O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 70 Compartilhado 104 Comentários

Android 5.0 Lollipop: Sistema operacional perde funções do botão de energia

Aos poucos o Android 5.0 Lollipop chega para mais dispositivos: primeiro tivemos os Nexus 4, Nexus 5, Nexus 7 e Nexus 10, depois os Moto X e Moto G 2014 e, aos poucos, muitas das custom ROMs mais conhecidas já começam a adaptar seu software para a versão mais recente do Android. Com isso, vamos notando quais os recursos que tiveram suas posições trocadas ou que já não funcionam mais da mesma forma. Ontem, falei do modo silencioso que foi substituído pelo "Interrupções", hoje é a vez de darmos uma olhada mais demorada sobre as opções do menu do botão de energia que no Lollipop se resumem a apenas desligar o aparelho.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
2673 participantes
Nexus 5 botao energia opcoes
Android 5.0 Lollipop: Sistema operacional perde opções do botão de energia! / © ANDROIDPIT

O Android stock serve de base para que as fabricantes adaptem as suas interfaces de uso e possam usar o sistema operacional da Google em seus dispositivos. Assim, é bastante comum vermos um número de recursos maior nos celulares da Sony, da Samsung ou da LG, por exemplo, que nos Nexus. Porém, isso não significa que o Android puro tenha que, necessariamente, ser enxuto. Com o Android 5.0 Lollipop a equipe de desenvolvedores da Google tornou o OS um pouco mais intuitivo; removeu, adicionou e moveu recursos. Contudo, algumas funções relevantes do menu de opções do botão de energia caíram por terra, e agora ele só oferece uma possibilidade: desligar o aparelho.

O Nexus 6 ainda não chegou à redação do AndroidPIT, mas não preciso ter o aparelho nas mãos para dizer que ele é grande. Assim, não entendo bem por que a opção como "ativar o modo avião" saiu do menu de opções do botão para ligar e desligar o dispositivo ou por que a opção "reiniciar" ainda não faz parte dele (recurso extremamente comum em ROMs customizadas). Usar um smartphone de 6 polegadas com uma mão não é fácil, e agora fica ainda mais difícil ter que acessar a barra de atalhos rápidos com uma mão e ativar o modo avião, por exemplo.

Abaixo, você confere o menu de opções do botão de energia de diferentes ROMs com base no Android 4.4.4 KitKat:

botao energia android lollipop
À esquerda temos o menu de opção do botão de energia do Nexus 4 com a CM11; à direita, o menu do Sony Xperia Z2! / © ANDROIDPIT
botao energia kitkat PA
Nexus 7 2013 rodando com a ROM Paranoid Android baseada no Android 4.4.4 traz uma série de opções ao menu do botão de energia! / © ANDROIDPIT

Continuo achando o Android 5.0 Lollipop uma das versões mais completas e inovadoras do OS da Google, porém, existem alguns recursos que deveriam ser mantidos, especialmente quando levamos em consideração o lado intuitivo do software. Usar um celular de 5 polegadas como o Nexus 5 com apenas uma mão já não é muito simples, imagine aparelhos como o LG G3, Note 4 e Nexus 6, que ficam entre 5,5 e 6 polegadas. Os atalhos presentes no botão de energia são imprescindíveis para uma experiência de uso excelente do sistema operacional e espero que o time de devs do Android possa trazê-los de volta com uma próxima atualização.

Enquanto usuária de um Xperia Z2, vejo a possibilidade de reiniciar o aparelho a partir de qualquer tela em que esteja usando o botão de energia como uma função indispensável e esperava vê-la no Android 5.0 Lollipop finalmente, mas não foi desta vez.

E você, o que acha sobre o uso extremamente limitado do menu de opções do botão "Power" do celular?

Os comentários favoritos dos leitores

104 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
70 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi