O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 114 Compartilhado 130 Comentários

Android L: nova versão do OS pode não chegar ao Nexus 4

Através da página do Google Code, um membro do projeto informou que a versão prévia do Android L para desenvolvedores não estará disponível para usuários do Nexus 4 e Nexus 7 (2012). Vale lembrar que isso é um sinal futuro de que ambos os dispositivos não receberão a atualização para a nova versão do Android aguardada para o Outono no hemisfério norte, Primavera no hemisfério sul.

nexus 4 black
© AndroidPIT

Com o lançamento do KitKat, em outubro de 2013, o mundo conheceu a regra dos Nexus! Ou seja, a Google informou oficialmente que não oferecerá suporte à atualizações após 18 meses do lançamento de um dispositivo. Como prova, não atualizou o Galaxy Nexus para KitKat e parece que este será o mesmo caminho seguido com relação ao Nexus 4 e Nexus 7 (2012). No dia 26 de junho, logo depois que a versão prévia do L chegou para desenvolvedores, um programador reclamou o código do L para testes também para o Nexus 4 e o Nexus 7 (2012), o tópico completo você confere aqui. Acontece que a resposta do time do Android foi seca:

As imagens do sistema da versão prévia do L para desenvolvedores são apenas para o Nexus 5 e o Nexus 7 2013 (wi-fi). Se você não possui um destes dispositivos, nós também oferecemos o emulador do Android como suporte para a versão prévia do L para desenvolvedores para que os programadores possam testar seus aplicativos. Veja uma demonstração realizada durante o workshop "O que há de novo no Android Development Tools", durante o Google I/O 2014 (https://www.google.com/events/io/io14videos/ac46ad42-19c0-e311-b297-00155d5066d7).

Devido ao fato de termos este posicionamento por parte dos "cabeças de área" do Android e da afirmação da Google com relação à atualização dos dispositivos Nexus, não vejo o Android L chegando para o usuários do Nexus 4 e Nexus (2012). Aliás, antes que alguém venha dizer que a versão do Android L para desenvolvedores é apenas para que a comunidade teste seus aplicativos e otimize os mesmos para a nova versão, o fato é que o comportamento da equipe do Android, quer você goste ou não, é bem consistente e costuma manter apenas dois dispositivos rodando com a última versão do SO. No ano passado, isso aconteceu com o Nexus 4, no lançamento do Nexus 5, agora, é provável que tenhamos o lançamento do Android L em conjunto com a chegada do Nexus 6, o que tornaria o Nexus 5 o smartphone na linha de sucessão dos aparelhos que receberão a nova versão do Android, mas o Nexus 4 não.

Se eu concordo com essa posição do Big G? Não, eu tenho um Nexus 7 (2012) e não gostaria de ver o tablet desatualizado, ainda mais depois de ver as novidade da UI introduzidas pelo L. Porém, consigo entender as razões para colocar o Nexus 7 (2012) de lado. Agora o Nexus 4, assim como o Nexus 5, foi pensado para ser um dispositivo para desenvolvedores, e pegando como base os programadores do AndroidPIT, onde 2/3 utilizam o aparelho como ferramenta de trabalho, penso que é um erro descontinuar o update do OS para estes aparelhos.

E aí, você acha que a Google vai seguir a justificativa dos 18 meses e não atualizar os dispositivos Nexus 4 e Nexus 7 (2012) ou teremos uma mudança de planos este ano? 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Felipe Barros 30/jun/2014

    Besteira falar que a google não tem a obrigação de atualizar fora do prazo que ela mesma estipulou...muito conveniente pra ela, não? E a galera ainda fala amém. Eu acredito que o Nexus 4 tem plenas condições de receber o Android L, se não recebe é por preguiça de dar suporte e favorecer a obsolescência programada.

  • Matheus J. Shopek 30/jun/2014

    O google nao se importaria conosco, mercado de terceiro mundo.
    Aqui o povo compra o aparelho apos lançado outro mais recente, ou seja, quando ja deixou de ser foco. Se nao estao contentes com o android somente por causa das atualizações migrem para a cadeia iOS ou para o primitivo WP.
    pra mim, o mais importante sao as funcionalidades e o que o aparelho tem a oferecer, atualizaçoes sao uma frescura, olha o iphone 4, recebeu a atualização para ios 7, mas e as funcionalidades que a nova versao trazia???? tipo siri e parallax, nao vieram para ele.
    vao chupar a apple se nao estao contentes.

  • Arthur Coutinho 30/jun/2014

    Quando eu comprei o nexus 4 essa regrinha que a google criou do nada não existia, a gente comprava um nexus com a promessa(na caixa inclusive) de atualizações garantidas(em nenhum lugar você vê "ate 18 meses"), se a google não da o exemplo contra a fragmentação as outras não vão seguir, 13% usa KitKat e o L muito menos com certeza, com o ios a Apple se preocupa, quase totalidade de usuários no ios 7(e vão pro 8), eu compro meu celular a 1700 reais pra ter suporte enquanto eu usar essa bosta, se você gosta de jogar dinheiro fora pra receber um suporte ridículo o problema é seu, eu exijo o suporte que me foi prometido. E no minimo que me dure mais que a garantia dessa bosta de celular.

  • Adriano Silva 30/jun/2014

    Na verdade alguns "sites especializados" estão confundindo as coisas.O que foi liberado pelo Google para os Nexus 4 não são imagens de fábrica e sim os binários atualizados para o Android L. O que já é alguma coisa. Fica mais fácil para os desenvolvedores criarem roms para ele.

  • Eric Michel 30/jun/2014

    palhaçada isso da parte do google!

130 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi