e durabilidade. Contudo, desde que a marca foi vendida para a Microsoft, em 2013, a linha de produtos perdeu um pouco da sua identidade, ainda que tivesse mantido alguns dos bons recursos que fizeram o seu nome. E agora que a cláusula de não-concorrência com a fabricante do Windows expirou, a empresa finlandesa se prepara para voltar. E com Android!

Para entender melhor o que está acontecendo, vamos por partes: a Microsoft anunciou nesta quarta-feira (18/5) que vendeu a sua divisão de feature phones (celulares de entrada, com recursos mais simples) para a FIH Mobile Ltd., uma subsidiária da Hon Hai/ Foxconn Technology Group (Taiwan) e para a HMD Global (Finlândia), por US$ 350 milhões. 

O negócio inclui a transferência de 4.5 mil funcionários para a subsidiária da Foxconn, além do direito de uso da marca Nokia, softwares e serviços e assistência técnica  relacionados aos features phones. No entanto, a marca Lumia permanecerá junto a Microsoft, que continuará desenvolvendo o Windows 10 Mobile para esta linha, além de fabricantes parceiras (Acer, HP, Vaio, etc).

Na verdade, trata-se de um passo natural da criadora do Windows, uma vez que a empresa deixou de investir em modelos de entrada há algum tempo, mais precisamente desde 2014. A empresa estava apenas esperando o acordo de não-concorrência com a Nokia expirar (final de 2015), para concretizar a venda.

NOKIA LUMIA
A Microsoft já tinha deixado de lado os dispositivos low-end para focar nos Windows Phone / © Microsoft

Dito isso, vamos a segunda parte: em um comunicado oficial intitulado "Hello Again" ("Olá novamente"), a Nokia confirmou o acordo de venda e disse que se prepara para lançar uma série de smartphones e tablets baseados no Android.

Para isso, o desenvolvimento dos dispositivos será liderado pela HMD, formada, segundo a Nokia, por alguns dos melhores especialistas em tecnologia mobile do mundo. Considerando que a HMD também é finlandesa, é razoável supor que os tais experts são profissionais que trabalharam na própria Nokia em anos anteriores e já contam com considerável experiência na hora de produzir aparelhos. Bom sinal. 

Até o momento, a Nokia não divulgou datas de lançamento de seus futuros aparelhos. No entanto, no começo deste ano, houve vazamentos de imagens de telefones com o logo da marca finlandesa (imagem abaixo), que podem indicar que o desenvolvimento já vinha sendo feito há algum tempo e que os envolvidos apenas esperavam o fim da cláusula de não-concorrência. 

NOVONOKIADEF
Novos Nokias podem aparecer primeiro no mercado asiático/ © Weibo.com

E, dado a natureza do acordo, é provável que os primeiros modelos da "Nova Nokia" sejam lançados na Ásia e, posteriormente, em outros mercados emergentes, como África, Leste Europeu e América do Sul, regiões onde a marca sempre foi muito forte.

E você, ficou feliz com a notícia? O que espera dos novos produtos Nokia?

Fonte: Nokia, Microsoft

1.233 Compartilhado

105 Comentários

Escreva um comentário:

  • Espero que volte como era antes, bateria monstruosa kk


  • Nokia, Nokia, eu te amo. só troco meu LG por Nokia, ou Samsung. eu amo demais mais a Nokia, celulares que realmente duram muito, qualidade e design muito bom. dem contar que a Samsung copiou a Nokia, o primeiro celular com tela curvas nas bordas foi o Nokia C3-00.


  • De início eu sempre fui fã da Nokia, meu primeiro celular foi o Nokia 5120, e tive outros até eles começarem a usar o Windows como sistema operacional do aparelho, quando chegou nesse ponto eu mudei de marca e peguei um com Android no qual uso até hoje, mas sempre tive aquela idéia de melhor marca de celulares do mercado era a Nokia, Vamos ver o que vem por aí quem sabe eu volte para Nokia...


  • Mas será que os novos celulares ainda virão com a famosa "lanterninha" ? kkkkkk


  • Nossa, como eu esperava por isso! Nada contra o windows phone mas eu já tenho muitos aplicativos e jogos android comprados, sendo que no caso dos jogos alguns tem mais de 3 anos de jogatina salva! Se eu já não estivesse tão imerso no android já teria comprado um Nokia com windows há um tempo, tanto pelas cÂmeras excelentes como pela construção dos smarts. Venha, Nokia! Nós androidianos te aguardamos!


  • Quanto a serem resistentes, os celulares da NOKIA, há controvérsias. Eu tenho guardado o excelente N95, marrom, e nunca vi uma tampa de bateria tão indecentemente frágil assim dentre todos os SmartPhones que tenho comprado. Já troquei essa maldita tampa umas 15 vezes!!!. Agora que sua câmera, com proteção da lente, de apenas 5mgb é um estouro de excelência isso lá é a mais pura verdade. Todavia, seu sistema operacional é uma grande droga mesmo. Ainda bem que acordaram para o prejuízo e vão lançar seus novos Smartphones com Android. Menos mal.


  • Vai praticamente começar do zero. Por enquanto tem só o nome. O duro é se cair na mesma situação da Mi, lançar aparelhos somente em alguns países, que é o que pareceu a principio. Pegar o bonde andando é difícil Nokia. A empresa foi vitima do seu próprio orgulho, pois se tivesse aderido ao Android desde o inicio, a situação seria outra.


  • se rodar os jogos .jar, vai ser perfeito *-* saudades


  • Poxa se voltar com uma bateria q dure uma semana eu compro kkk


  • Por enquanto não consigo ser tão otimista com essa notícia não... pelo que vi aí no artigo ela foi vendida para a Foxconn e para a HMD, certo? Logo acredito que essas 2 empresas terão o direito de uso da marca Nokia e, uma é desconhecida, já a outra não consigo imaginar lançando aparelhos de boa qualidade... Se os funcionários da Nokia fossem mantidos eu até ficaria na expectativa mas como se passou muito tempo e os funcionários foram espalhados mundo afora ao meu ver a Nokia morreu e será bem difícil retomar posição no mercado Mobile... Acredito que fique à margem, assim como os Windows Phone estão...


  • Sinceramente pra mim não interessa se vem estampado Nokia, Motorola ou Samsung. Interessa o custo x benefício do aparelho. Até dois anos atrás eu mal ouvia falar da Xiaomi e hoje tenho um Redmi 2 Pro.


  • Boa notícia. Espero que a Nokia ressurja renovada e que volte à produzir bons e belos smartphones. Espero que venham com bom hardware e bem otimizados.


  • Adorei pois sou fã número 1 da Nokia se começar a fabricar eu sou o primeiro a mudar, sai logo dessa motoenrola rsrsrs


  • Gostei da noticia , a nokia tem q voltar com um aparelho com boa bateria e preço justo , sobre a interface na minha opiniao nao pode ser uma interface mtt pesada tem q ser um android pouco modificado mas com recursos legais e uteis , e tbm sobre atualizaçoes precisa ser rapida mas tenho certeza q a Nokia consegue tudo isso


  • Muito boa notícia. Acho a noiva ótimos aparelhos desde uns telefones mais simples muito boa experiência

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi