O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
339 Compartilhado 90 Comentários

Cinco razões por que sempre escolho um smartphone com processador Qualcomm

O coração de um smartphone Android é, em grande parte, o que dá vazão a nossa vida digital, nossa comunicação com o outro e a ferramenta necessária para gerenciar parte da nossa vida. Logo, o processador do seu smartphone afeta indiretamente todos estes aspectos que podem até mesmo nos deixar ansiosos se não funcionarem bem. Na minha opinião, na hora de escolher um novo smartphone devemos colocar atenção especial no processador do aparelho.

As fabricantes de dispositivos Android possuem um leque de processadores à disposição, algumas produzem as próprias CPUs. Logo, você pode ter um dispositivo com qualquer um destes processadores: Qualcomm, MediaTek, Nvidia, Exynos (Samsung) ou Kirin (Huawei/ Honor).

samsung galaxy s8 s7 edge comparion 04
Exynos e Qualcomm são os mais populares, tudo depende do mercado / © AndroidPIT

Todos os processadores de qualquer uma dessas marcas oferecem dispositivos com bom desempenho e cobrem desde a gama média à alta sem problemas. Mas se você estiver procurando por um dispositivo para usar a longo prazo, serão os detalhes que farão a diferença. Aqui estão cinco razões pelas quais eu penso que um dispositivo com um processador Qualcomm oferece uma experiência melhor:

1. Atualizações oficiais mais rápidas...

... Isso pode depender em grande parte da fabricante do smartphone e de sua interface de usuário. Mas o que é indiscutível é que a Qualcomm atualiza os controladores de seus processadores para novas versões de Android muito antes que a concorrência. Além disso, geralmente também atualiza os controladores de seus processadores para mais versões de Android.

Para o usuário final, o que temos são atualizações mais rápidas e mais abundantes. Assim, quando se tem um dispositivo com processador Qualcomm e a fabricante se preocupa com as atualizações, se pode ter o dispositivo atualizado por mais de dois anos.

system up to date
Um smartphone com processador Qualcomm é atualizada mais rápido / © AndroidPIT

2. Atualizações não oficiais

Quase todos os modelos de smartphones rodando com Android, após dois anos de "vida" já não são mais atualizados. Em muitos casos, é uma verdadeira vergonha, mas a comunidade nunca esquece dos bons dispositivos, e há sempre uma boa alma que tenta trazer o software mais recente para estes aparelhos.

Mas para desenvolver uma ROM personalizada, se faz necessário uma série de drivers de hardware para que possamos compilar essa ROM. Na maioria dos casos, esses drivers não são livres. Como consequência, ninguém pode fazer um software personalizado sem os drivers de uma versão específica do Android para os quais deseja atualizar o dispositivo.

E a Qualcomm, minha gente, tem uma política exemplar neste sentido. Libera o código que controla seus processadores, GPU e outros chips que fabrica e que estão incluídos nos smartphone por meio do código Aurora. Desta forma, qualquer pessoa, não apenas as fabricantes, podem criar um sistema operacional para dispositivos embalados pelos processadores da Qualcomm com a última versão do Android.

AndroidPIT Moto G Nougat 1590
A comunidade de desenvolvedores ama a Qualcomm / © AndroidPIT

Um bom exemplo é o Moto G, o primeiro, que depois de quase quatro anos do seu lançamento tem uma ROM baseada no Android 7.1.1 Nougat disponível através da Lineage OS. No outro extremo, temos a Xiaomi Redmi Note 3. É tecnicamente um dispositivo melhor, mas roda com o Android 5.0.2 Lollipop, que já estava obsoleto quando foi lançado, e depois de duas grandes atualizações ainda não teve uma nova versão do Android.

3. Rendimento muito bom

Esse ponto pode gerar bastante discussão sobre qual processador comprar. A Qualcomm também já teve alguns processadores que não tiveram o rendimento esperado, como o famoso e quente Snapdragon 810. Pessoalmente, acredito que essa é a exceção que confirma a regra.

Não há dúvida de que os chips da Qualcomm oferecem melhores benefícios

Entre os processadores de ponta, não há dúvida de que os chips da Qualcomm oferecem melhores benefícios. Dois grandes exemplos são os Snapgragon 820 e 821. Já os processadores de qualidade média-alta começaram inclusive a introduzir a tecnologia de 14 nanômetros (que até agora só existia em processadores de ponta), como o Snapdragon 626 que embalam os novos BQ Aquaris X e o X Pro.

AndroidPIT qualcomm snapdragon 835 benchmark event 2
A Qualcomm é a rainha do benchmark / © AndroidPIT

4. Conexões mais rápidas

Os processadores da Qualcomm possuem, normalmente, velocidades de conexão de dados mais altas do que a maioria dos concorrentes. A velocidade do LTE (4G) é uma das partes críticas de um smartphone pois precisa estar muito bem calibrada para oferecer uma boa experiência que, afinal, é o grande objetivo de qualquer smartphone: a capacidade de navegar na internet.

Para dar um exemplo, o Mediatek Helio X20 inclui a tecnologia Cat LTE 6, enquanto o Snapdragon 820, da mesma época, oferece a conectividade Cat 12, que é muito mais rápida.

5. Carregamento rápido

A Qualcomm não fabrica apenas processadores, mas também uma grande quantidade de chips para conexões e também para carregamento. Muito conhecida, sua tecnologia Quick Charge já vai para a quarta geração e a veremos em funcionamento junto com o Snapdragon 835.

Quais são as desvantagens?

A única desvantagem que vejo contra a escolha de um dispositivo embalado por um chipset da Qualcomm é o preço. Normalmente, é o valor destes processadores que faz com que o preço final dos smartphones seja mais caros. Em defesa da Qualcomm posso dizer, no entanto, que este também será um bom investimento.

O que você acha? Você também prefere os processadores da Qualcomm ou têm outras prioridades?

339 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Andreu Vasconcelos há 6 meses

    Só uso Exynos, já que as séries S e Note vendidas no país só contam com essa versão. Ele dá conta do recado, pois já vi testes com o S7 Edge em que o Exynos dá um banho no SD.

  •   75
    Sidney há 6 meses

    Depende da versão. lembro quando a Samsung lançou uma versão do S3 com Exynos que foi um verdadeiro fracasso. Dava pra fritar um ovo no aparelho.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 6 meses

    Sem dúvidas esses são os meus motivos também. A questão do SD810 tem duas maneiras de se resolver. Corrigindo o thermal ou passando pasta térmica no processador, que nem o pessoal do N6P andou fazendo.

  • Franco L. há 6 meses

    Snap so tem um concorrente os exynos a MTK ta ai a anos porem e uma decepção atras da outra

  • Bill Machinne há 6 meses

    Bom artigo, mas cada um tem sua opinião, eu particularmente gosto Exynos da Samsung e logo atrás a Qualcomm com o Snapdragon.

90 Comentários

Escreva um comentário:

  • Faço questão de pagar um pouco mais para ter um qualcomm do que um pobre MediaTek. eles não liberam seus drivers e se voce quer uma nova versão do android, tem que comprar um novo aparelho, independentemente do tempo que foi lancado. qualcomm sempre!


  • Qualcomm financiou este artigo!


    • Guilherme, todos os artigos frutos da parceria com outras empresas são identificados como tal. Este artigo reflete a opinião de um dos nossos editores, o Luis.


  • Uso SD, MediaTek e Exynos, pro meu uso e considerando os modelos não vejo diferença, o problema é comparar aparelhos de categorias diferentes, não dá pra comparar um SD de moto G com um exynos embalando um samsung ou meizu de categorias muito superiores. Não dou a mínima para atualização por que não fico sem um modelo atual, então o ciclo de atualizações não importa muito.


  • Sou mais o Exynos! Como todos sabem o mais top linha da Snapdragon é um Exynos renomeado.


  • Estou satisfeito com o Exynos.


  • Usei EXYNOS no GALAXY S4 OCTA-CORE e me agradou bastante embora não era LTE mas naquela epoca apenas se usava 3G e muito pouco 4G e planos ou pacotes era muito caro.
    No S5 usei processador Snapdragon, tinha facilidade para esquentar mas fazia bem suas tarefas mesmo sendo 32 bits.
    Já no S7 voltei ao EXYNOS, nossa que espetacúlo, com 64 bits, rápidez nas aplicações em games então nossa nem se fala.
    EXYNOS CONCERTEZA.


  • Meu Honor 8 com Kirin manda um salve a vcs, tá quase congelando aqui na mão, já tive vários modelos Snap e esse surpreendeu pelo desempenho e pela temperatura do aparelho.


    • Dos principais é o único que nunca usei, mas tenho vontade de ver um kirin em funcionamento no dia-dia, o problema é que o povo é acostumado com uma zona de conforto e não quer mais sair dela, dia desses um amigo veio me dizer que o celta 2005, 2 portas espartano dele era melhor que um 408...


  • Concordo com todos os pontos citados.


  • Em termos de processadores, prefiro o Exynos, pois são muito bem otimizados. Possuem um baixo consumo energético, e isso é muito importante atualmente. Já o Snapdragon, eram bastante beberrões mesmo, mas ultimamente, assim como a tecnologia evolui, eles tiveram também um grande salto em qualidade. É o processador mais usado no Android e tem o seu valor.


    • Os Exynos por serem fabricados pela Samsung e colocados nos smartphones deles mesmos ele ganha essa alta otimização por serem projetados para tal aparelho.


  •   22

    qualcomm>>>>


    • razão numero 6: Qualcomm pagando por materia, essa semana por coincidência saiu em muiiitos sites das maravilhas e do porque CPU qualcomm são melhores...


      • Concordo com vc, matéria bizarra! Quer dá opinião? Informe testes para poder embasar sua opinião, não somente querer direcionar o público a uma compra de uma marca determinada marca. Itens 1 e 2 mesmo faltou algo, se no 1 comprar Qualcomm é devido querer permanecer por bastante tempo com um aparelho, no 2 as fabricantes não atualizam depois de 2 anos, sendo assim a pessoa que comprar Qualcomm pelo preço maior terá, que ter conhecimento em instalação de ROM por outros meios, não será usuário básico.


  • Acho que depois do S6, a Samsung encontrou o caminho com o Exynos, eu os acho atualmente os melhores processadores do mercado, o Exynos no S7/S8 nem se fala, processamento e autonomia muito acima da concorrência eu acho, mas quando se fala de escolha, acho que é indiscutível, Exynos ou Qualcomm, no mundo Android claro, a série A* da Apple são ótimos tbm.


  • Só em um ponto eu discordo no 4g porque não utilizamos a velocidade total nem do 3g que é 27 mega


  • Com certeza, sempre que preciso comprar um aparelho novo, a primeira coisa que procuro saber é sobre o processador, e também trabalho com assistência e sei o quanto os processadores da Qualcomm, são muito superiores que os outros.


  • Geralmente, processadores Qualcomm são mais resistentes que os concorrentes na questão de resistência simplesmente por aguentar "overclock por custom kernel". Por exemplo: o meu próprio Nexus 5, rodando na AOSP 7.1 com o kernel Elemental X a 2.8GHz há quase 7 meses.


    • "Geralmente, processadores Qualcomm são mais resistentes que os concorrentes na questão de resistência simplesmente por aguentar "overclock por custom kernel""
      que papo é esse? resistente? aguenta mais quedas tambem?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi