O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 22 Comentários

O que a CES 2018 nos diz sobre as próximas tendências tecnológicas

A Consumer Electronic Show em Las Vegas terminou no início do mês. Durante uma semana, fabricantes e startups multiplicaram os anúncios, nos dando um vislumbre do que serão as próximas inovações e tendências tecnológicas.

Mais uma vez, a CES não decepcionou. Este ano, a maior feira de eletrônicos realmente desenhou os contornos das próximas tendências tecnológicas que irão invadir nossas casas nos meses e anos que estão por vir. Na verdade, não falamos em revolução, mas, mesmo assim, os anúncios feitos pelos gigantes do setor mostram o quanto estamos caminhando em direção a isso.

Um mundo cheio de inteligência artificial

Como esperado, a inteligência artificial foi definitivamente a estrela desta edição de 2018. Nos últimos anos, o show americano deixou de ser o centro dos anúncios de novos produtos sensacionais em termos de smartphones ou computadores, e passou a ser uma vitrine para tecnologias futuras. Assim, não é nenhuma surpresa ver que a inteligência artificial foi o tema mais discutido nos corredores. É graças a esta inovação que todos os nossos objetos, nossas cidades e nossos carros vão experimentar uma forte turbulência nos próximos anos para tornarem-se mais inteligentes e automatizados.

A inteligência artificial permite que os dispositivos aprendam, pensem por si próprios e desenvolvam habilidades para se adaptar ao ambiente para o qual não foram especificamente programados. Uma das primeiras "ilustrações" dessa inteligência artificial é o desenvolvimento de assistentes digitais e sua aparição cada vez mais frequente em muitos objetos.

Na guerra entre o Google e a Amazon, a Alexa parece ter ganho uma primeira batalha, já que o número de objetos que integram as habilidades da assistente da Amazon era enorme: lâmpadas, alto-falantes, aspiradores, sistema de vigilância, máquina de café, eletrodomésticos ... A Google não foi deixada para trás (e a Apple lançará o HomePod este ano) mas, no momento, essa impressão de dominância da Amazon também está confirmada pelos números. De acordo com a Strategy Analytics, uma empresa de auditoria, 68% dos alto-falantes conectados vendidos no ano passado são compatíveis com o Alexa.

AndroidPIT amazon echo show 7197
Os alto-falantes da Amazon encontram um sucesso cada vez maior/ © AndroidPIT

5G em todos os lugares

Até recentemente uma espécie de utopia para muitos fãs de alta tecnologia, o 5G está começando lentamente a se desenvolver e sua chegada é iminente. As primeiras implantações em grande escala devem começar em 2020. O desenvolvimento da Inteligência Artificial e dos objetos conectados requer uma banda larga cada vez mais rápida. A nova geração de objetos requer grandes quantidades de dados transmitidos e, ainda mais fundamentalmente, muitas conexões simultâneas, mais eficiência e menor consumo de energia. O principal exemplo é o de carros autônomos  que terão de se comunicar praticamente em tempo real para evitar acidentes.

Por conseguinte, as operadoras aproveitaram a CES para revelar o seu progresso no desenvolvimento da infra-estrutura e os avanços da quinta geração (o 5G será dez a vinte vezes mais rápido que o atual 4G). A principal operadora de telefonia coreana, KT, explicou que, graças ao 5G, será possível seguir os próximos Jogos Olímpicos que serão realizados no país. A operadora norte-americano AT&T também anunciou que implantará uma rede 5G em várias cidades dos EUA até o final de 2018, mas de acordo com as informações mais recentes seria um 4G melhorado.

AndroidPIT on the phone 0428
Com 5G, tudo irá mais rápido © AndroidPIT

Inovações dedicadas à saúde

Saúde e médicos também desempenharam um papel importante na CES. O medicamento do amanhã é um mercado interessante e as tecnologias apresentadas ajudarão a melhorar os cuidados. As inovações dizem respeito a indivíduos e profissionais. A realidade virtual está cada vez mais presente para facilitar os procedimentos cirúrgicos. Por exemplo, La Poste anunciou o lançamento de um aplicativo dedicado à saúde digital para conectar pacientes, objetos conectados e profissionais de saúde. Várias startups também introduziram dispositivos para melhorar a qualidade do sono. Este é o caso da Nokia com o Nokia Sleep, uma fita de lã para colocar sob o colchão para analisar o sono.

 

Carros e cidades serão inteligentes e conectados

Finalmente, a CES Las Vegas mostrou o futuro da mobilidade. A reunião de alta tecnologia agora é também um festival de carros. Tanto fabricantes históricos (Kia, Hyundai, Ford, Nissan ...), como as empresas de tecnologia (Qualcomm, Nvidia, Google, Here ...) apresentaram sua visão do futuro. Nele, o carro será autônomo (e provavelmente elétrico) e evoluirá em cidades conectadas, onde o mobiliário urbano se comunicará com os usuários. De acordo com as estimativas dos analistas, 88 cidades serão consideradas "cidades inteligentes" até 2025 e as redes interconectadas usarão em grande parte a internet das coisas.  

Quais você acha que serão as próximas tendências tecnológicas que marcarão nossas vidas?

6 Compartilhado

22 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações