O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

14 min para ler 817 Compartilhado 1.933 Comentários

Em breve, você poderá gravar áudios no WhatsApp sem segurar o microfone

O WhatsApp é um aplicativo que está sempre recebendo recursos a cada nova atualização, principalmente pelo programa de testes beta. Atualização: aa versão beta está testando a possibilidade de envio de áudio longos sem o uso do microfone. Os detalhes estão logo abaixo em destaque.

Destacar mudanças recentes

WhatsApp - Atualização beta

Mensagem de áudio sem microfone: a versão beta do WhatsApp está testando a opção para envio de mensagens de áudio sem a necessidade de segurar o botão do microfone. Para isso, basta deslizar para cima e um cadeado irá aparecer bloqueando assim a função. Nenhum outro chat pode ser aberto no momento da gravação, e nem mesmo uma mensagem de texto pode ser enviada para o mesmo chat. A novidade foi descoberta pelo canal WABetaInfo, especializado em cobrir funções do app:

LockedRecording View1 side
Microfone bloqueado para áudios longos / © WABetaInfo

Novos emojis, inclusive de um Tiranossauro Rex: a nova atualização beta do WhatsApp 2.17.397 está cheia de novos emojis, alguns muito aguardados, outros nem tanto. Duvido que alguém por aqui estivesse esperando por um emoji de curling, mas talvez por uma imagem de brócolis ou, quem sabe, de um Tiranossauro Rex? Pois bem, logo mais eles estão chegando ao Android Oreo 8.0 em conjunto com os emojis para a Apple. 

emoji 5 sample images overview emojipedia 2017
Novos emojis chegaram / © Emojipedia

O monóculo, o emoji de olhos estrelados, o sinal de silêncio, mais uma opção de vômito, um com a cabeça explodindo e vários que mais parecem um pacote de Halloween. Se você está curioso, é só acessar a lista de novos emojis no blog do Emojipedia para 2017. Mas sem dúvida que o T-Rex é o mais legal. 

Chamadas de voz em grupo: agora, vamos falar de um recurso em testes, que é o das chamadas em grupos por voz. O recurso está sendo distribuído de forma restrita entre os testadores beta. Com ele é possível selecionar vários contatos, como quando estamos criando um grupo, e fazer uma chamada para todos de uma vez só. Não existem detalhes adicionais ou previsão de lançamento.

Limpando conversas e históricos: nós já falamos sobre esse recurso aqui no site, então, leia este artigo da Emily para saber como usá-lo: WhatsApp agora permite gerenciar armazenamento de grupos e contatos. Basicamente, a função ainda experimental permite que o usuário apague históricos de conversas, arquivos trocados em grupos e otimize o armazenamento do dispositivo. Também não existe previsão oficial de liberação do mesmo até o momento.

Notificação para mudança de número: quando você optar por mudar seu número do WhatsApp, lá nas configurações de conta, encontrará uma opção para notificar seus contatos sobre a mudança. Você pode escolher contatos ou grupos específicos ou simplesmente avisar todos.

WhatsApp - Novidades e recursos da versão final

Cancelar mensagem enviada: a função mais aguardada pelos usuários do WhatsApp finalmente chegou. O recurso de apagar - cancelar, deletar ou revogar, como quiser - finalmente chegou à versão final do mensageiro. A mensagem pode ser apagada no chat de ambos os contatos em até 7 minutos após seu envio. Os dois contatos ficam com a notificação de remoção do conteúdo, mesmo o conteúdo da mensagem não sendo mais visível.

Para usar, basta selecionar uma mensagem, escolher “Apagar” e em seguida “Apagar para todos”. O exemplo está nas imagens abaixo:

apagar mensagens whatsapp update
Apagando mensagem enviada / © AndroidPIT (captura de tela)

Localização atual: as últimas atualizações oficiais trouxeram a opção de compartilhar sua localização em tempo real, por um determinado período de tempo. A ferramenta pode ser útil para quando estiver encontrando um grupo de amigos para o almoço e quiser que eles saibam quem está a caminho, ou então quando quiser informar sua família onde está, por exemplo. O Google Maps é outro serviço que oferece esse recurso. 

Como todas as mensagens do WhatsApp, a Localização Atual possui criptografia de ponta-a-ponta para que apenas as pessoas que você tenha permitido possam ver onde você está. É possível desativar o recurso sempre que desejar. 

Bloqueio de emojis: o WhatsApp está restringindo o uso de determinados emojis em nome de perfil, espaço que muitos usuários escolhem para customizar seus nomes no mensageiro. A empresa resolveu bloquear os emojis de check (✔︎), pois eles podem confundir os usuários do app, visto que em breve as contas verificadas de empresas serão liberadas para todos e terão um símbolo de check. Dessa forma, nenhuma pessoa conseguirá se passar por uma conta verificada fazendo o uso desse emoji.

Por mais que exista um padrão de sinalização que o WhatsApp irá usar é possível que muitos usuários possam ser enganados com golpes a partir de contas não-verificadas. Abaixo você confere o comunicado do WhatsApp disponível na página de suporte oficial do app.

Embora você possa utilizar qualquer emoji em suas mensagens, você não pode utilizar certos emojis no seu nome do perfil. O emoji que você inseriu não pode ser utilizado, pois um emoji similar será utilizado em testes iniciais de produtos para empresas do WhatsApp.

Por favor, remova o emoji ou selecione um emoji diferente.

A restrição já está funcionado para quem atualizou o WhatsApp para a última versão beta, e o mesmo deve acontecer com a versão final dentro de alguns dias. A Emily fez o teste no app dela e também não conseguiu usar nenhum emoji de check:

whatsapp emoji name profile
Restrição do emoji de check em nome de perfil / © AndroidPIT (captura de tela)

Picture-in-picture: o WhatsApp beta está ganhando um recurso bem interessante, mas que será usado por poucos usuários, que é o PIP (picture-in-picture). Dessa forma, durante uma vídeo-chamada, o usuário pode minimizar a transmissão e continuar usando outras telas do aplicativo normalmente. Agora, o que faz essa função ser restrita é compatibilidade da nova API, presente apenas no Android Oreo. Logo, apenas usuários dessa versão do sistema poderão usar o novo recurso no momento.

whatsapp picture in picture
WhatsApp Picture-in-Picture / © Android Police

Contas verificadas: o WhatsApp lançou um programa piloto para testar uma novidade bem interessante no app. O sistema de contas verificadas é bem conhecido entre usuários do Twitter, do Instagram e do Facebook, e deve chegar ao mensageiro em breve. Com ele, perfis famosos e empresas terão seus números verificados com um tique azul, permitindo que o usuário possa reconhecer que aquele contato é real/oficial. 

Muitas empresas estão usando o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, e então é comum que golpes sejam aplicados nesse sentido. O WhatsApp já liberou uma seção de perguntas e respostas sobre o funcionamento das contas verificadas em português, e você pode conferir clicando aqui.

WhatsApp Câmera: o WhatsApp vem trabalhando no seu aplicativo da câmera faz um tempo já. Depois de vermos melhorias no uso da câmera durante a noite aparecendo em algumas versões do app, agora é a vez dos filtros. A versão 2.17.297 trouxe a opção do uso de filtros na fotos, como vemos na imagem abaixo:

whatsapp beta 2 17 297 filters
Novos filtros? / © WABetaInfo

Atalhos de conversas no Android: atalhos flutuantes em ícones e que executam recursos específicos em apps é um recurso característico do Android Nougat. O WhatsApp passou a oferecer algumas opções para os usuários dessa versão do sistema a partir da versão 2.17.277. Basta pressionar o ícone do mensageiro para ver as opções "nova conversa", "mensagens marcadas" e "câmera".

Ao selecionar alguma dessas opções por mais tempo é possível criar atalhos em forma de ícones na área de trabalho. Essa possibilidade, contudo, não é muito útil. É preciso que seu celular esteja rodando Android 7.0 ou 7.1, além de uma interface do usuário ou launcher compatível com os atalhos:

whatsapp atalhos nougat
Atalhos flutuantes do WhatsApp / © AndroidPIT

Formatar texto mais fácil: formatar texto no WhatsApp não é novidade, já era possível fazer isso desde 2016 ao usar alguns caracteres especiais antes de palavras ou frases (o uso de asteriscos no início e fim deixava a o texto em negrito). Porém, finalmente temos uma forma bem mais fácil de fazer isso. 

Agora, basta selecionar o texto ao pressionar uma palavra, por exemplo, tocar no menu na lateral direita da caixa de opções que abrir (…) e escolher a formatação desejada:

whatsapp formatar texto
Selecione o texto e clique no menu da caixa de opções para poder formatar uma mensagem negrito ou itálico / © AndroidPIT

Busca simples por emojis: outro recurso que merece destaque na última atualização é a busca simplificada dpor emojis a partir do teclado. Ao tocar no ícone da lupa, no canto inferior esquerdo, um campo de buscas será aberto e será possível buscar um emoji específico:

whatsapp emojis 1
Use a busca para encontrar rapidamente um emoji / © AndroidPIT

Compartilhe qualquer tipo de arquivo: a partir da versão 2.17.255 do WhatsApp já é possível compartilhar qualquer tipo de arquivo com sua lista de contatos. A função conta com limite de arquivos de até 100MB e está disponível para todos os usuários do Android e iOS.

O mais bacana é que os arquivos compartilhados não perdem resolução. Entre os arquivos mais comuns, temos documentos de trabalho (Pdf e Doc), vídeos e fotos, porém, no review do WhatsApp aqui no site, você confere outros tipos de arquivo que podem ser compartilhados.

Organização de imagens em álbuns: a versão 2.17.235 do WhatsApp para Android traz adicionou a possibilidade de organizar fotos compartilhadas em álbuns. Ao enviar mais de duas fotos, o usuário poderá criar álbuns customizados, que serão vistos no próprio chat. As imagens restantes, incluídas no álbum, serão representadas por um número, como acontece com o Google Fotos, por exemplo.

Ao entrar no álbum, será possível visualizar todas as fotos compartilhadas. Um menu no canto superior direito mostra algumas opções, tais como para definir a imagem como foto de grupo ou editá-la. 

whatsapp album share update
Função que organiza fotos em álbuns / © AndroidPIT

Fixar chats importantes: o novo recurso que está sendo aplicado no WhatsApp para Android é o de fixar chats importantes. Com ele, o usuário conseguirá ficar no topo de suas conversas até três bate-papos de sua preferência. Ainda não sabemos se será possível adicionar um número maior de chats.

O objetivo dessa nova função é manter à vista do usuário suas conversas mais importantes, evitando que o mesmo tenha que procurar por elas entre as outras:

whatsapp image new update fixed talks
Recurso de fixar conversas no topo / © AndroidPIT

Nova caixa para formatação de textos: a beta do WhatsApp, versão 2.17.148, traz duas novidades bem interessante para os usuários. A primeira delas é a nova opção para formatação de fontes, onde será preciso selecionar a palavra e clicar nos três pontos da caixa de formatação para trocar sua fonte (itálico, negrito sublinhado).

Atualmente, o usuário precisa inserir uma combinação de símbolos e letras para ter esse efeito. A formatação atual pela caixa alta do Android permite também copiar e colar o texto selecionado. Até o momento desta publicação, contudo, não conseguimos testar as novidades:

whatsap texto font beta
Nova caixa para formatação de textos / © Android World

Integração com Google Tradutor: quem possui o Google Tradutor instalado no smartphone ganhará um bônus, pois será possível traduzir automaticamente palavras selecionadas. Ao clicar sobre uma frase ou texto específico, o símbolo do Tradutor irá aparecer abaixo para que usuário possa mudar o idioma selecionado.

Whatsapp testo translate beta
Integração com o Google Tradutor / © Android World

"Recado" do WhatsApp: desde a atualização para a versão 2.17.95 do WhatsApp beta, já era possível voltar a usar o tradicional modo de status no WhatsApp, identificado atualmente como "Recado". Logo, a "frase" do seu perfil volta a aparecer para os seus contatos.

Para mudar o texto de status, basta clicar no menu do WhatsApp (três pontos no canto superior direito da tela) > Configurações > clique no seu perfil > clique sobre a frase de status e você poderá modificá-la.

whatsapp status antigo
Você pode voltar a ter a sua antiga frase de status / © AndroidPIT

Distinção entre chamadas de voz e vídeo: a última atualização do WhatsApp beta trouxe novidades no que toca o design da interface do usuário do mensageiro. Agora, em vez de termos apenas um ícone identificando o botão para realizar chamadas, já é possível fazer uma ligação ou uma videochamada direto da aba de cada conversa individual no app, como podemos ver nas capturas de tela que seguem:

whatsapp update atalhos
Novos ícones para chamadas de vídeo e voz (imagem no centro e à direita) / © AndroidPIT

Atalho para anexos: com a primeira mudança, tivemos como consequência a mudança do acesso rápido ao compartilhamento de imagens, localização e contatos, por exemplo, para o campo de edição de texto, ao lado do ícone para gravar áudio. O ícone da câmera também passou por uma reformulação está mais parecido com o símbolo do Instagram, não acha?

Atualização de status: não é de hoje que o Facebook está se esforçando para levar recursos do Snapchat a seus aplicativos. O Instagram Stories surgiu exatamente como uma alternativa ao serviço que estava ameaçando o domínio social dos apps de Mark Zuckerberg. Agora, o cofundador e CEO do WhatsApp, Jan Koum, publicou no blog oficial do serviço que a equipe "reinventou a funcionalidade de status".

A partir de agora, já estão disponíveis as atualizações de status onde você pode compartilhar imagens e vídeos com seus contatos no WhatsApp. No maior estilo Snapchat. De acordo com o comunicado, essas atualizações de status são criptografadas de ponta-a-ponta. Para saber como funciona, acesse o link abaixo:

Essa função permite publicar fotos, vídeos e GIFs que desaparecerão em 24 horas. Esse conteúdo poderá ser publicado para que todos vejam, ou enviado de forma privada a uma ou mais pessoas.

atualizacao status whatsapp
O novo recurso do WhatsApp acaba de chegar no meu celular / © AndroidPIT

Autenticação em duas etapas: o sistema de autenticação em duas etapas já é bastante conhecido pelos usuários. Para quem ainda não o conhece, esse sistema cria um código que é solicitado sempre que o usuário tentar acessar determinado arquivo, aplicativo ou software de um novo dispositivo. No caso do WhatsApp a verificação em suas etapas exige uma senha sempre que o mensageiro estiver sendo configurado em um novo aparelho.

Se você configurar o WhatsApp num smartphone que não é o seu atual, logo no processo de verificação do número do telefone o código de autenticação será solicitado. Esse código é criado pelo usuário e, no caso, um e-mail também deverá ser fornecido pelo mesmo, caso o código venha a ser perdido. Para configurar a autenticação em dois passos, vá até: configurações> conta> verificação em duas etapas. Siga os passos e finalize o processo.

Vale lembrar que você não estará adicionando uma senha em suas mensagens ou no próprio aplicativo, mas sim gerando uma opção de segurança a mais para que o mesmo não seja configurado em outros aparelhos sem a sua permissão.

Aumento do limite de mídias compartilhadas: outra mudança trazida com essa versão foi o aumento do limite de mídia compartilhada. Até hoje, não era possível enviar mais de 10 fotos ou vídeos através do WhatsApp de uma só vez. Contudo, a partir de agora, este limite passa a ser de 30 itens.

Player de vídeo integrado: os desenvolvedores do WhatsApp liberaram um update para usuários da versão beta, e agora já não é mais necessário ter que baixar um vídeo para poder assisti-lo. Agora, o app passa a funcionar de forma semelhante ao YouTube e adiciona a função de streaming de vídeo. Confira tudo no link abaixo:

Chamadas por vídeo: as chamadas de vídeo no WhatsApp já estão sendo liberadas para os usuários do Android, iOS e Windows Phone. Para começar a usar, bastará atualizar o aplicativo direto da Google Play Store nos próximos dias. Para saber mais sobre este novo recurso, acesse o link abaixo:

Como baixar a última versão do WhatsApp

Se você tem interesse em conhecer os próximos recursos do WhatsApp, poderá ingressar no programa oficial de testes do serviço.Vale lembrar que o pacote do app disponibilizado no site oficial do WhatsApp (whatsapp.com/android) continuará hospedado na página do mensageiro.

Com o programa, os novos updates, mesmo que preliminares, serão distribuídos pelo Google Play. Para isso, o usuário interessado deve acessar essa página, entrar com a Conta do Google e baixar o WhatsApp no dispositivo, caso o app ainda não esteja instalado.

Pronto! Após a inscrição, basta aguardar para que novas atualizações de versões betas sejam notificadas. Uma vez inscrito no programa, não será mais necessário baixar o APK pelo site do WhatsApp. Porém, se você quiser receber apenas os update com a adição de recursos de forma permanente, poderá aguardar pelo processo normal de atualização de aplicativos pela Play Store.

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre as atualizações do WhatsApp. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

817 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Emerson Morais há 1 mês

    sobre a restrição de emojis no nome de perfil, eu ia criticar a atitude do whatsapp, mas ai lembrei que ainda tem gente que acredita que vai ganhar função extra clicando em link de corrente e fornecendo dados pessoais, tem gente que ainda acredita que foi sorteado naquele MSN maroto cheio de erros de ortografia, enfim, sendo assim tenho que admitir que eles tem razão na restrição ¯\__(ツ)__/¯

  • David CD 25/ago/2016

    Uma coisa é fato. Se o Whatsapp tivesse vindo depois dos concorrentes, jamais teria se popularizado.

  • Soterio Salles há 1 mês

    Pois é... Infelizmente no Brasil temos muitos usuários de "Zap Zap" que não se dão ao trabalho de revisar configurações de segurança ou sequer sabem o que é isso... A inclusão digital chegou rápido mas a instrução digital sequer veio...

  • Lucas Goulart F. há 4 meses

    Além de demorar ainda veio capado. 100MB é muito pouco!

  •   75
    Sidney há 2 meses

    Amigos, infelizmente essa comunidade está insuportável. Sei que o Bruno tentou dar um jeito, mas o próprio mecanismo de aceite de comentaristas é muito falho e algumas pessoas tornam a participação séria impossível. Sendo assim, boa sorte para quem fica.

1.933 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações