O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

12 Compartilhado 46 Comentários

Review do Samsung Galaxy S5 Mini: o melhor Mini até agora!

Com o Galaxy S5 Mini, a Samsung entrega ao mercado pela terceira vez uma pequena e despojada versão de seu melhor modelo atual, com um diferencial: nenhum outro Mini havia chegando tão perto do "irmão maior" como este. O S5 Mini oferece, em um frame pequeno e com hardware reduzido, uma ampla gama de funções que também estão a bordo do Galaxy S5, além de possuir os mesmos materiais para a carcaça e a mesma proteção contra água e poeira. Um dispositivo de gama média com características premium. Com nosso primeiro review, mostraremos como o S5 Mini se comporta durante o uso, bem como seus pontos fortes e fracos. 

Avaliação

Prós

  • Serviços iguais aos do S5
  • Recursos de software
  • Interface de usuário e processamento

Contras

  • Display mediano
  • Preço alto

Samsung Galaxy S5 Mini – Desenho & Qualidade de Construção

A semelhança com o S5 é óbvia: a mesma capa emborrachada e perfurada da bateria decora a parte traseira do Galaxy S5 Mini, e a sensação ao segurar o aparelho é semelhante, mesmo que o S5 seja consideravelmente menor do que o S5. Há o mesmo plástico prateado em torno das bordas do dispositivo e o mesmo botão home com contornos prateados na parte de baixo do display - é o familiar look da Samsung. Ponto positivo para o fato de a lente da câmera ser embutida à caixa, de modo que quase não se sobressai. Mesmo quando a tela está virada para cima, arranhões na lente são pouco prováveis.

samsung galaxy s5 mini 3
Review Galaxy S5 Mini: A parte traseira do Galaxy S5 mini é bastante semelhante ao Galaxy S5 original. / © ANDROIDPIT

A relação entre o display e a área total é semelhante à do S5; isto é, as bordas em torno do visor mais uma vez se tornaram ligeiramente maiores em comparação com os modelos anteriores. Com 4,5 polegadas, o Mini não é um pequeno smartphone, mas nós desistimos da ideia de "mini" ser equivalente a "pequeno" há algum tempo. Com uma mão, ele pode ser bem segurado e utilizado, e oferece uma alternativa para todos aqueles que não querem uma tela de 5 polegadas ou mais. O acabamento é impecável, todos os elementos são bem fixos e estão perfeitamente estruturados, e as teclas têm um ponto de pressão agradável. 

samsung galaxy s5 mini 6
Review Galaxy S5 Mini: Enquanto o slot de USB 3.0 do Galaxy S5 estava escondido sob a capa protetora, o slot USB 2.0do S5 Mini fica exposto. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy S5 Mini – Tela

O display tem uma diagonal de 4,5 polegadas com uma resolução de 1280 x 720 pixels (326 ppi), que é alta o suficiente para exibir fontes pequenas e detalhes nítidos. Não há pixels visíveis partir de uma distância normal de visualização, apesar de a tecnologia PenTile matrix fazer com que, em comparação direta, um display LCD com a mesma resolução pareça mais nítido. A tela é brilhante e viva, com cores fortes e vibrantes. Apesar de displays AMOLED da Samsung possuírem uma conhecida desvantagem em luz solar, a tela do Galaxy S5 Mini é brilhante o suficiente para ser visualizada mesmo sob luz direta - embora apenas com brilho máximo. Se necessário, o visor também pode ser ajustado, por exemplo, para reduzir levemente a tradicionalmente forte saturação.

samsung galaxy s5 mini 2
Review Galaxy S5 Mini: Saturação forte, cor preta de intensidade e boa legibilidade: o display do S5 Mini é realmente impressionante. / © ANDROIDPIT

A saturação de cor, contraste e estabilidade do ângulo de visão são muito bons e são comparáveis ao S5 e a outros modelos top da Samsung e HTC. Mas é claro que a tela tem suas desvantagens - cores neutras são representadas com um tom amarelo-esverdeado, e o brilho máximo não está lado a lado com aquele encontrado em smartphones de ponta. 

Samsung Galaxy S5 Mini – Características Especiais

O Galaxy S5 Mini tem os mesmos recursos "extras"do S5: um scanner de impressão digital está instalado no botão home, e na parte traseira há um monitor de freqüência cardíaca. Um sensor infravermelho também está a bordo, e o S5 Mini conta com a certificação IP67, que garante proteção contra água e poeira. Não é exatamente comum que uma versão "mini" do carro-chefe receba os mesmos recursos do original, e isto deve ser destacado aqui. Para todos aqueles que não gostaram do S5 devido ao tamanho e/ou preço, o S5 Mini oferece, portanto, custo e tamanho menores com os mesmos ótimos recursos.

samsung galaxy s5 mini 5
Review Galaxy S5 Mini: Assim como no S5, você pode remover a parte traseira do Galaxy S5 Mini, que ainda é resistente à água. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy S5 Mini – Software

Mais uma vez, não existe nenhuma diferença considerável em relação ao S5, e isso é uma boa notícia para a classe de Minis. Com o S5, a Samsung tem adaptou e modernizou o visual da interface TouchWiz significativamente, com o novo visual e os ícones redondos e planos também aparecendo no Galaxy S5 Mini, bem como a aparência colorida e os menus um pouco confusos. O mesmo pacote de recursos está presente no S5 Mini: S Voice, S Health, Smart Remote, a Caixa de Ferramentas, Modo Simples e também o controle por gestos e o modo Air View. Ou seja, as mesmas funções de software estão presentes, quer você opte pelo S5 ou pelo Galaxy S5 Mini. O modo de Ultra economia está a bordo, que com uma bateria fraca ainda garante algumas horas de execução extra do dispositivo, mas infelizmente o Download Booster e o recurso multi-janela da Samsung estão faltando. Se bem que uma tela dividida por janelas faz mais sentido em displays como os do S5 e do Note 3 do que no do S5 Mini.

Screenshot 2014 08 14 19 53 46
Review Galaxy S5 Mini: Quem já está familiarizado com o S5 vai se sentir em casa com a interface do S5 Mini. / © ANDROIDPIT

O scanner de impressões digitais tem no teste os mesmos defeitos que o scanner do S5 - nem sempre ele reconhece o dedo, mesmo que o movimento seja realizado exatamente como em um dos oito processos que são necessários para o registro. Em cinco tentativas frustradas, você deve esperar 30 segundos ou digitar a senha alternativa - o quão bem funciona o reconhecimento é diferente de usuário para usuário, mas em comparação com função de scanner de impressão digital da Apple, a Samsung fica atrás. Até três impressões digitais podem ser registradas. 

O sensor de pulso testado foi menos preciso do que o S5, mas este recurso já é mais um artifício do que um medidor confiável, de modo que não se deve esperar muito. Seu nível de estresse pessoal pode influenciar o monitor de freqüência cardíaca, mas uma vez que este teste requer várias tentativas, ele próprio pode acabar sendo o maior fator de estresse.

Samsung Galaxy S5 Mini – Performance

O Galaxy S5 Mini não é, naturalmente, tão fortemente equipado como seu irmão mais velho, mas no primeiro dia de teste eu já fui convencido por sua performance. Em uma rodada de treino com o Real Racing houve mínimos travamentos; aplicativos como o Google Maps ou o Chrome abriram um pouco mais lentamente do que no S5;  e a câmera focaliza e tira fotos com um pouco menos de velocidade. No geral, porém, o desempenho do Galaxy S5 Mini é estável, e não houve congelamentos ou esperas irritantes no meu teste. 

Um pequeno ponto de crítica vai para o alto-falante interno. Quando a notificação acústica toca, todo o painel traseiro vibra de forma peculiar. O volume nem precisa estar particularmente alto. Isto é desagradável, mas pode ser evitado desativando a notificação sonora (o que é recomendado, de qualquer maneira, em respeito aos outros). No geral, o som dos alto-falantes é bastante bom, pelo menos em comparação com modelos concorrentes - mas vale dizer que o som é bastante metálico.

Samsung Galaxy S5 Mini – Câmera

As velocidades quase instantâneas do obturador do S5 não chegaram totalmente ao Galaxy S5 Mini. Entre o foco e a foto propriamente dita tem-se normalmente uma demora de cerca de um segundo, de modo que você não consegue o mesmo desempenho do S5 neste quesito. Além disso, a câmera no formato 4: 3 só tem uma resolução de 8 megapixels; com o formato16: 9, leva apenas 5 megapixels. Mas estes são valores padrão para dispositivos de gama média, e a qualidade da imagem é convincente em todos os casos. 

samsung galaxy s5 mini 4
Review Galaxy S5 Mini: A câmera do Galaxy S5 Mini é ideal para um dispositivo mid-range. / © ANDROIDPIT

Fotos em macro são bem sucedidas a partir de distâncias muito pequenas; fotografias à luz do dia são devidamente iluminadas, e o display em cores é sempre realista, apesar de um pouco saturado. O modo HDR intervém suavemente, mas de forma eficaz, e as imagens se beneficiam especialmente do gerenciamento de contraste. O ruído de imagem fica dentro do aceitável, mas é levemente afetado pelo pesado pós-processamento.

No geral, a câmera tira boas fotos e pode competir com outros modelos de topo em faixas de preços mais elevados. O único ponto de discórdia é a falta de um modo manual: os poucos modos de disparo são adaptados para situações específicas, o que não é tão agradável para quem deseja mais controle. Assim, deve-se levar em conta que em más condições de iluminação, as imagens provavelmente sairão borradas, se você reduzir o ruído. Controles manuais permitiriam ao usuário utilizar melhor estas configurações.

 

Samsung Galaxy S5 Mini – Bateria

Durante o período de teste, o desempenho da bateria do Galaxy S5 Mini nos deixou satisfeitos. Em modo de espera, o consumo é mínimo, bem como ao utilizar o WiFi com sincronização automática por várias horas. No primeiro teste de corrida de quase 3 horas, a bateria perdeu cerca de 20 por cento, a bateria perdeu cerca de 20 por cento da carga, sendo que o display foi ligado por cerca de uma hora no brilho total, fotos de teste foram tiradas, uma conta do Google foi configurada, apps foram baixados e sincronizados, e alguns jogos de grande intensidade gráfica foram utilizados. Com o uso durante todo o dia e uma mudança moderada entre Internet sem fio e móvel, conseguimos cerca de 15 horas de funcionamento com um tempo de exibição do display de cerca de 4 horas. Com o acesso à rede móvel desligado, conseguimos uns bons dois dias de uso. 

A bateria tem uma capacidade de 2100 mAh, que é um bom valor para um smartphone deste tamanho. Caso não seja o suficiente, há o modo de economia de energia ultra, com o qual é possível obter mais tempo de uso. Além disso, a bateria é substituível, o que é uma vantagem para muitos utilizadores.

Vídeo Hands-On do Samsung Galaxy S5 mini

Samsung Galaxy S5 Mini – Especificações Técnicas

Dimensões: 131,1 x 64,8 x 9,1 mm
Peso: 120 g
Tamanho da bateria: 2100 mAh
Tamanho da tela: 4,5 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 1280 x 720 pixels (326 ppi)
Câmera frontal 2,1 megapixels
Câmera traseira 8 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.4 - KitKat
Interface: TouchWiz
RAM: 1,5 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Samsung Exynos 3 Single
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,4 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

Apesar do fato de que a Samsung certamente ouvirá as mesmas críticas que vieram com as suas versões Mini anteriores (hardware fraco, nome enganoso, promessas não cumpridas, etc.), nós praticamente não encontramos vulnerabilidades com o Galaxy S5 Mini. O desempenho é bom e fluido; o equipamento é bastante exemplar para um modelo mini; a tela é boa; a bateria oferece boa autonomia e a câmera também fica entre as melhores da categoria. O único inconveniente é o preço. Como de costume, a Samsung botou um preço consideravelmente alto no dispositivo. Para se ter uma ideia, no Submarino encontramos o dispositivo à venda por cerca de R$ 1.499,00, enquanto que o S4 está saindo por volta de R$ 1.999,00. Mas rejeitar o smartphone por causa disso seria um erro, já que a Samsung está buscando um público-alvo diferente com ele. E, em se tratando de aparelhos mid-range, o Galaxy S5 Mini é atualmente líder. 

E aí, você concorda? Deixe-nos saber sua opinião na seção de comentários.

12 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

46 Comentários

Escreva um comentário:

  • Eu tinha um desses, mas vendi para minha irma e comprei a bomba do S5 New Edition!


  • Fiquei na duvida entre ele o e Moto G 2014, acabei por pegar o Moto G msm, por ser mais novo! O que acham???


  • No site oficial da samsung fala que ele não tem NFC agora estou em duvida


  • Na moral essa briguinha besta sobre smartphones ja deu oq tinha que dá!Cada um compra o smartphone que quer.Meu primeiro smartphone foi o lg l5 dual optimus(rapaz nunca me arrependi tanto em comprar algo como foi com esse).Pesquisei sobre o s4 mini,mas me deparei com esse s5 mini e comprei.Ate agora estou feliz e satisfeito com ele.Não me arrependo!Sei que tem melhores mas fico com meu s5 mini!


  • S5 mini duos pega modo multi telas? E funciona fast charge caso eu compre um carregador?


  • Eu acho mó palhaçada esse papo de "mini" aí da Samsung o correto são os "compact" da Sony.

    Diminuir o tamanho da tela SIM. Diminuir as especificações NÃO!


  • A imagem mostra que o s5 mini possui NFC, porém tenho um SM-G800H e nunca vi essa funcionalidade ... o erro é no meu aparelho ou na informação do AndroidPit?


  • eu sou propietario do galaxy s5mini paguei 900 reais por ele e estou satisfeito, sua tela é nitida e vibrante. Enão tive problemas na hora de configurar a impressão digital. achei que esse smartphone se encaicho perfeiramente com meu dia a dia. O desbloqueio por impressão digital está sendo rápido e preciso .


  • O galaxy s5mini tem a opção de multi janelas ?


  • Por esse preço, sou muito mais um SONY Xperia Z3 Compact! A câmera de 20.7mpx dá um banho nessa camereta de 8mpx da Samsung! Sem esquecer que o Z3 é à PROVA DÀGUA e de poeira como TODOS deveriam ser! Um dia a coreana vai entender que tamanho não é documento...


  • Eu tenho ele e estou satisfeito , roda jogos bem pesados como gta , sim city, castle of ilusion e outros , na dià dia ele faz tudo normalmente sem travamentos dos 16g que vem nele 12g são do usuário fiquei até surpreso e as funções como ser ip67 , leitor de digitais que as vezes falha mas é satisfatório são ótimas e faz diferença.
    fazendo uma breve comparação com o famoso moto g 2 geração que é o smartphone da minha irmã não vale o custo benefício mas se você quiser pagar mais por ip67, leitor de digital, sensor cardíaco vale a pena e a câmera embora tenha 8mp é muito melhor que do moto g pois oferece ótimos recursos.
    Oq não me agrada no telefone é as bordas são feias kkkkk eu tô passando minha experiência com o smartphone pois vi muito comentários ruins de pessoas que aposto que nen se quer tocou nele.
    Se você quer um s5 e seus recursos mass não tem muita grana vai nele
    paguei 1200$ com a case original da Samsung que é 199$ pra min valeu.


  • gostei mt do aparelho n mim arrependo queria se possível vcs do androidpit visse-se um video sobre o galaxy s5 mini testando seus recursos....


  • Dos 16gb quantos vêm disponível para o uso do usuário?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações