O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

265 Compartilhado 98 Comentários

Moto X4: a Motorola transforma seu sucesso em intermediário

Hoje, a Motorola lançou no Brasil a aguardada quarta geração da sua linha Moto X. Depois de alguns anos de hiato, a empresa ressuscitou a linha que sempre foi muito querida no país. Como esperado, ela agora é uma linha intermediária, que resvala tanto no Moto Z2 Play quanto no Moto G5S Plus.

Mas por que a Motorola fez isso? Por que trazer de volta a linha em um portfólio já cheio de produtos abarcando quase todas as faixas de preço? A reposta: um aparelho para quem não quer os snaps, precisa da proteção à agua e curte design.

Porque sim, apesar de ainda seguir o visual da linha Motorola e ter uma câmera saltada mesmo sem precisar servir de guia para os snaps, o Moto X4 é o aparelho mais bonito da Motorola esse ano, deixando para trás até mesmo a linha Z, mais cara.

moto x4 6
A versão Topázio é super espelhada, de acordo com a moda / © AndroidPIT

A traseira é em vidro arredondado, e se o modelo preto é elegante (embora seja ímã para marcas de dedo), o topázio é um espelho que chama atenção e deve ser a escolha de quem está cansando das mesmas cores. Chama atenção a área da câmera, saltada, que tem enfeites ao redor que deixam essa área redonda parecendo um relógio de pulso. No preto, é mais discreto.

moto x4 5
Conexão P2 ainda presente, ufa / © AndroidPIT

As configurações não são o destaque, provando que é mesmo um intermediário: processador Snapdragon 630, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento e bateria de 3000 mAh. Ainda não há sinais da versão de 6GB e 64GB por aqui. A bateria e sua interação com o Snapdragon 630 serão cruciais nos testes.

A câmera é cheia de recursos, e a Motorola colocou um decente sensor de 16 megapixels na frente. Atrás, a câmera dupla já esperada, tudo com recursos como desfoque de fundo, fundo preto e branco, destaque de cor e outros.

Com IP68 a empresa finalmente sai da sua proteção contra respingos d'água e entra de verdade na proteção contra água e poeira, um dos diferenciais em relação à linha Z e G. Outra função bem explorada é a do sensor biométrico, que já é um dos mais práticos do mercado e ganha novos recursos.

moto x4 4
Moto X4 conta com flash frontal / © AndroidPIT

Agora, além de contar com a navegação direto pelo sensor o bloqueio também por ele (função viciante, aliás), agora é possível substituir o login de alguns sites e serviço pelo reconhecimento de digitais. No áudio, há a novidade de poder conectar ao Moto X4 até quatro aparelhos Bluetooth simultâneos, podendo escolher quais ficarão no canal esquerdo ou direito.

Enfim, há novas funções, justamente o que a Motorola costuma fazer a cada lançamento de aparelho. Mais do que inovar em especificações, ela prefere adicionar facilidades a sua linha que dificilmente conseguimos ver imitadas em outras marcas. 

moto x4 2
Não tem como não observar dois olhinhos aí / © AndroidPIT

No Android, infelizmente não tivemos nenhum destaque em relação ao restante da linha. Se você é um saudoso fã do Moto Voz, ele não está presente, e nem tivemos qualquer versão com o esperado Android One. Além disso, ele também chegou com o Android Nougat 7.1.1, e com o Oreo já há alguns meses por aí, seria plausível termos o Moto X4 já com essa versão. Não foi dada qualquer informação de quando acontecerá o upgrade.

moto x4 3
Na frente, mais espelhado / © AndroidPIT

O preço e as especificações muito próximas a outros aparelhos da mesma linha é um risco que a empresa já tinha tomado quando trouxe o Moto G5S Plus. No exterior é muito mais comum isso acontecer, mas aqui no país o consumidor ainda não está acostumado. A Motorola irá ou educar para essa nova realidade, ou falhar totalmente. O preço é de R$ 1.700 no varejo, e começa a ser vendido a partir de hoje.

E você? Acha que a Motorola acertou com o Moto X4?

265 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Stella Dauer
    • Equipe
    há 1 mês

    É bem o que o Travis falou. A linha Z é a que é top agora. Na verdade, o Moto X nunca teve as specs de um da linha Galaxy S, mas era o top da Motorola na época.

  • Travis Lima há 1 mês

    Provavelmente porque a linha Z existe e já tem um smartphone high-end nela, o Z2 Force.

  • Deivis Schuman há 1 mês

    Mas porque a Lenovo rebaixou a linha X dessa forma?
    Alguma explicação brothers?

  • AC&MM há 1 mês

    Embora muitos não concordem mas, no meu ponto de vista, a linha X só ficou melhor a partir da terceira geração com a vinda dos Moto X Play, Moto X Style e Moto X Force pelo fato de que as duas gerações anteriores não eram aparelhos dual-SIM e não tinham expansibilidade através de cartão de memória. A estratégia de criar três variantes naquela época era a velha conhecida tática de dar ao usuário a oportunidade de ter um Moto X de acordo com a sua faixa de poder aquisitivo. A mesma tática usada pela Apple com os iPhone 5C, 5 e 5S.
    Com o anúncio da linha Z substituindo a linha X, o que me deixou decepcionado foi o fato de que os aparelhos perderam muito em aparência (principalmente por causa da câmera traseira ressaltada), amperagem de bateria que diminuiu muito e, acima de tudo, deixou o aparelho mais suscetível a danos físicos devido ao revestimento de vidro na parte traseira o que provocaria grandes risco de arranhões e trincados. O mais interessante na linha Z é o fato de que o aparelho com desempenho mais modesto é o mesmo que tem uma bateria com amperagem maior e isso continua a se repetir também na segunda geração da linha Z. Os prós são a "modularidade" dos dispositivos da linha Z e agora a presença da tecnologia Shatter Shield na segunda geração do aparelho mais top.
    Em resumo, eu não vejo a menor necessidade de trazer de volta a linha X como um dispositivo premium dentro do segmento intermediário, visto que o Moto G5S e G5S Plus poderiam ter vindo com as mesmas características de desempenho e aparência que tem o Moto X4 desde o lançamento. Mas como a Lenovo está seguindo os passos da Samsung, daqui a pouco vai ser lançado o Moto X4 Plus, o Moto X4 Prime, o Moto X4 Lite, o Moto X4 Neo, o Moto X4 Pocket e outras variantes mais.

  • JhowNM há 1 mês

    Não li a matéria ainda, mas queria apontar o reflexo da Stella na traseira cintilante desse aparelho...Por enquanto é só isso mesmo...

98 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações