O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

12 min para ler 7 Compartilhado 102 Comentários

Moto X Force vs. Moto X Style: quando o inquebrável enfrenta o imbatível

A linha Moto X de 2015 em nada lembra o modelo primogênito lançado em 2013. Ao invés de um único dispositivo com configuração modesta e performance surpreendente, temos uma geração dividida entre três smartphones com propostas diferentes e preços distintos. O Moto X Play é o modelo intermediário da série, lançado em conjunto com o Moto X Style, e que mais tarde veio a dividir seu posto de topo de linha com o Moto X Force. O nosso comparativo de hoje é estrelado pelas duas máquinas mais potentes da Motorola, o Moto X Force e o Moto X Style. A seguir você descobre qual é a melhor opção para você.

Moto X Force vs. Moto X Style: Design e acabamento

Design é algo muito subjetivo, assim como o tipo do material utilizado por cada fabricante. Ambos os dispositivos seguem diretrizes visuais semelhantes, mas, de modo geral, são bens construídos e elegantes. A versão com acabamento em silicone do Moto X Style é totalmente ergonômica, fácil de se manusear e mais leve. Claro que os componentes que formam a tela inquebrável do Moto X Force impactam no peso final no dispositivo, no entanto, em relação ao acabamento, o Nylon Balístico desse dispositivo não me agrada muito.

O Moto X Force é ligeiramente mais largo do que o Moto X Style, embora o manuseio de ambos os dispositivos não mude muito. Ambos trazem o slot para microSD e cartão SIM na parte superior, assim como a entrada para fones de ouvido. A placa em alumínio que envolve o LED dual-tone e a lente da câmera é menor e mais larga no Moto X Force, além de ser mais bonita e melhor trabalhada. 

backmotoxstylemotoxforce
Acabamento do Moto X Style (esquerda) e do Moto X Force (direita). / © ANDROIDPIT

Na parte frontal temos algumas diferenças, e basicamente elas ficam por conta dos alto-falantes. No Moto X Style temos duas colunas com som estéreo e formato já conhecido em outros dispositivos da Motorola, como os speakers frontais do Moto G 2014. O Moto X Force, mesmo não contando com o som estéreo, possui duas pequenas grades posicionadas na parte inferior do dispositivo.

Além do som mais fraco, a estética frontal do Moto X Force ficou um pouco comprometida, principalmente pelo fato do alto-falante para ligações na parte superior ser totalmente diferente da saída de som do dispositivo. O flash de LED frontal para selfies está protegido pela tela no Moto X Force, enquanto no MotoX Style esse componente fica desprotegido.

frontmotoxstylexforce
Acabamento frontal do Moto X Style (esquerda) e do Moto X Force (direita). / © ANDROIDPIT

As bordas do Moto X Force são maiores nas laterais, embora na parte superior e inferior o aproveitamento seja semelhante ao do Moto X Style. O Moto X Force é 5 milímetros menor do que o Moto X Style, mas, como eu mencionei anteriormente, o dispositivo é um pouco mais largo.

De modo geral, o Moto X Force é mais elegante, principalmente na versão com revestimento em couro vintage, no entanto, o dispositivo não é tão bonito quanto o Moto X Style. Você pode consultar mais detalhes sobre a estética de cada dispositivo em seus respectivos reviews. Em uma comparação simples e direta, o design do Moto X Style agrada mais pelos acertos e pelo resultado final.

Moto X Force vs. Moto X Style: Tela

Existem diferenças consideráveis entre as telas de ambos os dispositivos. A resolução 2K é a mesma em ambos (2560 x 1440 pixels), embora a proporção do painel seja diferente: 5,7 polegadas para o Moto X Style e 5,4 polegadas para o Moto X Force. A tecnologia de tela usada no Moto X Force é o P-OLED, que é um painel AMOLED constituído por um plástico flexível. O Moto X Style, por sua vez, possui uma tela LCD TFT com tecnologia IPS que reforça os ângulos de visualização.

As cores e o contraste são ligeiramente mais intensos no Moto X Force, algo que é esperado de um painel AMOLED. No entanto, o brilho do Moto X Style é mais intenso, assim como as cores que são mais equilibradas. 

O nível de brilho do painel TFT é tão intenso no Moto X Style que o dispositivo possui a mesma legibilidade da tela AMOLED do Moto X Force em ambientes mais abertos e com alta iluminação
telamotoxforcestylecomp
Tela do Moto X Style (abaixo) e Moto X Force (acima).  / © ANDROIDPIT

Existe uma predominância para tons mais quentes (3000 K) no Moto X Force que, em comparação com o Moto X Style, exibe fundos brancos mais amarelados e pretos ligeiramente mais pronunciados. O painel do Moto X Style é mais vívido em brilho, nitidez e cores, mesmo que a coloração deste seja mais natural.

Além disso, o Android 6.0 Marshmallow conseguiu tirar melhor proveito da resolução 2K e da tela maior do Moto X Style. Particularmente, a primeira coisa que faço quando configuro um dispositivo pela primeira vez é reduzir o tamanho da fonte de normal ou grande para pequena. Claro que as 0,4 polegadas de diferença entre ambos os ambos é um ponto a se considerar, mas, vale lembrar que os dois dispositivos ostentam uma tela com resolução QHD.

Observem na imagem abaixo como a resolução de tela do Moto X Style com o Marshmallow é melhor aproveitada do que o Moto X Force com o Android Lollipop 5.1:

aproveitamentotelamotoxstyle
Tela do Moto X Style (direita) e do Moto X Force (esquerda).  / © ANDROIDPIT

Por fim, é preciso lembrar que ambas as telas possuem proteções contra riscos diferentes. O Moto X Force conta com a tecnologia ShatterShield, oferecendo uma película anti-riscos que recobre toda a sua superfície, enquanto o Moto X Style é protegido pelo Gorilla Glass 3, da Corning. Essa mudança na tecnologia anti-riscos impacta um pouco na usabilidade de ambos os painéis.

A tela do Moto X Style é mais macia e faz com que o deslizar dos dedos seja mais confortável, além da tela juntar menos marcas e de ser mais fácil de limpar. A tela do Moto X Force é ligeiramente mais ríspida, com ela temos a mesma sensação de toque dos painéis TFT mais antigos, difíceis de limpar e mais rígidos.

Moto X Force vs. Moto X Style: Software

Enquanto eu testava o Moto X Style para escrever esse comparativo recebi a notificação do update para o Android 6.0 Marshmallow. A nova versão trouxe melhorias internas ao dispositivo, visto que esteticamente não existem muitas mudanças entre o novo OS e o Lollipop 5.1 que vem instalado de fábrica no modelo.

A fonte do sistema está ligeiramente mais fina e aproveita melhor os contextos e menus do sistema. Existe o modo Doze ativado por padrão e a possibilidade de usar o Now On Tap quando o idioma está em inglês.

marshmallowlollipopmotoxforce
Android 6.0 Marshmallow no MotoX Style (acima) e Lollipop 5.1 no Moto X Force (abaixo). / © ANDROIDPIT

Os aplicativos da Motorola são os mesmos em ambos os modelos: Moto, Ajuda e Connect. O Moto X Style possui um aplicativo a mais que é o Alerta, já conhecido de gerações passadas da linha Moto. A loja BR Apps está instalada em ambos os dispositivos por algum motivo que desconheço, visto que nenhum desses aparelhos estão enquadrados na Lei do Bem.

telamotoxforcemotoxstyle
Android do Moto X Force (esquerda) e do Moto X Style (direita). / © ANDROIDPIT

Ambos os dispositivos rodam com o App do Google e o Google Now Launcher, portanto, em relação à bandeja de apps, papéis de parede e ícones temos tudo igual nos dois aparelhos. As configurações do sistema estão visualmente mais organizadas no Moto X Style com o Lollipop, além das animações do novo OS serem mais elegantes e um pouco mais rápidas.

Moto X Force vs. Moto X Style: Perfomance

O Moto X Style é embalado pelo processador Snapdragon 808 (MSM8992), hexa-core, de 1.8 GHz, com 3 GB de memória RAM LPDDR 3. A GPU do modelo é a Adreno 418 (600 MHz), capaz de rodar títulos como Vainglory, Asphalt Nitro e Need for Speed No Limits sem engasgos ou quedas de quadros.

A performance geral do Moto X Style com Android Marshmallow se manteve a mesma de quando o modelo rodava com o Lollipop 5.1

A única diferença que pude notar entre uma versão e outra é a temperatura do dispositivo, que está aquecendo mais facilmente com o novo OS. 

jogomotoxforncexstyle
Moto X Style rodando Vainglory (esquerda) e o Moto X Force rodando Implosion (direita)./ © ANDROIDPIT

O Moto X Force é embalado pelo processador Snapdragon 810 (MSM8994), de oito núcleos, a uma frequência de 2,0 GHz, onde quatro deles são Cortex-A53 de 1.5 GHz e quatro Cortex-A57 de 2,0 GHz. A GPU que equipa o dispositivo é a Adreno 430, capaz de rodar vídeos em 4K e executar jogos com alto nível, como o game Implosion e o Vainglory. A operação do sistema está dentro daquilo que podemos esperar de um dispositivo embalado pelo processador e a placa gráfica do ano: sem engasgos, travamentos e congelamentos. O Moto X Force, ao menos em sua versão em Nylon, esquenta bastante durante o carregamento e o uso do 4G por muito tempo.

Não existem muitas diferenças entre a velocidade de ambos os dispositivos, mesmo com um processador inferior e rodando a versão mais recente do Android, o Moto X Style consegue entregar uma performance equivalente a do Moto X Force. 

Ambos os dispositivos executam os jogos mais recentes da Play Store, além de aplicativos de produtividade e operam bem o sistema com o multitarefa sobrecarregado

Óbvio que é mais prazeroso utilizar um dispositivo novo e com o software mais recente, mas, em breve, o Moto X Force vai proporcionar a mesma experiência com o OS que o Moto X Style está oferecendo aos usuários atualmente. Abaixo você confere o resultado de cada dispositivo no AnTuTu:

antutumotoxstylemotoxforce
Moto X Force (esquerda) e Moto X Style (direita).  / © ANDROIDPIT

Moto X Force vs. Moto X Style: Especificações técnicas

Moto X Force vs. Motorola Moto X Style – Especificações Técnicas

  Moto X Force Motorola Moto X Style
Dimensões: 149,8 x 78 x 7,6 mm
149,8 x 78 x 9,2 mm
153,9 x 76,2 x 11,06 mm
Peso: 169 g 179 g
Tamanho da bateria: 3760 mAh 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,4 polegadas 5,7 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED LCD
Tela: 2560 x 1440 pixels (544 ppi) 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 21 megapixels 21 megapixels
Flash: Ainda não disponível. Dual-LED
Versão do Android: 5.1.1 - Lollipop 5.1.1 - Lollipop
RAM: 3 GB 3 GB
Memória interna: 32 GB
64 GB
32 GB
64 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 810 Qualcomm Snapdragon 808
Número de núcleos: 8 6
Velocidade máx. 2 GHz 1,8 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.1 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Moto X Force vs. Moto X Style: Câmera

Ambos os dispositivos possuem um sensor de 21 MP, com abertura f/2.0 e acompanham um flash de LED dual-tone com tecnologia de balanceamento de cores CCT. O software de câmera da Motorola apresenta os mesmos recursos para ambos os dispositivos, como o Rapid Focus (foco rápido), HDR, panorama, geolocalização e um leitor de QR Code integrado.

O sensor frontal é de 5 MP em ambos os dispositivos, com abertura grande na lente para selfies em grupo, HDR, controle de exposição por toque e flash de LED frontal com luz quente. Particularmente, acredito que um modo embelezar e maior controle sobre as configurações dos sensores deveriam ser considerados pela Motorola para estes modelos, principalmente pelo ótimo trabalho que a empresa realizou na câmera desses dispositivos.

Confira abaixo algumas  imagens capturadas com as câmeras de ambos os dispositivos em qualidade máxima. Outras fotos podem ser conferidas em seus respectivos reviews.

IMG 20151121 174038702 HDR
Moto X Style em modo automático. / © ANDROIDPIT
IMG 20151121 174035787
Moto X Force em modo automático. / © ANDROIDPIT
IMG 20151120 021217301 HDR
Moto X Style em modo noturno.  / © ANDROIDPIT
IMG 20151120 021135233
Moto X Force em modo noturno. / © ANDROIDPIT
IMG 20151121 181122660
Moto X Style em modo HDR.  / © ANDROIDPIT
IMG 20151121 181141931
Moto X Force em modo HRD. / © ANDROIDPIT

De modo geral, é possível dizer que o Moto X Force tem uma sensibilidade maior à luz, principalmente em ambientes menos iluminados. O sensor desse dispositivo consegue entregar fotos noturnas com menos borrões e com a exposição menos estourada. O Moto X Style não é muito rápido no foco automático em comparação com o Moto X Force, portanto, é comum que o resultado da imagem acabe ficando um pouco diferente do que é exibido na tela durante a captura da foto.

Moto X Force vs. Moto X Style: Bateria

Para o Moto X Force, a Motorola optou por oferecer uma bateria de 3.760, que aguentou até 22 horas em meus testes no Wi-Fi com sincronização ativada. O dispositivo não aquece muito em tarefas cotidianas, exceto quando o GPS e o 4G são utilizados por muito tempo. 

A bateria do Moto X Style possui 3.000 mAh de capacidade. Notei que o dispositivo está aquecendo com mais facilidade no Android Marshmallow, principalmente quando o 4G é utilizado por muito tempo. O carregamento da bateria, com a ajuda do Carregador Turbo da Motorola, está ligeiramente mais rápido do que no Lollipop 5.1. A autonomia média do dispositivo caiu um pouco após o update, aproximadamente 1 hora a menos por carga. A média para o meu uso no Wi-Fi foi de 11 horas com sincronização ativada e localização desativada.

Ambos os dispositivos trazem o Carregador Turbo de 25W de potência na caixa, capaz de entregar em média 40% de carga em 25 minutos. O Moto X Force é compatível com a tecnologia turbo para carregamento sem fio, assim como o Galaxy S6 Edge Plus. O Moto X Style é o que mais aquece durante o carregamento em comparação com o Moto X Force. Nenhum dos dois possuem cabo de transmissão USB na caixa.

turbocarregadorxforcexstyle
Carregador Turbo da Motorola de 25 W. / © ANDROIDPIT

Moto X Force vs. Moto X Style: Conclusão

O Moto X Force fica um pouco a frente do Moto X Style na câmera e na longevidade da bateria, além de ser altamente recomendado para pessoas desastradas. A tela inquebrável do Moto X Force é o seu ponto forte, no entanto, ela é a responsável em encarecer o produto no mercado, visto que o aparelho chegou ao mercado pela bagatela de R$ 3.149,00. Se você não vive deixando seu celular cair e não faz questão de ter algumas horas a mais de bateria, o Moto X Style é a escolha perfeita.

O Moto X Style possui o melhor conjunto de especificações, software atualizado, boa capacidade de armazenamento e bateria. O acabamento do dispositivo não é tão requintado, mas para isso existem as customizações oferecidas pelo serviço Moto Maker. A câmera do dispositivo não fica devendo para o Moto X Force, sendo o Moto X Style um dos poucos dispositvos do mercado com mais prós do que contras.

A Black Friday 2015 deve ajudar os usuários que estão interessados em adquirir o Moto X Style por um preço mais atraente, mas, mesmo considerando o atual valor de mercado sugerido pela Motorola, o dispositivo vale cada centavo dos seus R$ 2.199,00.

E aí, qual dispositivo do nosso comparativo é o seu favorito?

7 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Pedro 26/nov/2015

    Comprei um style ontem no extra.
    Veio por 1700 já contanto o frete pra MG em 10x.
    Style 32gb
    Carregador portátil Sony de 5mil
    Cartão sandisk de 16gb
    E uma licença do McAfee.
    Promoção top demais. Foi relâmpago. Fiquem atentos pois talvez aconteça novamente.

102 Comentários

Escreva um comentário:

  • Gostei do comparativo, mostra q o Style tem atributos q se equiparam a alguns "premiuns". Achei o Force meio feio mas ainda assim eh um ótimo aparelho, porém prefiro o Style.


  • Pessoal, estou chegando agora aí na plataforma Android, para mim tudo é novidade. Estou migrando do WindowsPhone para o Android, depois da última sacanagem da MS de não atualizar alguns dispositivos para o W10M; meu Lumia 925 ficou de fora. A partir de agora sou Android e de cara, fã desse site AndroidPit. Muito legal! Sempre tive smartphones intermediários, quase premium. Estou vendo alternativas de aparelhos para comprar, mas tá complicado. Muitas dúvidas, além dos preços quase proibitivos. Estou entre o Moto X Style, Galaxy A7 ou LG G4. O Style preocupa pelo problema da bateria. Apreciaria muito a ajuda dos amigos, certamente bem mais informados do que eu. Abraço a todos!


  • queria saber ser vale apena troca iphone 6 pelo moto x stalyte , me chamem no whatsapp me falem to precisando muito to com duvidas , 22992894648


    • sistema ios é melhor que android, tenho os dois e o meu iphone 6 plus tem bateria ate melohor que o force por causa do sistema do ios não esquentar tanto....fique com seu iphone se ele for o de 128gb, se for o de 16gb troque -o.


  • alguém tem stye negócio


  • Adorei o Review, tô de olho no Moto X Style, não vejo a hora de trocar meu S6 por ele, mas ainda tenho dúvidas se troco ou não.


    • São 2 excelentes aparelhos. Sugiro que vc troque, apenas se precisar de dual chip e micro SD. No mais, são muito similares...


      • São ambos dispositivos ótimos, mas a semelhança acaba no adjetivo. Não da pra falar que são muito similares com um rodando Android quase puro enquanto o outro roda TouchWiz


    • troca, style tem carregamento power que é rapido e expnsão pra cartão micro sd.


  • Ótimo review!


  • Moto X Style, muito foda esse smart.
    Peguei um na última BF e tô adorando a experiência de usuário que ele anda me proporcionando.
    A bateria dele dura mais que a do meu Moto X 2014.
    Tela grande (que eu adoro).
    Os games que eu jogava no meu X anterior ficam ainda melhores nele.
    Ando tirando fotos incríveis tanto de dia mas principalmente a noite (que era o ponto fraco do X 2014), não têm nem comparação.
    Aliás, agora eu vejo o pq dele ter tirado o 2° lugar no teste cego de fotos que o Androidpit fez ficando a frente de outros "queridinhos"...rsss.
    O meu é o branco/bambu, igual o meu X 2014 mas mais estiloso que ele.
    Show de bola. ^^
    Ansioso desde já pra ver o que eles irão aprontar na nova versão pro ano que vêm.
    Black Friday 2.016 que me aguarde de novo. 😎


    • cara, a bateria do Style tá melhor que a do moto x 2014? se estiver não deve ser tão ruim. ouvi falar muito mal do Style. muito mal mesmo.


      • A atualização para Marshmallow foi muito rápida. Com isso, veio a otimização de bateria. Agora, dura até 10h de uso intenso/ moderado (óbvio que, se vc vir muitos vídeos ou jogar demais, isso reduz bastante); e até 15h para uso moderado. Achei uma meta excelente. Mesmo porque, ao conectar seu carregador, vc recarrega em 1h, do zero a 100%!


      • Tá melhor sim, show.
        E quem fala mal, pra mim não sabe o que está falando. 😏


      • Que exagero!
        Muito mal? então são loucos rs
        Style compete com o G4, só perde na câmera.


      • Olha, venho do X 2014. Ótimo. Mas limitado ao meu uso. A bateria do Style não é top, mas não é ruim como falam. Muitas vezes fico sem entender tanta crítica. O Smartphone é bom demais.


    • isso aí! o meu MX Style tbm é o branco com bambú. uso o moto x desde o primeiro modelo. sinceramente, acho que o moto x Style e moto x force superam o próprio Nexus no quesito armazenamento. eu posso expandir os 32 GB internos em até mais 128 GB no moto x style ,ao passo que no Nexus ficaria preso aos 32,64 ou 128gb únicos em cada versão .Mesmo assim, os Nexus lançados no Brasil nunca ultrapassam os 16gb de armazenamento. As atualizações do sistema chegam bem rápido no moto x tbm....


  • Inquebrável, ok.
    Imbatível? Hm...

    1 ponto interessante que notei nesse comparativo, e procurei mais sobre, é sobre as câmeras dos 2 aparelhos.
    A Motorola alcançou algo satisfatório com o Moto X Style nesse quesito, realmente. Longe de ser o melhor (também longe dos melhores), mas, comparado ao que a Motorola alcançava com suas câmeras antes desse aparelho, é um avanço! Isso me animou, pois fiquei ansioso por melhorias nesse quesito em aparelhos lançados após o X Style.
    Aí que é está o "ganho"...
    O Moto X Force foi lançado após o Moto X Style, e, convenhamos, que câmerazinha...
    Agora fiquei meio perdido, Motorola.
    O jeito é esperar 2016, e ver o que acontece.


    • Espere mais uma boa promoção do Style (algo abaixo de 1500 reais, obque não deve demorar muito). Vale à pena!


      • estou aguardando uma boa promoção, porém ele tá sem opção alguma no moto maker e tem saido do varejo. Super chateado: Esperei abaixar um pouco o preço e provavelmente fiquei sem...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações