O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 24 Compartilhado 167 Comentários

Mudar de um iPhone para o Android requer paciência, mas compensa

O iPhone ajudou a evoluir o mundo dos smartphones para isso que temos hoje, e desde o seu lançamento em 2007, reinou absoluto como sinônimo de smartphone eficiente e intuitivo. Porém, era assim até um concorrente à altura aparecer: o Android. Mudar de plataforma requer paciência, mas tenha certeza de que irá valer a pena.

Saia da mesmice ganhe em possibilidades

O iOS que equipa os iPhones, iPads e iPods Touch praticamente não mudou desde o primeiro lançamento do iPhone 2G em 2007. É claro que houve melhorias, mas o visual é basicamente o mesmo. Essa simplicidade agrada muita gente e é, talvez, um dos motivos mais citados pelo usuários para rejeitar o Android, que seira um sistema “mais complicado”, o que é um engano.

A transição pode ser difícil, mas o resultado será muito satisfatório
apple iphone 6 iphone 5
Visual do iOS praticamente não mudou desde o seu lançamento / © ANDROIDPIT

Para um usuário do iOS recém chegado ao Android as mudanças de interface podem assustar, mas ele logo irá perceber que o funcionamento é basicamente o mesmo, só que com muito mais liberdade para gerenciar fotos, músicas, vídeos e qualquer tipo de arquivo em seu aparelho, já que você estará livre das amarras do iTunes e de outros programas de sincronização de arquivos.

Seu smartphone já substituiu muita coisa, e não há motivos para que você não possa usar o seu dispositivo com um verdadeiro pendrive.

Aplicativos

Hoje em dia tanto a App Store quanto a Play Store contam com uma variedade imensa de aplicativos, sendo que apenas um ou outro app permanece exclusivo para uma das plataformas.

Aqui temos uma outra grande vantagem de migrar para o Android, pois a quantidade de apps gratuitos geralmente é maior na loja do Google do que na App Store. O próprio Google disponibiliza o app Google Rewards que lhe dá créditos para simplesmente responder pesquisas.

androidpit play store 3
Play Store oferece mais opções de apps gratuitos / © ANDROIDPIT

Não raro você terá ofertas de locação de filmes grátis, download de álbuns grátis e boas promoções na Play Store. O ponto negativo é que aplicativos pagos adquiridos na loja da Apple geralmente não podem ser portados para o Android.

Ecossistema Google

Para quem sempre usou um iPhone se adaptar ao ecossistema do Google pode ser meio estranho, apesar você certamente usar alguns dos serviços da empresa como o YouTube, Gmail e Google Maps, mesmo sendo dono de um iPhone.

gapps play store
Google, um app para cada necessidade / © Google

A verdade é que apesar da adaptação posse ser meio difícil o resultado é excelente, pois o Google oferece uma gama maior de serviços do que a Apple, contando com recursos incríveis como o backup ilimitado de fotos no Google Fotos, maior armazenamento gratuito no Google Drive do que no iCloud, sincronização de dados no Google Chrome, etc.

Bom, como você pode ver através da minha análise, a transição pode ser difícil, mas o resultado será muito satisfatório, e abrirá infinitas possibilidades que a Apple ainda não pode oferecer com seus iPhones e iPads.

E você, já migrou entre as plataformas do Google e da Apple? Nos conte o que foi mais difícil de se adaptar.

24 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Maicon Bruisma 21/abr/2016

    Prefiro não me abster de nenhum. É como andar de BMX e andar de Mountain Bike, há diferenças entre ambas mas o intuito é o mesmo, andar de bicicleta. O Android é mais livre de permissões, pode baixar música, transferir sem apps próprios, possui sempre uma opção para o que você procura e na maioria das vezes é de graça, porém possui muitas brechas, nenhuma segurança, baixar anti vírus no celular chega a ser feio de tão ridículo. O IOS possui mais apps próprios e exclusivos, seus apps são sim melhores, havendo a possibilidade de ser bem mais otimizados para o IOS do que acontece no Android, possui mais atenção dos desenvolvedores e criadores de conteúdos, usar iPhone em si significa ter milhares de acessórios próprios e melhores que no Android, mas isso tem um preço, que além de ser alto monetariamente, você fica restrito à não poder usar o Bluetooth, não tem NFC (só nos mais recentes), precisa da merd@ do iTunes para qualquer coisa e isso é muito chato, muitos apps simples são pagos, tudo que é para IOS é caro inclusive acessórios. Por isso uso também W10M, possuindo mais liberdade de customização em relação ao IOS, não tendo essa limitação em conexões nem precisando de apps para transferências, tendo mais segurança que android, só faltando apps, em que os proprietários são excelentes mas aqueles mais populares estão vindo de jegue.
    Sobre a utilização, nenhum é difícil, isso é balela, o usuário que é acomodado e preguiçoso, tanto no Android quanto no IOS e W10M grande maioria nem personaliza e muito menos quer saber dos menus, se abstém à usar rede social, navegador e loja.

  • Gustavo Krug 21/abr/2016

    Se o Android tem a tecla voltar, o iOS tem o comando swipe, voltando a tela anterior apenas deslizando o dedo na tela 👍🏻

  • BrunOo El Marouni 21/abr/2016

    Tenho um note 5 e jamais trocaria num iphone

  • diego souza ramos 21/abr/2016

    Eu migrei a partir do momento que fui enviar uma música por Bluetooth kkkkkkk

  • ditom 21/abr/2016

    iOS tem vantagens sobre Android. Android tem vantagens sobre iOS.
    Prefiro a simplicidade do iOS. Prefiro o preço do Android.
    Já usei iPhone por cerca de 4 anos. Sou usuário Android há um ano.
    Qual a vantagem de um ou outro? A que você quer dar!.. 😌

167 Comentários

Escreva um comentário:

  • Cada um na sua, mas convenhamos, quando se sai do mundinho iCoisa você se sente livre da bola de ferro que te prende no campo de distorção da realidade. :D


  • Eu não consegui me desapegar totalmente do iOS, então eu uso o 4S e o Redmi 2 Pro
    Foi bem fácil me adaptar ao Redmi pois o sistema é a cara do iOS.


  • Sempre usei Android, desde o meu primeiro, smartphone Milestone 1 e de lá pra cá, já tive muitos celulares, mas uma coisa que sempre gostei do iphone, é a segurança em caso de furto. Se um ladrão roubar um celular com Android, ele pode até não ver os dados da vítima, mas com certeza irá dar um factory reset e vender pra outro, como novo. Já com um iphone, isso é impossível, ao menos pelo que sei.


  • Será que vai demorar muito para sair um smartphone com os dois SISTEMAS? Esse mimimimi já encheu o saco.


  • iPhone Lixão... Merda...


  • Eu uso apenas fotos,internet,redes sociais,apps e jogos,logo nem me importo com a aparência ou funções do iOS. Tanto que minha tela de inicio continua a mesma de 7 meses atrás ! Vai de costume e de cada um ... Gosto da liberdade e da dinâmica do Android,é bem divertido e gostoso,mas o iOS também é profissional em apps e em funções. Só a câmera por exemplo já fala por si só.


  • Eu uso iPhone e uso Android.

    Vou contar minha experiência: comprei um 5S há dois anos atrás no lançamento e funciona extremamente rápido e funcional até hoje,e me acostumei com tudo,faço as coisas rapidamente sem perda de tempo e é tudo automatico. Reiniciar celular para corrigir travamentos e erros? Eu nunca mais passei por isso no iOS. O que acontece é que o iOS oferece o básico e funciona . Gosto do Android e suas vantagens,mas o meu galaxy s5 tem 1 ano apenas de uso e apresenta demoras e algumas lags o que eu não estou acostumado no iPhone . Sinceramente,quem usa iOS e se acostuma,perde o interesse pela personalização. Nem importo hoje em dia mais. O celular oferecendo bom desempenho e não não me deixando na mão com tudo que eu preciso,tá ótimo !

    Gosto do Android pra brincar e do iOS para coisas sérias.


  • Estou atualmente migrando do iPhone para Android, tinha um 6s e resolvi que queria experimentar o S7 pois o que mais me atento a diferença dos dois é de design que o do iPhone sempre foi mais premium. O S7 muda isso por fora, tenho sentido uma diferença muito grande no design dos apps, eles não são concisos, falta "elegância" e padronização, cada app tem as vezes tamanho de letra, de botão de figuras diferentes. Cada um faz de um jeito diferente deixando a experiência comprometida, inclusive nos que mais uso como os do próprio Google, o Gmail e YouTube do iPhone são muito superiores ao design do Android. Um exemplo simples, no iPhone quando estou numa fila do Chromecast ele mostra que meu vídeo é 2/34 (ou seja sei que tem 32 vídeos ainda para rolar) no Android não tem preciso abrir e ver quantos vídeos ainda tem programados preciso abrir a lista e contar manualmente. O Gmail usa letras imensas além de teclados grandes que ocupam metade da tela. No iPhone usava o swiftkey e no Android não consegui pois ele não obedecia do mesmo jeito. Acho que em integração com apps como whatsapp Whoscall e outros o Android é matador mas no design dos seus apps fica devendo muito.


  • Em primeiro lugar, quero fazer uma crítica ao texto, que é extremamente superficial e serve apenas como instigação para os comentários sobre o velho e inesgotável assunto "Android x iOS". Mas acho que, como já tive essa experiência, meu comentário se adequa aqui. Bom...eu usei iPhone por vários anos e era o que se pode chamar de "fanboy" da Apple. Defendia e fazia propagada do iPhone e criticava o Android. Ao menos posso dizer que criticava o Android por experiência própria, pois cheguei a testar alguns aparelhos com Android na época. O fato é que o SO do Google de fato era inferior ao iOS até uma certa época, mas continuou evoluindo (como acontece até hoje), enquanto a Apple simplesmente parou no tempo. Alguns anos atrás, tive a oportunidade de experimentar novamente um aparelho com Android e pude ver que ele havia ultrapassado o iOS em praticamente tudo. Desde então não comprei mais iPhone (e nem quero). Tive Samsung S3, Galaxy X (Nexus), Sony Xperia Z3, Nexus 6 e agora estou com um Nexus 6P. Não tenho a mínima vontade de voltar pro iPhone. O último que tive foi um iPhone 5 e dei ele pra minha mãe.


  • a liberdade sempre compensa


  • Tenho um nexus 4 a uns 2 anos e meio e o aparelho ainda é bem fluido, porém tem umas bugadas nervosas de vez em quando, desde quando eu comprei o aparelho apresenta um consumo de bateria muito excessivo, tinha dias que eu deixava ele carregado a noite e no dia seguinte amanhecia totalmente sem carga, o android puro é bom, mas faltam funções básicas, por exemplo a função reiniciar, quando o aparelho trava (não foram poucas vezes), só desligando mesmo.
    O meu nexus não vai receber o Android 6.0 oficialmente, portanto já é um aparelho desatualizado, isso é uma critica minha à Google, pela minha perspectiva os softwares quanto mais desenvolvidos forem deveriam rodar em aparelhos com um hardware mais fraco, porém não é o caso do Android que no máximo é atualizado no pau da viola por uns 2 anos e aparelho low end então pode esquecer.
    Acho que sendo o Android a plataforma móvel mais popular do mundo deveria fornecer atualizações muito mais frequentes e por muito mais tempo, principalmente para garantir a segurança dos milhões de usuários, mas tudo o que vejo são empresas empurrando essa questão com a barriga por anos a fio, ultimamente as únicas empresas utilizadoras do Android que tem demonstrado interesse em manter o software atualizado são a One plus e Xiaomi, esta segunda eu não confio muito ainda, enquanto a Apple sempre atualizou seus aparelhos e nesse quesito merece os meus parabéns.
    O que me mantém no Android são os emuladores de games que não são permitidos nos Iphones, eu não abro mão de poder jogar Pokémon no smartphone :), mas no futuro como tenho que trocar de aparelho porque o meu já esta meio zoado fico entre um iphone SE pelo tamanho da tela e o conjunto da obra software + hardware, ou um One plus 3 que esta para sair e deve ser muito legal também, sugiro ao pessoal a visitar o site da One plus e notar que até o site deles é muito organizado é uma marca que vale a pena acompanhar ao meu ver.


  • Foi como outros usuários falaram!!! A maioria só sabe usar o smartphone pra redes sociais e ligações, então, independente da marca e do sistema, tanto faz pra essas pessoas. A parcela de proprietários de smartphones que usam todos os recursos e bastante pequena e esses sim, são felizes...hahahahaha...


  • É tanto comentário falaando sobre incríveis recursos, quando na verdade mais de 90% do povo usa Whatsapp facebook e o navegador de internet, e pra isso qualquer um dos sistemas funciona perfeitamente, ai temos os casos mais específicos de algum app ou função que o usuário realmente precise e isso faz com que escolha o sistema que possua essa função.


  • O que sempre quebra o Android é a falta de atualizações e a falta de segurança do sistema, bem que a Google podia fazer como a Apple e atualizar seus aparelhos ou forçar as atualizações nas empresas que usam o Android, e digo atualizar TODOS os aparelhos é uma vergonha o sistema móvel mais utilizado ser o mais inseguro e desatualizado também, vergonha Google.


  • De todos os sistemas que usei, iOS foi o que menos curti! Muito fluido, isso sem dúvidas, porém muito insosso! Prefiro o Windows 10 Mobile mesmo, mas gosto do Android também. Se aparecer algum dispositivo que seja atraente, talvez eu compre um do robô no futuro.


  • Apenas uma correção, não há mais necessidade do iTunes para gerenciar arquivos e fotos no iOS, isso já mudou faz tempo, nem lembro a data, mas top, curto trabalhar com os dois OS juntos, um completa o outro.


  • Velha mania do Androidpit, não esquece a Apple nunca... Cacilda, que feio... Ambos tem suas qualidades. Android oferece mais liberdade. Agora, até os apps da Google são melhores no IOS que no Android. As novidades chegam primeiro lá.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi