O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 96 Compartilhado 40 Comentários

Porque a Sony deveria apostar no XZ1 Compact também no Brasil

Dias antes de começar a IFA 2017, a Sony convidou alguns jornalistas brasileiros para apresentar seus lançamentos aqui mesmo, no Brasil. Ainda que estivéssemos sobre embargo, isto é, assinado um contrato de que só divulgaríamos as novidades depois do evento em Berlim, na Alemanha, é sempre bom saber em primeira mão o que vai chegar no mercado mundial e, possivelmente, no nacional. Uma pena saber, porém, o que não vem: a versão Compact.

Não foi por acaso que Renato Cechetti, gerente de produto da Sony Mobile, apresentou apenas dois dos três modelos em destaque na IFA: Xperia XZ1 e Xperia XA1 Plus. Há pelos menos três anos – desde o Z3 Compact – não vemos nenhum aparelho versão Compact em terras brasileiras. Nem mesmo o X Compact, um intermediário anunciado em 2016 deu as caras por aqui. Sabemos que a Sony não é uma das marcas que mais vende smartphone e que você talvez nem se importe com isso, mas eu, como alguém que acompanha o mercado, sinto sim falta do Compact.

AndroidPIT Sony XZ1 compact 7464
XZ1 Compact/ © AndroidPIT

Antes disso, vamos dar um passo atrás e falar da estratégia da Sony. Em um slide compartilhado pelo executivo na apresentação citada anteriormente, entendemos que ao contrário de outras fabricante, como Samsung, a Sony quer manter um portfólio enxuto e bem posicionado nas camadas intermediária e premium.

Também ao contrário de outras fabricantes que só estão no mobile, como a Motorola, por exemplo, a Sony se beneficia de uma construção de marca feita por outras áreas da empresa – inclusive em games, com o PlayStation –, mas também de uma tradição de marca. A japonesa já está nessa desde 1946, vale lembrar.

20170828 110211
O line up da Sony / © AndroidPIT

Nesse sentido, tanto o Xperia XZ1 quanto o Xperia XA1 Plus apresentados por Cechetti representam uma continuidade: são aparelhos que tiveram suas versões anteriores anunciados no Brasil e que se encaixam nessa lógica de premium e intermediário de tela grande: 5,2 polegadas no XZ1 e 5,5 polegadas no XA1 Plus. Porém, se trouxesse o XZ1 Compact agora a Sony poderia acertar em vários alvos ao mesmo tempo e com um único produto.

Compact: premium, nicho, diferencial

Primeiro porque ele seria mais um premium de uma marca que investe muito mais na categoria premium do que em outras faixas de preço, logo, seria bom ter mais opções para o consumidor. Com essa raciocínio só temos a Apple, que trouxe um iPhone 8 com tela de 4,7 polegadas, um com tela de 5,5 polegadas, o iPhone 8 Plus e ainda o X, com tela de 5,8 polegadas. Outras fabricantes Android só trazem telas acima de 5 polegadas na faixa premium.

AndroidPIT Sony XZ1 compact 7568
XZ1 Compact da Sony / © AndroidPIT

Segundo que o Compact pode até ser visto como um produto de nicho por ser um produto de hardware topo de linha em uma tela menor, no caso dessa última versão, de 4,6 polegadas, mas eu realmente acredito que é mais do que um nicho. A tendência das telas grandes se tornou o padrão e não vemos mais aparelhos pequenos, que cabem no bolso, não escorregam na mão e que não exigem um alongamento dos dedos de grande parte das pessoas.

Terceiro que a Sony, que perdeu bastante espaço no mercado, precisa de um diferencial para quem sabe retomar um pouco da fatia e o Compact poderia ajudar. Todas as grandes tem hoje um aparelho diferente: Samsung tem o Note, LG tem a linha V (que ok, não veio ainda para o Brasil, mas minha aposta é de que virá), a Motorola tem o Force e até a Alcatel, que não atua nessa faixa de preço premium, mas vem crescendo no Brasil, tem o A5 LED, como uma traseira de LED. Tá na hora da Sony apostar mais alto.

E você, o que acha do conceito da linha Compact?

96 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Diogo Marques há 2 meses

    Se vier pro Brasil com os impostos que temos aqui, já sabemos que teremos que vender o rim pra comprar...

  • Chatty Brazil há 2 meses

    Compact é bom sem bordas. Tanto o iPhone SE quando o Campact da Sony, tem mais bordas do que tela. Justamente por ser pequeno.

  • Victor Lima há 2 meses

    com um preço bacana poderia vir sim.

  • Jonas Almeida há 2 meses

    Eu dei uma olhada no site da Sony e o aparelho esta sendo exibido e assim como o Xperia XZ1 diz "em breve", mas sei que eh soh uma questão de atualização para ele sumir :(

  • Júlio César há 2 meses

    Eu assisti a entrevista com Renato Cechetti e se for verdade que a Sony não está preocupada em ser a maior vendedora de smartphones, então faz todo sentido trazer o Compact pro Brasil, já que é um diferencial e é assim que a Sony quer marcar seus produtos. Mas infelizmente o fato dela não ter exibido aqui no Brasil esse modelo já é um balde de água fria na esperança de ver um celular parrudo com tela pequena. Infelizmente.

40 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações