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4 min para ler 249 Comentários

A Motorola não está trocando Moto G4 Plus defeituoso pelo Moto Z Play

O Moto G4 Plus é um bom aparelho, mas já faz algum tempo que seus usuários estão reclamando de alguns defeitos do dispositivo. Por se tratar de um modelo bastante popular seus problemas foram aparecendo em fóruns, em redes sociais de sites especializados em reclamações e também nos próprios canais da Motorola. A seguir você encontrará informações úteis sobre como encaminhar seu aparelho para o reparo em caso de problemas.

A primeira coisa que você deve saber é que a garantia oferecida por padrão cobre defeitos de fabricação que venham aparecer em qualquer smartphone durante os três primeiros meses de uso após a compra. Para isso, a marca precisa fazer um diagnóstico no dispositivo para certificar se esse defeito é de fabricação ou surgiu pelo chamado mau uso. Logo, a primeira coisa que você deve fazer ao constatar um defeito em seu smartphone é encaminhá-lo até a assistência técnica autorizada do fabricante, ou entrar em contato com o SAC do mesmo.

As empresas possuem um banco de dados interno com registros de problemas genéricos que foram encontrados em determinados lotes ou em modelos específicos. Dessa forma, nem todo problema relatado pelos usuários pode se enquadrar num programa de recall, mas sim em um programa de qualidade. Diferente do recall, os programas de qualidade reparam lotes e defeitos isolados, como é o caso do famoso Burn-in na tela do Moto G4 Plus.

Um veículo especializado em cobrir tecnologia móvel divulgou algumas informações pertinentes sobre o processo de troca desses aparelhos, mas muitos usuários entenderam que a Motorola estava realmente substituindo qualquer Moto G4 Plus defeituoso pelo Moto Z Play 'a rodo', e nos procuraram com algumas dúvidas. Nós entramos em contato com a marca, que nos enviou o seguinte comunicado:

A Motorola informa que recebeu alguns casos de consumidores relatando este problema. A empresa orienta as pessoas a levarem o produto a uma assistência técnica autorizada da Motorola para realizar o reparo dentro da garantia do produto. 

Para esclarecer qualquer dúvida adicional, a Motorola coloca-se à disposição por meio de seu serviço de Atendimento e Vendas ao Consumidor pelos telefones 4002-1244 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800 773 1244 para as demais localidades.

O posicionamento da Motorola pode ser considerado padrão, e se encaixa no que mencionei acima. A empresa está oferecendo o reparo de acordo com a lei, mediante diagnóstico e análise de cada caso isoladamente. Com relação a substituição, é garantido por lei que isso ocorra, assim como a devolução do dinheiro, caso o fabricante não resolva o problema apresentado num prazo de 30 dias. Essa é uma condição estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor:

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito a troca quando ele não é reparado no prazo de 30 dias. Ou seja, em geral, a troca não precisa ser feita de forma imediata: o fornecedor tem um mês para consertar a falha. Se passar esse período e nada tiver sido resolvido, o consumidor pode, então, escolher entre a substituição do produto por outro em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço. Essas regras estão no artigo 18 do CDC e valem para a maioria dos casos, mas há exceções.

Logo, entre em contato com a Motorola e esteja ciente dos seus direitos, mas, não espere que a empresa lhe ofereça um Moto Z Play logo de cara, até porque o fabricante pode substituir o modelo por outro equivalente e funcional (outro Moto G4 Plus, no caso), ou então devolver o dinheiro. Nós, por exemplo, temos um Moto G4 Plus na redação que nunca apresentou qualquer tipo de problema, mas conhecemos leitores que se decepcionaram com o aparelho por motivos além do Burn-in.

Você já reparou seu smartphone na garantia? Conhece algum problema do Moto G4 Plus?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Fellipe Viana 6/mai/2017

    Bruno,
    Então tem outro site passando informações sem confirmação com a motorola.
    Obrigado por apurar as informações antes de passar pra gente.

  • Ronaldo 6/mai/2017

    Meu moto g4 (não o plus) deu burn in na tela e foi para a assistência 4 vezes. Fiz uma reclamação no reclame aqui, então a motorola tentou me oferecer outro aparelho da linha G, mas não aceitei e exigi meu dinheiro de volta. Foi quando a motorola me ofereceu o moto z play. Eu aceitei a oferta e já recebi o aparelho. Comigo foi assim, mas cada caso pode ser diferente!

  • Luiz de Sá 6/mai/2017

    Marcelo, o Ronaldo só conseguiu essa troca porque ele exigiu seu dinheiro de volta (após o aparelho ter voltado da assistência 4 vezes com o mesmo defeito), e isso é garantido pelo código de defesa do consumidor.
    Como ele mesmo disse, cada caso é um caso... Acho que se ele não tivesse feito reclamação pelo site Reclame Aqui nem teria conseguido.

    https://www.reclameaqui.com.br

  • Luan Andrade 6/mai/2017

    Vale considerar realmente que, existindo o mesmo aparelho em comercialização, não há motivos para a troca por modelo superior.
    Já em relação ao prazo para sanar os problemas ou mesmo trocar o aparelho, segundo o próprio Código de Defesa do Consumidor, no caso de vício oculto (ou seja, aquele que aparece repentinamente após certo tempo de uso), o prazo passa a correr do surgimento do vício/problema; ou seja, se o problema aparece após o tal prazo de 3 meses, ou mesmo após 8, 9 meses (ainda mais), só então o prazo para correção do problema (ou troca) passa a contar. Infelizmente muitas empresas não se atentam (talvez propositalmente) a esse detalhe.

  • Rafael Martins 6/mai/2017

    Luan a troca de um G4 Plus por um Z Play como se deu em alguns casos, é pelo fato de que o Z Play embora seja superior, hj ele está na mesma faixa de preço que o G4 Plus no lançamento, eu por exemplo tenho um que comprei por 1500, que pra minha sorte não deu defeito até hj, e espero que não aconteça!!!!

249 Comentários

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Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Galera é o seguinte: comprei meu Moto G4 Plus em 09/2016 e com apenas 03 meses de uso o celular apresentou defeitos como a tela fantasma, clicando em diversas coisas ao mesmo tempo e esquentando bastante. Acionei a assistência técnica e recebi o código de postagem dia 26/12/2016. Mesmo solicitando a troca por outro, fui informado que teria que ser feita essa análise na assistência técnica, que a substituição seria na impossibilidade de reparo. A Motorola me informou que o aparelho chegou na assistência técnica dia 11/01/2017 e ficou lá por uns 10 dias (não me lembro exatamente). Recebi o aparelho sem nenhum laudo técnico informando o que foi feito e o defeito apresentado e depois de ligar no 0800 da Motorola a atendente disse que o aparelho teve o sistema Android reinstalado e que o problema foi resolvido. Agora no mês de 11/2017 o celular voltou a superaquecer, entrei em contato via chat com a Motorola eles abriram nova ordem de serviço, só que reparem: fiquei sem o aparelho quase 15 dias, estranhei a demora, sem nenhum e-mail informando que receberam o celular, e para minha surpresa, ao acessar o chat para saber se já tinham alguma novidade (já que o site de acompanhamento do reparo não atualizava - só aumentava a data estimada para devolução), o atendente disse que o meu reparo foi recusado porque a garantia acabou em 09/2017. Eles receberam o aparelho, preencheram um papel informando que estava sem garantia e mandaram de volta para o meu endereço. O chat só me passou o código de rastreamento, não fez mais nada. O que fazer neste caso? Aguardo sugestões e obrigado.


  • O meu apresentou os problemas gerais de Moto G4 Plus. Mandei o meu pra garantia e resolveram e mandaram de volta rapidamente. Quando chegou eu mandei o da minha esposa pra garantia, só que esse demorou bastante, falaram que era falta de peças. Agora que ia acabar o prazo deles me devolverem o aparelho, mandaram um Moto G5S Plus novo como substituição.


  • Isto é padrão de empresas sérias para não perder o cliente. Meu moto G4PLUS deu problema no Wi-fi, levei na autorizada e consertaram; hoje apresentou problema de desligar sozinho, as vezes vou enviar um áudio e o celular simplesmente desliga sozinho, ou então vou ver uma imagem e o celular novamente desliga sozinho. Raramente ele fica mexendo sozinho na tela, como se alguém estivesse tocando no celular. Falando em troca por um produto superior: tive um teclado gamer da Corsair, ele deu problema já era um teclado antigo deles, me ofereceram um teclado 2x mais caro que o meu ou o dinheiro de volta; isto se chama respeito com o cliente.


  • Estou sofrendo com moto G4 Plus desde do dia 27 de julho, ... Os principais problemas que aconteceu foram ,,: tela fantasma, Wi-Fi, e na assistência técnica fizeram os reparos e foi trocado a tela do celular,... Meu problema voltou e piorou mais ainda! A mais ou menos 5 dias atrás meu moto G4 Plus começou ter os mesmos problemas da tela fantasma e o Wi-Fi ,e apareceu mais problemas. Bateria está estufada .. celular desliga sozinho , o som so funciona com o fone de ouvido... Enfim... Fiz uma reclamação no Reclame aqui e fui atendida . Me ligaram da Motorola e pediram pra eu levar mais 1 vez na assistência técnica .. pq no caso eu estou pedindo outro Celular ou o meu dinheiro de volta..
    E ontem mesmo a noite recebi um e-mail dizendo que entraram em contato com a assistência técnica e pediram para meu celular ser descartado.. e que eu iria receber um novo,! Só espero que não seja o mesmo modelo...rsrs
    Meu celular tava com 7 meses de uso.


    • Exiga o dinheiro de volta que irão propor pra vc a troca por outro modelo... mas exija que seja o MotoZ Play, diga se não for irá querer mesmo o dinheiro. Trocarão fácil fácil pelo Z.


  • Tenho um moto G4 plus adquirido no final do ano passado. Com poucas semanas o aparelho passou a ligar sozinho e travar além de esquentar. Levei na assistência e disseram ter trocado a placa. Com pouco tempo voltaram os problemas e hoje ele trava e não desliga, ligar telefone sem ser acionado e esquenta um pouco. A assistência aqui em joao pessoa não atende bem em face do redurizo nº de funcionários. Não aconselho ninguém a comprar motorola.


  • Meu moro g plus tbm está com 7 meses de uso e pela 3 vez vai volaaa


    • Foram 3 vezes para assistência... faça as contas nessas 3 vezes o total de dias que o aparelho ficou na assistência, caso já tenha ultrapassado os 30 dias... dê entrada no Procon e exija a troca do aparelho. Se caso faltar ainda alguns dias... dê entrada novamente na assistência, assim que completar com as 4 vezes o total ou ultrapassar os 30 dias que ficaram na assistência... vá ao Procon que a devolução do valor pago ou troca do aparelho é garantida!!!


  • meu g4 foi pra assistencia ficou 30 dias e fui direto ao procon,a motorola me ligou e disse que o g4 esta com falta de peças pricinpalmente placa que era o caso do meu g4,fizemos um acordo e me ofertaram um moto z play,peguei o aparelho na troca e nao me arrependo


  • Boa noite! Tenho um moto g4 plus e ele do nada está desligando-se vão fazer 3 meses exatamente amanhã não concordo em reparar um celular praticamente novo mas não sei o que fazer alguém poderia me orientar?


  • Boa noite! tenho motog4 plus, deu problema com toque fantasma já levei na assistência duas vezes agora voltou apresentar o mesmo problema ,não sei o que fazer ser levo para assistência ou se vou direto para o Procon alguém poderia me ajudar?


    • Israel, uma coisa que muitos não sabem... É que se seu celular ficar na assistência por um período superior a 30 dias corridos ou mesmo que somados todas O.S, exemplo... Se levou na assistência por duas vezes, e cada vez que levou ficou 16 dias, totalizou 32 dias e vc já terá seu direito de escolher se quer seu dinheiro de volta ou a troca do aparelho... se caso nessas duas vezes não somos mais de 30 dias... Leve o aparelho novamente, até completar mais de 30 dias... E vá ao PROCON... Que eles resolverão pra vc! Já passei por isso e novamente vou passar... Pois meu aparelho está com o "toque fantasma"... E acredito que não irão arrumar de fato... Vou levá-lo a assistência e veremos como ficará! Espero ter ajudado.


    • vá direto ao procon


  • Bom, vou tentar deixar minha contribuição com vocês... Há 1 ano atrás tive problema com meu Moto X Play de chiado no alto falante e a tela ficava toda preta algumas vezes que apertava o power.. Levei na assistência (ele só tinha 3 meses de uso) e disse que não gostaria de ter um celular novo reparado, eles dissem que iam analisar e depois de 3 dias me mandaram um email dizendo que meu celular havia sido reparado.. Sem minha permissão! Pra minha surpresa (mesmo tendo aceitado e retirado) o problema da tela preta continuou acontecendo, foi aí que abri uma reclamação no reclame aqui e para minha surpresa a motorola havia oferecido todo o suporte via telefone, contudo tinha que levar o aparelho para análise para que eles fizessem um laudo e liberasse a troca. A assistencia deu a maior dor de cabeça dizendo que lá não emitem laudo e que fazem apenas reparo mesmo eu mostrando o email e conversas com o jurídico da motorola no reclame aqui. Resultado: Após 3 dias recebo um novo email de que meu celular havia sido repado. Chegando lá na descrição trocaram a placa, tela, laterais, enfim, o celular havia sido completamente mexido e para minha surpresa na câmera frontal era possível ver a luz do display... No próximo contato que recebi da atendente da motorola no reclame aqui (foi sempre a mesma) expliquei a situação que não fizeram o laudo e repararam o celular novamente e sem autorização e havia aparecido um novo problema (luz do display visível na camera frontal). Resultado final: Ela entrou em contato com a assistência e solicitou (obrigou) que eles recolhessem meu aparelho e acessorios e enviassem para a fábrica. Recebi um novo aparelho com todos os acessórios novos e 1 ano de garantia da data que retirei na autorizada. Bom, escrevi bastante mas caso tenham problema com o aparelho de vocês não confiem nas autorizadas, eles devem estar lucrando bastante para evitar de todo modo que o consumidor tenha o aparelho substituído, nessas horas que vejo a diferença para a Apple. PS: Continuo usando motorola. Se tiverem com problemas vão atrás e exijam o direito de vocês! Abraço.


    • Oi eu tenho um moto g 4 plus e ele já é a segunda vez que vai para assistência eu tive muito prejuízo com Cel é não quero fica com ele como faço pq eles dizem que toda vez que ele tiver problema é só ir lá que eles arrumar perdi fora e visões muito importante pra mim por causa de problema no celular... Depois de quantas vezes ir na assistência eu posso pedir a troca


  • Acionar o Procon ou entrar direto com ação judicial?


    • Beatriz... Leve seu celular pra assistência, e deixe ultrapassar os 30 dias... Indiferente se for em várias vezes levados pra assistência... Somados tem que ultrapassar os 30 dias. Aí sim, vai até o PROCON que exigirá a troca ou seu dinheiro de volta da fábrica.


  • pessoal me ajudem ai .. meu g4 plus retornou da assistência pois estava com esse defeito tela fantasma ( External Display - Dust in display), passado 9 dias que peguei ele, o mesmo continua com o mesmo problema, o que devo fazer???

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