O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
14 Compartilhado 99 Comentários

Não, a Google não está atrás da Apple em fotografia!

Vic Gundotra, ex-vice-presidente sênior da Google para Mídias Sociais, afirmou que "nunca usaria um smartphone Android para fotos". Esta declaração apareceu nos comentários de um recente post dele no Facebook, no qual elogiava a tecnologia de computação do iPhone 7 Plus (conhecido como modo retrato). Gundotra acredita que a Google está atrás da Apple quando o assunto é fotografia, mas pensamos que ele está errado!

Poderia ser o fim de uma era? De acordo com Gundotra, as câmeras DSLR já não são tão populares e o futuro são as câmeras incorporadas aos nossos smartphones. Depois de fazer fotos "deslumbrantes" dos seus filhos em um restaurante com um iPhone 7, ele postou as imagens no Facebook e declarou: "o fim da DSLR já chegou para a maioria das pessoas" e "nunca compraria um smartphone Android novamente se me importasse com fotografia".

Como ex-executivo da Google e vice-presidente de engenharia, com certeza ele tem muita compreensão sobre esse assunto. Mas por que um ex-Googler acreditaria tão fortemente na tecnologia de fotografia da Apple? Ele explica em um comentário:

Aqui está o problema: é o Android. O Android é um sistema operacional aberto (em grande parte) que deve ser neutro para todas as partes. Isso soa bem até você entrar nos detalhes. Já se perguntou por que um telefone Samsung tem um conjunto confuso e desconcertante de opções de fotos? Devo usar a câmera Samsung? Ou a câmera Android? Galeria Samsung ou Google Fotos?

É porque, quando a Samsung inova com o hardware (como uma câmera melhor), eles têm que convencer a Google a permitir que essa inovação seja abordada para outras aplicações através da API apropriada. Isso pode levar ANOS.

Além disso, a maior inovação nem sequer acontece no nível de hardware - está acontecendo no nível de fotografia computacional. (Google estava se destacando com isso há 5 anos - eles tinham o "auto incrível" onde usavam técnicas de AI para remover rugas, branquear dentes, etc... mas, recentemente, a Google recuou).

A Apple não tem todas essas restrições. Eles inovam no hardware subjacente, e basta simplesmente atualizar o software com suas últimas inovações (como modo retrato) e enviá-lo.

Por fim: se você realmente se importa muito com a fotografia, vá de iPhone. Se você não se importa em ficar alguns anos para atrás, compre um Android.

Teoria vs. prática

Olhando para o argumento sobre o porquê smartphones Android estão supostamente atrás da Apple até que é convincente. Mas vamos falar sobre os resultados práticos.

Dois smartphones Android se saíram melhor do que o iPhone 7 Plus em nosso mais recente teste cego de câmera, no qual capturamos fotos em uma variedade de ambientes. O Google Pixel, seguido de perto pelo Samsung Galaxy S8, simplesmente produziu melhores fotos do que o iPhone 7 Plus, de acordo com os votos dos leitores em todos os seis canais do AndroidPIT. O resultado do teste você confere aqui.

google pixel iphone 7 plus camera test results
Google Pixel à esquerda (1F, 4B), iPhone 7 Plus à direita (1A, 4F) / © AndroidPIT

O domínio claro do Google Pixel, lançado seis meses antes do Galaxy S8 e apenas um mês após o iPhone 7 Plus, é devido em grande parte à inovação de software em vez de hardware. O aplicativo de câmera do Pixel está cheio de aprimoramentos - e é proprietário, ou seja, não está disponível gratuitamente para as concorrentes do Google, ao contrário dos sensores da câmera do Pixel ou do sistema operacional Android mais aberto/puro. 

Logo, a Google tem todas as razões para continuar desenvolvendo suas inovações de fotografia computacional a toda velocidade e sem restrições, assim como a Apple. os concorrentes da Google, no caso da Samsung, pelo menos, parece não ter problemas para manter-se competitiva nessa mesma área, como vemos com o Galaxy S8, que fez quase tão bonito quanto o Pixel em nosso teste.

Agora pergunto: você concorda com Vic Gundotra ou pensa que o Android está acima ou, pelo menos, no nível de qualidade de imagem da Apple?

14 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Alexandre M. há 2 semanas

    O cara elogia tanto, mas um IPhone nem modo manual tem.
    E ele quer falar da câmera do Iphone.
    Comparado aos grandiosos que usam Android exemplo os Galaxy S7, S8, O Moto Z com seu snap de câmera e o cara quer falar que Iphone tem câmera melhor.
    Esse cara tá de brincation com my face.

  • Elerson Soares há 2 semanas

    Agora pergunto: você concorda com Vic Gundotra ou pensa que o Android está acima ou, pelo menos, no nível de qualidade de imagem da Apple?

    Totalmente.
    E as fotos no artigo mostram claramente isto.
    O Iphone com hardware mais fraco consegue quase a mesma qualidade que um Android com hardware superior. O pós processamento de imagens do Android tem que evoluir muito ainda para conseguir acompanhar o do sistema da Apple, não estou falando por achismo, isto é um fato bastante discutido no mundo geek e profissional e ano após ano chegamos a mesma conclusão.
    Sou um amante incondicional do Sistema Android, mas a verdade é esta, neste quesito o iOS é superior.

    (Não joguem pedra em mim por favor T_T)

  • Patrick há 2 semanas

    Quem não fala mal da ex, né ?

  • Ezequiel Guerreiro Da Luz há 2 semanas

    Na minha opinião na pratica ninguém precisa de uma super câmera em um celular, oque quase a maioria dos usuários quer é chegar no fim do dia com bateria suficiente. sem ter que andar com mil carregadores no bolso, no carro e estar sempre desesperado atrás de uma tomada...

  • Madson há 2 semanas

    Sabem a empresa que Vic Guntodra trabalha atualmente, a AliveCor, uma parceira da Apple!!!

    A AliveCor e a Maçã fecharam uma parceria para a fabricação de sensores para monitoramento cardíaco no Apple Watch, logo faz todo sentido que Gundotra queira que mais usuários migrem para o mundo do iOS. O cara também deve ter levado da Google uma bicuda no "Traseiro Gordo" (como dizem os americanos) e agora fica falando M... por aí!!!

99 Comentários

Escreva um comentário:
  • Esse cara é um babaca, só quis chamar atenção com esse comentário sem fundamento.

  • eu como fotografo a 6 anos,falo uma coisa,podem inventar celulares com melhor resolução,melhor megapixeis,mas nunca vao deixar de precisar de um fotografo com camera profissional.as fotos no celuar é uma coisa,mas ao revelar é outra.angulos de amadores ao tira fotos é um ,e de um fotografo profissional é outro,mas enfim ja tive iphone e hoje tenho moto g 4 e gostei mais das fotos do iphone sim.mas é tudo no automatico ele.é ele que faz a foto náo é voce que a cria.

  • É impossível concordar com Gondotra. Na matéria se pode ler a justificativa pra isso.

  • kkkk... o cara é mandado embora da Google e começa a falar bem do iPhone e ainda dão crédito para ele? Escolha a alternativa que melhor explica os comentários dele:
    a) Dor de cotovelo
    b) Quer emprego na Apple
    c) Tá magoadinho com a Google
    d) Quer vingança
    e) Todas as anteriores

  • ele ta é querendo um trampo na apple kkkkkkkk S8 msm come qlqr iphone

  • O cara é tão retardado que reclama de open source ? Ele realmente acha que a samsung tem que esperar o google mexer no Android ?

  • Comparar qualquer Android que não seja da linha Nexus ou Pixel com o iPhone, em qualquer quesito, é covardia. Sabemos que a Apple tem total controle sobre seu hardware, logo os resultados serão ligeiramente melhores. Deixar na mão das fabricantes sempre vão fazer uma coisa estranha aqui e ali no sistema.

    Agora achei um tanto exagerado ele dizer que as DSLR estão mortas por causa dos celulares. Óbvio que ninguém vai sair de casa com uma na mão pra fotografar os filhos num restaurante, pra isso existe o celular. Fala pra ele ir fazer fotojornalismo com um celular ao invés de uma câmera DSLR. Falou bonito, mas falou tipo pombo.

  • Eu concordo em partes na fala do Vic, as fotos de aparelhos Apple normalmente são melhores do que diversos ótimos modelos Android, basta comparar a qualidade da imagem no Snapchat / Stories do Instagram

  • Eu acho que estão no mesmo nível, e a Apple não é líder absoluta em câmera como muitos falam, é saber usar direito tbm.

  • Eu tenho quase certeza de que quem mordeu essa maçã foi o Android!!!! Kkkkkk #soacho

  • Em software o iPhone perde, em qualidade de hardware de câmeras o iPhone perde, em qualidade de imagem o iPhone também perde. Normalmente possui fotos com cores lavadas ou brilho baixo, apesar de ser excelente em vídeos.
    Mas ficar falando que iPhone é melhor que qualquer android, mesmo tipo de pessoa que fala que IOS não trava, está errado.

  • Gosto do iPhone em todos os sentidos e amo o seu software. Mas discordo dele. Tem Android com câmera melhor. Agora que o App do iPhone é mais inteligente isso é. A focagem por exemplo é impecável

  • Câmera do iPhone não base pra nada.. Faz algum tempo que os topos de linha que usam Android ja deixa esses iPhones no chão. e se fizer foto notruna aí, bom acho que nem vale a pena eu pensar pra comentar. Quem acha o contrário só pode ser fanboy. que é o que acontece com a maioria que usa..

  • Isso se chama cuspir no prato que comeu. Engraçado que ele não disse isso enquanto trabalhava lá... coincidência? Foi demitido, ficou put%#@ e resolveu detonar tudo que diz respeito ao Google. Que ridículo, rs.

  • Acho que não é só o Android em si, mas a questão de otimização de cada fabricante, além de uma boa câmera tbm!
    O meu Xperia C5 Ultra tem duas ótimas câmeras, tanto a traseira como a frontal. Mas como já relatei aqui, o pós processamento do software da Sony é muito agressivo, tanto que uso o software da Google pra câmera e fica bem melhor as fotos!

  • concordo

  • Sister Boss Brittany McGhee me leva pra Berlim e me contrata como seu assistente no Androidpit! ^^

  • Pelo que eu entendo de fotografia em smartphone o que manda é o conjunto da obra, ou seja, hardware de qualidade e um bom pós processamento.
    A Sony tem câmeras monstruosas nos seus tops de linha mas peca no pós processamento o que muitas vezes deixa seus aparelhos pra trás frente à concorrência.
    Samsung e Google tem mostrado um bom trabalho combinando as duas coisas, recentemente tanto Pixel quanto Galaxy S7 e S8 recebem elogios da crítica especializada pelo bom trabalho com as câmeras.
    O que foi dito pelo Vic Gundotra foi bobagem, já que ninguém dava mais atenção pra ele por ele ter saído do Google ele quiz aparecer.

    Ah! Só pra constar, meu Nubia Z11 tem câmera de 16mp e sensor Sony mas peca na abertura f que é 2.0 e o pós processamento é ruim... As fotos não ficam tão legais. Mal de smartphone chinês... Kkkkkkkkkkkkk

  • O interessante seria colocar essa senhora na fábrica da marca da maçã mordida, e resolvido o problema.

  • Saindo conforme as minhas expectativas, não me importo muito com micro detalhes de fotografia, percebemos a qualidade pelo pós processamento das imagens em cada aparelho, daí não importa o aparelho possuir o melhor sensor do mundo nem as melhores lentes do mundo, se o sistema não processar as imagens de forma adequada a imagem sairá ruim da mesma forma que um aparelho de câmera inferior.

    Tiro as fotos e aplico o zom, e verifico se está me oferecendo uma quantidade de detalhes satisfatória, caso contrário a câmera pra mim é ruim.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi