O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
14 min para ler 553 Compartilhado 1.844 Comentários

WhatsApp ganha picture-in-picture para videochamadas

O WhatsApp é um aplicativo que está sempre recebendo novos recursos a cada atualização, principalmente através do programa de testes beta. Atualização: a novidade mais recente é o modo picture-in-picture para videochamadas . Os detalhes estão aqui.

Destacar mudanças recentes

Pegue um atalho

Escolha uma versão do WhatsApp

Versão 2.17.297 Versão 2.17.261
Versão 2.17.277 Versão 2.17.255
Versão 2.17.74 Versão 2.17.235
Versão 2.17.48 Versão 2.17.148
Versão 2.17.44 Versão 2.17.112
Versão 2.17.43 Versão 2.17.93
Versão 2.17.60  

WhatsApp - Atualização beta

Picture-in-picture: o WhatsApp beta está ganhando um recurso bem interessante, mas que será usado por poucos usuários, que é o PIP (picture-in-picture). Dessa forma, durante uma vídeo-chamada, o usuário pode minimizar a transmissão e continuar usando outras telas do aplicativo normalmente. Agora, o que faz essa função ser restrita é compatibilidade da nova API, presente apenas no Android Oreo. Logo, apenas usuários dessa versão do sistema poderão usar o novo recurso no momento.

whatsapp picture in picture
WhatsApp Picture-in-Picture / © Android Police

Contas verificadas: o WhatsApp lançou um programa piloto para testar uma novidade bem interessante no app. O sistema de contas verificadas é bem conhecido entre usuários do Twitter, do Instagram e do Facebook, e deve chegar ao mensageiro em breve. Com ele, perfis famosos e empresas terão seus números verificados com um tique azul, permitindo que o usuário possa reconhecer que aquele contato é real/oficial. 

Muitas empresas estão usando o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, e então é comum que golpes sejam aplicados nesse sentido. O WhatsApp já liberou uma seção de perguntas e respostas sobre o funcionamento das contas verificadas em português, e você pode conferir clicando aqui.

O canal WABetaInfo já conseguiu testar o recurso:

Gravação de áudio em segundo plano: atualmente, você precisa estar com o WhatsApp aberto para enviar uma mensagem de voz para outro contato, mas isso deve mudar com as próximas atualizações do app. O canal WABetaInfo, especializado em cobrir vazamentos relacionados ao mensageiro, encontrou em seu código-fonte uma alteração que permitirá que o usuário grave um áudio mesmo com o aplicativo fechado.

Atualmente é possível enviar um áudio ou anexar uma gravação ou arquivo MP3, por exemplo, a diferença é que isso poderá ser feito sem a necessidade de segurar o botão do microfone de voz:

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.297

O WhatsApp vem trabalhando no seu aplicativo da câmera faz um tempo já. Depois de vermos melhorias no uso da câmera durante a noite aparecendo em algumas versões do app, agora é a vez dos filtros. A versão 2.17.297 trouxe a opção do uso de filtros na fotos, como vemos na imagem abaixo:

whatsapp beta 2 17 297 filters
Novos filtros? / © WABetaInfo

Contudo, o recurso sumiu da atual versão beta do app, que é 2.17.999. Mas uma coisa é certa, a chegada dos filtros está próxima.

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.277 

Atalhos de conversas no Android: atalhos flutuantes em ícones e que executam recursos específicos em apps é um recurso característico do Android Nougat. Agora, finalmente, o WhatsApp passou a oferecer algumas opções para os usuários dessa versão do sistema a partir da versão 2.17.277. Basta pressionar o ícone do mensageiro para ver as opções "nova conversa", "mensagens marcadas" e "câmera".

Ao selecionar alguma dessas opções por mais tempo é possível criar atalhos em forma de ícones na área de trabalho. Essa possibilidade, contudo, não é muito útil. É preciso que seu celular esteja rodando Android 7.0 ou 7.1, além de uma interface do usuário ou launcher compatível com os atalhos:

whatsapp atalhos nougat
Atalhos flutuantes do WhatsApp / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.261

Formatar texto ficou mais fácil: formatar texto no WhatsApp não é novidade, já era possível fazer isso desde 2016 ao usar alguns caracteres especiais antes de palavras ou frases (o uso de asteriscos no início e fim deixava a o texto em negrito). Porém, finalmente temos uma forma bem mais fácil de fazer isso. 

Agora, basta selecionar o texto ao pressionar uma palavra, por exemplo, tocar no menu na lateral direita da caixa de opções que abrir (…) e escolher a formatação desejada:

whatsapp formatar texto
Selecione o texto e clique no menu da caixa de opções para poder formatar uma mensagem negrito ou itálico / © AndroidPIT

Busca simples por emojis: outro recurso que merece destaque na última atualização é a busca simplificada dpor emojis a partir do teclado. Ao tocar no ícone da lupa, no canto inferior esquerdo, um campo de buscas será aberto e será possível buscar um emoji específico:

whatsapp emojis 1
Use a busca para encontrar rapidamente um emoji / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.255

Compartilhe qualquer tipo de arquivo: a partir da versão 2.17.255 do WhatsApp já é possível compartilhar qualquer tipo de arquivo com sua lista de contatos. A função conta com limite de arquivos de até 100MB e está disponível para todos os usuários do Android e iOS.

Os arquivos compartilhados não perdem resolução

O mais bacana é que os arquivos compartilhados não perdem resolução. Entre os arquivos mais comuns, temos documentos de trabalho (Pdf e Doc), vídeos e fotos, porém, no review do WhatsApp aqui no site, você confere outros tipos de arquivo que podem ser compartilhados.

Você compartilha arquivos com frequência via WhatsApp?

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.235

Organização de imagens em álbuns: a versão 2.17.235 do WhatsApp para Android traz adicionou a possibilidade de organizar fotos compartilhadas em álbuns. Ao enviar mais de duas fotos, o usuário poderá criar álbuns customizados, que serão vistos no próprio chat. As imagens restantes, incluídas no álbum, serão representadas por um número, como acontece com o Google Fotos, por exemplo.

Ao entrar no álbum, será possível visualizar todas as fotos compartilhadas. Um menu no canto superior direito mostra algumas opções, tais como para definir a imagem como foto de grupo ou editá-la. O update está disponível na Play Store. Para saber como baixar a nova versão, clique aqui.

whatsapp album share update
Função que organiza fotos em álbuns / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.163

Fixar chats importantes: o novo recurso que está sendo aplicado no WhatsApp para Android é o de fixar chats importantes. Com ele, o usuário conseguirá ficar no topo de suas conversas até três bate-papos de sua preferência. Ainda não sabemos se será possível adicionar um número maior de chats.

O objetivo dessa nova função é manter à vista do usuário suas conversas mais importantes, evitando que o mesmo tenha que procurar por elas entre as outras:

whatsapp image new update fixed talks
Recurso de fixar conversas no topo / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.148

Nova caixa para formatação de textos: a beta do WhatsApp, versão 2.17.148, traz duas novidades bem interessante para os usuários. A primeira delas é a nova opção para formatação de fontes, onde será preciso selecionar a palavra e clicar nos três pontos da caixa de formatação para trocar sua fonte (itálico, negrito sublinhado).

Atualmente, o usuário precisa inserir uma combinação de símbolos e letras para ter esse efeito. A formatação atual pela caixa alta do Android permite também copiar e colar o texto selecionado. Até o momento desta publicação, contudo, não conseguimos testar as novidades:

whatsap texto font beta
Nova caixa para formatação de textos / © Android World

Integração com Google Tradutor: quem possui o Google Tradutor instalado no smartphone ganhará um bônus, pois será possível traduzir automaticamente palavras selecionadas. Ao clicar sobre uma frase ou texto específico, o símbolo do Tradutor irá aparecer abaixo para que usuário possa mudar o idioma selecionado.

Whatsapp testo translate beta
Integração com o Google Tradutor / © Android World

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.112

Como usar o "Recado" do WhatsApp

Desde a atualização para a versão 2.17.95 do WhatsApp beta, já era possível voltar a usar o tradicional modo de status no WhatsApp, identificado atualmente como "Recado". Logo, a "frase" do seu perfil volta a aparecer para os seus contatos.

Para mudar o texto de status, basta clicar no menu do WhatsApp (três pontos no canto superior direito da tela) > Configurações > clique no seu perfil > clique sobre a frase de status e você poderá modificá-la.

whatsapp status antigo
Você pode voltar a ter a sua antiga frase de status / © AndroidPIT

Apesar de trazer o status antigo de volta, o novo permanece intocável na aba central da tela principal, que permite publicar fotos e videos que somem em 24 horas. A atualização está sendo liberada aos poucos, logo, o recurso pode  ainda não aparecer para alguns usuários.

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.93

Distinção entre chamadas de voz e vídeo: a última atualização do WhatsApp beta trouxe novidades no que toca o design da interface do usuário do mensageiro. Agora, em vez de termos apenas um ícone identificando o botão para realizar chamadas, já é possível fazer uma ligação ou uma videochamada direto da aba de cada conversa individual no app, como podemos ver nas capturas de tela que seguem:

whatsapp update atalhos
Novos ícones para chamadas de vídeo e voz (imagem no centro e à direita) / © AndroidPIT

Atalho para anexos: com a primeira mudança, tivemos como consequência a mudança do acesso rápido ao compartilhamento de imagens, localização e contatos, por exemplo, para o campo de edição de texto, ao lado do ícone para gravar áudio. O ícone da câmera também passou por uma reformulação está mais parecido com o símbolo do Instagram, não acha?

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.74

Atualização de status: não é de hoje que o Facebook está se esforçando para levar recursos do Snapchat a seus aplicativos. O Instagram Stories surgiu exatamente como uma alternativa ao serviço que estava ameaçando o domínio social dos apps de Mark Zuckerberg. Agora, o cofundador e CEO do WhatsApp, Jan Koum, publicou no blog oficial do serviço que a equipe "reinventou a funcionalidade de status".

A partir de agora, já estão disponíveis as atualizações de status onde você pode compartilhar imagens e vídeos com seus contatos no WhatsApp. No maior estilo Snapchat. De acordo com o comunicado, essas atualizações de status são criptografadas de ponta-a-ponta. Para saber como funciona, acesse o link abaixo:

Essa função permite publicar fotos, vídeos e GIFs que desaparecerão em 24 horas. Esse conteúdo poderá ser publicado para que todos vejam, ou enviado de forma privada a uma ou mais pessoas.

Este recurso já está disponível através da Play Store, acesse a loja a partir do seu celular e baixe a atualização.

atualizacao status whatsapp
O novo recurso do WhatsApp acaba de chegar no meu celular / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.48

Autenticação em duas etapas: o sistema de autenticação em duas etapas já é bastante conhecido pelos usuários. Para quem ainda não o conhece, esse sistema cria um código que é solicitado sempre que o usuário tentar acessar determinado arquivo, aplicativo ou software de um novo dispositivo. No caso do WhatsApp a verificação em suas etapas exige uma senha sempre que o mensageiro estiver sendo configurado em um novo aparelho.

Se você configurar o WhatsApp num smartphone que não é o seu atual, logo no processo de verificação do número do telefone o código de autenticação será solicitado. Esse código é criado pelo usuário e, no caso, um e-mail também deverá ser fornecido pelo mesmo, caso o código venha a ser perdido. Para configurar a autenticação em dois passos, vá até: configurações> conta> verificação em duas etapas. Siga os passos e finalize o processo.

Vale lembrar que você não estará adicionando uma senha em suas mensagens ou no próprio aplicativo, mas sim gerando uma opção de segurança a mais para que o mesmo não seja configurado em outros aparelhos sem a sua permissão. Esse recurso estava disponível na versão beta 2.16.345, mas foi liberado para todos os usuários agora.

whatsapp verifi duas etapas
Telas de configuração em duas etapas do WhatsApp / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.44

Atalho para videochamadas e mudança de posição dos anexos: assim como muitos usuários, aqui no AndroidPIT também gostamos das novidades do WhatsApp. Mesmo na versão beta, existem alguns recursos que poucos fãs do mensageiros têm acesso. Os caras da WABetaInfo desenvolveram um script que mostra quais são os recursos escondidos presentes no código do WhatsApp e, a cada novo beta, temos mais informações daquilo que foi adicionado ao pacote do app.

De acordo com eles, já podemos espera mais duas novidades: o atalho para as videochamadas, logo ao lado do atalho para ligações, algo que aparentemente já temos no iOS; a segunda mudança é consequência da primeira, que leva o botão dos anexos (imagens/documentos) para a parte inferior do campo de inserção de conteúdo, como identificamos no tweet abaixo:

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.43

Novos emojis: a versão beta do WhatsApp 2.17.43 trouxe novidades no que toca ao número de emojis disponível de forma nativa no app. As novas figuras incluem dançarino, coração negro, palhaço, borboleta, mulher grávida, bacon e novas opções de comidas, animais e profissões.

whatsapp emojis
Finalmente temos o dançarino / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.6

Melhora no envio de GIFs: o envio de GIFs pelo WhatsApp não é intuitivo e vem sendo deixado de lado nos últimos updates. Em um primeiro momento era necessário converter vídeos em GIFs; depois, a versão beta compartilhava GIFs salvos no dispositivo; e, com o auxilio do WhatsApp Web, tivemos o suporte para pesquisa e inserção de GIFs.

Agora, com a versão 2.17.6, parece que as coisas estão mudando. Depois de atualizar o app na Play Store, o WhatsApp já pode acessar uma base de GIFs do Giphy, uma das maiores fontes de imagens animadas da internet.

whatsapp beta gifs
WhatsApp beta melhora serviço de Gifs, mas ainda deixa a desejar / © AndroidPIT

A função aparece quando você toca no botão para inserir emojis. Existe uma nova barra inferior que permite alternar de emoji para GIF. Nela, é possível percorrer entre GIFs populares e adicioná-los às suas conversas de forma rápida ou usar a barra de pesquisa para encontrar a animação que deseja.

Contudo, o serviço do Giphy é em inglês, na hora em que você deseja percorrer entre os GIFs depois de uma pesquisa própria a busca fecha e você terá que voltar a realizá-la. Enfim, ainda existe muito o que melhorar neste recurso.

Aumento do limite de mídias compartilhadas: outra mudança trazida com essa versão foi o aumento do limite de mídia compartilhada. Até hoje, não era possível enviar mais de 10 fotos ou vídeos através do WhatsApp de uma só vez. Contudo, a partir de agora, este limite passa a ser de 30 itens.

Para contar com essas novidade você precisa fazer parte do programa de testes beta do WhatsApp, acessar a Play Store e atualizar o app para a versão 2.17.6. Se você ainda não é usuário beta, poderá baixar o APK desta versão no APK Mirror.

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.367

Player de vídeo integrado: os desenvolvedores do WhatsApp liberaram um update para usuários da versão beta, e agora já não é mais necessário ter que baixar um vídeo para poder assisti-lo. Agora, o app passa a funcionar de forma semelhante ao YouTube e adiciona a função de streaming de vídeo. Confira tudo no link abaixo:

videos stream whatsapp
Antes e depois / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.351

Chamadas por vídeo: as chamadas de vídeo no WhatsApp já estão sendo liberadas para os usuários do Android, iOS e Windows Phone. Para começar a usar, bastará atualizar o aplicativo direto da Google Play Store nos próximos dias. Para saber mais sobre este novo recurso, acesse o link abaixo:

Como baixar a última versão do WhatsApp

Se você tem interesse em conhecer os próximos recursos do WhatsApp, poderá ingressar no programa oficial de testes do serviço.Vale lembrar que o pacote do app disponibilizado no site oficial do WhatsApp (whatsapp.com/android) continuará hospedado na página do mensageiro.

Com o programa, os novos updates, mesmo que preliminares, serão distribuídos pelo Google Play. Para isso, o usuário interessado deve acessar essa página, entrar com a Conta do Google e baixar o WhatsApp no dispositivo, caso o app ainda não esteja instalado.

Pronto! Após a inscrição, basta aguardar para que novas atualizações de versões betas sejam notificadas. Uma vez inscrito no programa, não será mais necessário baixar o APK pelo site do WhatsApp. Porém, se você quiser receber apenas os update com a adição de recursos de forma permanente, poderá aguardar pelo processo normal de atualização de aplicativos pela Play Store.

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre as atualizações do WhatsApp. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

553 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • David CD 25/ago/2016

    Uma coisa é fato. Se o Whatsapp tivesse vindo depois dos concorrentes, jamais teria se popularizado.

  • Milton Rodrigues 21/set/2016

    O Telegram já faz isso com maestria há muito tempo. É um ótimo recurso! Se engana quem acha que no Telegram não existem pessoas para conversar.

    A propósito: o Whatsapp deveria mesmo migrar sua plataforma para nuvens, possibilitar a criação de Bots, ser multiplataforma de verdade (sem gambiarra), não encher seu celular de vídeos e imagens, te dar opção para criar nome de usuário e não passar seu celular para desconhecidos. Pronto! Viraria um Telegram.

  •   75
    Sidney há 2 semanas

    Amigos, infelizmente essa comunidade está insuportável. Sei que o Bruno tentou dar um jeito, mas o próprio mecanismo de aceite de comentaristas é muito falho e algumas pessoas tornam a participação séria impossível. Sendo assim, boa sorte para quem fica.

  •   62
    Agnaldo C. há 1 mês

    Legal mas nem mando áudio...minha voz e horrível no gravador.

    Triste saber que está provavelmente será uma das se não a última matéria assinadas por Camila rinaldi.

  • Daniel há 2 meses

    Sem comentários, WhatsApp está anos luz atrás da concorrência, o mais popular é o mais pobre, divirtam-se com seus 100mb, e olha que tem atualização toda semana hein, é por essas e outras que não troco Telegram por nada.

1.844 Comentários

Escreva um comentário:

  • bem útil


  • Deviam usar o Disque para controlar os comentários com mais facilidade


  • Função interessante mas que poucos terão acesso por motivos óbvios.


  • Perdemos o brother Sidney e o brother do Carmo e tbm o brother George!
    Isso sem contar o brother Andreu, a Sister Ilma, o brother Nanderson e Elerson tubarão sumiram tbm. E as Sister K-Pop Livia e a Niedja tbm sumiram! :(
    Que coisa chata que aconteceu! Cade os moderadores que nada fizeram?
    Me contratem como moderador, estou todos os dias aqui, 7 dias por semana! Entro todos os dias! Quero pode ajudar, pois estamos perdendo pessoas que somam muito aqui no site!
    E já fica meu apelo.... Voltem brothers! Não desistam, irei tentar dá um jeito nessa situação! :(


  • Realmente e uma funçao que poucos vao usar pq o android oreo mal vai chegar pra 30% dos usuarios .


    • o que tem haver com a versao do android ? o gbwhatsapp ja tem isso e eu uso ele numa custom rom 7.1.2 porem ja usei na stock 6.0.1


  • Que bom que o Facebook tá melhorando o whatsapp, infelizmente demorou demorou demais.


  •   31

    Faz tempo que não participo por causa desse cara doente que faz um monte de perfil falso e destrói a comunidade. A culpa é exclusiva dos administradores do site porque seria muito fácil rastrear esse cara e por um fim nisso. Sendo assim, também estou de saída. Meu perfil será deletado depois que enviar essa mensagem. Para quem não lembra, eu participava há muito tempo com o símbolo do batman. Mas deixei de entrar para trocar ideias quando fui muito agredido por esse aí e seus fakes. Na verdade fui agredido pelo dono dos fakes e depois por esse aí e os outros 30 ou 40 fakes que ele fez. Como esses problemas mentais não tem solução sem ajuda profissional, estou fora para me preservar.
    Boa sorte para todos vocês.


  •   62

    Pessoal assim como o Sidney eu também estou indo embora, de agora em diante acho que não irão mais me ver comentando aqui, esta provavelmente é minha última interação, pelo menos até o problema dos fakes ser resolvido, se é que algum dia será, cansei de ser Xingado e ainda ver o maldito se fazer de vítima, mas o pior é saber que a administração não dá a mínima e nao faz nada a respeito, infelizmente eu perdi completamente o interesse nesse site, visto que o único atrativo ERA a comunidade, que agora é mais um Ring virtual, pois a qualidade das matérias caiu muito de uns tempos pra cá, e as notícias sempre saem atrasadas, em relação à concorrência quando saem portanto não perderam só um membro mas também um leitor.
    A todos que leram meu último texto adeus e boa sorte porque vcs vao precisar, se decidirem ficar.


  • O que é certo é que essas empresas trabalham somente para seus próprios interesses. Como pode uma versão beta do WhatsApp disponibilizar um recurso como na matéria picture in picture para um sistema recém lançado? É no mínimo ridículo. Aplicativo beta tinha que disponibilizar esse serviço para usuários em geral para realizar testes. Infelizmente o Telegram não é usado pelos meus contatos.


  •   75

    Amigos, infelizmente essa comunidade está insuportável. Sei que o Bruno tentou dar um jeito, mas o próprio mecanismo de aceite de comentaristas é muito falho e algumas pessoas tornam a participação séria impossível. Sendo assim, boa sorte para quem fica.


    • Entendo Sidney, realmente fica difícil frequentar o site com esse monte de fakes! Grande abraço e boa sorte.
      Breve esse fake vai ser retirado de circulação, providências estão sendo tomadas fora do site.


    • Uma pena Sidney. Você irá fazer falta na comunidade AP.


    •   77

      Nossa, Sidney. Uma pena você ter saído. Uma perda muito grande pra comunidade. Mas sei que você é muito ocupado e não tem tempo para essas intrigas. Eu mesmo não tenho participado por causa dessas pessoas. Esta comunidade foi muito boa, mas foi contaminada e está muito difícil de voltar a ser o que era. Sei que o cara aí embaixo vai escrever em letras garrafais um monte de ofensa pra mim, mas ele só verbaliza o que tem dentro da cabeça. Eu não tenho raiva dessas pessoas, tenho pena porque sei que precisam de ajuda psicológica.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi