O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
125 Compartilhado 23 Comentários

10 dicas para proteger a tela do seu Android

Os smartphones e tablets mais recentes contam com uma tela bem mais resistente do que seus antecessores, graças a materiais como o Gorilla Glass. Isso significa que quebrar ou arranhar a touchscreen de um dispositivo está cada vez mais difícil, porém não impossível. Reuni neste artigo 10 dicas para preservar intacta a tela do seu Android.

vetro rotto
 © Photographee.eu / shutterstock.com

1. Use apenas os seus dedos ou a stylus no caso de aparelho compatíveis como o Galaxy Note 3. O Sony Xperia Z Ultra permite que você use lápis e canetas normais na tela, mas isso não deve ser feito nos outros dispositivos.

galaxy note 3 test 8
Use apenas a stylus ou os dedos na sua touchscreen. © Androidpit

 2. Evite que a tela entre em contato com outros aparelhos elétricos. Muitas pessoas pensam que ímãs irão danificar o smartphone, mas na verdade a única coisa que eles podem fazer é desregular o sensor magnético incorporado ao dispositivo (e, por consequência, os apps que dependem da bússola).

3. Descargas eletrostáticas, ou seja, uma onda súbita de eletricidade entre dois dispositivos conectados pode levar ao mau funcionamento da tela. Isso pode acontecer se você colocar o seu smartphone perto de um objeto condutor de eletricidade isolado do chão.

4. É uma dica óbvia, mas não custa lembrar: não bata ou agite o seu dispositivo para que ele funcione mais rápido. Seu smartphone não é como um aparelho de TV antigo. Além disso, mesmo quando estiver muito envolvido em jogos como o Candy Crush, não aplique uma pressão excessiva sobre a tela.

SmashedScreen
Telas rachadas são mais comuns do que você pensa.  © AndroidPIT

 5. Já ouviu falar de um problema chamado burn-in ou tela fantasma? Trata-se de uma descoloração permanente de uma parte da tela do smartphone causada pelo uso irregular dos pixels. O uso prolongado de imagens estáticas pode criar uma sombra ou fantasma permanente dessa imagem na tela. Se o seu dispositivo tiver esse problema, veja neste artigo como solucioná-lo. E para evitá-lo, não deixe a tela ativa por longos períodos.

6. Proteja o seu dispositivo com uma capa ou case. Existem tipos para todos os gostos e orçamentos, em lojas de eletrônicos físicas e virtuais. Uma capa diminui muito a probabilidade de danos se você derrubar o seu dispositivo, além de proteger a tela contra riscos.

Noreve cases note 3 samsung
Uma case protege seu smartphone e reduz os danos de uma queda.  / © AndroidPIT

7. Evite exposição direta à luz do Sol. Deixar o seu smartphone ou tablet com um display de LCD exposto ao Sol por muito tempo pode danificar permanentemente a tela.

8. Quando limpar o seu dispositivo, use um pano de microfibra para o display. Você pode até mesmo usar os panos que acompanham os óculos de Sol. Evite usar um pano molhado. O vapor do seu hálito basta como umidade (claro, se o seu aparelho for resistente à água você pode usar um pano úmido). Passe o pano suavemente sobre a tela.

9. Tome um cuidado extra ao levar o seu dispositivo para a praia. Os grãos de areia podem ser os inimigos principais de uma tela imaculada.

10. Vale a pena comprar uma película adesiva para a sua tela. Ela não prejudica os controles por toque e ainda protege contra a poeira e arranhões.

Conhece outras dicas para proteger a tela dos smartphones e tablets? Conte-nos nos comentários!

23 Comentários

Escreva um comentário:
  • Acho muito importante o uso de capa e película de vidro pois uso o celular para trabalho. Comprava dois aparelhos por ano, sempre quebrava a lente, arranhava as bordas, estragava os botões... Meu Samsung S5 com 7 meses de uso e está em perfeito estado, graças a capa e a película de vidro. Capa comprei no Extra e a película de vidro na loja okacessorios com br por R$ 19,90.

  • Muito boa a película de vidro, comprei a minha por 29,00 na loja www.okacessorios.com.br

  • Olá pessoal que gosta de novidades e esta também é para o AndroidPit. Descobri no Moto X, O seguinte: "Ok Google Now", "ABRIR CAMERA", ele abrirá a câmera principal do despositivo.TENTEM PARA VER. Ramires 27/04/2014.

  • pos e foi o que aconteceu com meu cce sk402 .ele vinha com uma pelicula protetora ...ele tomou um tombo com a tela para baixo e não quebrou mas ai eu ...curiooooso como sempre ...tirei a estranha pelicula que .eu quase não percebia ...para minha surpresa resolvir da uma de imetro
    e deixei ele propositalmente cair sem a pelicula ...a tela fico igual a vidro de carro trincado
    .. muito azar ,meu deus pra que eu fui fazer isso ?

  • Especialmente pra aparelhos resistentes a água, no meu caso o Xperia Z1, pode ser uma pergunta idiota mais enfim eu não sei, vapor de uma panela com agua quente por exemplo pode danificar? se o aparelho ficar mais ou menos proximo ao local, e gelo sobre a tela? ou agua muito gelada pode fazer algo do tipo que acontece nos outros criando "suor" do gelo na parte de dentro do vidro?
    E uma coisa que aconteceu comigo, aparelho estava quente e tanto usar a camera, dai eu mergulhei ele em uma piscina que estava com a água gelada, aparelho em uns 40c e a piscina em uns 22 ou menos ( aqui na minha cidade é razoavelmente gelado) A lente da camera ficou meio que embaçada, como acontece nos carros quando chove frio do lado de fora e no interior corpos gerando calor, isso é possivel? ou pode ser algum tipo de infiltração de agua? OBS: ja aconteceu duas vezes e o continua funcionando normalmente e não aparenta ter entrado agua em nenhum local

  • Amigos comprei comprei uma película de vidro temperado para o meu Nexus 4 alguem sabe se essa película é realmente resistente como dizem pois eu uso uma película transparente e a parte de cima fica soltando e fica feio demais...

  • Confesso que não botei muita fé na película anti shock, para o s4 , no entanto derrubei uma fivela de cinta em sua tela em cheio, pra minha surpresa somente a película danificou. Recomendo, custa um pouquinho mais e protege muito mais.

  • Uso uma película de vidro faz uns 4 meses, ela está um pouco arranhada, mas protege muito bem o dispositivo, comprei por 30 reais.

  •   20

    Eu nunca usei capas e nem películas.

    Só não coloco meu smartphone junto de chaves e nem moedas e por enquanto nenhum problema...

    Sorte?

  • coloquei hoje uma película ótima, o dobro de espessura de uma clear, não atrapalha o toque e é espelhada, ou melhor, só eu vejo a tela, quem está no meu lado não.

  • eu coloco toda e qualquer proteção, capas, películas etc. meu s4 nao perde contato e mesmo se perdesse é so colocar o modo luva que deixa a tela ultra sensível

  • Tbm não sou fã de películas, mais elas são necessárias..... até pq o GORILLA GLASS RISCA SIM, e as vezes de uma maneira extremamente fácil....

  • pelicula protege muito
    inventei de tirar uma vez e acabei riscando a tela do smatphone.

  • O meu s3 apareceu um maldito risco na parte de baixo , depois disso coloquei uma película e está tudo bem não noto diferença nenhuma no uso , eu usava a película fosca porque gostava da textura , mas ela deixa a tela um pouco sem brilho e cores , agora uso uma transparente de boa qualidade.

  • Tem uma película de vidro temperado finíssima que pelo que eu vi parece ser muito boa e no mercado livre custa cerca de 50 reais.

  • Eu utilizo película na tela , já tive um smartphone com tela arranhada por chaves e moedas quando colocado no bolso.

  • Acho películas importantes pra aparelhos sem gorila e não há diferença no reconhecimento do toque, só fica ruim de mexer depois de desgastada. E a tela do meu smart sem película desgastou muito, coloquei uma pq estava muito desagradável de tocar. Mas capinhas dispenso, só é bom pro tablet.

  • concordo com a Suellen, não gosto muito de películas porque depois de um tempo você percebe a sensibilidade ao toque fica defasado e além disso deixa marcas na tela do seu aparelho.

  • Loie ... uma onda "súbida"...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi