Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

10 aplicativos que não podem faltar no seu tablet Android

Camila Rinaldi
9

A Google Play Store possui mais de 700 mil aplicativos, a esmagadora maioria deles são otimizados apenas para smartphones, porém também existem aplicativos pensados para tablets no market Android. Para economizar o seu tempo, separei 10 aplicativos que não podem faltar no seu tablet. Confira a lista abaixo.

tutorial assistir filmes tablet
O YouTube passou por muitos updates e é um dos aplicativos mais completos para o streaming de vídeos em tablets Android! / © AndroidPIT

Antes de mais nada, vale lembrar que a Play Store possui uma seção de aplicativos projetados para Tablets. Ao acessar a página de Apps Android, através do seu tablet, você logo verá o filtro de busca como o da imagem abaixo. Isso é importante para evitar qualquer tipo de frustração com o softwares depois de baixados.

Play store tablets
Dê prioridade aos aplciativos projetados para tablet... quando possível, claro! / © AndroidPIT

Dito isso, aqui segue uma lista de aplicativos que recomendo com base na minha experiência com o Nexus 7 modelo wi-fi.

1. Google Now

O Android é um sistema operacional desenvolvido pela Google e, pelo o que pude perceber depois do update do OS para Android 4.4.2 KitKat, os serviços da gigante das buscas estão cada vez mais impregnados ao software. Assim, é quase inevitável não indicar o Google Now, também conhecido como Pesquisa Google. Em 2013, o aplicativo ficou ainda mais completo e trouxe uma das futuras tendências do mercado de dispositivos móveis: a pesquisa inteligente de voz. Porém, indico aqui a combinação do aplicativo do Google Now com o GEL - Google Experience Launcher para uma experiância mais completa com o software.

2. Google Keep

Existe uma infinidade de aplicativos para tarefas no Android, muitos deles ainda mais completos que o Google Keep, como Any.Do, Wunderlist ou Evernote, por exemplo. Porém, por causa da integração com os serviços da Google, da tendência que mencionei acima, da simplicidade e da funcionalidade, o Keep é a minha sugestão para aplicativo de lembretes, notas e tarefas. Além disso, pode ser editado usando o app e a web e é sincronizado automaticamente através da sua conta Google.

3. AirDroid

O AirDroid é acima de tudo funcional, pois é uma ponte do tablet Android com o PC ou laptop usando o navegador como meio. O melhor de tudo é que se dá via conexão móvel e não cabos. Usando ele é possível acessar arquivos do tablet através do computador, instalar aplicativos através de arquivos APK, baixar mídias e, inclusive, enviar mensagens sem necessidade de trocar de um gadget para o outro. 

4. Real Racing 3

Meu tablet é uma das minhas fontes de entretenimento. Dito isso, usar o dispositivo para jogos é o que eu faço de melhor. Confesso que é bem difícil separa apenas um game, mas o Real Racing 3 representa muito bem a experiência de uso de um gadget para gaming. A interação do jogador com o aparelho é completa. Os controles dependem de movimentos, toque na tela e a trilha sonora é instigante. O real Racing 3 não precisa de conexão com a internet para jogar. Entretanto, o app deve estar atualizado.

5. Google Livros

O Google Livros é essencial para que possui um tablet, visto que ler um livro em uma tela acima de 7 polegadas e não precisar carregar o peso de um bliblioteca nas costas é expecional. O que torna o Google Livros mais atraente que o Kobo, por exemplo, é o fato de que o seu cartão de crédito já está cadastrado em um serviço mais completo, como a Play Store. Além disso, é extremamente fácil adquirir qualquer título que esteja disponível na Play Store.

6. Twitter

Há um ano abri mão da minha conta no Facebook e passei a utilizar com muita frequência o Twitter como forma de news feed e, depois da otimização do software para tablet, ficou muito mais prazeroso ler o conteúdo daqueles que sigo no micro blog. Claro que não é possível acessar o conteúdo das notícias quando estou offline, como posso fazer com aplicativos como FlipboardGoogle Magazine ou Currents. Porém, a dinâmica do Twitter é bem mais funcional que qualquer outro app de notícias que costumo usar.

7. Google Hangouts

Esqueça Skype, BBM, Facebook Messenger ou WhatsApp, pois o futuro da comunicação é o Hangouts. A Google já adotou o app como a central de mensagens do Android com o lançamento do Nexus 5 com Android 4.4.2 KitKat. Além disso, vídeos conferências, grupos, mensagens instantâneas e sms já podem ser enviados através do app, com exceção do último recurso, os outros são inteiramente gratuitos. Além disso, as chances de termos cada vez mais funções associadas ao Hangouts são óbvias.

8. YouTube

É impossível não reconhecer a evolução do aplicativo do YouTube para plataformas móveis. Em 2013 tivemos quase todas as melhorias imagináveis a nível intermediário adicionadas à plataforma de streaming de vídeo da Google. Já é possível fazer uma pesquisa com um vídeo em segundo plano, porém ainda não temos o vídeo rodando em segundo plano no sistema e nem o carregamento do mesmo com o dispositivo na tela e bloqueio. Entretanto, a popularidade do YouTube o torna "o" grande canal de vídeos online atual. E apesar da grande politica de direitos autorais em vigor, a plataforma da Google ainda é imbatível e serve de grande passa tempo para usuários de tablets mundo a fora. 

9. SoundCloud

Se o streaming de música é muito pesado no Youtube para comandar uma festa usando o seu gadget, aposte no SoundCloud. A plataforma possui horas de áudios e, acima de tudo, possui um design criativo e intuitivo. Se existe uma coisa que deve ser feita com um tablet é streaming de mídia, entre elas, aúdio! Uso um dock para meu Nexus ligado à um amplificador e três speakers e posso afirmar que em países como o Brasil, onde o Spotfy ou o Google Play Music ainda não estão disponíveis oficialmente, o SoundCloud pode ser de grande utilidade para quem quer usar o tablet para pesquisar áudio na rede.

10. Google Drive

Por último, mas não menos importante, indico o Google Drive como um aplicativo indispensável para o seu tablet Android. Além de oferecer epaço gratuiro em nuvem, oferece a possibilidade de criação e edição de documentos, planilhas e apresentações construidas a partir do Drive. Além disso, todos estes domumentos podem ser compartilhados com seus contatos.

Bom, estas foram as minhas 10 dicas de aplicativos indispensáveis em um tablet Android. Além destes apps, indico baixar um antivírus também, pois assim você ficará blindado contra vírus, malwares e spywares. Minha sugestão é o Avast ou o Lookout. Clique aqui e acesse uma lista com outros softwares de segurança.

Aproveite e acesse o artigo do meu colega Daniel C., com os aplicativos que ele acredita que são indispensáveis para smartphones.

Que outros aplicativos você tem instalado em seu tablet e que são indispensáveis no seu cotidiano?

Continue a conversa aqui!

Comentários

Escreva um comentário:
  • Foto do usuário
    joaog18 há 9 meses Link

    Greenify

    1
  • Samuel Serafim há 9 meses Link

    Rapaz, Youtube, Google Search e Play Livros já vem com Android de Fábrica.
    Pra mim falta nessa lista Viral Player, ES File Explorer, Media Clip são indispensáveis.

    0
    • Foto do usuário
      Admin
      Camila Rinaldi há 9 meses Link

      Então Samuel, estas 10 sugestões de apps também são relativas ao uso dos mesmos. Não apenas ao fato de estarem instalados ou não no tablet. Eu gosto bastante do ES File Explorer, mas confesso que nunca usei o Viral Player ou o Media Clip. Vou testar! ;)

      0
  • rodrigo henrique de moraes há 9 meses Link

    Samuel, o viral player e Es file Explorer são ótimos!

    0
  • Lucas Kizan há 9 meses Link

    O Google now parou de funcionar no galaxy note 10.1, alguém tem uma solução?

    0
    • Foto do usuário
      Admin
      Camila Rinaldi há 9 meses Link

      Você pode forçar o fechamento do app e/ou reiniciar o aparelho - http://goo.gl/qV6EI2

      0
      • Lucas Kizan há 9 meses Link

        Infelizmente já tentei esse procedimento logo quando detectei o problema, sem resultado. Me informei no XDA e vi que é um Big generalizado nos Note 10.1. Parece que um update por parte da samsung está sendo liberado pra corrigir.

        Mas obrigado pela resposta, Camila! =)

        0
  • Bruno Bigliatto há 9 meses Link

    Play Games.
    Multi-player!

    0