O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 71 Comentários

É assim que você pode deixar seu Android um pouco mais rápido

O Android é um sistema completo e bastante fácil de usar, mas existem algumas funções escondidas em determinados menus que, quando usadas corretamente, podem otimizar nossa experiência de uso. O menu de desenvolvedor é um deles e ele nos traz algumas funções mais complexas. Neste artigo eu vou compartilhar um segredo que pode deixar as animações do seu smartphone mais rápidas.

Confesso que sempre (sempre, sempre e sempre) ajusto as animações do Android quando pego o dispositivo pela primeira vez. Não te outra: vou até as configurações e entro no menu do desenvolvedor para ajustar a velocidades das animações das janelas e do próprio sistema. Pode parecer que não, mas com essa mudança você sentirá que seu Android está mais ligeiro.

Essa dica também pode ser interessante para quem usa um celular mais simples e quer otimizá-lo. Você pode, por exemplo, desativar as animações do sistema e reduzir o uso de recursos do hardware para tornar a operação do mesmo mais dinâmica. Bom, vamos aos procedimentos:

  • Acesse o menu de configurações do Android;
  • Desça até a última opção, ou equivalente, que se chama "Sobre o telefone";
  • Dentro deste menu, escolha "Número da versão" e fique clicando em cima dessa opção por até 10 vezes.
  • No Android Oreo será preciso colocar o PIN para acessar o menu de desenvolvedor;
  • Volte ao menu principal de configuração do Android e encontre pelo "Menu de Desenvolvedor" ou "Opções do desenvolvedor".
opcoes dev tips new android
Opções do menu do desenvolvedor / © AndroidPIT (captura de tela)
  • Dentro desse menu será preciso descer a página e encontrar a seção sobre "Animações".
  • Escolha as opções "Escala de animação da janela" (tempo de animação até que a janela apareça, "Escala de animação de transição" (tempo de animação durante troca de janelas) e "Escala do animador" (tempo de duração das animações.
  • Reduza cada valor dentro dessas opções de 1x (que geralmente é o padrão) para 0.5x. 

Você também pode, como mencionei acima, desligar todas as animações optando por "desligado". O ganho em velocidade nas animações e transições é visivelmente perceptível. Tente no seu Android!

97 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

71 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações